10. Projeção ortográfica e perspestiva isométrica - SENAI

10. Projeção ortográfica e perspestiva isométrica - SENAI

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AULA 10

Projeçªo ortogrÆfica e perspectiva isomØtrica

10 A U L A

IntroduçªoPara quem vai ler e interpretar desenhos tØcnicos, Ø muito importante saber fazer a correspondŒncia entre as vistas ortogrÆficas e o modelo representado em perspectiva isomØtrica.

Nesta aula, veja como fazer essa correspondŒncia, analisando a representaçªo dos elementos do modelo (faces, arestas e vØrtices) nas vistas ortogrÆficas e no desenho em perspectiva.

Com a prÆtica, logo vocŒ conseguirÆ formar uma imagem mental do modelo a partir das vistas ortogrÆficas, e serÆ capaz de imaginar as vistas ortogrÆficas a partir da anÆlise do modelo ou de sua representaçªo em perspectiva isomØtrica.

CorrespondŒncia das vistas ortogrÆficas às faces do modelo

Observe o prisma com rebaixo (modelo de plÆstico n” 1) representado em perspectiva isomØtrica e, ao lado, seu desenho tØcnico:

A letra A, na face da frente do modelo em perspectiva, aparece tambØm na vista frontal. Isso ocorre porque a vista frontal corresponde à face da frente do modelo.

Na perspectiva, as letras B e C indicam as faces de cima do modelo. Essas letras aparecem na vista superior mostrando a correspondŒncia entre as faces de cima do modelo e sua representaçªo na vista superior. Finalmente, as letras D e E, ou seja, as faces de lado do modelo - correspondem às faces D e E na vista lateral esquerda.

Nossa aula

AULA10

Mas, assim como as linhas projetantes, as letras nªo aparecem no desenho tØcnico do modelo, apenas auxiliam seu estudo. Portanto, nªo sªo representadas no desenho tØcnico definitivo.

Verificando o entendimento

Agora, tente fazer a correspondŒncia no sentido inverso. Escreva nas faces do modelo em perspectiva as letras correspondentes, indicadas nas vistas do desenho tØcnico.

Confira sua resposta com o desenho ao lado.

VocŒ notou que a letra C apareceu nas vistas superior e lateral esquerda? Isso ocorre porque o chanfro, que Ø a face com a letra C, tanto Ø visto de cima como de lado.

CorrespondŒncia das arestas das vistas ortogrÆficas às arestas do modelo em perspectiva

Outra atividade que ajuda a interpretar o desenho tØcnico Ø a correspondŒncia entre as arestas das vistas ortogrÆficas e as arestas do modelo. Veja um exemplo a seguir:

AULA10

Note que as arestas da vista frontal correspondem às arestas da face da frente do modelo. Por isso, as mesmas letras aparecem na face da frente do modelo em perspectiva e na vista frontal. As arestas das faces de cima do modelo correspondem às arestas da vista superior.

Observe, tambØm, a correspondŒncia entre as arestas da vista lateral e as arestas das faces de lado do modelo.

VocŒ deve ter notado que algumas letras aparecem em mais de uma vista do desenho tØcnico. As letras repetidas indicam as arestas que o observador pode ver em duas ou trŒs posiçıes.

Verificando o entendimento

Complete as frases, indicando as vistas em que aparece cada letra repetida nas duas figuras anteriores.

a)a)a)a)a)A letra A aparece nae na ............................. .
b)b)b)b)b)A letra B aparece na, na ...................... e na ....................... .
c)c)c)c)c)As letras C e D aparecem nae na ............................. .
d)d)d)d)d)A letra F aparece nae na ............................. .
e)e)e)e)e)A letra H aparece nae na ............................. .

