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Cristiano Nogueira Silva - cristiano@3dg.com.br – w.inventor.hpg.com.br

Curso Autodesk Inventor – CADesign – Parte 3 Cristiano Nogueira Silva*

Dando continuidade ao curso de Autodesk Inventor 5, veremos nesta terceira edição, de um total de cinco, a parte de criação e gerenciamento de montagens. Para atingir este objetivo, utilizaremos algumas peças já modeladas. Estas peças são arquivos do próprio tutorial do Inventor e são instaladas junto com o software. Se porventura alguém não tiver essas peças instaladas, elas podem ser baixadas da internet no endereço http://www.inventor.hpg.com.br Estas peças estão no diretório C:\Arquivos de programas\Autodesk\Inventor R5\Tutorial files. Copie essas peças para um diretório de trabalho.

Figura 1

Nesta edição veremos como criar um arquivo de montagem, chamar peças já modeladas, e montá-las usando restrições tridimensionais.

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Criando um novo arquivo de montagem

Crie um novo arquivo clicando no Tab Metric e selecionando o template Standard (m).iam, como mostra a Figura 2.

Figura 2

Estaremos, dessa forma, criando um novo arquivo de montagem, para então buscar as peças que serão montadas. Salve este arquivo como Montagem.iam.

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Inserindo as peças no desenho

Iremos agora inserir as peças que farão parte da nossa montagem. Para tanto, clique na ferramenta Place Component na barra de ícones de montagem à esquerda, ou simplesmente digite P. Aparecerá o quadro de diálogo da figura 3.

Figura 3

Neste quadro devemos especificar a peça que será inserida. Se por acaso não exitir este diretório em sua máquina, provavelmente no momento da instalação a opção de instalação completa não foi escolhida. Sendo assim, essas peças poderão ser baixadas da internet no site w.inventor.hpg.com.br

Selecione no diretório onde você colocou as peças e escolha a peça body1.ipt. Repare que a peça é automaticamente inserida no desenho e outra fica amarrada no cursor do mouse (figura 4).

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Figura 4

Não insira mais nenhuma, deixe apenas a que já foi inserida. Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Done.

Repita este mesmo procedimento para inserir as peças knob1.ipt e nozzle1.ipt. Insira uma de cada (Figura 5). Repare que depois que estas peças são selecionadas no quadro de diálogo, elas não são automaticamente inseridas no desenho. Elas ficam amarradas no cursor do mouse e é necessário que se dê um clique para inserir as peças.

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Figura 5

Mudando a cor das peças

Mudaremos as cores das peças para facilitar a visualização. Clique sobre a peça body1 e na tabela de cores na barra superior escolha a cor Blue (Clear). Para a peça knob1, selecione Chrome. E para a peça nozzle1, selecione Plastic (texture). Veja o resultado na figura 6.

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Figura 6

Fazendo a montagem

Agora iremos aplicar Constraints (Restrições) às peças para fazer a montagem. As restrições tiram graus de liberdade das peças relacionando umas com as outras. Todas as peças quando inseridas no arquivo de montagem vêm com seis graus de liberdade (3 de rotação e três de translação), menos a peça que inserida primeiro, pois esta vem com a característica Grounded, ou seja, fixa, sem nenhum grau de liberdade. Para tanto, utilize a ferramenta Place Constraint, localizada na barra de ícones à esquerda, ou use a tecla C.

Ao entrar no comando, aparecerá o quadro de diálogo da figura 7.

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Figura 7

Selecione primeiramente a peça knob1 como mostra a figura 8. Desta forma selecionaremos a linha de centro dessa peça.

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Figura 8 Em seguida, selecione a peça body1 como mostra a figura 9.

Figura 9

Isso fará com que a linha de centro da peça knob1 fique alinhada com a linha de centro da porção da peça body1. Ao selecionar a peça body1, a outra peça irá para a posição de alinhamento. Para confirmar, clique em Apply no quadro de diálogo. Essa restrição chama-se Mate. Observe no browser que abaixo das peças knob1 e body1 aparcerá a restrição.

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Repare que o quadro de diálogo não fecha e o comando permanece ativo. Podemos então colocar mais restrições entre essas duas peças.

Selecione a face da peça knob1 como mostra a figura 10.

Figura 10

Em seguida selecione a face da peça body1 conforme mostra a figura 1. Para facilitar a seleção, use o Orbit para girara as peças e selecionar a face. Depois clique em Apply para aplicar a restrição.

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Figura 1

Essa restrição, também Mate, coloca as duas faces selecionadas uma de encontro com a outra. Volte para a vista isométrica clicando com o botão direito do mouse na área de desenho e escolhendo Isometric View. Repare que o quadro de diálogo continua aberto e o comando Place Constraint continua ativo.

A peça knob1 ainda tem um grau de liberdade que é o de girar em torno do próprio eixo. Vamos retirar este grau de liberdade mais tarde.

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Montando a outra peça

Agora iremos montar a peça nozzle1 na peça body1. Para isso, selecione primeiramente a peça nozzle1 conforme mostra a figura 12, para que a linha de centro da peça fique selecionada.

Figura 12

Selecione então a peça body1 conforme mostra a figura 13, para selecionar também a sua linha de centro, colocando um Mate entre as duas linhas de centro.

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Figura 13 Em seguida clique em Apply.

Pode ser que aconteça da peça nozzle1 entrar de cabeça para baixo, conforme mostra a figura 14.

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Figura 14

Se isso acontecer, não há problema. Apenas feche o quadro de diálogo clicando em Cancel e mova a peça nozzle1 para cima, clicando sobre ela e arrastando para cima, para que facilite a colocação de outra restrição entre essas duas peças. Repare que ela irá se mover ao longo de sua linha de centro. Isso se deve à restrição que acabamos de colocar.

Veja o resultado na Figura 15.

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Figura 15

Volte no comando Place Constraint para colocarmos a restrição de Flush entre a face da peça body1 mostrada na figura 16 e a face da peça nozzle1 mostrada na figura 17.

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Figura 17

Para colocar esta restrição de Flush, clique no ícone do quadro de diálogo indicado na figura 18. A restrição Flush coloca as duas faces alinhadas.

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Figura 18

A peça nozzle1 ainda tem um grau de liberdade de rotação em torno do seu próprio eixo. Vamos retirá-lo colocando também um Flush entre a face interna de uma das abas da peça nozzle1 e a face inferior da peça knob1. De modo que essas duas faces fiquem também alinhadas.

Veja nas figuras 19 e 20 as faces que devem ser selecionadas.

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Figura 20

Em seguida clique em Apply.

Finalizando a montagem

Para finalizar a montagem vamos colocar uma restrição de ângulo entre a aba da peça knob1, conforme mostra a figura 21, e a face frontal da peça body1, conforme mostra a figura 2.

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Figura 2

Para colocar esta restrição de angle, clique no ícone do quadro de diálogo indicado na figura 23.

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Figura 23

Depois clique em Apply para aplicar a restrição e em Cancel para fechar o quadro e sair do comando.

Veja o resultado final na figura 24.

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Figura 24

Na próxima edição iremos utilizar esta montagem para ver a tecnologia Adaptive do Inventor.

*Cristiano Nogueira Silva é Técnico em Mecânica e estudante de Eng. Naval da UFRJ. Atualmente gerencia a área MCAD da revenda 3D Graphics Engenharia e Informática., no Rio de Janeiro. cristiano@3dg.com.br

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