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Guias e Dicas
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Rhinoceros NURBS modeling for Windows, Notas de estudo de Engenharia Mecânica

Apostila de Rhinoceros

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 02/04/2009

roberto-v-a-11
roberto-v-a-11 🇧🇷

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Baixe Rhinoceros NURBS modeling for Windows e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Mecânica, somente na Docsity! Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 1 Rhinoceros NURBS modeling for Windows Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 2 Rhino3D Apostila Nível I Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 5 Informações Prévias Esta Apostila Nível 1 do Rhinoceros 3D é um guia de aprendizagem que visa capacitar você a aprender rapidamente a realizar Modelos 3D com Rhinoceros de uma forma prática e rápida. Através desta apostila você receberá informações em um ritmo bastante acelerado, mas de uma forma didática que facilitará bastante a retenção dos assuntos que forem abordados. Para melhores resultados, pratique bastante em uma estação de trabalho do Rhinoceros e se necessitar de mais informações, não deixe de consultar o Manual de Referências do Rhinoceros. Objetivos do Curso No Nível 1, você aprenderá a: • Personalizar a janela de trabalho para modelar. • Criar objetos gráficos básicos: linhas, círculos, arcos, curvas, sólidos e superfícies. • Desenhar com precisão, utilizando informações de coordenadas e referências a objetos (Object Snaps). • Modificar objetos com comandos de edição. • Visualizar qualquer parte do modelo. • Impostar e unir modelos. • Exportar modelos a diferentes formatos de arquivos. • Renderizar modelos. • Visualizar qualquer parte do modelo. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 6 Rhinoceros – Funções Básicas A Interface do Rhinoceros para Windows Antes de começar a aprender a utilizar as ferramentas individuais, vamos conhecer a Interface do Rhino. Os exercícios que iremos ver na continuação aprofundarão seus conhecimentos dos elementos da interface que são utilizadas no Rhino, como por exemplo, a janela do Rhino, as Vistas, os Menus, as Barras de Ferramenta e os Quadros de Diálogo. Existem várias maneiras de utilizar os comandos do Rhino: mediante o teclado, através dos menus e através das barras de ferramentas. Nesta lição, centraremos nossa atenção nas Barras de Ferramentas. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 7 Para iniciar o Rhino: No seu Desktop, clique sobre o ícone do Rhino. A Janela do Rhino No Rhino a janela é dividida em seis áreas que lhe proporcionam informações ou lhe solicita dados: Área da Janela Descrição Barra de menu Acesso a comandos, opões e ajuda. Barra de Ferramentas Acesso rápido aos comandos e às opções. Aparece na janela em modo aberto. Área gráfica Pode-se visualizar até quatro janelas diferentes. A disposição das janelas standart é de quatro janelas (Superior, Frontal, Direita e Perspectiva). Janelas Aparecem na janela várias vistas do modelo dentro da área gráfica. Línha de comandos Lista dos Comandos introduzidos e as informações obtidas. Barra de estado Mostra na janela esquerda inferior as coordenadas do cursor, o estado do modelo, as opções e os botões para ativar e desativar comandos. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 10 Os ícones flutuantes estão marcados com um pequeno triângulo branco na quina inferior direita. Abra os ícones flutuantes da barra de ferramenta clicando o botão esquerdo do mouse e segurando por um segundo ou clicando com ambos os botões do mouse ao mesmo tempo. A barra de Ferramentas Lines (Linhas) está vinculada à barra de ferramentas Toolbar Main 2. Se clicar com o botão esquerdo do mouse, abrirá a barra com ícones flutuantes. Área Gráfica Você pode personalizar a área gráfica do Rhino para adequá-la às suas preferências. As posições das janelas podem ser configuradas de maneiras diferentes. Janelas As janelas da área da janela lhe mostram as vistas de seu modelo. Pode-se mover e alterar o tamanho das janelas apenas clicando e arrastando a barra de títulos pelas bordas. Cada janela tem seu próprio plano de trabalho sobre o qual se move o cursor e um modo de projeção. Pode-se criar novas janelas, renomeá-las e utilizar as configurações de janelas pré-definidas. Também pode ir mudando de uma janela pequena para outra, apenas clicando duas vezes sobre a barra de títulos da janela. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 11 Janela do Rhino reorganizada. Linha de comandos embaixo, uma só janela e a barra de ferramentas em outro lugar. A Janela de Comandos A janela de comandos mostra na tela os comandos e as perguntas que forem solicitadas. Pode-se posicionar na parte superior ou inferior da tela. A janela de comandos mostra três linhas por default. O Mouse Numa janela do Rhino, o botão da esquerda do mouse serve para selecionar objetos e o botão da direita do mouse funciona como ENTER. Use o botão da esquerda para selecionar objetos nos modelos, comandos ou opções dos menus e ícones da barra de ferramenta. Use o botão da direita para completar o comando, para mover entre os passos dos comandos e para repetir o comando anterior. O botão da direita é utilizado para executar alguns comandos a partir dos botões da barra de ferramentas. