Exercícios de Lógica de Programação

Exercícios de Lógica de Programação

(Parte 3 de 8)

Regras:

Notas que ultrapassem 0,5 de resto serão arredondas para CIMA.

Notas que abaixo ou igual a 0,5 de resto serão arredondas para BAIXO. Ex: 4,5 –> 4,0

32) Faça um programa em Linguagem que leia 3 números e imprima: a) O maior número; b) O menor número; c) O número do meio.

3) Um pediatra elaborou uma lista com pesos prováveis para meninos e meninas entre 1 e 3 anos e, freqüentemente, precisa consultar a lista. Escreva um programa em Linguagem C++ que, dada a idade de uma criança de 1 a 3 anos, mostre na tela os pesos prováveis para meninos e meninas da mesma idade, seguindo a tabela:

1 ano –Meninos: 8.5 kg a 12.5kg Meninas: 7.5kg a 1.5kg 2 anos –Meninos: 10.1 kg a 15.2kg Meninas: 9.8kg a 14.5kg 3 anos –Meninos: 1.7 kg a 18 kg Meninas: 1.4kg a 17.950kg

Algoritmos e Lógica de Programação

Prof. Francisco Veríssimo Luciano 10/3

Exemplo:

34) Determinada instituição de ensino adotou como critério de cálculo de médias a fórmula:

Nota do 1o . semestre x 3+Nota do 2o

. semestre x 7

Se a média for menor que 7.0, o aluno será automaticamente inscrito na prova substitutiva e somente será aprovado se a nota da prova substitutiva for maior ou igual a 7.0. Se a média for maior ou igual a 7.0, o aluno estará aprovado.

Escreva um programa em Linguagem C++ que leia as notas necessárias para verificar se o aluno foi aprovado ou reprovado, calcule a média, e mostre a média avisando se o aluno foi reprovado ou aprovado, segundo o critério apresentado acima.

Exemplo:

Digite a Nota do 1o . semestre: 5.5

Digite a Nota do 2o . semestre: 4.0

Média: 4.6 O aluno foi inscrito na prova substitutiva

Nota da Prova: 8.0 O aluno foi APROVADO

Escolha uma idade de 1 a 3 anos:2
MeninosMeninas

Pesos Prováveis de 10.1 kg a 15.2kg de 9.8kg a 14.5kg

Algoritmos e Lógica de Programação

Prof. Francisco Veríssimo Luciano 1/3

35) Criar um algoritmo que calcule e classifique os clientes de uma companhia de seguros a partir de seus dados pessoais e históricos de utilização deste serviço com esta ou com outras companhias. Importante lembrar que os parâmetros aqui utilizados são falsos, exclusivos para o exercício. A classificação seguirá estes intervalos:

Idade Gênero Utilização Garagem Classificação

Abaixo de 18 anos não há cobertura

F -> 2 ptos

Passeio -> 1 pto sem garagem -> 6 ptos até 7 pontos -> Baixo / desc 10%

Diurna-> 4
8 - 10-> médio / --

Trabalho -> 2 ptos ptos

Noturna-> 2
1 - 14-> Alto /

ptos

46 --> 1 ptos
Ambos-> 3

ptos ptos

Ambas-> 1
15 - 16-> Altíssimo /

pto acresc. 40%

O importante deste exercício é testar os valores de entrada, acumular os pontos de risco e classificar a proposta.

36) Uma cooperativa de leite paga, a cada um de seus produtores cooperados, por volume de leite entregue diariamente. Devido à grande quantidade de fraudes (adicionamento de água ao leite, por exemplo) e erros na leitura do volume dos tarros de leite, a cooperativa começará a pagá-los por massa. Para isso comprou uma balança e um densímetro e necessitará de um programa para cálculo. Na balança serão jogados e misturados os conteúdos de todos os tarros de leite de um determinado produtor. A balança informará a massa e o densímetro a densidade. O programa receberá, via teclado, esses dois dados mais o preço por kg de leite vigente naquele dia. Após isto, o programa deverá apresentar em tela:

a)Os valores digitados; b)O volume de leite calculado (volume = massa / densidade); c)O valor em Reais a ser pago a aquele cooperado; d)Classificar o leite do cooperado dentro de uma das 3 faixas de densidade existentes:

• Categoria I (abaixo de 1,14 kg/l);

• Categoria I (acima de 1,20 kg/l);

Elaborar o programa em Linguagem C++.

Algoritmos e Lógica de Programação

Prof. Francisco Veríssimo Luciano 12/3

37) Faça o programa em Linguagem C++ que calcule o salário líquido dos funcionários de uma empresa. O salário líquido é composto por descontos e adicionais, seguindo as seguintes regras:

Descontos:

• Salário bruto < 80,0 – não realizar nenhum desconto;

• 80,0 <= Salário bruto <=160,0 – descontar 8% de Imposto de Renda e 5 % de encargos.

• >160,0 – descontar 15% de Imposto de Renda e 7% de encargos.

Adicionais:

• Caso o funcionário tenha trabalhado mais de 160 horas no mês, divida o seu salário bruto por 160 (representa horas trabalhadas) e calcule 50% de adicional nas horas que excederam a 160.

O usuário deverá digitar o salário bruto e o número de horas trabalhadas no mês de cada funcionário, e deverá receber como resultado o salário líquido. O usuário poderá calcular salário para N funcionários, para finalizar o programa o usuário deverá digitar 0 no salário bruto, ao finalizar o programa exibir o total geral dos salários líquidos.

Desafio: Exiba mensagens adequadas, quando forem digitados valores sem coerência nos campos Salário Bruto e Número de horas trabalhadas (por exemplo, não digitar números negativos nesses campos).

38) Elaborar um programa em Linguagem C++ para ler somente a parte numérica da placa de um carro e apresentar o dia do rodízio para o mesmo (digitar apenas um número com 4 dígitos).

Algoritmos e Lógica de Programação

(Parte 3 de 8)

Comentários