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UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE ARTES

CLARISSA PAGANI

GETÚLIO CANTÃO

JESSÉ MARTINS

ROBERTA ALESSANDRA

PLANO DE NEGÓCIO

VITÓRIA

2009

CLARISSA PAGANI

GETÚLIO CANTÃO

JESSÉ MARTINS

ROBERTA ALESSANDRA

PLANO DE NEGÓCIO

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Estudos de Mercado e Gestão de Empreendimentos, sob orientação do professor Dr. José Antônio Martinuzzo.

VITÓRIA

2009

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

  2. DESCRIÇÃO DAS LINHAS GERAIS DO NEGÓCIO

  3. RESUMO DA EMPRESA

  4. ANÁLISE DE MERCADO

  5. ESTRATÉGIA E MENSURAÇÃO DO MERCADO

  6. PLANO DE MARKETING

  7. ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA DO NEGÓCIO

  8. POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

  1. INTRODUÇÃO

Este plano tem como objetivo apresentar os estudos e análises de viabilidade da criação da empresa Guanaaní Produções Culturais que terá seu foco na elaboração de eventos culturais no Estado do Espírito Santo para atender clientes que desejam promover este tipo de evento como por exemplo o Governo do Estado, prefeituras e empresas privadas, além de desenvolver projetos próprios para captação de recursos.

A estrutura da empresa será simples, de acordo com suas necessidades e realidade financeira dos seus sócios, mas estará visando ao oferecimento do melhor serviço aos seus clientes.

  1. DESCRIÇÃO DAS LINHAS GERAIS DO NEGÓCIO

2.1 Oportunidade de Mercado Detectada

O Espírito Santo é um estado que se encontra em um momento de crescimento econômico e desenvolvimento em diversas áreas, e que apesar de ser relativamente pequeno é um estado bastante rico culturalmente. Todo este potencial de crescimento vem sendo explorado pelo setor de eventos empresariais que vem realizando diversas feiras, palestras e eventos diversos, alavancando o setor e colocando definitivamente o estado no circuito de eventos e turismo de negócios. Entretanto, o setor de eventos culturais, apesar de todo esse ambiente positivo, continua estagnado.

Além dos eventos tradicionais que ocorrem todos os anos como a Festa da Penha, Feira do Verde e Festa da Polenta, poucas novas propostas de eventos, visando valorizar as particularidades, os artistas e a cultura capixaba no geral, são introduzidas ao calendário de eventos culturais, mesmo com o apoio das leis de incentivo a cultura instituídas pelo governo e pelas prefeituras.

Além das leis de incentivo a cultura e do grande espaço para introdução de novos projetos de eventos, um outro fator importante na implantação desta empresa é que foi detectada através da análise de mercado um pequeno número de empresas que trabalham com produção e promoção de eventos culturais no mercado, sendo a maioria das existentes focada em realizar eventos empresariais e shows.

Diante de todos esses fatores favoráveis e desta oportunidade de negócios, o presente plano de negócio foi desenvolvido com o intuito de analisar minuciosamente o ambiente do mercado e estudar detalhadamente a realidade deste setor, para viabilizar a implantação de uma empresa de promoção e produção de eventos culturais no estado do Espírito Santo.

    1. Descrição do Negócio

A Guanaaní Vitória Ltda. atendendo pelo nome fantasia de Guanaaní Produções Culturais foi criada para preencher uma lacuna no mercado capixaba no setor de eventos culturais. A empresa será fundada em 10 de Março de 2011, com o objetivo social de desenvolver e difundir a cultura do Estado do Espírito Santo, tendo como atividade básica para atingir este objetivo a realização de eventos culturais como festivais, exposições de arte, feiras, mostras culturais, inaugurações de monumentos ou espaços públicos, eventos esportivos e lançamentos de livros.

A produtora irá trabalhar desenvolvendo novos projetos de eventos ou assumindo a realização de eventos já existentes nas áreas cultural, ambiental e esportiva, de acordo com o que será detalhado a partir de agora neste plano de negócios.

2.3 Missão

Estimular a cultura do Estado e dar visibilidade aos movimentos culturais, fortalecendo a identidade capixaba através de ações inovadoras no setor.

    1. Visão

Ser reconhecida como a melhor empresa de eventos do Estado e inserir o Espírito Santo no circuito cultural do país nos próximos cinco anos.