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 12 Arraste com o botão direito para DESLOCAR OU GIRAR as vistas nas janelas. Mantenha pressionada a tecla CTRL e arraste com o botão direito para ampliar (ZOOM IN) ou reduzir (ZOOM OUT) nas vistas de uma janela. Para ativar esta função, você deve clicar e manter pressionado o botão direito do mouse. Introduzir Comandos Utilize a linha de comandos para introduzir comandos, as opções, as coordenadas, as distâncias, os ângulos, os raios, os métodos abreviados de teclado, e para ver as perguntas dos comandos. Para introduzir as informações solicitadas, digite o comando e clique em ENTER, a barra de espaços ou o botão direito do mouse. O método abreviado de teclado são combinações de teclas programadas. Pode-se programar combinações de teclas de função e CTRL para executar comandos no Rhino. Nota: No Rhino, a Tecla ENTER e a barra de espaço exercem a mesma função. Introduzir opções Para introduzir os comandos, digite a primeira letra da opção. As letras maiúsculas não produzem nenhum efeito na hora de introduzir uma opção: por exemplo, para a opção AroundCurve, digite A e não AC. Só é necessário escrever as palavras precisas da opção para que se diferencie da outras opções que empregam a mesma palavra. Tecla Tab para completar o nome do comando Digite as primeiras letras do comando e depois clique na tecla TAB. Se as letras que escreveu corresponderem ao nome de um só comando, o comando será escrito inteiro na linha de comandos. Se existe mais de um comando que emprega as mesmas letras que você escreveu, o Rhino só o completará na medida do possível. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 15 Este modelo contém cinco objetos: um cubo, um cone, um cilindro, uma esfera e uma superfície retangular. Não é possível selecionar nem mover o plano. Você aprenderá como fazê- lo mais adiante. Só está aqui para oferecer-lhe uma superfície debaixo de seus objetos. 3. No menu View, escolha Disposição das Janelas Viewport Layout, e selecione 4 Viewports. Três janelas paralelas e uma janela em perspectiva. 4. Na barra de Estado (parte inferior da janela), selecione Snap para ativar o SNAP (referência a objetos) Pode ser que a opção já esteja ativada. Preste atenção, pois pode acontecer de ela já estar ativada e você a desativar por engano. Se ela estiver ativada, a palavra SNAP aparecerá na cor preta. Se estiver desativada, aparecerá em cinza. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 16 Nota: Este passo é muito importante. A grade do snap somente lhe permitirá mover seu cursor em certos intervalos. Neste modelo, a grade de snap esta na metade da medida por default. O snap lhe ajudará a alinhar seus objetos como se estivesse construindo figuras com blocos de LEGO. Clique com o mouse na janela Perspectiva para ativá-lo. A barra de título ficará em evidência, quando a janela estiver ativa. 5. No menu Render, selecione Shade. Visualização em modo sombreado. O objeto aparecerá sombreado. O comando Shade lhe permitirá visualizar suas figuras em tons de cinza. O modelo estará agora recoberto por uma camada sombreada em tons de cinza e você poderá manipular os objetos no modo sombreado. 6. No menu Render, selecione Render. O comando Render abre uma janela separada. O modelo mostra as cores designadas previamente a cada objeto. Se desejar, você também poderá introduzir focos de luz e um fundo. Isto você aprenderá a fazer mais adiante. Agora você não poderá mais manipular a vista na janela de renderização, porém a imagem poderá ser salva em um arquivo, como se fosse uma foto. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 17 7. Feche a janela de renderização. 8. Na janela Perspectiva clique com o botão direito do mouse e arraste com o botão clicado para rotacionar a vista. 9. No menu Render selecione Shade. Rotacione a vista em modo sombreado. O plano ajuda você a manter a orientação do objeto. Se ele desaparecer, é por que você está vendo a parte inferior do plano. 10. No menu Render, selecione Render. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 20 Navegar pelo Modelo Você usou o botão da direita do mouse para rotacionar o modelo pela janela Perspectiva. Pode clicar na tecla Shitft e arrastar com o botão da direita para mover o plano da vista. Quando se arrasta o botão da direita do seu mouse para mover o modelo, não se interrompe nenhum comando que esteja em progresso. Para mover o plano de uma janela: na Janela Superior (Top), clique e mantenha pressionado o botão Shift e ao mesmo tempo arraste com o botão da direita do seu mouse para mover a vista. Mover a vista com Shift e o botão direito do mouse. Ampliar e Reduzir a Vista (Zoom In e Zoom Out) Ás vezes é necessário que você se aproxime ou se distancie de um objeto para ter uma visão mais ampla de todo o plano. Usamos nestes casos, o comando ZOOM. Iguais a outras funções do Rhino, existem várias maneiras de se utilizar o zoom para ampliar ou reduzir a vista. A maneira mais fácil é clicando na tecla CTRL e arrastando para cima ou para baixo com o botão direito do mouse. Se você tiver um mouse com botões programáveis, programe-o para utilizar o zoom. Para utilizar o zoom: Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 21 1. Na Janela (Superior) clique e mantenha pressionada a tecla CTRL. Faça o mesmo no botão da direita do mouse e depois arraste acima ou abaixo da tela e você perceberá que a vista se aproxima ou se distancia. Que acontece se....? Em lugar de o plano mover ou rotacionar-se, sucede algo estranho? Se você clicar rapidamente uma vez com o botão direito do mouse na janela, será executado o último comando. Deve manter o botão direito clicado durante o tempo todo, em que arrasta ou gira o plano. Ao mudar de uma janela para outra no modo sombreado, a outra janela também se ativará no modo sombreado. Caso você queira desativar este modo, clique na tecla ESC e clique em qualquer janela, para sair do modo sombreado. Para aplicar ZOOM em uma janela, pressione CTRL arraste o mouse com o botão direito pressionado. Ampliar o Zoom ao máximo (Zoom Extents) O comando Zoom Extents amplia a janela de maneira que o objeto desenhado ocupe o máximo do espaço da janela. Este comando deve ser usado para tornar os detalhes mais visíveis. Para realizar Zoom Extents em uma janela: No Menu View, selecione Zoom e depois Extends. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 22 Se isto se tornar trabalhoso você pode aplicar Zoom em todas as janelas. Existe também um comando para isto. Para aplica Zoom Extents em todas as janelas: No menu View, selecione Zoom, e depois Extents All. Mover Objetos Agora vamos arrastar objetos, movendo-os pela área da janela. Você pode arrastar um objeto em qualquer janela. Neste modelo o Snap está situado na metade exata da grade. Utilizando Snap é possível alinhar os objetos uns com os outros. Para mover objetos: 1. Primeiro clique no cone e o arraste dentro da janela para habituar-se. O cone ficará na cor amarela, para indicar que ele está selecionado. O cone selecionado ficará ressaltado em cor amarela, para indicar que está selecionado. 