Apostila AutoCad 2008

Apostila AutoCad 2008

(Parte 1 de 11)

- Configuração Básica e Tela Gráfica04
- Personalização04
- Barra Options- Displays05
- Toolbars05
- Workspaces05
- Dashboard06
- Personalização06
- Funções Importantes06
- Linha de Comando e teclas F1 á F1207
- Unidades de Trabalho08
- Símbolos Especiais08
- Barra Standard09

CAPITULO I - Configurações

- Comando Line10
- Comando Erase10
- Critérios de Seleção1
- Coordenadas12
- Coordenadas Absolutas Cartesianas12
- Coordenadas Relativas Cartesianas13
- Exercicios Propostos de coordenadas Relativas14
- Coordenadas Relativas Polares15
- Exercicios Propostos coordenadas Polares16
- Coordenadas Automáticas Cartesianas (Ortho)17
- Coordenadas Automáticas Polares18
- Tutorial Coordenadas Automáticas Polares19
- Entradas Dinâmicas de Dados20

CAPITULO I - Comandos Básicos

- Projeções Ortogonais21
- Projeções Isométricas2
- Projeções Isométricas Cilindricas23
- Tutorial / Exercicios24
- Zoom25
- Osnap26

CAPITULO V - Projeções

- Comando Rectangle27
- Comando Circle28/29
- Comando Polygon30
- Comando Ellipse31
- Comando Arc32/3

CAPITULO I - Comandos de Formas Geométricas

- Comando Fillet34
- Comando Chamfer34
- Comando Trim35
- Comando Extend36
- Comando Hatch37
- Comando Bylayer/ Linetype38
- Tutorial39a44
- Tutorial46a48
- Exercicios Propostos45
- Comando Move50
- Comando Copy50
- Comando Mirror51
- Comando Rotate51
- Comando Offset51
- Tutorial52a56
- Exercicios Propostos57
- Comando Layer58
- Tutorial Civil59a61
- Exercicios Propostos62
- Comando Array63
- Tutorial Engrenagem6/67

CAPITULO IV - Comandos Básicos de Construção e Edição

- Comando Match Properties64
- Comando List64
- Comando Dist64
- Comando Area65
- Comando Cal65
- Comando Stretch65
- Exercicios Propostos6
- Comando Break67
- Comando Divide67
- Comando Measure67
- Comando Spline67
- Comando Polyline68
- Comando Mline68
- Comando Text68
- Comando Scale69
- Comando Align70
- Comando Grips70
- Comando Table71

CAPITULO VI - Comandos para Modificação e Aferição

- Blocks71
- Insert72
- Atributos72
- Tutorial73a77
- Properties78
- Tool Palettes78
- Design Center78

CAPITULO VII - Blocos e Configurações

- Paper Space79
- Mview ou Vports79
- Zoom/XP80
- Plot82

CAPITULO VIII - Configurações para Imprimir ou Plotar

- Dimensionamento84/97

CONFIGURAÇÃO Requisitos de Sistema do AutoCAD 2008

Sistema requerido para usuários do AutoCAD 2008 que queiram tirar vantagens das novas capacidades conceituais de desenhos são: Processador Intel Pentium I, ou AMD Athlon 64 bits (não itanium) 3GHz, ou superior, - Microsoft Windows vista ou XP

- 1 GB de RAM,

- Espaço livre em disco de 2 GB,

- Placa de Vídeo de 128 MB.

Ativação de personalização pessoal ( Tools → Options) ou direcione o mouse na tela gráfica e clique com botão direito. Configurações de arquivos, tela, salvamento, impressão, sistemas, tipos seleção.

Na pasta Display – podemos configurar o modo de apresentação do Autocad da tela

gráfica e barra de comando ao cursor e alguns recursos de referencia para configuração de linhas e contornos de curvas para 3D.

Barra de Ferramentas ou Toolbars

Planos de Trabalho Model e Paper Space Barra de Status

Barra lateral Dashboard

Menu Pull Down e Barra StandardBarra lateral

Dashboard em auto-hide

Barra de Comando (prompt)

Opção Display scroll bar in drawing window –Liga e Desliga a barra de Rolagem de pagina – recurso que pouco ajuda o trabalho do desenho, pois a o recurso do comando PAN é muito mais

dinâmico utilizando o botão Wheel do mouse.

– acessando o botão Colors temos acesso a modificar as cores de tela, cursor, barra de comando e ambientes.

A opção Crosshair size controla o tamanho da linha do cursor em tela em porcentagem.

Toolbars – Barra de Ferramentas que você pode personalizar a qualquer momento que queira ao clicar o botão direito do mouse em qualquer ícone da sua tela. Ativação do menus de controle ou (View→Toolbars)

Ambientes do Autocad

A partir da versão 2007 temos áreas distintas para o trabalho 2D e 3D onde e configurado automaticamente a nossa tela gráfica, compondo conforme a respectiva seleção do ambiente. Para inicialmente carregar os ambientes no plano normal que conhecemos para isso vamos conhecer a barra:

Workspaces Se não temos a barra workspaces na tela gráfica – clicamos o botão direito do mouse sobre qualquer outro ícone procure e selecione a barra workspaces. Clique na caixa de seleção acionamos a opção 3D Modeling.

