Aplicações Web com PHP

Aplicações Web com PHP

(Parte 1 de 10)

Strings

Nome do tipoEspaço utilizado CHAR(M)M bytes, 1 <= M <= 255

VARCHAR(M)L+1 bytes, onde L <= M e 1 <= M <= 255 TINYBLOB, TINYTEXTL+1 bytes, onde L < 2^8

BLOB, TEXTL+2 bytes, onde L < 2^16

MEDIUMTEXT L+3 bytes, onde L < 2^24

LONGTEXT L+4 bytes, onde L < 2^32

ENUM('value1','value2',...)1 ou 2 bytes SET('value1','value2',...)1, 2, 3, 4 ou 8 bytes

APÊNDICE 03 – Tipos suportados pelo mySQL

Numéricos

Nome do tipoEspaço utilizado TINYINT1 byte

SMALLINT2 bytes MEDIUMINT3 bytes

INT4 bytes

INTEGER4 bytes BIGINT8 bytes

FLOAT(X)4 if X <= 24 or 8 if 25 <= X <= 53 FLOAT4 bytes

DOUBLE8 bytes

DOUBLE PRECISION8 bytes REAL8 bytes

DECIMAL(M,D)M bytes (D+2, if M < D) NUMERIC(M,D)M bytes (D+2, if M < D)

Data e Hora

Nome do tipoEspaço utilizado

DATE3 bytes DATETIME8 bytes

TIMESTAMP4 bytes

TIME3 bytes YEAR1 byte elementos do array e retornar 0, 1 ou –1, de acordo com qualquer critério estabelecido pelo usuário.

uksort void uksort(array &arr, function compara);

Esta função ordena o array através dos índices, mantendo os relacionamentos com os elementos., e utiliza para efeito de comparação uma função definida pelo usuário, que deve comparar dois índices do array e retornar 0, 1 ou –1, de acordo com qualquer critério estabelecido pelo usuário.

asort void asort(array &arr);

Tem o funcionamento bastante semelhante à função sort. Ordena os elementos de um array em ordem crescente, porém mantém os relacionamentos com os índices.

arsort void arsort(array &arr);

Funciona de maneira inversa à função asort. Ordena os elementos de um array em ordem decrescente e mantém os relacionamentos dos elementos com os índices.

ksort void ksort(array &arr);

Função de ordenação baseada nos índices. Ordena os elementos de um array de acordo com seus índices, em ordem crescente, mantendo os relacionamentos.

usort void usort(array &arr, function compara);

Esta é uma função que utiliza outra função como parâmetro. Ordena os elementos de um array sem manter os relacionamentos com os índices, e utiliza para efeito de comparação uma função definida pelo usuário, que deve comparar dois elementos do array e retornar 0, 1 ou –1, de acordo com qualquer critério estabelecido pelo usuário.

uasort void uasort(array &arr, function compara);

Esta função também utiliza outra função como parâmetro. Ordena os elementos de um array e mantém os relacionamentos com os índices, utilizando para efeito de comparação uma função definida pelo usuário, que deve comparar dois índice do valor atual, e os elementos de índices 1 e “value” contém o valor do elemento atual indicado pelo ponteiro. Esta função pode ser utilizada para percorrer todos os elementos de um array e determinar se já foi encontrado o último elemento, pois no caso de haver um elemento vazio, a função não retornará o valor false. A função each só retorna false depois q o último elemento do array foi encontrado.

Exemplo:

/*função que percorre todos os elementos de um array e imprime seus índices e valores */ function imprime_array($arr) { reset($arr);

echo “Chave: $chave. Valor: $valor”;

while (list($chave,$valor) = each($arr)) }

Funções de ordenação

São funções que servem para arrumar os elementos de um array de acordo com determinados critérios. Estes critérios são: manutenção ou não da associação entre índices e elementos; ordenação por elementos ou por índices; função de comparação entre dois elementos.

sort void sort(array &arr);

A função mais simples de ordenação de arrays. Ordena os elementos de um array em ordem crescente, sem manter os relacionamentos com os índices.

rsort void rsort(array &arr);

Funciona de maneir ainversa à função sort. Ordena os elementos de um array em ordem decrescente, sem manter os relacionamentos com os índices.

next mixed next(array arr);

Seta o ponteiro interno para o próximo elemento do array, e retorna o conteúdo desse elemento.

Obs.: esta não é uma boa função para determinar se um elemento é o último do array, pois pode retornar false tanto no final do array como no caso de haver um elemento vazio.

prev mixed prev(array arr);

Seta o ponteiro interno para o elemento anterior do array, e retorna o conteúdo desse elemento. Funciona de maneira inversa a next.

pos mixed pos(array arr);

Retorna o conteúdo do elemento atual do array, indicado pelo ponteiro interno.

(Parte 1 de 10)

Comentários