2. Arraste agora o cone pela janela, até que ele se alinhe com o cilindro. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 25 Para começar com um novo modelo: 2. No menu File, selecione Open. 3. Não salve os trabalhos anteriores. 4. No quadro de diálogo Open, selecione First Model.3dm. Este arquivo pode ser encontrado na pasta Rhino-1. Para copiar objetos: 1. Escolha a caixa com o cursor para selecioná-la. 2. No menu Transform selecione Copy. 3. Quando lhe for perguntado pelo ponto de onde será feito a cópia (Point to copy from), selecione um ponto na janela TOP. Normalmente lhe servirá de ajuda escolher um ponto que se relacione com o objeto, como o centro. Selecione e copie a caixa. 1. Quando lhe for perguntado pelo ponto para onde será feito a cópia, (Point to copy to), selecione o ponto onde deseja que seja feito a cópia. Se quiser, aproxime a vista com o ZOOM. Para ampliar a vista, clique em CTRL e arraste com o botão direito do mouse pressionado até que a janela apresente o tamanho que você achar confortável. 2. Quando lhe for perguntado novamente (Point to copy to) para fazer novas cópias da caixa. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 26 3. Quando tiver cópias em número suficiente, clique ENTER. Aplique sombreamento nos novos desenhos. Exercício: Faça cópias de outros objetos e mova-os pela área da janela. Tente ver se consegue construir algo. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 27 Criar Objetos Bidimensionais Desenhar Linhas • Os comandos Line, Lines e Poliline são usados para se desenhar linhas retas. Line desenha um só segmento de linha. • Lines desenha segmentos contínuos de linhas de ponta a ponta. • Polyline desenha uma linha com múltipos vértices (um único objeto linear com segmentos múltiplos). Exercício 2—Desenhar Linha 1. No menú File, selecione New. 2. No quadro de diálogo File, selecione 4viewports.3dm. 3. No menú File, selecione Save. 4. No quadro de diálogo Save, digite Lines, e depois selecione Save. Para desenhar segmentos de linha: 1. No menu Curve, selecione Line, depois selecione Line Segments para começar o comando de linha. 2. Quando perguntar pelo começo da primeira linha Start of first line, selecione um ponto em uma janela. 3. Quando perguntar pelo fim do segmento da linha End of line segment (Undo) selecione outro ponto em uma janela. Aparecerá um segmento de línha entre os dois pontos. 4. Quando perguntar pelo fim do segmento de linha (tecle ENTER para terminar - Desfazer) End of line segment - press ENTER when done (Undo) selecione outro ponto. 5. Quando lhe perguntar pelo fim do segmento da linha End of line segment - press ENTER when done - Close Undo, continue selecionando pontos. 6. Aparecerão segmentos adicionais. Cada segmento coincidirá, porém não estará unido ao segmento anterior. 7. Quando lhe perguntar pelo fim do segmento da linha End of line segment press ENTER when done - Close Undo, clique ENTER para finalizar o comando. Para desenhar uma polilinha: 1. No menu Curve, selecione Line, e depois selecione Polyline para começar o comando de Polilínha. 2. Quando lhe perguntar pelo início da polilinha Start of polyline, selecione um ponto. 3. Quando lhe perguntar pelo segundo ponto da polilinha (Desfazer) Next Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 30 Exercício 3 - Desenhar Curvas Interpoladas No menu Curve, selecione Freeform, e depois Interpolate Points. Quando solicitar o início da curva Start of curve (Tangent Knots=SqrtChord), selecione um ponto. Quando pedir o ponto seguinte Next point of curve (Tangent Knots=SqrtChord Undo), selecione outro ponto. Quando pedir os pontos seguintes Next point of curve (Tangent Knots=SqrtChord Undo), prossiga selecionando-os. Ou digite a inicial de uma das opções e clique ENTER. Opção Descrição Close Fecha uma figura desenhando um segmento desde o último ponto selecionado até o ponto de inicio. Deste modo o comando é finalizado Tangent Depois de escolher um ponto sobre uma curva, o seguinte segmento será tangencial ao ponto que selecionou e o comando finalizará. Undo Apaga o último ponto selecionado Exercício 4—Desenhar Curvas com Pontos de Controle 1. No Menu Curve, selecione Freeform, e depois Control Points. 2. Quando solicitado Ponto de Início Start of curve, selecione um ponto. 3. Quando pedir o ponto seguinte Next point (Undo), selecione outro ponto. 4. Quando que pedir mais pontos Next point, press ENTER when done (Undo), selecione varios. 5. Ou digite a inicial de uma opção e clique ENTER. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 31 Ajuda de Modelagem Os comandos de Modo são Ajudas de Modelagem que lhe permitirão ativá- las ou desativá-las simplesmente clicando uma tecla de método abreviado, escrevendo uma só letra, ou clicando um botão. MODO COMANDO TECLA DESCRIÇÃO Ortho O F8 ou Shift Quando Ortho está ativado, o movimento do cursor é restringido a um ângulo específico. Por default, o ângulo é de 90 graus. Grid Grid F7 Para ativar ou desativar Ortho, tem que clicar e manter pressionada a tecla Shift. Se Ortho estiver ativado (on), a tecla shift estará apagada. Se Ortho estiver desativado (off), a tecla shift o ativará. Oculta ou mostra uma grade de referencia na janela gráfica plano de trabalho. Este comando não funcionará no meio de um comando. Força o cursor a mover-se pelas linhas da grade Snap Planar SP F9 Esta opção é similar ao Ortho. Serve de ajuda aos objetos das áreas de seu modelo além deste comando ser capaz de desenhar objetos no plano. O que faz é forçar um plano paralelo ao plano de trabalho que passa através do último ponto que foi selecionado. As ajudas podem ser ativadas ou desativadas, clicando no ícone da barra abaixo. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 32 Exercício 5 – Desenhar Linhas e Curvas utilizando Funções de Modo 1. Ative o Snap e desenhe algumas linhas. 