Manual do Terminal Service

Manual do Terminal Service

Manual para instalação e configuração

do Terminal Server

 

no Windows Server 2003.

Terminal Server.

O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vários usuários utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo.

Windows foi desenvolvido inicialmente para ser um sistema operacional monousuário, permitindo que apenas um usuário pudesse estar interativamente conectado ao sistema. Terminal Server freia este modelo através da implementação do gerenciador de seções entre o sistema operacional e os usuários.

A idéia dos serviços de terminais é bem simples e será familiar a qualquer usuário com um pouco de experiência. De uma máquina remota o usuário tem acesso ao uso das aplicações do servidor podendo utilizar-se do poder de processamento do mesmo e deixando para a máquina do cliente apenas a entrada e saída de dados no servidor de forma visual.

Os serviços de terminais do Windows permitem que vários usuários com máquinas de poucos recursos possam utilizar aplicativos que não poderiam nem ao menos ser instalados em suas máquinas.

O servidor de terminais torna-se prático em diversos sentidos, pois além de permitir que vários usuários acessem o sistema operacional ao mesmo tempo de computadores remotos, permite que cada usuário tenha a sua sessão de uso única e exclusiva de forma que um usuário não interfira nas atividades de outro usuário.

Torna-se muito útil nos casos de economia com licenças, pois muitas vezes a empresa não pode pagar as licenças de toda uma gama de softwares e pagando apenas as licenças de usuários de terminal pode economizar significativamente.

Instalando e configurando o Terminal Server no Windows Server 2003.

Instalando o Windows Server 2003.

Os requisitos mínimos para a instalação do Windows Server 2003 em uma máquina de uso doméstico é 512 MB de RAM.

Para iniciar a instalação do Windows Server 2003 inserir o CD-ROM no drive e configurar o computador de modo a acessar o drive antes de qualquer outra mídia. Desta maneira o programa de instalação do Windows Server 2003 será iniciado.

Durante a instalação deverá ser fornecida algumas informações básicas para que o Windows Server 2003 seja instalado. Elas estão listadas abaixo na ordem que aparecem:

1. Nome e Organização

2. Chave do Produto

3. Modo de licenciamento (por número de conexões ou por usuário; escolha por usuário caso você não saiba qual usar)

4. Nome do Computador

5. Senha do Administrador

6. Data, hora e fuso horário

7. Configuração típica ou personalizada na configuração de rede (escolha típica pois você poderá modificar isso mais tarde)

8. Nome do domínio ou grupo a qual este computador pertence. Depois disso a instalação prosseguirá automaticamente, sendo que o tempo total de instalação é em média de 30-40 minutos (dependendo muito das características do servidor).

Primeiro vamos criar uma partição no HD.

Após criar a partição, formatar o HD utilizando o sistema de arquivos NTFS.

Depois da formatação começará o processo que copiará os arquivos necessários para a instalação no HD e o servidor será inicializado.

Após o servidor ser reiniciado, a instalação vai continuar por alguns minutos instalando os dispositivos.

A seguir deve ser informado o Nome completo e Nome da organização.

O próximo passo é para informar a chave da licença.

Na próxima tela selecione o modo de licenciamento que pode ser por servidor ou por usuário.

Na próxima tela, você deverá fornecer o Nome do computador, bem como a Senha do administrador do sistema.

Na etapa de Definições de Rede, escolha configurações Típicas e, na tela seguinte, deixe marcada a opção Não, este computador não está em rede...

Aguardar mais alguns minutos que a instalação será concluída.

Iniciando o Windows Server 2003.

Depois de finalizada a instalação, vai aparecer à tela de login. Você deve digitar a senha do Administrador para que o Windows permita que você utilize-o.

Agora é necessário modificarmos algumas configurações iniciais para que você possa utilizar o Windows Server 2003 de maneira mais eficiente.

Inicialmente você deve minimizar a janela "Gerenciar o servidor" que abre automaticamente.

Primeiro deve-se verificar as configurações de rede para confirmar que ele terá acesso à Internet. Isso deve ser feito para que você possa atualizar o Windows Server 2003 via Windows Update, instalando todas as atualizações críticas disponíveis ali.

