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Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina

Unidade São José – Coordenadoria de Cultura Geral Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos

Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República

Fernando Haddad Ministro da Educação

Eliezer Pacheco

Secretário da Educação Profissional e Tecnológica SETEC-MEC

Consuelo Aparecida Sielski Santos Diretora Geral

Regina Rogério Vice-Diretora Geral

Nilva Schroeder Diretora de Ensino

Rosangela Mauzer Casarotto Diretora de Administração e Planejamento

Marcelo Carlos da Silva Diretor de Relações Externas

Maria Clara Schneider Diretora de Pós-Graduação e Pesquisa

Wilson Zapellini Diretor de Gestão do Conhecimento

Jorge Pereira Diretor da Unidade São José

Maria Lúcia de Souza Cidade Coordenadora de Cultura Geral

Vilmar Silva Coordenador do NEPES

Kelly Machado Pinho da Rosa e Simone Gonçalves Lima da Silva Arte Final

Sérgio Barbosa Júnior Ilustrações Originais

3 SANTA CATARINA, 2008

Fábio Irineu da Silva

Flaviane Reis

Gisele Maciel Monteiro Rangel

Marco Di Franco

Paulo Roberto Gauto

Simone Gonçalves de Lima da Silva Uéslei Paterno

O “curso de Libras” desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em

Educação de Surdos – NEPES do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina – CEFET/SC pretende ser um meio difusor da Língua e da cultura do povo surdo. Almejamos oferecer um suporte intelectual para quem tem o interesse de se aprofundar na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

O NEPES vem realizando estudos e pesquisas em Educação de Surdos desde 1994, experiência que envolve tanto aspectos políticos, culturais e pedagógicos. Hoje, o NEPES mantém cursos de Pós-graduação lato sensu em Educação de Surdos, Educação de Jovens e Adultos surdos – EJA Bilíngüe, Ensino Médio Bilíngüe e cursos profissionalizantes de Libras para alunos, funcionários, docentes e famílias de surdos. Para saber mais sobre o trabalho do NEPES visite w.sj.cefetsc.edu.br/~nepes.

A Língua Brasileira de Sinais é uma língua que tem ganhado espaço na sociedade por conta dos movimentos surdos em prol de seus direitos, é uma luta de muitos anos que caracteriza o povo surdo como um povo com cultura e língua própria que é oprimido pela sociedade majoritária impondo um padrão de cidadão sem levar em conta as especificidades lingüísticas, sociais e culturais dos surdos. Sendo assim, através de anos de luta o povo surdo conquistou o direito1 de usar sua língua que possibilita não só a comunicação, mas também sua efetiva participação na sociedade.

No entanto, para que esta participação seja efetiva é preciso difundir a língua, a cultura, as histórias e a concepção de mundo dos surdos. E para isso o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos – NEPES elaborou este material com conteúdos fundamentais para aprendizagem desta segunda língua.

Esperamos despertar em você o desejo de conhecer, a vontade de aprender e compreender uma nova língua, a Língua Brasileira de Sinais.

Os autores

1 Lei Federal n.º 10.436/2002 (LEI ORDINÁRIA) 24/04/2002 que Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Decreto n.º 5.626/2005 regulamenta a lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a língua brasileira de sinais - libras, e o art. 18 da lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

Etapa I - Introdução a Gramática da Libras7
ESTUDO DA LÍNGUA 1 - Recapitulando8
ESTUDO DA LÍNGUA 2 – Onde fica?9
Veja no DVD – Onde fica?9
Pronomes demonstrativos e Indefinidos na Libras10
Atividade 1 – Responda rápido em Libras1
Sinais em foco: Perspectiva LONGE / PERTO12
Veja no DVD – O Mundo em Língua de Sinais12
Conversando em Libras – Diálogo13
Curiosidades – “Surdos & Tecnologias”14
ESTUDO DA LÍNGUA 3 – Procurando Emprego!15
Veja no DVD – “Procurando Emprego”………………………15
Sinais em Foco: Profissões e Afins16
Conversando em Libras – Diálogo17
Você sabia...? – “O Tornar-se Empregável e a Formação Profissional”18
ESTUDO DA LÍNGUA 4 – A Viagem21
Expressões e Advérbios de Tempo / Freqüência21
Sinais em foco: Meios Transportes2
Atividade 3 – Responda rápido……………………………………………………2
Conversando em Libras – Diálogo23
Mais uma para você responder25
Você sabia...? – “Os Movimentos Surdos”26
REVISÃO DA ETAPA I28
Etapa I – Produção e Compreensão de Sinais…………………………………29
ESTUDO DA LÍNGUA 5– A Grande Família30
Conversando em Libras – Diálogo31
ESTUDO DA LÍNGUA 6 – Características Pessoais e Personalidades32
Adjetivos e Comparativos em Libras32
Atividade – De olho no contexto32
Veja no DVD – “Meu amigo é...”3
ESTUDO DA LÍNGUA 7 – “E Vento Levou...”34
Veja no DVD – “Aviso Importante”35
Os verbos classificadores – Manuais e Instrumentos37
Atividades no DVD – Cadê o verbo? I, I e II38
Sinais em Foco: Negação em Libras41
Veja no DVD – “Contextos da Negação”41
Conversando em Libras – Diálogo42
Curiosidade – “A Primeira Publicação sobre Língua de Sinais no Brasil”……43
REVISÃO DA ETAPA I4
Etapa I – Vocabulário de dificuldades45
ESTUDO DA LÍNGUA 8 - PARECE, MAS NÃO É……………………46
Atividade ……………………………………………………………46
CUIDADO COM O CONTEXTO…………………………………………………47
Atividade no DVD – “SINAIS EM CONTEXTO”………………………………………48
Para você conhecer – Leis em Destaque49
CONCLUINDO OS ESTUDOS59

Objetivo

Conhecer aspectos gramaticais da Libras de modo contextualizado favorecendo a prática da conversação.

Recapitulando
Recapitulando

ESTUDO DA LÍNGUA 1

Estamos, aos poucos, avançando no nosso objetivo de aprender um novo idioma, a Libras, agora é hora de relembrar o que já foi apreendido e continuar a caminhada...Então responda as perguntas abaixo com suas palavras para depois apresentar ao professor(a) e seus colegas de curso:

3 - Escolha um dos trechos abaixo e sinalize para seus colegas e professor(a):

a) “Hoje acordei e levei um susto, tinha um gato na minha cama! Quando olhei de novo vi que não era um gato era o meu marido”.

dormirComo fazer diferente?”

b) “Todo dia a mesma coisa, acordar, trabalhar, estudar, comer e c) “Quem comeu meu queijo?”

ESTUDO DA LÍNGUA 2 Onde fica?

VEJA NO DVD – “Onde Fica?”

- Qual o caminho de A até B? - Qual o caminho de B até D?

- Qual o caminho de C até A?

Pronomes Demonstrativos em Libras

Observe nos sinais abaixo que os pronomes demonstrativos e os advérbios de lugar têm o mesmo sinal a diferença se dá conforme o contexto do enunciado:

EST@ / AQUI - olhar para o lugar apontado, perto da 1ª pessoa.

ESS@ / AÍ - olhar para o lugar apontado, perto da 2ª pessoa. AQUEL@ / Lá - olhar para um lugar distante apontando

Pronomes Indefinidos Os pronomes indefinidos na Libras se apresenta das seguintes formas:

Ninguém ⇒ Usados somente para pessoas:

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