Apostila Sketchup - Basico

Apostila Sketchup - Basico

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Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Manual de Referência e Tutoriais

Cecília Santos Franco Setembro 2005

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática

Elaborado pela professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix Arq. Cecília Santos Franco

2 INDICE:

1. Tutorial Básico3
1.1. Iniciando o programa SketchUp3
1.2. Barras de Ferramentas (Toolbars)4
1.3. A Janela de Desenho (Drawing Window)4
1.4. Desenhando Linhas (Lines)5
1.5. Configurando as Unidades (Units) de trabalho6
1.6. Criando Faces (Faces)6
1.7. Visualizando o Modelo9
1.8. Modelando em 3D10
1.9. Usando o comando Push/Pull (Empurrar/Puxar)13
1.10. Criando um Telhado Simples14
1.1. Criando uma janela água-furtada16
1.12. Criando Aberturas em Faces19
2. Tutorial Intermediário20
2.1. Criando Linhas de Construção20
2.2. Movendo e Copiando Faces2
2.3. Escondendo (Hiding) e invertendo (Reversing) Faces24
2.4. Fazendo Medidas Precisas26
2.5. Fazendo cópias múltiplas com Arrays28
2.6. Inserindo Componentes30
2.7. Rodando um Componente31
2.8. Movendo Componentes32
2.9. Mudando a Escala de Geometrias e Objetos34
2.10. Tipos de Grip34
2.1. Teclas de Modificação (Modifier Keys)36
2.12. Trabalhando com Precisão usando a VCB36
2.13. Mais Dicas da Ferramenta Scale39
2.14. Introdução a Camadas (Layers)39
2.15. Criando seus Próprios Componentes (Components)41
2.16. Inserindo o componente42
2.17. Criando Componentes Conectados (Attached Components)43
2.18. Pintando Componentes46
2.19. Sobrepondo o Material Padrão (Default)47
2.20. Pintando o Modelo48
2.21. Fazendo um Corte50
2.2. Importando um Desenho CAD54
2.23. Importando Arquivos CAD em 3D57
2.24. Estratégias: Tamanho do Arquivo58
2.25. Importando Imagens Escaneadas (Imagens Raster)58
3. Tutorial Avançado61
3.1. Usando Trava da Referência (Inference Locking)61
3.2. Usando Dobras Automáticas (Auto-Fold)61
3.3. Imprimindo em Escala62
3.4. Exportando desenhos Vetoriais em 2D64

4. Bibliografia ................................................................................................................................6

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Elaborado pela professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix Arq. Cecília Santos Franco

1. Tutorial Básico

1.1. Iniciando o programa SketchUp

Para iniciar o programa SketchUp, clique no botão “Iniciar” do Windows e selecione

“Programs”. Vá para o diretório onde você instalou o programa e clique no item chamado SketchUp. SketchUp irá abrir com uma janela de desenho (Drawing Window) em branco:

Barras de Ferramentas = Comandos

Area de Desenho Eixo Y

Eixo X

Barra de Título

Barra de Status Value Control Box = VCB

Menus de Barra Vista de Topo = Top View = Vista em Planta

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1.2. Barras de Ferramentas (Toolbars)

As Barras de Ferramentas do SketchUp contém todas as ferramentas de construção, desenho, edição e visualização que são necessárias para trabalhar no SketchUp. Quando você coloca o mouse sobre um botão e pausa, o nome do comando aparece.

Geralmente, as ferramentas são ativadas clicando no botão do comando e depois retornando o cursor para a área de desenho para trabalhar. Para testar coloque o mouse sobre a ferramenta Line e clique com o botão esquerdo uma vez.

1.3. A Janela de Desenho (Drawing Window)

(veja figura acima) A janela de desenho é um espaço de trabalho 3D, onde você pode movimentar o cursor do mouse livremente. As ferramentas e outros comandos ficam colocados em volta.

A barra de título no topo, traz o nome do seu desenho depois que o arquivo for salvo (antes de salvar aparece com “Untitled” (“Sem Título”).

No canto inferior esquerdo fica a Barra de Status, que mostra mensagens e dicas sobre uma determinada ferramenta. Fique sempre de olho na Barra de Status (Status Bar) durante o trabalho, para acompanhar as requisições do software. No canto inferior direito fica a Caixa de Controle de Dados (Value Control Box = VCB), onde você entra valores precisos via teclado.

Eixo Z

Eixo X Eixo Y

Origem

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Inicialmente, a janela de desenho mostra uma vista de topo (Top View), que é uma vista de cima, em planta, do seu modelo. Para ter uma idéia do espaço 3D, vamos mudar o ângulo de visão, selecionando Iso View (Vista Isométrica) no “Menu Camera > Standard > Iso”, ou na barra de ferramenta Views Toolbar, selecione o botão Iso . Isto muda a vista para isométrica.

As linhas vermelhas, verdes e azuis, são os eixos de desenho que ajudam na visualização do espaço 3D.

O significado das cores é importante, pois vermelho e verde correspondem às dimensões de

“X” e “Y”. O plano vermelho-verde corresponde ao plano do chão e será onde você iniciará o seu modelo. O eixo vertical é azul; e corresponde a direção “Z” no espaço.

Nota: Como você normalmente não pensa em termos de XYZ enquanto faz um croquis, vamos nos referir aos eixos pela sua cor a partir de agora.

O ponto onde os eixos se cruzam é chamado origem. Note que os eixos são com linha sólida na direção positiva e com linha tracejada na direção negativa.

1.4. Desenhando Linhas (Lines)

Clique no comando Line para ativá-lo. Note que o cursor do mouse é um lápis. Leve o cursor para a área de desenho, clique e arraste o mouse e clique novamente para criar a linha.

Note a dica indicando o ‘Endpoint” (ponto final). Desenhe outra linha paralela ao eixo vermelho. Note a dica ‘On Red Axis’ (no eixo vermelho) no final da linha.

A cor da linha provisória é vermelha, quando ele é paralela ao eixo vermelho (X). Verde quando é paralela ao eixo verde (Y), e azul quando é paralela ao eixo azul (Z).

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Movendo o mouse antes de clicar no ponto final, a linha provisória se torna magenta quando esta for paralela à linha anterior. Note a dica “Parallel to Edge”. Estas são ferramentas de precisão de desenho.

1.5. Configurando as Unidades (Units) de trabalho

Como nós, arquitetos, trabalhamos em centímetros, vamos configurar a unidade de trabalho para decimal e centímetros. Vamos acessar o “Menu Windows > Model Info > Units”, e configurar a caixa de diálogo conforme figura abaixo:

1.6. Criando Faces (Faces)

Além de linhas, o SketchUp permite que você desenhe faces planas de qualquer forma. Estas faces podem ser unidas, divididas, subtraídas umas das outras, esticadas, e tranformadas em objetos 3D por extrusão.

Antes, vamos visualizar em modo sombreado (Shaded Mode) . Ou pelo “Menu Windows > Display Settings”, conforme caixa de diálogo abaixo:

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