2. Observe que o cursor se situará sobre cada intersecção da grade. 3. Desative Snap e Ortho e desenhe algumas linhas e curvas. Observe que somente poderá introduzir pontos a 90 graus desde sua última posição. Utilizando Snap e Ortho poderá desenhar com precisão. Mais adiante falaremos sobre outras maneiras de trabalhar com posições. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 35 11. No menú Tools, clique em Options. 12. No quadro de diálogo de ajudas de modelagem Modeling Aids, altere Ortho com restrição de 90 graus. Salvar o trabalho Salve seu trabalho periodicamente para evitar que se perca acidentalmente. 1. No menu File, selecione Save. Ou selecione uma das outras opções. Comando Descrição Save Salva seu modelo e o mantém aberto. Save As Salva seu modelo com um nome, uma posição e um formato específico. New Permite salvar seu modelo, antes de criar um outro. Open Permite salvar seu modelo, antes de abrir um outro diferente.. Exit Permite salvar seu modelo, antes de terminar com a sessão atual Níveis (Layers) • Os layers do Rhino funcionam como os do CAD. • Criando objetos em diferentes níveis, poderá editar ou visualizar porções de seus desenhos relacionados com seu modelo de maneira separada ou em conjunto. Poderá criar quantos layers quiser. • É possível visualizar todos os níveis de uma vez ou desativar qualquer um deles. • Pode bloquear os níveis de maneira que possam ser vistos mas não modificados. Cada layer tem uma cor. • Pode dar um nome particular a cada um deles (por exemplo, BASE, CORPO, ETC.) para organizar o modelo ou pode preestabelecer os nomes (Default, Layer 01, Layer 02, Layer 03) ao seu gosto ou necessidade. • Com o quadro de diálogo Edit Layers poderá organizar os layers de seu modelo. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 36 Exercício 6—Layers Para criar um novo layer: 1. No menu Edit, selecione Layers, e depois Edit. 2. O layer denominado Default será criado automaticamente quando se abre um novo modelo. 3. No quadro de diálogo Edit Layers, selecione New. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 37 4. O novo Layer 01 aparecerá na lista, digite Line e clique ENTER. 5. Clique em New. 6. O novo Layer 02 aparecerá na lista, digite Curva e clique ENTER. Para designar uma cor a um layer: 1. Clique na barra Select Color 2. No quadro de diálogo Select a Color selecione red (vermelho) da lista. O quadro muda para vermelho. 3. Clique em OK. 4. No quadro de diálogo Edit Layers (Edite Níveis), a nova cor aparece na barra de cores. 5. Repita os passos de 1 a 3 para definir cor azul (blue) para o layer Curva. 6. Selecione OK para fechar o quadro de diálogo. Para ativar um layer: 1. Clique sobre Layer. 2. Selecione Line. 3. Desenhe algumas linhas. 4. Note que as linhas aparecem agora na cor vermelha, correspondente ao layer Linha. 5. Mude de layer clicando na área denominada Layer. Selecione Curva Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 40 Exercício 9 - Organizar um Modelo Para começar um novo modelo: 2. No menu File, clique em New. 3. Selecione 4viewports.3dm, e em seguida clique em Open. 4. No menu File, clique em Save. Ponha o nome BOXES (Caixas) no modelo. Exercício 10—Introduzir Coordenadas Absolutas Para desenhar linhas utilizando coordenadas absolutas: 1. Maximize a janela superior (Top) clicando duas vezes na barra de título. 2. No menu Curve, clique em Line, e em seguida clique em Polyline. 3. Quando solicitar o início da polilínea Start of polyline, digite 0,0 e clique ENTER. 4. Quando solicitar o ponto seguinte Next point of polyline (Undo), digite 5,0 e clique ENTER. 5. Quando solicitar o ponto seguinte Next point of polyline, press ENTER when done (Undo), digite 5,5 e ENTER. 6. Quando solicitar outro ponto Next point of polyline, press ENTER when done (Close Undo), digite 0,5 e ENTER. 7. Quando solicitar o ponto seguinte Next point of polyline, press ENTER when done (Close Undo), digite C, e clique ENTER para fechar a linha. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 41 Coordenadas Relativas As coordenadas absolutas podem ser lentas e incômodas, mas funcionam bem. A maioria das vezes, as coordenadas relativas são mais fáceis de usar. Cada vez que seleciona um ponto, o Rhino guarda esse ponto como o último ponto. As coordenadas relativas se baseiam no último ponto, em vez de no ponto de origem (0,0,0) da área de trabalho . Para trabalhar com as coordenadas relativas, você deve preceder as coordenadas x,y,z com um “R”. Exercício 11—Introduzir Coordenadas Relativas 1. No menu Curve, clique em Line e em seguida em Polyline. 2. Quando solicitar o início da polilínea Start of polyline, digite 8,0 e clique ENTER. 3. Quando solicitar o segundo ponto Next point of polyline (Undo), digite R5,0 e clique ENTER. 4. Para introduzir o ponto seguinte Next point of polyline, press ENTER when done (Undo), digite R0,5 e ENTER. 5. Para o ponto seguinte Next point of polyline, press ENTER when done (Close Undo), digite R-5,0 e ENTER. 6. Quando solicitar o ponto seguinte Next point of polyline, press ENTER when done (Close Undo), digite C, e clique ENTER para fechar a linha. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 42 Coordenadas Polares As coordenadas polares especificam um ponto que está a uma distância e direção afastada do ponto de origem da área de trabalho que está utilizando. Por exemplo, se quiser um ponto a quatro unidades de distância da origem do plano de trabalho, e a um ângulo de 45° graus em sentido horário do eixo x da área de trabalho, digite 4<45 e clique ENTER. As coordenadas relativas polares vão precedidas por uma “r”, mas as coordenadas polares absolutas não são precedidas de “r”. Em vez de usar coordenadas x-, y- e z -, introduza coordenadas relativas polares da seguinte maneira: rdistancia<ângulo. Exercício 12—Introduzir Coordenadas Polares 1. No menu Curve, clique em Line e em seguida selecione Polyline. 2. Quando solicitar o início da polilínea Start of polyline, digite 0,8 e clique ENTER. 