    1. Valores

São definidos como valores essenciais para a empresa:

  • Criatividade

  • Competência

  • Ética

  • Honestidade

  • Pró-atividade

    1. Objetivos Estratégicos

Objetivo

Indicador

Cálculo

Tendência do Indicador

Periodicidade

Meta Anual

Promover eventos culturais de qualidade e reconhecidos no Espírito Santo

Número de eventos

Quantidade de eventos realizados durante o ano

Quanto maior melhor

Anual

5

Avaliação de Eventos por cliente

Quantidade de avaliações positivas de eventos pelos clientes em relação ao total

Quanto maior melhor

Anual

80%

Avaliação de Eventos por participantes

Quantidade de avaliações boas/ótimas de participante dos eventos em relação ao total

Quanto maior melhor

Anual

80%

Manter e Melhorar continuamente o Sistema de Avaliação de fornecedores

Aperfeiçoamento do Sistema de avaliação

Quantidade de melhorias feitas no questionário de avaliação dos

fornecedores

Quanto maior melhor

Semestral

2

Desenvolver ações culturais para a comunidade carente do Município de Vitória e do Estado do Espírito Santo

Número de eventos voltados para as comunidades carentes

Quantidade de ações realizadas em prol das comunidades carentes

Quanto maior melhor

Anual

3

Capacitar permanentemente sócios, funcionários e terceiros

Número de Treinamento feito pelos sócios

Quantidade de treinamentos realizados pelos sócios

Quanto maior melhor

Anual

5

Número de Treinamento feito pelos funcionários

Quantidade de treinamentos realizados pelo restante da equipe

Quanto maior melhor

Anual

3

  1. RESUMO DA EMPRESA

    1. Regime Jurídico e Estrutura Societária

A Guanaaní é uma micro-empresa optante pelasociedade por quotas de responsabilidade limitada (Ltda.)composta por quatro sócios. Com isso, estabelece-se a separação patrimonial entre a pessoa jurídica e seus membros. As obrigações de um, portanto, não se podem imputar ao outro. Por tanto os sócios respondem apenas apelo valor das quotas com que se compromete.

A Guanaaní também elege o subtipo de sociedade limitada como sendo de vínculo societário instável, de acordo com o Código Civil de 2002, desta forma, qualquer sócio pode se desligar da empresa, imotivadamente, por simples notificação ao demais com antecedência mínima de 90 dias.

O capital a ser integralizado se destinará a obtenção dos itens necessários na estruturação do novo empreendimento. Cada um dos quatro sócios será responsável por integralizar o valor de R$ 3.000,00 ao capital da empresa, sendo que para o início da atividade cada sócio deverá integralizar o valor mínimo de R$ 2.000,00 em dinheiro ou em bens para o início das atividades da empresa ou que a soma do capital seja igual ou superior a R$ 8.000,00.

    1. Resumo Inicial das Atividades

A empresa pretende realizar diversas atividades culturais, entre elas oficinas, produção de shows regionais, apresentações de peças teatrais, eventos de consciência ecológica e esportivos.

Inicialmente, a administração da empresa e a maioria das tarefas serão executadas pelos próprios sócios. Na medida em que a empresa ampliar o número de profissionais em seu quadro de funcionários, os sócios se concentrarão nas tarefas mais delicadas, tanto da parte técnica quanto da administração da empresa.

A centralização das funções no início das operações, além de ter em vista a redução do custo operacional, permitirá que a gerência adquira experiência de gestão e se prepare para o crescimento da empresa.

Nos meses iniciais, os membros das empresas trabalharão para captar os primeiros projetos e clientes da empresa, além de divulgar a sua entrada no mercado para os clientes potenciais e participar de concorrência de eventos já existentes. Nestes primeiros meses nenhum projeto próprio será criado, devido à dificuldade de captação de recursos e do tempo gasto para a elaboração de um projeto deste tipo.

Um grande esforço destes primeiros meses estará voltado em realizar um cadastro dos fornecedores que prestarão serviços para os eventos promovidos pela Guanaaní, como serviços de bufê, sonoplastia, iluminação, limpeza e decoração, que influenciam diretamente na qualidade dos nossos serviços. Por isso será feito um sistema de avaliação de fornecedores que analisará quesitos fundamentais como experiência de mercado, selos de qualidade, depoimento de clientes, preço, dentre outros.

