(Parte 1 de 3)

Autodesk Inventor 5 - Tutorial de Modelamento 3DPág. 1/24

Cristiano Nogueira Silva - cristiano@3dg.com.br – w.inventor.hpg.com.br

Curso Autodesk Inventor – CADesign – Parte 1 Cristiano Nogueira Silva*

Começamos nesta edição da revista apresentando um curso de Autodesk Inventor 5 a ser ministrado em cinco edições. Nesta primeira parte apresentaremos algumas ferramentas básicas do software num pequeno tutorial de modelamento de um mancal.

Figura 1

Veremos como trabalhar com sketches, dimensionamento, work planes e criação de features (operações 3D).

Criando um novo arquivo.

Crie um novo arquivo clicando no Tab Metric e selecionando o template Standard (m).ipt, como mostra a Figura 2.

Autodesk Inventor 5 - Tutorial de Modelamento 3DPág. 2/24

Cristiano Nogueira Silva - cristiano@3dg.com.br – w.inventor.hpg.com.br

Figura 2

Um novo arquivo de modelamento de peça será aberto no modo sketch (rascunho), para então desenharmos uma geometria 2D e então transformá-la em um sólido tridimensional. Salve-o em diretório qualquer com o nome de Mancal.ipt.

Criando o sketch da base

Entre na ferramenta de desenhar linha ,na barra de ícones de Sketch, ou apenas clique a letra L para entrar no comando. Desenhe a geometria mostrada na Figura 3. Repare que conforme as linhas são desenhadas, algumas restrições não adicionadas aos segmentos.

Figura 3

Autodesk Inventor 5 - Tutorial de Modelamento 3DPág. 3/24

Cristiano Nogueira Silva - cristiano@3dg.com.br – w.inventor.hpg.com.br

Dimensionando o sketch

Selecione a ferramenta de dimensionamento General Dimension,na barra de ícones de Sketch, ou clique a letra D para entrar no comando. Dimensione o sketch como mostra a Figura 4, selecionando a linha a ser dimensionada e clicando num ponto abaixo ou acima da mesma.

Figura 4

Comece pela dimensão de 160 m, coloque a de 15 m, a de 5 e a de 35. Finalmente coloque a de 62.5, sendo que para esta utilizaremos uma pequena equação, que no caso será (d0-d3)/2. Para tanto, ao colocar o valor dela, clique sobre a cota de 160 m para que o Inventor pegue a variável relativa a esta cota, coloque o sinal de subtração (-) e selecione a cota de 35 m, para pegar sua variável. Coloque a equação entre parênteses e divida-a por 2 (/2). Isso fará com que o rebaixo fique sempre centralizado.

Criando a base em 3D

Agora que o sketch está pronto, iremos transformá-lo em um bloco 3D. Primeiramente saia do modo sketch, clicando no ícone Sketch da barra superior . Repare que o grid irá desaparecer e que a barra de ícones do Sketch que fica à direita dará lugar à de Features. Iremos agora para um ponto de visão isométrico, clicando com o botão direito do mouse na área de desenho e selecionando a opção Isometric View no menu. Entre no comando Extrude, para extrudarmos o sketch, selecionando o ícone na barra de Features, ou clicando a letra E. No quadro de diálogo que aparecer, coloque a distancia de extrusão com 120 m e clique em OK. (Figura 5)

Autodesk Inventor 5 - Tutorial de Modelamento 3DPág. 4/24

Cristiano Nogueira Silva - cristiano@3dg.com.br – w.inventor.hpg.com.br

Figura 5 O bloco da base está criado.

Criando o eixo central do Mancal

Criaremos primeiramente um Work Plane (Plano de Trabalho) que passe pelo centro da peça. Entre na ferramenta Work Plane na barra de ícones de Features. Selecione a face superior do mancal e ao mesmo tempo araste o mouse com o botão pressionado para baixo. Solte o botão e coloque a equação –d5/2, para que o plano fique na metade da altura da extrusão. (Figura 6)

Autodesk Inventor 5 - Tutorial de Modelamento 3DPág. 5/24

Cristiano Nogueira Silva - cristiano@3dg.com.br – w.inventor.hpg.com.br

Figura 6

Agora clique no ícone de Sketch na barra superior e em seguida clique na borda do Work Plane criado, para criarmosum Sketch Plane. Clique no ícone Look At, eselecione o Work Plane. Isso fará com que tenhamos uma visão perpendicular a ele. Com a ferramenta de círculos, desenhe o círculo e dimensione-o conforme a Figura 7. Para a dimensão de 80 m, use a equação d0/2, para que o círculo fique sempre centralizado no Mancal.

Autodesk Inventor 5 - Tutorial de Modelamento 3DPág. 6/24

Cristiano Nogueira Silva - cristiano@3dg.com.br – w.inventor.hpg.com.br

Figura 7

Com a ferramenta Free Rotate, gire a peça até que ela fique num ponto de visão semelhante ao da Figura 8 e saia do modo Sketch, clicando no ícone Sketch da barra superior.

Figura 8 Extrude o sketch desenhado com as opções Midplane e com distância de 130 m.

Autodesk Inventor 5 - Tutorial de Modelamento 3DPág. 7/24

Cristiano Nogueira Silva - cristiano@3dg.com.br – w.inventor.hpg.com.br

Figura 9

Agora criaremos um novo Sketch para fazer o acabamento do eixo central. Crie um Sketch Plane no mesmo Work Plane anterior, clicando na ferramenta de Sketch na barra de ícones superior e clicando em seguida na borda do Work Plane. O Sketch Plane será criado e o grid irá aparecer. Em seguida vá com o cursor até a borda do Work Plane, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Slice Graphics no menu que aparece. A peça sofrerá um corte de visualização na posição do Sketch. Isto facilitará a criação do novo Sketch.

Autodesk Inventor 5 - Tutorial de Modelamento 3DPág. 8/24

Cristiano Nogueira Silva - cristiano@3dg.com.br – w.inventor.hpg.com.br

Figura 10

Novamente clique na ferramenta Look At e em seguida no Work Plane para termos uma visualização em 2D. Desenhe o retângulo abaixo com a ferramenta Two Point Rectangle e coloque restrições de tangência entre o retângulo criado e a arestas circulares. Coloque também a dimensão de valor zero entre a aresta superior do retângulo e o centro do círculo. (Figura 1)

Autodesk Inventor 5 - Tutorial de Modelamento 3DPág. 9/24

Cristiano Nogueira Silva - cristiano@3dg.com.br – w.inventor.hpg.com.br

Figura 1

Saia do modo Sketch e em seguida entre na ferramenta de extrusão. Você deverá selecionar o retângulo como o profile a ser extrudado. Faça uma extrusão Midplane com o valor de d5, ou seja 120 m.

Figura 12

(Parte 1 de 3)

Comentários