correlação e datação de camadas

correlação e datação de camadas

Correlação e

Datação de Camadas

A estratigrafia é o ramo da Geologia, que estuda a seqüência das camadas, procurando determinar a sua origem, correlacionar as diferentes camadas, principalmente utilizando o seu conteúdo fossilífero.

Correlacionar significa comparar formações geológicas ou faunas ou floras pertencentes a localidades diferentes. Dois são os métodos de correlação. O paleontológico ou biológico e o físico ou geológico. O primeiro, baseia-se no conteúdo fossilífero, enquanto que o segundo, baseia-se na continuidade física e na semelhança da seqüência litológica.

Na correlação local, os critérios de ordem física, são mais precisos e mais úteis que os paleontológicos, porém, quando se trata de correlação mundial, eles são superados, por estes últimos.

O estudo da evolução orgânica nos fornece um meio para determinar a sucessão das camadas, segundo a época da sua formação.

A Lei da Superposição (definida por Nicolau Steno) nos diz "uma camada sedimentar é mais antiga, do que a que lhe serve de cobertura". Porém, esta lei, não é aplicada, quando falhas e dobras venham modificar, a disposição original. Quando isto acontece, lança-se mão dos fósseis, para determinar a verdadeira disposição das camadas. Foi, porém, William Smith (séc. XVIII), quem caracterizou diferentes camadas, tomando como base o conteúdo fossilífero das mesmas.

A datação das rochas é feita de duas maneiras. Uma baseada nos Fósseis, a datação relativa e a outra, na radioatividade (métodos radiométricos), a datação absoluta.

Atividade 1:

Utilizando linhas, faça a correlação litológica e paleontológica, quando for o caso, ligando os contatos de cada formação, com os correspondentes da outra seção. No caso de inconformidade use linha sinuosa.

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Figura 4

Figura 5

Atividade 2:

Após realização das correlações litológica e paleontológica nas figuras acima, desenvolva as seguintes atividades:

  1. Reconstitua os eventos ocorridos na figura 1em ordem cronológica.

  1. Observe as figuras de 1 a 5 e explique que princípios podem ser utilizados para colocar as camadas em ordem cronológica nas seções de cada figura.

  1. Baseado no conteúdo fossilífero, você será capaz de dizer qual o ambiente de deposição dos sedimentos das camadas A e C das localidades B - B’ (figura 2)? Por que?

  1. O desenho abaixo representa uma seção de rochas fossilíferas. Observe-a e diga qual sua idade relativa. Justifique a sua resposta.

  1. Para colocar as camadas das seções E - E’ (figura 4) em ordem cronológica é

necessário observar a evolução dos caracteres morfológicos dos Braquiópodos. Neste

caso específico que característica deve ser levada em consideração?

  1. Na figura 5 que camada sugere com maior segurança o ambiente de deposição? Por que?

  1. Como são chamados os fragmentos de rochas englobadas no magma da localidade G’’ (figura 5)?

  1. Defina os termos FORMAÇÃO, ZONA, SISTEMA, ERA, PERÍODO, ÉPOCA E IDADE.

  1. No desenho abaixo:

a) Reconstitua os eventos ocorridos em ordem cronológica.

b) Identifique o ambiente de deposição dos sedimentos, das camadas fossilíferas.

c) Especifique a camada fossílifera que pode ser datada relativamente com mais precisão.

d) Além da falha inversa que outro fenômeno geológico pode ser observado nesta seção?

................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

  1. F

    A

    N

    E

    R

    O

    Z

    Ó

    I

    C

    O

    C

    E

    N

    O

    Z

    Ó

    I

    C

    A

    HOLOCENO

    T

    E

    R

    C

    I

    Á

    R

    I

    O

    PLIOCENO

    EOCENO

    JURÁSSICO

    PERMIANO

    ORDOVICIANO

    P

    R

    O

    T

    E

    R

    O

    Z

    Ó

    I

    C

    A

    PRÉ-CAMBRIANO

    G

    R

    A

    P

    T

    O

    Z

    O

    A

    A

    R

    Q

    U

    E

    O

    C

    I

    A

    T

    A

    E

    Q

    U

    I

    N

    O

    D

    E

    R

    M

    A

    T

    A

    T

    R

    I

    L

    O

    B

    I

    T

    A

    P

    E

    I

    X

    E

    A

    N

    F

    Í

    B

    I

    O

    R

    É

    P

    T

    I

    L

    M

    A

    M

    Í

    F

    E

    R

    O

    A

    V

    E

    H

    O

    M

    E

    M

    D

    I

    N

    O

    S

    S

    A

    U

    R

    O

    S

    P

    L

    A

    N

    T.

    T

    E

    R

    R

    E

    S

    T.

    Complete a tabela abaixo e assinale com barras verticais a distribuição estratigráfica dos respectivos grupos.

7

Comentários