3. Quando solicitar o ponto seguinte Next point of polyline (Undo), digite R5<0 e clique ENTER. 4. Para o ponto seguinte Next point of polyline, press ENTER when done (Undo, digite R5<90 e clique ENTER. 5. Quando solicitar outro ponto Next point of polyline, press ENTER when done (Close Undo), digite R5<180 e clique ENTER. 6. Para o ponto seguinte Next point of polyline, press ENTER when done (Close Undo), digite C e clique ENTER para fechar a linha. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 45 Exercício 15—Prática Comece um novo modelo. Salve-o como Arrow (Flecha). Desenhe uma flecha com uma polilínea, utilizando uma combinação de coordenadas absolutas (x,y), coordenadas relativas (Rx,y), coordenadas polares (Rdistance<angle) e restrição de distância. Inicie seu modelo na coordenada 0,0. 1. Salve o modelo. 2. Para convertê-lo a 3D: 3. Selecione a polilínea. 4. No menu Surface clique em Revolve. 5. Ative o Snap. 6. Quando solicitar o primeiro ponto do eixo Start of revolve axis, escolha o final da flecha sobre a linha central. 7. Quando solicitar o final do eixo End of revolve axis, escolha o outro final da flecha sobre a linha central. 8. Aparecerá o quadro de diálogo com as opções Revolve Options. Clique em OK. Agora sua flecha é um modelo tridimensional. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 46 9. Clique com o mouse na janela Perspectiva para ativá-lo. 10. No menu do Render selecione Shade. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 47 Janelas As janelas se encontram na área gráfica do Rhino e lhe mostram as vistas de seu modelo. Pode mover ou trocar o tamanho de suas janelas apenas arrastando a barra do título ou suas bordas. Você pode criar novas janelas, renomeá-las ou usar configurações pré- definidas. Para ativar uma janela clique em qualquer parte da janela e o título ficará ressaltado. Se estiver na metade de uma seqüência de comando, simplesmente tem que mover seu cursor dentro de uma janela para ativá-la. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 50 8. Quando solicitar o ponto seguinte Next point of polyline, press enter when done ( Close undo ), clique a tecla Ctrl e selecione um ponto vertical ao último ponto. Para ativar o modo elevação, mantenha pressionada a tecla CTRL e faça um clique com o botão esquerdo do mouse. O modo elevação lhe permitirá selecionar pontos que estão fora da área de trabalho. O modo elevação requer duas seleções para definir completamente o ponto. A primeira seleção especifica o ponto inicial; a segunda, especifica a distância em que se encontra o ponto final acima ou abaixo do ponto inicial. Depois de especificar a posição do ponto inicial, o marcador está limitado a seguir uma linha de traçado perpendicular ao plano de trabalho que passa através do ponto inicial. Selecione um segundo ponto para especificar a coordenada Z- do ponto desejado. Pode selecionar um local com o mouse, ou escrever um só número para especificar a altura sobre a área de trabalho. Os números positivos estão acima do plano, enquanto que os números negativos estão abaixo da área de trabalho. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 51 9. Para o ponto seguinte Next point of polyline, solte a tecla Ctrl, mova o cursor para a janela Front, ajuste o ponto até que se alinhe com a outra parte da cadeira e selecione-o. 10. Quando solicitar o ponto seguinte Next point of polyline, mova o cursor para a janela Top e desenhe uma linha horizonal. 11. Quando solicitar o ponto seguinte Next point of polyline mova o cursor para a janela Right e desenhe uma linha vertical. 12. Quando solicitar o ponto seguinte Next point of polyline, mova seu cursor para a janela Perspective e determine um ponto. 13. Quando solicitar o ponto seguinte Next point of polyline, digite C e clique ENTER para fechar a linha. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 52 Agora queremos desenhar na parte traseira, assim trocaremos o plano de trabalho. Para trocar o plano de trabalho: 1. Na Barra de Estado, clique em Osnap e selecione End. No menu View, clique em Set CPlane e em seguida em 3 Points. 2. Quando solicitar a origem da área de trabalho CPlane origin, mova o cursor para a janela Perspective e selecione o vértice (1) da parte traseira da cadeira. 3. Quando solicitar a direção do eixo X axis direction, selecione o vértice (2) do outro lado. 4. Quando solicitar a orientação da área de trabalho CPlane orientation, selecione o vértice (3) da parte superior da cadeira. Agora o plano de trabalho está alinhado com o encosto da cadeira. 5. Desenhe algumas linhas no novo plano de trabalho. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 55 11. Salve seu modelo. Referências a Objetos (Object Snaps) As referências a objetos ou object Snaps são ferramentas para selecionar pontos específicos em objetos existentes. Utilize-os para fazer modelos com precisão e para obter medidas exatas. Normalmente referiremos aos modos de referência a objetos como Osnaps. Para abrir a barra de ferramentas Osnap, clique em Osnap na barra de estado. Esta barra de ferramentas controla as referências a objetos permanentes. Utilize as referências a objetos permanentes para manter os osnaps através da seleção de vários pontos sem ter que reativar o comando. Quando um modo desta referência está ativado, mover o cursor perto de um ponto especificado de um objeto faz com que o marcador salte para este ponto. Marque a caixa de seleção para ativar as referências a objetos. A barra de ferramentas pode situar-se em qualquer parte. