Preleções de avicultura

Preleções de avicultura

(Parte 1 de 13)

Kátia Regina Freire Lopes Eng. Agrônoma e Médica Veterinária

Preleções de Avicultura

2007 Um guia para estudantes e professores

Esta obra encontra-se sob licença:

Atribuição-Uso Não-Comercial-

Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil

Você pode:

• copiar, distribuir, exibir e executar a obra • criar obras derivadas

Sob as seguintes condições:

• Atribuição. Você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante, neste caso citando o nome e a obra segundo as normas da ABNT.

• Uso Não-Comercial. Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.

• Compartilhamento pela mesma Licença. Se você alterar, transformar, ou criar outra obra com base nesta, você somente poderá distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta.

• Para cada novo uso ou distribuição, você deve deixar claro para outros os termos da licença desta obra.

• Qualquer uma destas condições podem ser renunciadas, desde que Você obtenha permissão do autor.

http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/

Apresentação 1. Introdução à Avicultura

Definições preliminares 06 Origem e Histórico 07 O Brasil e as aves 13 Classificação das aves 15 Evolução da avicultura 18 Importância Sócio-Econômica 20 2. Condições Essenciais

Condições Essenciais Climáticas ou Ambientais 26 Condições básicas de infra-estrutura Geral 27 Condições básicas de infra-estrutura produtiva 29 3. Biosegurança

Aspectos Sanitários 3 4. Instalações e Equipamentos

Considerações Preliminares 4 Dimensões dos Galpões 46 Cobertura 48 Ventilação 49 Aquecimento 51 Equipamentos 52

Referências Bibliográficas

Bibliografia Consultada 56 Bibliografia Sugerida 57 Sites Sugeridos 58

Índice

Estas notas de aula objetivam auxiliar os alunos e alunas da Disciplina de Avicultura, presente nos currículos básicos de quaisquer cursos de Agronomia e Zootecnia, facilitando o estudo e a compreensão do papel da avicultura no desenvolvimento nacional, através um resumo das condições essenciais para se explorar a avicultura economicamente.

Partiremos do conhecimento mais básico dos espécimes em estudo até as normas de manejo racional, nas suas diversas fases de ciclo de vida, normas sanitárias e drogas mais comumente utilizadas na avicultura.

Procuraremos facilitar a Identificação das raças de galináceos que entraram na formação das “marcas avícolas” comerciais, suas origens e analisar os problemas relacionados com a mecânica de formação de linhagem.

Por fim serão expostas noções de anatomia e fisiologia, enfatizando as particularidades próprias das aves. Conheceremos detalhes da formação, constituição e conservação do ovo, entendendo a técnica de incubação e manejo do ovo no incubatório; conhecer a utilidade de técnicas específicas usadas na produção de ovos.

Espera-se com tudo isso formar um profissional capacitado, e ainda que não com domínio total sobre o tema, pois não temos a pretensão de cobrir aqui a totalidade dos detalhes da produção em avicultura, mas com capacidade para buscar com autonomia suas próprias respostas.

Reconhecemos que este texto é merecedor de melhorias nos anos vindouros. Sendo um guia para a sala de aula, cabe a estudantes e docente tratar o texto como um guia, um roteiro de discussão em sala de aula, onde o conhecimento legado de cada indivíduo complementará o texto básico. Tentaremos corrigir as imperfeições e incluir quaisquer temas esquecidos neste primeiro momento. Kátia Regina

“A imaginação é mais importante que o conhecimento” Albert Einstein

Apresentação

Kátia Regina Freire Lopes Eng. Agrônoma e Médica Veterinária

Preleções de

Avicultura 1 Guia de Estudo da Disciplina de Avicultura

Introdução

Versão 2.1 – Janeiro/2007

Preleções de Avicultura 1 - Introdução

Engª Agrônoma e Médica Veterinária

Kátia Regina Freire Lopes 6

Unidade 1 INTRODUÇÃO À AVICULTURA

Definições Preliminares

O ramo de atividade que se dedica à criação de aves (galinhas, patos, perus, faisões, pombos, cisnes, gansos, pavões, etc.) denomina-se avicultura. Constitui hoje uma técnica muito complexa, dada à maneira extremamente técnico/científica como se procede a criação intensiva. A criação de galinhas é, sem dúvida, a que está mais especializada e, por isso, a que é efetuada com mais pormenor; pode dedicar-se à produção de ovos ou à produção de carne. Certas raças são especializadas na postura, como, outras adaptadas à produção de carne. Considera-se de aptidão mista as raças que, tendo boa aptidão para a produção de carne, possuem também aptidão para a postura. Modernamente, porém, a produção de carne tem-se encaminhando principalmente para a criação de frangos de mesa, correntemente designados pelo termo inglês broiler.

A Ornitologia é o estudo científico das aves, que inclui a descrição, história, e classificação (classe, ordem, família, etc.); a distribuição, números, atividades, importância ecológica e valor econômico para as pessoas. Uma pessoa que estude ornitologia é conhecida como ornitóloga(o), podendo ser ornitólogo-amador ou ornitólogo-profissional.

Os ornitólogos estudam todos os aspectos de vida das aves: acasalamento e construção do ninho, nascimento, alimentação - a forma como encontram e digerem a comida, vôo, navegação, migração e comunicação.

Estudam também a evolução das aves e as semelhanças com os seus antepassados, e a forma como as aves poderão ser afetadas com a mudança ecológica do futuro.

As aves foram estimadas ao longo de história por causa da sua beleza, dos hábitos, e da importância delas como uma fonte de comida.

Há ainda quem goste de observar as aves como hobby. Um observador de aves é conhecido como "bird-watcher".

Columbofilia é a arte de criar pombos para competição. A Competição: Depois de devidamente treinados, os pombos-correio são levados à Sociedade onde serão inscritos para participarem nos campeonatos. É feitos uma ficha com o número

Avicultura Ornitologia

Columbofilia

(Parte 1 de 13)

Comentários