Note que automaticamente aciona e carrega o menu Dashboard e a Palletes. Caso a barra dashboard não carregar, digite dashboard na linha de comando para acionar. Podemos retornar se quisermos para o AutoCAD classic selecionando a opção na workspaces. Se estiver acionado o dashboard o menu que o compõe voltara as suas opções para o 2D.

Podemos retornar se quisermos para o AutoCAD classic selecionando a opção na workspaces. Se estiver acionado o dashboard o menu que o compõe voltara as suas opções para o 2D.

Para podermos aproveitar mais a tela gráfica já que o dashboard ocupa uma área considerável para quem um monitor pequeno ou mesmo para ganhar espaço temos algumas opções:

COMANDO REGEN - Provoca uma regeneração do desenho, isto é, regenerar significa recalcular todas as entidades matemáticas contidas no desenho (acionado pelo teclado). Função importante desde as primeiras versões, quando as circunferências ou arcos são mostrados na tela de forma “quadrada” acionamos o comando para a atualização das curvas. (isso ocorre devido a não existir uma formula para criar um circulo ou arco, como para traçar e criar a curva o programa utiliza pequenos dx segmentos de linhas, e para ser mais rápido ele

A primeira é selecionar a opção auto hide que a medida encostamos o mouse sobre a barra ela é acionada, para isso podemos clicar o botão com sinal de menos para a barra acionar automaticamente a opção Autohide.

Para voltarmos com a de se manter fixa – clique o botão direito a barra lateral dashboard e retire a opção de auto hide. Aproveitando a barra acima as outras opções :

Allow docking se alto ajusta e se fixa em qualquer lateral para qual e movida. Anchor left e right se fixa a esquerda ou a direita respectivamente. Transparency opção para manter em transparência sobre o desenho ativo , mas exige muito da placa de vídeo.

Control Panel opção para adicionar ou retirar comandos na barra dashboard.

Podemos também minimizar a linha de controle do Model Space e Layout d- clicando o botão direto sobre as abas e selecionar a opção Hide

Layout and Model Tabs e barra automaticamente se fixara na Barra de Status.Onde podemos a partir de clicando com BD (botão direitodo mouse) sobre as setas para retornar no formato de barra procura ser mais rápido traçando as com nº de pequenos segmentos e acaba por traçando círculos “quadrados”).

COMANDO INPUTHISTORYMODE –Controla o conteúdo ea localização da exibição de uma história da entrada do usuário, isto é, esse comando controla a acesso a repetição dos comandos e coordenadas via teclado ou via Dinamic Input, isso se torna importante no trabalho dia-dia, por default o comando vem com o valor 15 o que navega entre pontos absolutos na tela gráfica. É interessante trocar para valores 2 ou 8 para acesso dos valores e textos digitados recentemente.

Assim a qualquer momento, podemos rever ou refazer uma coordenada ou acionar um comando recentemente acionado com a seta para cima e para baixo seta na barra de comando ou do dinamic input.

PROMPT (Linha de comando) – Permanece normalmente na parte inferior do programa

permite a visualização da digitação dos comandos, como coordenadas e descrição dos comandos e as respostas aos comandos feitos pelo AutoCAD. A partir do autocad 2006, com a introdução do DYN (Dynamic Input) veremos mais adiante com Entrada dinâmica de dados.

suas opções na linha de command

O uso do prompt se tornou obsoleto para os mais experientes, devido o comando DYN, mais continua muito importante para quem inicia em trabalhar com o AutoCad para melhor fixação das seqüências dos comandos e Para desabilitar ou reabilitar a linha de comando, digite CTRL+9.

COMANDO CLEAN SCREEN – Botão encontrado no canto inferior direito (View>Clean Sreen)ou digite CTRL+0(zero) – Esse comando podemos visualizar todo o nosso projeto na tela gráfica retirados todos os ícones e janelas acionados, podendo trabalhar com a tela aberta com menu pull down ou os atalhos pelo teclado.

Teclas de F1 a F11 no teclado com a BARRA DE STATUS Coordenadas F9 F7 F8 F10 F3 F11 F12 F6 LWT Paper Annotation lock Ctrl+0

F1 Help F2 Carrega a tela de texto (Script). F3/OSNAP Aciona o quadro Drafting SettingsOSNAP(comandos de Ancoragem) e ON/OFF OSNAP

F4 Aciona a mesa digitalizadora (se houver)(Comando TABLET) F5 Controla o ISOPLANE(Right/Left/Top)planos isométricos

F6/DYN Ativa/Desativa DYNAMIC INPUT -nos fornece uma interface entrada de dados, comandos, diretamente no cursor.

(Parte 1 de 11)

Comentários