Veja se vocŒ acertou: a)a)a)a)a)vista superior e vista lateral esquerda; b)b)b)b)b)vista frontal, vista superior e vista lateral esquerda; c)c)c)c)c)vista superior e vista lateral esquerda; d)d)d)d)d)vista frontal e vista lateral esquerda; e)e)e)e)e)vista frontal e vista superior. As letras nªo repetidas indicam as arestas do modelo que o observador só vŒ em uma posiçªo e aparecem em uma só vista. Sªo as letras E, G, I, J, L e M.

CorrespondŒncia dos vØrtices das vistas ortogrÆficas aos vØrtices do modelo

VocŒ jÆ sabe fazer a correspondŒncia entre as vistas ortogrÆficas e as faces do modelo. Sabe tambØm fazer a correspondŒncia entre as arestas do modelo e as arestas das vistas ortogrÆficas.

Agora vocŒ vai aprender a fazer a correspondŒncia entre os vØrtices das vistas ortogrÆficas e os vØrtices do modelo e vice-versa. Vamos analisar novamente o prisma com rebaixo e suas vistas ortogrÆficas.

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Note que as mesmas letras que indicam os vØrtices da face da frente do modelo aparecem nos vØrtices da vista frontal. Isso significa que os vØrtices sªo correspondentes.

Aqui vocŒ tambØm pode observar a correspondŒncia entre os vØrtices das faces de cima do modelo e a vista superior.

Observe, agora, as letras marcadas nas faces laterais do prisma e na vista lateral esquerda. Os vØrtices da vista lateral correspondem aos vØrtices das faces de lado do modelo.

Algumas letras aparecem em mais de uma vista. Essas letras repetidas indicam os vØrtices do modelo que o observador pode ver em duas ou trŒs posiçıes. Nas duas figuras anteriores, as letras que aparecem mais de uma vez sªo: A e C, na vista frontal, na vista superior e na vista lateral esquerda; D, na vista frontal e na vista superior; E, na vista frontal e na vista lateral esquerda; G e I, na vista superior e na vista lateral esquerda.

As letras que sªo vistas pelo observador em uma œnica posiçªo só aparecem uma vez. Sªo elas: B (vista frontal), F (vista frontal) e J (vista superior).

CorrespondŒncia entre vistas ortogrÆficas e perspectiva isomØtrica

Uma boa maneira de vocŒ verificar se estÆ conseguindo formar a imagem mental do objeto a partir de suas vistas ortogrÆficas Ø esboçar a perspectiva isomØtrica de modelos com base nestas vistas. Acompanhe o exemplo.

Siga as fases do traçado da perspectiva isomØtrica para descobrir as formas e os elementos do modelo representado no desenho tØcnico a seguir:

1“ fase fase fase fase fase - Para traçar o prisma auxiliar vocŒ precisa das medidas aproximadas do comprimento, da largura e da altura do modelo, que aparecem indicadas no desenho tØcnico anterior. Agora, veja como fica o traçado do prisma bÆsico deste modelo:

2“ fase fase fase fase fase- Para traçar os elementos da face da frente do modelo, observe bem

AULA10 a vista frontal.

5“ fase fase fase fase fase - Esta fase consiste em apagar as linhas de construçªo e reforçar os contornos do modelo. Repita, no reticulado abaixo, todas as fases do traçado da perspectiva deste modelo atØ chegar à 5“ fase.

Esta perspectiva isomØtrica representa o modelo de plÆstico n” 16.

AULA10Verificando o entendimento Tente novamente.

Examine o desenho tØcnico abaixo e esboce, no reticulado à direita, a perspectiva correspondente.

Veja se sua perspectiva ficou parecida com o desenho da figura ao lado.

Vendo um modelo ou a representaçªo desse modelo em perspectiva, vocŒ jÆ pode imaginar como ficam as vistas em projeçªo ortogrÆfica.

Verificando o entendimento

Observe bem o próximo modelo de frente, de cima e de lado e tente traçar, no retângulo da direita, a vista frontal, a vista superior e a vista lateral esquerda.

10As vistas ortogrÆficas do seu desenho devem ter ficado confor- me a Figura 23. Essas vistas representam o modelo de plÆstico n” 1.

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