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Texto Dissertativo Sobre o Papel do Ministério do Meio Ambiente no Brasil, Provas de Engenharia Ambiental

Este texto discute as leis ambientais no brasil, a importância da preservação de florestas e áreas de preservação permanente, e as responsabilidades do ministério do meio ambiente (mma) no país. Além disso, ele aborda a estrutura sintática do poema iniciado no texto e os fatores que motivaram o poeta a abandonar seu sonho de morar em uma cidade. O documento também inclui informações sobre a administração do mma, incluindo as responsabilidades de diferentes departamentos e órgãos.

Tipologia: Provas

Antes de 2010

Compartilhado em 06/08/2009

fernanda-lima-19
fernanda-lima-19 🇧🇷

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Baixe Texto Dissertativo Sobre o Papel do Ministério do Meio Ambiente no Brasil e outras Provas em PDF para Engenharia Ambiental, somente na Docsity! UnB / CESPE – MMA Processo Seletivo – Aplicação: 26/10/2003 Classificação I – 1 / 10 É permitida a reprodução apenas para fins didáticos e desde que citada a fonte. • De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 150 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO; ou o campo designado com o código SR, caso desconheça a resposta correta. Marque, obrigatoriamente, para cada item, um, e somente um, dos três campos da folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos decorrentes de marcações indevidas. A marcação do campo designado com o código SR não implicará apenação. Para as devidas marcações, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas, que é o único documento válido para a correção das suas provas. • Nos itens que avaliam Noções de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras e que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios e equipamentos mencionados. CONHECIMENTOS BÁSICOS A primavera chegou, e, enquanto a chuva não se1 faz presente, nos dois sentidos, muitas brasas andam causando prejuízos em várias zonas de reservas ambientais do país — Tocantins, Minas Gerais, Mato4 Grosso, Paraná, só para citar algumas — em cujas matas secas há focos de incêndio. É o lado prejudicial do fogo, que normalmente é percebido como símbolo de vida, de7 luz, de energia. Devastação e solidariedade, destruição e calor humano, tudo isso faz lembrar uma história envolvendo fogo e brasa que há algum tempo circulou10 pela Internet. Chama-se A Brasa Isolada. Conta que o membro de um determinado grupo social, ao qual13 prestava serviços regularmente, sem nenhum aviso, deixou de participar das reuniões. Após algumas semanas, o líder do grupo decidiu visitá-lo. Era uma noite muito16 fria. O líder encontrou o homem em casa sozinho, sentado diante de um brilhante fogo. Supondo a razão para a visita, o homem deu-lhe19 boas-vindas, conduziu-o a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto esperando. O líder se fez confortável, mas não disse nada. No silêncio sério,22 contemplou a dança das chamas em torno da lenha ardente. Após alguns minutos, o líder examinou as25 brasas, cuidadosamente apanhou uma brasa ardente e deixou-a de lado. Então voltou a sentar-se e permaneceu silencioso e imóvel. O anfitrião prestou atenção a tudo,28 fascinado e quieto. Então a chama da solitária brasa diminuiu, houve um brilho momentâneo e seu fogo apagou de vez. Logo estava frio e morto. 31 Nenhuma palavra tinha sido dita desde o cumprimento inicial. O líder, antes de se preparar para sair, recolheu a brasa fria e inoperante e colocou-a de34 volta no meio do fogo. Imediatamente começou a incandescer uma vez mais com a luz e o calor dos carvões ardentes em torno dela.37 Quando o líder alcançou a porta para partir, seu anfitrião disse: “Obrigado tanto por sua visita quanto pelo sermão. Eu estou voltando ao convívio do grupo”. 40 Internet: <http://users.iron.com.br/>. (com adaptações). Com base nas idéias e na estrutura do texto ao lado, julgue os itens a seguir.  O primeiro parágrafo apresenta, de forma expositiva, o tema predominante do texto: os malefícios causados pelo fogo nas zonas de reservas naturais brasileiras.  Os “dois sentidos” (R.2) da passagem “a chuva não se faz presente” (R.1-2) comportam as seguintes interpretações: a chuva não chegou, não está presente; a chuva é um presente da natureza.  