Construção do Cálculo - Parte 3

Construção do Cálculo - Parte 3

Alexis Claude Clairaut (1713 - 1765)

Clairaut nasceu no dia 7 de maio, em Paris. Seu pai, Jean-Baptiste Clairaut, era professor de matemática e membro correspondente da Academia de Berlim. De um total de 20 filhos, Alexis foi o único que sobreviveu até a idade adulta, sendo que recebeu um aprendizado privilegiado em casa. Utilizou Os Elementos de Euclides para aprender a ler.

Aos nove anos de idade, havia estudado completamente e dominado todo o conteúdo do excelente livro de Guisnée, Application de l'algèbre à la géométrie, que lhe proporcionou uma boa introdução ao Cálculo Diferencial e Integral bem como à Geometria Analítica.

Aplicação da álgebra à geometria

Foi um dos mais precoces matemáticos de todos os tempos. Aos dez anos continuou seus estudos utilizando os livros de L'Hospital, em particular o famoso texto Analyse des infiniment petits pour l'intelligence des lignes courbes . Aos treze anos, Clairaut apresentou um artigo sobre Geometria na Academia de Ciências da França. Aos dezoito anos publicou Recherches sur les courbes a double courbure: o primeiro tratado sistemático em Geometria Analítica tridimensional.

Análise dos infinitamente pequenos para a compreensão das linhas curvas

Pesquisa sobre a curvas de dupla curvatura

Em julho de 1731 foi eleito membro da Academia de Ciências da França, onde entrou em contato com Pierre Louis Moreau de Maupertuis com quem participou de uma expedição até a Lapônia. O objetivo era o de determinar a medida de um grau de um meridiano terrestre, a fim de confirmar o fato de que a Terra era achatada nos pólos. Quando retornou à França em 1743, Clairaut publicou sua obra Théorie de la figure de la Terre. Também entrou em contato com o Marquês du Châtelet, ajudando-o a traduzir os Principia de Newton para o francês.

Teoria sobre a forma da Terra

Princípios

Em 1734, estudou durante alguns meses com Johann Bernoulli e, no período de 1733 a 1743, publicou alguns trabalhos importantes como Sur quelques questions de maximis et minimis . No ano seguinte, Clairaut estudou as equações diferenciais que hoje são conhecidas como as "equações de Clairaut". Nos anos de 1739-1740, publicou um outro trabalho sobre Cálculo Integral, provando a existência de fatores para resolver equações diferenciais de primeira ordem.

Sobre algumas questões dos máximos e mínimos

Em 1752, ganhou um prêmio da Academia de São Petersburgo com seu artigo Théorie de la Lune : um estudo matemático do movimento lunar. Em 1759 calculou, com erro de um mês, o retorno do cometa Halley.

Teoria sobre a Lua

Clairaut trabalhou em uma gama enorme de problemas matemáticos. Dois livros se destacam por terem sido adotados no ensino de matemática na França por muitos anos: Elements d'algèbre, de 1749 e Elements de géometrie , publicado no ano de sua morte, 1765.

Elementos de álgebra

Elementos de geometria

No seu livro de álgebra, Clairaut apresenta soluções de equações de quarto qrau e mostra como a introdução de uma notação algébrica era necessária e inevitável.

No auge de sua carreira, foi eleito membro das academias mais importantes da época: Royal Society of London, Academia de Berlin, Academia de St. Petersburgo e Academia de Bologna.

Clairaut morreu no dia 17 de maio de 1765, na cidade de Paris aos 52 anos.

Comentários