rhino level 2 portugues

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Rhinoceros NURBS modeling for Windows

Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates

Rhino3D Apostila Nível I

Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 3

Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates

Rhinoceros 3D

Copyright © 1993 - 2006 Robert McNeel & Associates. Reservados todos os direitos.

Impresso nos E.U.

Rhinoceros é uma marca Registrada e Rhino é uma marca comercial the Robert McNeel & Associados.

Todas as demais marcas ou nomes de produtos são marcas registradas ou marcas comerciais de seus respectivos proprietários

Esta é uma tradução particular, não autorizada, apenas com finalidades didáticas e sem fins lucrativos, podendo, portanto, conter alguns erros.

Estes eventuais erros, no entanto, não impedem que você possa desfrutar de um trabalho que foi executado visando promover um maior entrosamento entre os usuários iniciantes e o Programa Rhinoceros.

Observação Importante:

Esta Apostila, por ser uma propriedade particular de Robert McNeel & Associados, vertido para o Português do Brasil apenas com finalidades didáticas, não pode, no todo ou em partes, ser comercializado nem fazer parte de nenhuma transação com fins lucrativos.

Os infratores estarão sujeitos aos rigores da lei.

Mogi das Cruzes, Setembro de 2008. Tradução e Formatação: Edu Lopes edulopesbr@yahoo.com.br

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Introdução

Notas:

Este manual faz parte do curso de formação de Nível 2 do Rhinoceros.

Este curso está dirigido aos usuários que utilizam Rhino ou que dão suporte ao programa.

O curso estuda técnicas avançadas de modelagem para ajudar os usuários a compreender melhor como se utilizam as ferramentas de modelagem do Rhino em situações práticas.

Você receberá informação a um ritmo muito acelerado. Para obter melhores resultados, pratique sempre nas estações de trabalho Rhino e consulte seu manual de referência do Rhino se necessitar de mais Informações.

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Nesta apostila você aprenderá a:

• Personalizar barras de ferramentas e áreas de trabalho. • Criar macros simples.

• Usar referências avançadas a objetos.

• Usar restrições de distância e ângulo com referências a objetos.

• Construir e modificar curvas que serão utilizadas na construção de superfícies usando métodos de edição de pontos de controle.

• Avaliar curvas com o gráfico de curvatura.

• Utilizar estratégias para construir superfícies.

• Reconstruir superfícies e curvas.

• Controlar a continuidade de curvatura das superfícies.

• Criar, manipular, guardar e restaurar planos de construção personalizados.

• Criar superfícies e características utilizando planos de construção personalizados.

• Agrupar objetos.

• Visualizar, avaliar e analisar modelos utilizando funções de sombreamento.

• Colocar texto ao redor de um objeto ou superfície.

• Atribuir curvas planas a uma superfície.

• Criar modelos 3D a partir de desenhos 2D e imagens escaneadas.

• Limpar arquivos importados e exportar arquivos limpos.

• Usar ferramentas de renderização.

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Técnicas Avançadas de Modelagem Personalizar Áreas de Trabalho, Barras de ferramentas e Botões.

Desenho da Barra de Ferramentas

O desenho da barra de ferramentas é a disposição na tela das barras de ferramentas que contêm botões de comandos. O desenho da barra de ferramentas é armazenado em um arquivo de área de trabalho (.ws). O Rhino vem com uma área de trabalho pré-definida e guarda automaticamente a disposição da barra ativa antes de fechá-la, a não ser que o arquivo .ws seja só de leitura. Você pode criar suas próprias áreas de trabalho personalizadas e guardá-las para uso posterior.

Uma novidade é a possibilidade de ter aberta mais de uma área de trabalho de uma vez. Isto permite uma maior flexibilidade na visualização de barras de Ferramentas para determinadas tarefas.

As ferramentas de personalização de áreas de trabalho do Rhino facilitam a criação e a modificação dos botões e as barras de ferramentas. Além da flexibilidade, existe a possibilidade de combinar comandos dentro de macros para realizar tarefas mais complexas. Além da personalização da barras de ferramentas, é possível criar aliás de comandos e teclas de método abreviado para executar tarefas no Rhino.

Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates

Exercício 1—Personalizar a interface do Rhino Neste exercício criaremos botões, barras de ferramentas, macros, aliás e teclas de método abreviado que poderá utilizar durante as aulas.

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