De acordo com o trecho “em várias (...) incêndio” (R.3-6), nos estados de Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná, entre outros, existem zonas de matas que deveriam estar preservadas e que estão sendo destruídas pela ação danosa do fogo.  Deduz-se, do trecho “Devastação (...) Internet” (R.8-11), que as redes de televisão, assim como a Internet, veiculam informações que destacam principalmente os malefícios provocados pelo fogo, em campanhas voltadas à preservação do ambiente natural.  “A Brasa Isolada” (R.12) é o título da história que narra o encontro de duas personagens atuantes em uma mesma comunidade, embora exercendo funções distintas.  A personagem que recebeu o colega em sua casa, porque anteviu a razão da visita, respeitou a atitude do visitante e evidenciou, verbalmente, a compreensão da lição ensinada.  A falta de entendimento ou de um interesse comum entre os dois protagonistas impediu que a comunicação entre eles se estabelecesse, o que é destacado pela ironia da última fala.  Há, na descrição do ambiente e na narração da cena, aproximação de opostos: frieza e calor, solidão e companheirismo, vida e morte.  Depreende-se do texto que um indivíduo separado do grupo social, tal qual a brasa sem o fogo, tende a tornar-se mudo, marginalizado, prejudicial e inóspito.   Por ser um texto eminentemente dissertativo, pode-se associar a ele o dito popular: Um silêncio vale mais que mil palavras. UnB / CESPE – MMA Processo Seletivo – Aplicação: 26/10/2003 Classificação I – 2 / 10 É permitida a reprodução apenas para fins didáticos e desde que citada a fonte. Inteligência e ambiente Primeiro, devemos notar que o ambiente faz parte da nossa inteligência. Quando você pensa em sair, busca as opções1 disponíveis no seu ambiente, mais próximas ou mais distantes, segundo sua disponibilidade e motivação. Se você quer estudar, procura opções no seu ambiente. Os modelos mentais que você cria e mantém estão completamente relacionados ao seu ambiente. Este, ao mesmo tempo em que fornece alternativas para você atingir seus objetivos, também limita essas alternativas. 4 Para firmar essa noção de integração do ambiente com a inteligência, note o que acontece quando você muda de ambiente. Nem precisa muito, basta estar em um local onde não se fala a sua língua; isso afeta sua inteligência. Vá para uma cidade desconhecida, e você continua capaz de fazer muitas coisas, mas só poderá concretizar algumas delas quando se integrar7 ao ambiente. A defasagem para a integração vai depender da flexibilidade da inteligência: em um ambiente novo, algumas pessoas logo agem para integrar-se, outras ficam tímidas e algumas, às vezes, completamente paralisadas. Internet: <http://www.possibilidades.com.br>. Acesso em 20/9/2003 (com adaptações). Quanto à classificação e ao emprego de palavras no texto acima, julgue os itens seguintes.  Os vocábulos “inteligência”, “ambiente” (presentes no título e em várias partes do texto), “disponibilidade” e “motivação” (ambos na linha 2) são substantivos abstratos.  No texto, os vocábulos “Se” (R.2), “se” (R.6) e “se” (R.7) apresentam em comum o fato de classificarem-se como pronomes relativos.  A palavra “Este” (R.4) estabelece a ligação de “você” (R.2) com a sua localização no espaço, no caso, o leitor do texto.  As palavras “quando” (R.5), “muito” (R.6) e “onde” (R.6) expressam circunstâncias de tempo, modo e lugar, respectivamente.  Nas linhas 5, 6 e 8, o termo para é, sucessivamente: uma preposição, uma forma do verbo parar e uma conjunção subordinativa que exprime a idéia de finalidade. No anexo I do Ato Declaratório Ambiental, com o qual se tenta equilibrar a balança da natureza, tão fortemente degradada, consta que são áreas de preservação permanente as florestas e demais formas de vegetação natural situadas: ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água, ao redor de lagoas, lagos ou reservatórios de água naturais ou artificiais; nas nascentes, ainda que intermitentes e nos chamados olhos d’água; no topo de morros, montes, montanhas e serras; nas encostas ou partes destas com declividade superior a 45º, equivalente a 100% na linha de maior declive; nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues; nas bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo; em altitudes superiores a 1.800 metros, qualquer que seja a vegetação. Internet: <http://www.ibama.gov.br>. Acesso em 21/9/2003 (com adaptações). Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem, acerca de redação oficial.  O texto poderia ser reescrito sob a forma de um decreto, do seguinte modo: caput São áreas de preservação permanente as florestas e demais formas de vegetação natural. objetivo do decreto, redigido em forma de parágrafo único A fim de equilibrar a natureza, tão desequilibrada nas zonas sitiadas. alíneas Cada um dos itens enumerados no texto e separados por ponto-e-vírgula.  O expediente adequado ao encaminhamento de um documento oficial às repartições públicas da administração direta é o ofício, que, dependendo da quantidade de destinatários, pode-se caracterizar como um ofício circular. Com referência à grafia, à concordância e à pontuação, julgue os fragmentos de texto apresentados nos itens a seguir.   Nem sempre se consideram justas as leis que regem o comportamento de uma sociedade ou de um indivíduo: inúmeras vezes os indivíduos vêem-se diante de afirmações populares tais qual “leis servem para todos, mas não se aplicam a alguns”.   Por intermédio de seus representantes, o Brasil expôs ao mundo esta idéia: aquele que, objetivando melhorar ou sustentar a qualidade ambiental do planeta, se dispusesse a preservar as florestas brasileiras, ou deveria ser premiado, ou incentivado financeiramente.   Com a promulgação do Ato Declaratório Ambiental, cidadãos e cidadãs brasileiros buscam devolver algum equilíbrio às reservas naturais que têm sido fortemente prejudicadas pela degradação ambiental promovida por nações desenvolvidas.  No anexo I do Ato Declaratório Ambiental, as florestas situadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água, as demais formas de vegetação existentes ao redor de lagoas, lagos, reservatórios naturais ou artificiais, as plantas das nascentes assim como a vegetação natural no topo de morros, montes, montanhas e serras são consideradas áreas de preservação permanente.  Também são áreas de preservação permanente: as encostas ou partes dessas com declive superior a 45º, nas restingas, por que servem de fixação de dunas e de estabilização de manguesais; bem como qualquer vegetações existentes nas bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo; em altitudes superiores a 1.800 metros. Itens adaptados. Internet: <http://www.ibama.gov.br>. Acesso em 21/9/2003. UnB / CESPE – MMA Processo Seletivo – Aplicação: 26/10/2003 Classificação I – 5 / 10 É permitida a reprodução apenas para fins didáticos e desde que citada a fonte. As quantidades A, B, C e D, em kg, dos peixes pescados por 4 pescadores, são números tais que Com base nessas relações, julgue os itens que se seguem.  C é a maior dessas quantidades.  A + B = D.  A é inferior a 50% de D.  Se C ! B = 160 kg, então A = 150 kg. Julgue os itens seguintes.  A temperatura, em graus Fahrenheit (TF) e a temperatura em graus Celsius (TC) estão relacionadas pela equação . Considere que as temperaturas de queimadas em duas florestas distintas foram de 212ºF, em uma, e de 100ºC, na outra. Nesse caso, é correto concluir que as duas florestas arderam com o mesmo nível de calor.  Um mapa geográfico foi desenhado na escala de 1:3.500, isto é, cada centímetro no mapa corresponde, na realidade, a 3.500 m. Então, se a distância entre duas cidades é de 14 km, a distância no mapa entre essas cidades é inferior a 5 cm.  Se 5 homens preparam 10 ha de terra trabalhando 4 h dia, então serão necessários menos de 9 homens para prepararem 24 ha da mesma terra, trabalhando 6 h por dia.   Uma pessoa comprou 16 L de determinado produto em um estabelecimento A, pagando o total de R$ 88,00. Em outro estabelecimento, B, ela comprou 8.500 cm3 do mesmo produto, pagando R$ 51,00. Nessa situação, é correto afirmar que o estabelecimento B oferece esse produto por um preço menor que o estabelecimento A. Um tanque contém 60 L de uma mistura homogênea de álcool e água, sendo que a quantidade de álcool corresponde a 60% da mistura. Com base nesses dados, julgue os seguintes itens.   