No início da instalação, se o seu Windows Server 2003 for conectado diretamente na Internet sem haver nenhum firewall protegendo-o, é altamente recomendável você habilitar o firewall do Windows Server 2003.

Para isso, clique no botão Iniciar > Painel de Controle > Conexões de Rede > Clique na conexão existente (normalmente é  "Conexão Local") > Propriedades > Avançado > Clique em Proteger o Computador e clique em OK.

Clique agora no botão Iniciar > Todos os programas > Windows Update. Se o Windows Server 2003 pedir para você clicar para configurar a rede, faça isso para que você possa acessar a Internet e o Windows Update.

Para desligar o computador você pode informar o motivo do desligamento, que criará um log no Visualizador de Eventos.

Instalando e configurando o Terminal Server no Windows Server 2003

O TS (Terminal Server) é um serviço que permite que você acesse o seu servidor remotamente, trabalhando nele em modo gráfico como se você estivesse ali. O TS no Win2003 utiliza o protocolo RDP 5.2.

Para iniciar à instalação do TS: Clique no botão Iniciar > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > clique em Assistente para configurar o Servidor

Clique em Avançar.

Clique na opção Terminal Server e clique em Avançar.

Aparecerá uma mensagem informando que o servidor terá de ser reiniciado durante a instalação do TS:

Ao ser reiniciado, o Windows Server 2003 mostrará uma tela informando que o servidor agora funciona como Terminal Server.

Para utilizar o TS, basta você deve definir quais usuários poderão acessar o servidor remotamente. Para isso, clique no botão Iniciar > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador.

De um duplo-clique em Usuários e Grupos locais > clique com o botão direito do mouse em Usuário para adicionar novos usuários.

Digite os dados do Novo usuário e clique em Criar.

Para permitir que o usuário tenha acesso remoto no servidor clique com o botão direito do mouse sobre o nome do usuário e após clique em Propriedades.

Clique na aba Membro de;

Clique em Adicionar;

Clique em Avançado;

Clique em Localizar agora e dê um duplo-clique em “Usuários de área de trabalho remota”;

Clique em OK.

Com isso, os usuários com permissão de acesso via TS poderão acessar o servidor remotamente. Para fazer isso de um computador com Windows XP, por exemplo, basta clicar no botão Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Comunicações > Conexão de área de trabalho remota. Em Computador, digite o IP do servidor e clique em Conectar-se. Assim que a tela de login do servidor abrir, deve-se preencher o nome de usuário e senha para poder acessá-lo. Usuários que tentarem se logar sem terem permissão para isso não conseguirão acessar o servidor via TS:

Para se desconectar do TS, jamais feche a janela dele. Ao invés disso, clique no botão Iniciar > Fazer logoff para que a sua sessão seja fechada e a conexão com o servidor seja finalizada corretamente.

Para saber se há algum usuário acessando o seu servidor via TS, clicar com o botão da direita do mouse na Barra de Tarefas, Gerenciador de Tarefas e Usuários. Os usuários acessando o servidor via TS aparece com Sessão RDP-Tcp#x, aonde x é o número da conexão:

Configurando computadores com Windows 95 ou 98 para Conexão com a Área de Trabalho Remota.

O msrdpcli.exe é o software que instalará a parte cliente da Área de Trabalho Remota em um desses sistemas operacionais: Windows 95, Windows 98 e 98 Second Edition, Windows Me, Windows NT 4.0 ou Windows 2000.

Ao ser executado, esse software permite que as plataformas anteriores do Windows se conectem remotamente com um computador que estiver funcionando com o Windows Server.

O software encontra-se no CD de instalação do Windows Server, o caminho é:

“D:\ support\tools\msrdpcli.exe “ ou através do site da microsoft.

http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/downloads/tools/rdclientdl.mspx

Abaixo a tela de um computador com o Windows 98 antes de instalar o software de conexão com a área de trabalho remota.

A tela abaixo já mostra que o software de conexão com a área de trabalho já foi instalado.

Comentários