Apostila de SISTEMAS MULTIMÍDIA

Apostila de SISTEMAS MULTIMÍDIA

(Parte 1 de 10)

Alexandre C. B. RamosRua Vicente Vilela Viana, 391. Apto. 8. Cruzeiro. Cep.: 37500-228. Itajubá. MG.

Tel.:(035) 3629-1428Cel.: (012) 8129-690

ramos@unifei.edu.br http://www.ici.unifei.edu.br/ramos

Teoria, ferramentas e aplicações.

Objetivos1
Programa do curso1
Bibliografia1
Introdução2
Programas de autoria3
Projeto multimídia3
Exercícios4
Textos em multimídia5
Fontes e faces6
Tamanhos e estilos de fontes6
Diferenças entre caracteres iguais7
A serifa8
Exercícios9
Áudio em multimídia10
Musical instrument digital interface - MIDI13
Digital áudio tape - DAT14
O Som Profissional15
Padrões de Compactação15
Exercícios16
Características da Visão18
Imagens em multimídia19
Resolução de imagens19
Resolução de imagens20
O Formato GIF2
O Formato JPG23
Exercícios24
Animações em multimídia25
Métodos tradicionais de animação25

Índice Qualidade versus tamanho em animações................................................................................................................26

Exercícios28
Periféricos e plataformas de multimídia29
Tipos de plataformas29
Tipos de periféricos30
Teclados30
Mouse, joystick e TrackBall31
Scanner31
Monitores de vídeo e projetores32
Exercícios35
Software de autoria de multimídia36
Software de autoria de multimídia – baseado em páginas36
Software de autoria de multimídia – baseado no tempo37
Comparação entre o ToolBook e o Director37
Extensões e facilidades38
Acesso a banco de dados38
Distribuição e execução39
Exercício40
Psicologia Cognitiva41
Modelos mentais41
A memória42
A memória conexionista43
A memória cibernética computacional43
A percepção45
A percepção visual46
Percepção auditiva46
Percepção da fala47
Percepção orientada47
Exercícios48

Looping e morphing..................................................................................................................................................27 Desenvolvimento de projeto de multimídia................................................................................................................49

Desenvolvimento de um projeto50
Estimativa de custos51
Exercícios51
Produção de multimídia52
Preparação do conteúdo53
Testes53
Exercícios54
Introdução5
Hardware5
Características da RV imersiva57
A RV não imersiva58
A linguagem VRML58
Projeto de animações com VRML59
Exercícios61

Questões importantes...............................................................................................................................................49 Índice de figuras

Capítulo 1

Introdução Objetivos, programa do curso e bibliografia.

Objetivos

Descrever as partes fundamentais da multimídia agrupando-as com a tecnologia e as ferramentas da atualidade.

Programa do curso

1.Evolução da comunicação entre homem e máquina: ambientes textuais; ambientes gráficos; ambientes multimídia. 2.O Texto: o poder do significado; fontes e faces; utilizando texto na multimídia. 3.O Áudio: propriedades físicas do som; representação digital do som; processamento digital do som; utilizando áudio na multimídia. 4.A Música e a Voz: técnicas de síntese digital de som; sistemas MIDI; processamento de voz; utilizando música e voz na multimídia. 5.As Imagens: representação digital de imagens; processamento da imagem; os desenhos; a terceira dimensão; utilizando imagens na multimídia. 6.O Vídeo: tecnologia digital de vídeo, armazenamento e princípios de compressão; edição digital de vídeos; utilizando vídeo na multimídia. 7.A Animação: animação e computadores; animação bidimensional e tridimensional; animação em tempo real; utilizando animação na multimídia. 8.Hipermídia: hipertexto estático e dinâmico; linguagens scripts em clientes e servidores; utilizando hipermídia. 9.Produção de Multimídia: ferramentas para produção de multimídia; plataformas de produção e periféricos; softwares de autoria; os estágios padrões e técnicas para projeto multimídia.

Bibliografia

1.FILHO, W.P.P. Multimídia conceitos e aplicações. Rio de Janeiro, RJ., Ed.

LTC.2000. 321 p. 2.LOWE, DAVID; HALL, WENDY. Hypermedia and the web. New York, NY,

John Wiley & Sons. 1999. 626p. 3.HASIMOTO, SHUJI. Multimedia Modeling – Modeling Multimedia Information and Systems M 2000. Nagano, Japan 13 – 15 November 2000. River Edge, NJ, World Scientific Publishing Co., Inc. 2000. 512 p. 4.NIELSEN, J. Multimedia and hypertext: the internet and beyond. EUA,

Academic press professional, 1995. 5.5. FBHATNAGER, G., MEHTA, S. MITRA, S. Introduction to Multimedia Systems. Academic Press, 2002.

Capítulo 2

O que é multimídia Conceitos Fundamentais

Introdução

Através dos nossos sentidos podemos perceber e interagir com o nosso mundo. Esses sentidos, principalmente a audição e a visão, desde o berço, são os primeiros que utilizamos nesta interação. Nossos órgãos sensores enviam sinais ao cérebro e, a partir do reconhecimento desses sinais, são formadas informações a respeito de nossa interação com o meio em que estamos. O processo de comunicação entre as pessoas depende, em grande parte, de nosso entendimento desses sentidos de tal forma que, quando a informação é percebida tanto mais efetiva é a comunicação.