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 56 Ícone Comando Descrição End Seleciona um ponto no final de uma curva. Near Seleciona o ponto mais próximo de uma curva existente. Point Seleciona um ponto de controle Mid Seleciona um ponto na metade de uma curva Cen Seleciona um ponto no centro de uma curva. Este funciona melhor com círculos e arcos. Com outras curvas, selecionará o ponto central dos círculos apoiados na curvatura de um ponto determinado. Int Seleciona um ponto na intercessão de duas curvas Perp Seleciona um ponto na curva perpendicular ao último ponto selecionado. Só funciona quando está selecionando uma série de pontos Tan Seleciona um ponto sobre uma curva tangentel ao último ponto selecionado. Só funciona quando está selecionando uma série de pontos Quad Seleciona um ponto no quadrante de um círculo, arco ou elipse. Designa pontos de controle em bordas de superfícies ou curvas Knot Projeta o ponto de seleção ao plano de trabalho. Project Disable Desativa temporalmente os modos de referência ativados, guardando as opções. No Rhino, criar um modelo confiável e fácil de editar depende de os objetos estarem realmente unidos em pontos específicos. Os modos de referência lhe dão a precisão que não é possível obter fazendo as coisas "a olho". Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 57 Exercício 18—Utilizar Referências a Objetos (Object Snaps) 1. Abra o modelo Osnap. 2. Desative o Snap e Ortho. Utilizar End (Fim) e Midpoint (Médio): Clique em Osnap na barra de estado. Pode deixar a barra de ferramentas do Osnap à vista. Ative as caixas de seleção End e Mid. Você pode ativar e desativar individualmente os modos de referência para tornar seus modelos mais precisos. 1. No menu Curve, clique em Line, e em seguida clique em Polyline. 2. Quando solicitar o início da polilínea Start of polyline, mova o cursor própximo ao final da linha na parte inferior esquerda do primeiro quadrado e selecione o ponto quando o marcador selecionar o final da linha. 3. Defina os pontos para desenhar a polilínea. A linha começa exatamente neste canto. 4. Ao pedir o ponto seguinte Next point of polyline, selecione o ponto central da borda vertical direita do segundo quadrado. 5. O marcador selecionará exatamente o centro da linha vertical, fazendo com que a nova linha cruze exatamente na metade dela. 6. Selecione a metade da linha para desenhar a polilínea. 7. Quando solicitar o ponto seguinte Next point of polyline, selecione o final da quina superior esquerda do primeiro quadrado. O marcador selecionará o final da linha. 8. Selecione o ponto para desenhar a polilínea. 9. Clique ENTER para terminar o comando. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 60 4. Quando solicitar o ponto seguinte Next point of polyline, escolha um ponto sobre as bordas do outro círculo. O marcador apanhará o centro do outro círculo gerando assim uma linha de centro a centro. 5. Clique ENTER para terminar o comando. Utilizar Quadrante de: 1. Na barra de ferramentas Osnap, ative Quad; Desative Cen. 2. No menu de Curve, clique em Line, e em seguida clique em Polyline. 3. Quando solicitar o ponto inicial Start of polyline, selecione um ponto nas bordas superiores do primeiro círculo. 4. O marcador selecionará o quadrante do círculo. 5. Ao pedir o ponto seguinte Next point of polyline, selecione o lado esquerdo do círculo. O marcador selecionará outro quadrante no círculo. 6. Quando solicitar o ponto seguinte Next point of polyline, determine a parte inferior do círculo. 7. Para o ponto seguinte Next point of polyline, determine o lado direito do círculo. 8. Quando solicitar um ponto mais Next point of polyline, digite C e clique ENTER. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 61 Comandos de Análise Rhino inclui ferramentas de análise para achar longitudes, ângulos, áreas, distâncias, volumes e centro de sólidos. Também possui comandos que lhe permitirão analisar a curvatura de uma curva, a continuidade entre as curvas e encontrar lados que não estejam unidos. Comando Descrição Distance Mostra a distância entre dois pontos Length Mostra a longitude de um objeto Angle Mostra o ângulo entre duas linhas Radius Mede o raio da curvatura de uma curva, círculo ou arco em relação ao ponto onde for selecionado a curva, e mostra na linha de comando. Para encontrar a distância entre dois pontos: 1. No menu Análise, clique em Distance. 2. Quando pedir o primeiro ponto, First Point for Distance, selecione o ponto de intersecção onde a linha diagonal cruza-se com a linha vertical. 3. Quando pedir o segundo ponto Second Point for distance, selecione o ponto onde a outra linha diagonal entrecruza-se com a linha vertical. 4. Clique F2 para ver a informação. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 62 Coordenadas do Plano de Trabalho: • Ângulos: xy = 90 elevação = 0 • Deltas: dx = 0 dy = 3.07692 dz = 0 Coordenadas Universais: • Ângulos: xy = 90 Elevação = 0 • Deltas: dx = 0 dy = 3.07692 dz = 0 • Distância = 3.07692 unidades Para encontrar a longitude de uma linha: 1. No menu Analyze, clique em Length. 2. Quando solicitar a curva a medir Select Curve to measure, selecione a linha entre os centros dos círculos. A longitude do objeto aparece na linha de comandos. Longitude: 8.0000 (+/- 0.0008) Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 65 Desenhar Círculos Você pode criar círculos utilizando um ponto no centro e um raio, um ponto no centro e um diâmetro, dois pontos no diâmetro, três pontos na circunferência, pontos tangenciais a duas curvas coplanares e um raio. Ícone Comando Descrição Circle Cria um círculo desde um ponto no centro e um raio. Circle3Pt Cria um círculo desde três pontos na circunferência. CircleD Cria um círculo desde dois pontos na circunferência que são os extremos do diâmetro. CircleTTR Cria um círculo desde um raio e dois objetos com os quais o círculo faz uma tangente. CircleTTT Cria um círculo que gera uma tangente com outros três objetos. CircleV Cria um círculo perpendicular ao plano de trabalho. Opção Descrição Diâmetro Digite D e clique ENTER para trocar o valor do diâmetro. Terá que escrever R para poder voltar a introduzir valores de raio. Vertical Digite V e clique ENTER para criar um círculo que seja perpendicular ao plano de trabalho. AroundCurve Digite A e clique ENTER para desenhar um círculo cujo eixo seja perpendicular a uma curva. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 66 Exercício 19—Desenhar Círculos Para desenhar círculos com centro e raio: 1 No menu Curve, clique em Circle, e em seguida clique em Center, Radius. 2 Quando solicitar o centro do círculo Center of circle (Vertical AroundCurve), digite 20,10 e ENTER. 