Paralelamente será feito uma pré-seleção para escolher os funcionários eventuais que integrarão a equipe de terceirizados e atuarão como trabalhadores nos eventos promovidos pela Guanaaní, e que serão devidamente treinados e avaliados a cada evento.

Em resumo, todo o esforço inicial estará concentrado em lançar a empresa no mercado e estabelecer uma imagem da mesma perante a sociedade e os clientes potenciais.

    1. Localização

A Guanaaní estará localizada no Centro da cidade de Vitória, uma região privilegiada na região metropolitana pela sua localização central, onde estão localizadas várias empresas, o Palácio do Governo, o Teatro Carlos Gomes e vários outros pontos turísticos e tradicionais do Estado.

A empresa se instalará em uma sala do edifício comercial na Rua Dionísio Rosendo, com Área total de 40m2, cujo aluguel é no valor de R$340,00 mensais e a taxa de condomínio é R$112,00.

As fotos do local encontram-se em anexo.

  1. ANÁLISE DE MERCADO

4.1 Mercado Potencial

O Estado do Espírito Santo oferece grandes motivos para receber os mais diversos investimentos. É considerado o segundo Estado em capacidade de investimentos do País. A meta para até 2011 é da ordem de R$ 43 bilhões, somando-se recursos públicos e privados, com geração de mais de 60 mil empregos diretos. As belezas e diversidades naturais traz consigo a facilidade de implantação de complexos culturais que podem ser muito bem explorados. É nesse contexto que a Guanaaní - Produções Culturais enxerga uma grande oportunidade não apenas no próprio crescimento profissional, mas também de gerar um incentivo a todo o estado visando fortalecer a identidade capixaba.

Como mercado potencial da empresa, podem ser identificado os Órgãos Públicos, as grandes e médias empresas e os artistas independentes.

Buscando atender as necessidades dos clientes, a Guanaaní Produções prezará por oferecer serviços diferenciados e de qualidade com preços competitivos e abaixo do valor do mercado. O Governo de Estado pode ser considerado um dos principais alvos a ser atingido. Com a proposta da Secretaria de Estado da cultura de fomentar a atividade cultural no estado levando-o ao reconhecimento nacional, a Guanaaní Produções pretende entrar como maior auxiliadora nesse processo, criando condições para o Estado alcançar essa importante meta.

Para as prefeituras, a produtora pretende atender as necessidades de levar à população opções variadas de lazer e entretenimento, buscando promover a inclusão, o desenvolvimento e a valorização social e cultural dos moradores das respectivas cidades.

Para as empresas, principalmente para as de maior e médio porte, dar uma resposta a sociedade de todo o capital gerado e até mesmo danos causados à natureza devido a exploração por meio de grandes eventos culturais é uma estratégia de marketing que muito serve de oportunidade para a Guanaaní Produções mostrar sua potencialidade e superar a expectativa dos seus clientes e consumidores.

Para os artistas, A Guanaaní Produções surge para solucionar os problemas da dificuldade de inserção no mercado e o restrito espaço e pouca visibilidade que têm para mostrar seus talentos, que muito podem contribuir para o enriquecimento da cultura capixaba.

Poderão adquirir os serviços através da página virtual da empresa ou no escritório localizado em Vitória/ES, que possui uma sala exclusiva para atendimento ao cliente. Os serviços prestados pela Guanaaní são: produção de eventos culturais, elaboração de projetos culturais, festivais, assessoria de artistas, produção de festivais, produção de projetos apresentados. Dentre os eventos, o portfólio da empresa constitui em exposições, feiras, mostras, inaugurações, eventos esportivos, lançamento de livros, filmes curta-metragem, DVD’s e CD’s, desfiles, comemorações de datas especiais, festivais de teatro e cinema.

4.2 Análise da Concorrência:

O mercado estadual de produção cultural foi identificado por duas empresas capixabas que se destacam nesse cenário: A Quorum e a Santo Espírito. Assim como a Guanaaní Produções, ambas as empresas prestam serviços no setor cultural. Outros concorrentes, considerados indiretos, são as empresas de eventos, que também produzem esporadicamente eventos culturais.

O ponto forte destas empresas é o tempo de mercado que possuem, que garantem a elas uma maior visibilidade e já possuem contatos e clientes fixos. Por já trabalharem a mais tempo no setor, têm a facilidade de conhecer mais profundamente o mercado, bem como suas necessidades e exigências.

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