Fundamentos de rede

Fundamentos de rede

(Parte 2 de 9)

No diálogo para estabelecer a sessão são acordadas as características da comunicação como: qual lado transmite, quando, durante quanto tempo e assim por diante.

Essa camada fornece a sincronização das tarefas dos usuários, colocando pontos de controle de fluxo de dados para que em caso de falhas de comunicação na rede, somente os dados posteriores ao último ponto de controle terão que ser retransmitidos.

Camada 6 - Apresentação Fornece as funções de formato dos dados como o tipo de codificação e conversão de dados, incluindo compressão / descompressão e criptografia/ descriptografia.

Os dados são representados por formatos adequados para cada tipo de dado ou aplicação. Por isso temos vários formatos utilizados para texto, imagem, sons e vídeo que podem ser convertidos conforme são transmitidos de um computador para outro dentro da rede.

Exemplo: temos computadores que trabalham com o sistema de representação de texto denominado de EBCDIC e outros que trabalham com ASCII, esta camada faz a conversão de EBCDIC para ASCII e vice versa, conforme necessário. O mesmo acontece com os padrões de imagem gráfica como GIF (Graphics Interchange Format), JPEG (Joint Photographic Expert Group) e TIFF (Tagget Image File Format).

O Modelo ISO/OSI A camada 7 - Aplicação É a camada mais alta e atua como uma janela para processos do aplicativo que acessam os serviços da rede. Representa os serviços de suporte direto ao aplicativo do usuário, como os serviços de transferência de arquivo (FTP File Transfer Protocol, FTAM File Transfer, Access and Management), acesso ao correio eletrônico (SMTP Simple Mail Transfer Protocol), e demais serviços de rede.

Programa CIEE de Educação a Distância

Esta camada oferece à aplicação, o acesso geral aos serviços de rede, permitindo o acesso às funções de comunicação, de controle do fluxo e de recuperação de erros ao nível do aplicativo.

Resumo A Rede é a ligação de computadores para compartilhar recursos e interligar os usuários.

O Modelo ISO/OSI é um modelo de referência para a interoperabilidade de sistemas. Define sete camadas independentes, cada camada comunica-se somente com as camadas inferior e superior e age como se estivesse comunicando com a camada equivalente no outro sistema.

Programa CIEE de Educação a Distância

AULA 2 Introdução Além dos conceitos e fundamentos, existem aspectos que não podem ser ignorados quando pensamos em implantar uma rede. O estudo preliminar para implantar uma rede exige o conhecimento sobre recursos que podem ou não ser utilizados nesta rede.

Conteúdo da Aula • Tipos de Comunicação

• Formato da Informação

• Topologias Ponto a Ponto ou baseado em servidor

• Protocolos

Objetivos Esta aula apresenta as definições principais utilizadas em redes de computadores.

Fornece uma visão dos tipos de comunicação, a nomenclatura dos dados, topologias, redes com ou sem servidor dedicado e a noção geral de protocolos.

O modelo ISO/OSI é a base para o entendimento de Redes de Computadores, dos Sistemas Abertos e Interoperabilidade.

Tipos de Comunicação Conforme as características da comunicação entre os computadores podemos classificá-las por: • Modo

• Transmissão Assíncrona

• Transmissão Síncrona • Operação

• half duplex

Programa CIEE de Educação a Distância

• full duplex • Técnica

• Baseband ou banda base

• Broadband ou banda larga Veremos a seguir como funciona cada uma dessas características:

Modo Os caracteres são transmitidos sob a forma de sinais elétricos de determinada duração.

Tanto o computador que transmite como o que recebe, possuem um marcador (Timer) para determinar a duração dos sinais e devem estar em sincronia. Conforme o modo como é estabelecida a sincronia, temos: • Transmissão Assíncrona

• Transmissão Síncrona

Transmissão Assíncrona onde a sincronia é estabelecida individualmente para cada caracter através de um sinal de início de caracter (start) e um sinal de fim de caracter. (stop).

Sendo também conhecido como transmissão start/stop. Não é necessário manter o ritmo de transmissão.

Transmissão Síncrona onde a sincronia é estabelecida no início da transmissão da mensagem, através de caracteres de sincronismo. É necessário manter o ritmo de transmissão.

Operação A comunicação ocorre no sentido do transmissor para o receptor e conforme o modo de operação em que eles invertem a sua função, ou seja, o transmissor passa a ser o receptor e vice-versa, temos:

Programa CIEE de Educação a Distância

• half duplex • full duplex

Half duplex onde a comunicação ocorre em um sentido e depois é revertida para o outro sentido. Não sendo possível a comunicação nos dois sentidos simultaneamente.

Full duplex onde a comunicação ocorre nos dois sentidos simultaneamente. Ambos os computadores transmitem e recebem ao mesmo tempo, não sendo necessária a inversão no sentido de transmissão.

Técnica Você já reparou que em apenas um cabo o sistema de TV a cabo pode transmitir vários canais de programação?

Cada canal de programação é um sinal diferente que é transportado pelo cabo.

Um cabo é capaz de transportar vários sinais simultâneos que denominamos de capacidade de comunicação.

Conforme utilizamos esta capacidade de comunicação para a transmissão de dados, definimos duas técnicas: • Baseband ou banda base

• Broadband ou banda larga

Baseband ou banda base onde é utilizada toda a capacidade de comunicação do canal para transmitir um único sinal digital. O sinal faz uso de toda a banda disponível. Esta técnica é a mais utilizada em redes locais (LAN).

Broadband ou banda larga onde são transportados vários canais de informação em um único cabo, mas o sinal tem que ser analógico. Os sinais analógicos são contínuos

Programa CIEE de Educação a Distância e discretos e fluem na forma de ondas eletromagnéticas ou ópticas, enquanto que os sinais digitais contêm apenas dois estados discretos. As empresas de TV a cabo utilizam esta técnica.

Formato da Informação Os dados que trafegam pela rede têm uma variedade de formatos e são denominados por vários termos que embora não sejam sinônimos, são utilizados de forma não padronizadas na literatura sobre o assunto.

De uma forma geral são utilizados os seguintes termos:

• Mensagem: é uma unidade de informação que contém as entidades de origem e de destino acima da camada 3 - Rede, freqüentemente na camada 7 - Aplicação.

• Segmento: é uma unidade de informação que contém as entidades de origem e de destino da camada 4 - Transporte.

(Parte 2 de 9)

Comentários