Se forem retirados 15 L dessa mistura e acrescentada essa mesma quantidade de água pura, então a nova mistura conterá mais de 50% de álcool.   Para se obter uma mistura com 20% de álcool, mantendo-se os mesmos 60 L do tanque, deve-se retirar mais de 45 L da mistura e acrescentar essa mesma quantidade de água pura.  Se somente forem adicionados 30 L de água pura na mistura, então a quantidade de álcool cairá para 40%. Uma empresa fabrica 1.000x unidades de determinado produto por mês, otendo um lucro mensal, com a venda desses produtos, em reais, de 10.000 L(x), em que L(x) = !x2 + 12x ! 32. Com base nesses dados, julgue os itens abaixo.  Se a empresa fabricar menos de 1.000 unidades do produto, então ela terá prejuízo.  Para que a empresa tenha um lucro mensal superior a R$ 30.000,00, ela deverá fabricar mais de 8.000 unidades do produto. RASCUNHO UnB / CESPE – MMA Processo Seletivo – Aplicação: 26/10/2003 Classificação I – 6 / 10 É permitida a reprodução apenas para fins didáticos e desde que citada a fonte. Julgue os seguintes itens.  Se dois terços do comprimento de uma tora de madeira mais 305 cm é menor que 3 vezes o comprimento dessa tora mais 25 cm, então essa tora mede mais de 120 cm.  Considere que 3.200 focos de incêndio foram registrados em um estado brasileiro, dos quais mais de 25% foram considerados criminosos. Nessa situação, menos de 750 incêndios foram notificados como criminosos.  Considere que um fazendeiro desmatou ilegalmente parte de sua fazenda e foi multado em R$ 100.000,00. Ele podia desmatar legalmente somente do total que foi desmatado. Se a multa por hectare ilegalmente desmatado é de R$ 10.000,00, então a área total desmatada pelo fazendeiro é inferior a 20 ha. No mês de abril foram contabilizados, nos estados A e B, 110 focos de incêndio. No mês de maio, houve um aumento de 15% no número de focos no estado A e de 30% no estado B. Sabe-se ainda que, em maio, houve 134 focos de incêndio nesses estados. Com base nesses dados, julgue os itens subseqüentes.  Em abril, registraram-se mais focos de incêndio no estado A que no estado B.   No mês de maio, ocorreram menos focos de incêndio no estado B que no estado A.   O número de focos de incêndio no estado A, em abril, foi superior a 65.   No mês de maio, o número de focos de incêndio no estado B foi inferior a 70. Considere que, para se obter a licença de pesca desembarcada, o valor da taxa é de R$ 20,00 por pessoa e de R$ 60,00 por pessoa, para pesca embarcada. Em determinado período, o número de licenças para pesca desembarcada excedeu em 45 o de licenças para pesca embarcada, e o órgão que emite licença para pesca arrecadou R$ 2.500,00 com essas licenças. Com base nesses dados, julgue os itens seguintes.  O número de licenças para pesca embarcada foi inferior a 25.  O total pago pelas pessoas que tiraram licença para pesca embarcada é superior ao total pago pelas pessoas que tiraram licença para pesca desembarcada. Considere 3 compras de 3 produtos distintos, X, Y e Z, em que em nenhuma das compras houve qualquer alteração nos preços dos produtos e as quantidades adquiridas e os valores pagos estão representados na tabela abaixo. compras unidades compradas valor pago (em R$)X Y Z 1.ª 4 2 1 64 2.ª 1 2 3 64 3.ª 3 3 2 78 Com base nesses dados, julgue os itens que se seguem.  Dos 3 produtos, o Y é o mais caro.  O produto Z é 50% mais caro que o produto X.  Todos os 3 produtos têm preços inferiores a R$ 15,00. RASCUNHO UnB / CESPE – MMA Processo Seletivo – Aplicação: 26/10/2003 Classificação I – 7 / 10 É permitida a reprodução apenas para fins didáticos e desde que citada a fonte. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Relativamente aos créditos adicionais, conforme previstos na Lei n.o 4.320/1964 e suas alterações, julgue os itens subseqüentes.  Créditos adicionais consistem em autorizações de despesas não- contempladas ou insuficientemente dotadas na Lei Orçamentária Anual.  Os créditos adicionais são classificados em quatro tipos distintos: iniciais, suplementares, especiais e extraordinários.   Os créditos suplementares e especiais independem da indicação de recursos disponíveis para suportar a ocorrência da despesa.   