3 Quando solicitar o raio Radius <1> (Diameter), digite 3 e clique ENTER. Será criado um círculo. Para desenhar círculos com centro e diâmetro: 1 No menu Curve, selecione Circle e em seguida Center, Raio. 2 Quando solicitar o centro do círculo Center of circle (Vertical AroundCurve), digite 20,3 e clique ENTER. 3 Quando solicitar o raio Radius <3> (Diameter), digite D e clique ENTER. 4 Quando solicitar o diâmetro Diameter <6.00> (Raio), digite 5 e clique ENTER. Será criado um círculo que estará situado em um ponto no centro de um diâmetro. A opção de diâmetro seguirá por default até que você mude de novo. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 67 Para desenhar círculos com 3 pontos: 1 No menu Curve, clique em Circle, e em seguida clique em 3 Points. 2 Quando solicitar o primeiro ponto First point on circle, selecione uma esquina de um dos quadrados. 3 Ao pedir o segundo ponto Second point on circle, selecione outra esquina do mesmo quadrado. 4 Quando solicitar o terceiro ponto Third point on circle, selecione outra quina do mesmo quadrado. Será criado um círculo com uma circunferência que se entrecruza com as três quinas que escolheu. Para desenhar um círculo baseado em seu diâmetro: 1 No menu Curve, selecione Circle, e em seguida clique em Diameter. 2 Quando solicitar o início do diâmetro Start of diameter (Vertical), selecione o primeiro ponto do diâmetro do círculo, selecionando a quina de um quadrado. 3 Quando solicitar o final do diâmetro End of diameter, digite 3 e clique ENTER, e em seguida ative o Ortho e selecione um ponto à direita. Será criado um círculo com os dois pontos que selecionou como diâmetro e terá o valor 3. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 70 Para desenhar um círculo ao redor de uma curva: 1 No menu Curve, selecione Circle e em seguida clique em Center, Radius. 2 Quando solicitar o centro do círculo Center of circle (Vertical AroundCurve): digite a e clique ENTER. 3 Voltará a solicitar o centro Center of circle: escolha um ponto em um círculo. 4 Quando solicitar o raio Radius: digite 3 e clique ENTER. O círculo será desenhado perpendicularmente à curva no ponto que foi selecionado. Poderá vê-lo na Janela Perspectiva. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 71 Exercício 20—Prática 1 Comece com um novo modelo. 2 Salve-o como Círculos. 3 No menu Edit, clique em Layers, e em seguida escolha Edit. 4 Clique em New três vezes. 5 Volte a pôr nome aos novos layers: Caixa, Linha e Círculo. 6 Troque a cor dos layers: ao layer Caixa coloque a cor verde, ao layer Linha, a cor azul e ao layer Círculo a cor vermelha. Desenhe linhas e círculos nos layers correspondentes. Utilize Line Segments para a Caixa e Single Line para as linhas centrais. Utilizará várias opções do comando círculo e modos de referência para realizar este modelo. Desenhando em 3D: 1 Selecione as linhas que formam o retângulo. 2 No menu Solid, clique em Extrude Planar Curve. 3 Quando solicitar a primeira distância Extrusion distance <1> (Direction Cap=yes Bothsides Tapered), digite 2 e clique ENTER. O retângulo gera uma caixa. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 72 1 Selecione os círculos. 2 No menu Solid, clique em Extrude Planar Curve. 3 Quando solicitar a distância de extrusão Extrusion distance <2> (Direction Cap=yes Bothsides Tapered) digite -6 e clique ENTER. Os círculos se converterão em cilindros. 4 Clique na janela perspectiva. 5 No menu Render, clique em Shade. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 75 Desenhar Arcos O comando para realizar arcos desenha um arco circular através de três pontos não co-lineales. Pode criar arcos utilizando o centro, ponto de início e ângulo; duas pontas finais e um ponto com o passar do arco; dois pontos finais e a direção; um ponto de início, um ponto sobre a circunferência e um ponto final; pontos de tangentes, duas curvas coplanares e um raio. Pode prolongar uma curva existente com um arco a uma curva existente a um ponto ou por um ângulo. Ícone Comando Descrição Arc Cria um arco desde um ponto no centro, um ponto ao início e um ponto final ou ângulo. Arc3Pt Cria um arco com três pontos. ArcDIR Cria um arco desde um ponto inicial, um ponto final e uma direção. ArcTTR Cria um arco desde tangentes e raio. ArcSER Cria um arco desde um ponto de início, um ponto final e raio. ExtendbyArc Prolonga um arco com um ângulo. Prolonga um arco até um ponto. ExtendbyArcTOPt Prolonga um arco até um ponto. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 76 Exercício 22—Prática com Arcos. 1. Abra o modelo Arc1. 2. Desenhe primeiro a linha do centro: utilize o ponto de intercessão para desenhar os arcos e os círculos. Para desenhar um arco com centro, ponto inicial, ponto final ou ângulo: 1. No menu Curve, selecione Arc, e em seguida clique em Center, Start, Angle. 2. Ao pedir o ponto no centro Center of arc, selecione o centro do círculo na parte inferior esquerda. 3. Ao solicitar o início do arco Start or arc, selecione o final da linha. 4. Quando solicitar o final do arco End point or angle, selecione o final da outra linha, ou arraste seu cursor na direção que deseja gerar seu arco, e em seguida digite 90 e clique ENTER. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 77 Para desenhar um arco com ponto inicial, ponto final e direção: 1. No menu Curve, clique em Arc, e em seguida selecione Start, End, Direction. 2. Quando solicitar o ponto de início Start of arc, selecione um ponto onde quer que comece o arco. 3. Quando solicitar o ponto final End of arc, selecione um ponto onde quer que termine o arco. 4. Ao pedir a direção Direction, ative o ortho e arraste o cursor para a tangente do ponto de início e selecione um ponto. 5. Faça outro Arco com Direção na parte superior direita. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 80 9. Quando solicitar o raio Radius<3>, digite 6 e clique ENTER. 10. Quando solicitar que escolha o arco Choose arc, mova o cursor e selecione o arco correto. 11. Salve seu modelo. Exercício 23—Prática com Arcos 1. Comece um novo modelo. Salve-o como Arc2. 