Por exemplo, quando escrevemos uma carta a alguém descrevendo uma viagem interessante. A pessoa que lê a carta não tem outra informação senão o texto escrito. A comunicação viaja apenas em uma direção. Precisamos esperar uma carta resposta para saber a reação da pessoa. Agora suponha que você tenha enviado uma foto, a quantidade de informação transmitida melhorou bastante o entendimento da outra pessoa. O entendimento da viagem melhoraria bastante se enviássemos um vídeo.

Por outro lado, quando falamos com alguém ao telefone. O que é perdido neste tipo de comunicação, em relação a uma conversação face a face? Neste caso, não podemos ver o nosso interlocutor. Muito menos os gestos e expressões que acompanham a conversação os quais são de grande importância na comunicação. Em um sistema de vídeo conferencia podemos observar todas estas características que faltam. Meios de comunicação do tipo carta ou telefone restringem o uso de vários elementos. Podemos observar, então que quanto mais informação for enviada, melhor o impacto desta.

O desenvolvimento dos computadores também tem contribuído para melhorar a comunicação, visto que os primeiros terminais só permitiam informações do tipo texto, entretanto foram evoluindo até chegar aos dias atuais computadores pessoais que fornecem informações contendo som, figuras, vídeos etc. a baixo custo e alto desempenho. Nesse contexto podemos definir:

•Multimídia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo transmitidos pelo computador.

•Multimídia Interativa, quando se permite ao usuário o controle de quando e quais elementos serão transmitidos.

•Hipermídia, estrutura de elementos vinculados pela qual o usuário pode moverse.

A maior diferença entre as mídias tradicionais tais como rádio e televisão e a multimídia digital é a noção de interatividade. Os computadores permitem aos usuários a interação com os programas. Essa interação é tão importante que pode ser considerada como parte integrante da multimídia.

Programas de autoria

Os elementos de multimídia são colocados juntos em um projeto utilizando-se de programas de autoria, que são ferramentas de software projetadas para controlar os elementos de multimídia e propiciar interação ao usuário. Os programas de autoria fornecem:

•Métodos para que os usuários interajam no projeto. •Facilidades para criar e editar texto, imagens etc.

•Gerenciamento de periféricos.

Os programas de autoria fornecem a estrutura necessária para organizar e editar os elementos de um projeto multimídia, incluindo gráficos, sons, animações e videoclipes. Estes programas são utilizados para o desenvolvimento da interatividade e da interface do usuário, para apresentar seu projeto na tela e para agrupar os elementos de multimídia em um projeto único e coeso.

Estas ferramentas fornecem um ambiente integrado para a combinação do conteúdo e das funções do projeto. Os sistemas normalmente incluem a habilidade de criar, editar e importar tipos específicos de dados; juntar dados brutos em uma seqüência de reprodução; e fornecer um método ou linguagem estruturada para responder a entradas do usuário.

Projeto multimídia

Antes de começar um projeto multimídia, deve-se desenvolver uma direção do seu escopo e conteúdo. Para tanto se faz necessário formar, em nossa mente, uma idéia coesa na medida em que se pensa em vários métodos disponíveis para transmitir as mensagens aos usuários.

Depois é essencial que seja desenvolvido um esboço organizado e um planejamento sensato em termos de quais habilidades, tempo, orçamento, ferramentas e recursos estão disponíveis.

O software, as mensagens e o conteúdo apresentado na interface humana constituem junto, um projeto de multimídia. Um Projeto de Multimídia não precisa ser interativo visto que os usuários podem conectar-se para agradar olhos e ouvidos assim como faz o cinema e a televisão. Tipos de projeto multimídia

•Linear, quando começa num ponto e é executado até o fim, por exemplo: filmes, cinema ou televisão.

•Não linear, (ou interativo) quando o controle da movimentação pelo conteúdo é permitido aos usuários à sua própria vontade.

Determinar como um usuário irá interagir e movimentar-se pelo conteúdo de um projeto requer grande atenção nas mensagens, esboço, arte-final e na programação. Um bom projeto pode ser estragado se tiver uma interface mal projetada ou com o conteúdo inadequado ou incorreto. Um Projeto de Multimídia é multidisciplinar e exige delegação de tarefas de acordo com a habilitação e a competência de cada membro do grupo.

Alguns projetos de multimídia podem ser tão simples que se podem substituir todos os estágios de organização, planejamento, produção e teste por um único trabalho, fazendo a multimídia instantaneamente, por exemplo, em uma apresentação de uma reunião semanal sobre a performance da produção da empresa em que sejam inseridos sons de arquivos Midi ou Wave. Entretanto em projetos mais complexos, faz-se necessário sua divisão em vários estágios.

Exercícios

1. Faça uma lista de todos os programas que você conhece que permitam a inclusão de sons, fotos, animações e vídeos. Quais desses programas você já utilizou?

2. Quais dos seguintes meios são interativos? Justifique.

a. Uma transmissão de rádio. b. Um programa de entrevistas na TV. c. Um jornal. d. Um jogo de computador.

3. Faça uma lista de 3 programas de autoria que você tenha conhecimento. 4. Dê dois exemplos de aplicativos multimídia com projeto linear e não linear.

Capítulo 3

Textos

Textos em multimídia

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