Como fonte para a abertura de crédito adicional, pode ser utilizado o superavit financeiro, que é a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, somando-se, ainda, os saldos de créditos adicionais transferidos e as operações de crédito a eles vinculadas.  Os créditos extraordinários podem ser abertos por medida provisória do chefe do Poder Executivo, sem a prévia apreciação pelo Poder Legislativo. À luz dos dispositivos constantes na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) — Lei Complementar n.o 101/2000 —, julgue os itens que se seguem.  Consideram-se transferências voluntárias a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da federação a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).  O anexo de metas fiscais estabelece, para um período de três exercícios, as metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas às receitas e às despesas, aos resultados nominal e primário, e ao montante da dívida pública.  É proibida a realização de operações de crédito por antecipação da receita orçamentária (ARO) no último ano de mandato dos chefes do Poder Executivo da União, de estados, do Distrito Federal (DF) e dos municípios.  Devem constar do anexo de riscos fiscais a avaliação dos passivos contingentes e outros eventos que possam vir a afetar as contas públicas, informando-se as providências que serão adotadas caso ocorram tais fatos.  É obrigatória a confecção e a publicação de dois relatórios pelos entes da Federação: o relatório resumido da execução orçamentária, bimestral, que deve ser divulgado por todos os poderes e pelo Ministério Público; e o relatório de gestão fiscal, que deve ser publicado ao final de cada quadrimestre por todos os poderes e órgãos que estão sob a égide da LRF. A propósito da LRF, julgue os itens a seguir.  Regulamenta o artigo constitucional que trata de contabilidade pública.  Aplica-se apenas aos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judicário) das três esferas de governo (federal, estadual e distrital, e municipal).  Estabelece limites para gastos com pessoal, dívida, garantias e serviços de terceiros, calculados sobre o montante da receita total arrecadada dentro do exercício.  Incorpora novos demonstrativos ao Plano Plurianual de Ações (PPA), como os anexos de metas e de riscos fiscais.  Define como despesa obrigatória e de caráter continuado aquela que caracteriza obrigação legal cuja execução ocorrerá por um período superior a cinco exercícios. Quanto aos estágios e às peculiaridades da despesa pública, à luz da Lei n.o 4.320/1964 e suas alterações, julgue os itens subseqüentes.  Caracterizam-se como estágios (fases) de qualquer despesa a dotação orçamentária, a licitação, a contratação, a liquidação e o pagamento.  O registro da aquisição de um imobilizado caracteriza uma despesa de capital e decorre de uma mutação patrimonial.  As subvenções são transferências destinadas a financiar despesas das entidades beneficiadas, classificando-se em sociais e econômicas.  A liquidação corresponde ao ato de emissão da ordem bancária em favor do credor, o que liquida a obrigação contratada.  O regime de adiantamento, ou suprimento de fundos, consiste na entrega de numerário a servidor, com a finalidade de realizar despesas em que a licitação é dispensável ou inexigível. Só é aplicável aos casos expressamente definidos em lei, não sendo necessário o empenho da despesa. Com relação à receita pública, de acordo com o disposto na Lei n.o 4.320/1964 e suas alterações, julgue os itens que se seguem.  São exemplos de receita orçamentária as receitas: tributária, industrial, operação de crédito por antecipação da receita orçamentária, transferência de capital, consignações e de serviços.  A receita tributária é destinada ao custeio de atividades gerais ou específicas das entidades de direito público e corresponde ao montante arrecadado com impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições sociais e os empréstimos compulsórios.  São objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.  Os agentes arrecadadores de receita devem fornecer aos contribuintes o recibo, em uma única via, das importâncias que arrecadarem.   A receita é contabilizada pelo regime de competência. Pertencem, portanto, ao exercício todas as receitas orçadas, independentemente do efetivo recebimento.
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