2. Crie este modelo utilizando modos de referência e os comandos de linha, círculo e arco. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 81 Desenhando em 3D: 1. Selecione todas as linhas e os arcos que formam o objeto. 2. No menu Solid, clique em Extrude Planar Curve. 3. Quando solicitar a distância a extruir Extrusion distance <1> (Direction Cap=yes Bothsides Tapered), digite 1 e clique ENTER. Agora o objeto tem espessura. 1. Clique na janela Perspectiva. 2. No menu Render, selecione Shade. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 82 Desenhar Elipses e Polígonos Você pode desenhar elipses a partir de seu centro ou indicando as extremidades. Pode desenhar polígonos desde seu centro ou desde uma das extremidades. Também pode desenhar um retângulo indicando suas quinas diagonalmente ou selecionando três pontos. Ícone Comando Descrição Ellipse Cria uma elipse especificando o centro, o final de um dos eixos e a altura. EllipseD Cria uma elipse ao especificar as pontas de um de seus eixos e a altura. Polygon Cria um polígono indicando seu centro e raio. PolygonEdge Cria um polígono selecionando as pontas de um de seus lados. Rectangle Cria um retângulo indicando duas esquinas opostas e diagonais. RectangleCen Cria um retângulo a partir de quinas adjacentes e um ponto no lado oposto. Opção de Elipse Descrição Vertical Digite V e clique ENTER para criar uma elipse que é perpendicular ao plano de trabalho. AroundCurve Digite a e clique ENTER para desenhar uma elipse cujo eixo é perpendicular à curva. Opção de Polígono Descrição Circumscribed Digite C e clique ENTER para criar um polígono que esteja circunscrito a um raio. Por default, pode-se criar um polígono que esteja inscrito dentro de um raio específico. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 85 Para convertê-lo em sólido: 1. Selecione o retângulo com quinas arredondadas. 2. No menu Solid, clique em Extrude Planar Curve. 3. Quando solicitar a distância extrusão Extrusion distance <1> (Direction Cap=yes BothSides Tapered), aponte para baixo e clique com o mouse. 4. Selecione o retângulo. 5. No menu Solid, clique em Extrude Planar Curve. 6. Quando solicitar a distância de extrusão Extrusion distance <1> (Direction Cap=yes BothSides Tapered), aponte para baixo e clique com o mouse. 7. Selecione a elipse. 8. No menu Solid, clique em Extrude Planar Curve. 9. Quando solicitar a distância de extrusão Extrusion distance <1> (Direction Cap=yes BothSides Tapered), digite B e clique enter. 10. Quando solicitar a distância de extrusão Extrusion distance < 4 > (Direction Cap=Yes) selecione para estabelecer a distância. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 86 1. No menu Solid, clique em Difference. 2. Quando solicitar que selecione o primeiro grupo de superfícies ou polisuperficies Select first set of surfaces or polysurfaces, selecione o retângulo sólido arredondado. 3. Quando solicitar que selecione o primeiro grupo de superfícies ou polisuperficies Select first set of surfaces or polysurfaces. Press Enter for second set, selecione o retângulo sólido. 4. Quando solicitar que selecione o primeiro grupo de superfícies ou polisuperficies Select first set of surfaces or polysurfaces. Press Enter for second set, clique ENTER. 5. Quando solicitar que selecione o segundo grupo de superfícies ou polisuperficies Select second set of surfaces or polysurfaces. Press Enter when done (DeleteInput = Yes), selecione a elipse sólida. 6. Quando solicitar que selecione o segundo grupo de superfícies ou polisuperficies Select second set of surfaces or polysurfaces. Press Enter when done (DeleteInput = Yes), clique Enter. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 87 7. Selecione os polígonos. 8. No menu Solid, clique em Extrude Planar Curve. 9. Quando solicitar a distância de extrusão Extrusion distance <1> (Direction Cap=yes BothSides Tapered), digite B e clique Enter. 10. Quando solicitar a distância de extrusão Extrusion distance < 4 > (Direction Cap=Yes), selecione para estabelecer a distância. 11. Selecione os retângulos sólidos. 12. No menu Solid, clique em Difference. 13. Quando solicitar que selecione o segundo grupo de superfícies ou polisuperficies Select second set of surfaces or polysurfaces. Press Enter when done (DeleteInput = Yes), digite D e clique ENTER. 14. Quando solicitar que selecione o segundo grupo de superfícies ou polisuperficies Select second set of surfaces or polysurfaces. Press Enter when done (DeleteInput = No), selecione os polígonos sólidos. 15. Observe que surgiram os buracos, mas os objetos permaneceram. Ícone Comando Descrição Curve Cria uma curva desde pontos de controle especificados. Os pontos de controle não repousam sobre a curva, mas sim determinam sua curvatura. Interpolated curve Cria uma curva que vai através de pontos interpolados específicos. Estes pontos repousam sobre a curva e determinam sua curvatura. Sketch curve Utiliza uma espécie de efeito de pincelada para criar uma curva. Simplesmente tem que manter clicado o botão esquerdo do mouse e mover seu cursor para criar uma curva de traçado. Helix Cria uma espiral. Pode especificar um raio, o número de voltas, a longitude e a direção do eixo. Spiral Cria uma espiral. Pode especificar dois raios, o número de voltas, a longitude e direção do eixo. Conic Cria uma curva cônica, que é parte de uma elipse, parábola ou hipérbole. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 90 6. Quando solicitar o ponto de curvatura Curvature point or rho, selecione um ponto para a curvatura desejada. Para criar uma hélice: 1. Mude para Helix. 2. Ative as referências a objetos End e Point. 3. No menu Curve, clique em Helix. 4. Quando solicitar o início do eixo Start of axis (Vertical AroundCurve), selecione o final da linha vertical na janela Front. 5. Quando solicitar o final do eixo End of axis, selecione o outro final da mesma linha. Deste modo será criado um eixo vertical. 6. Quando solicitar o raio Radius (Diameter), selecione o ponto para o raio na janela Top. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 91 7. No quadro de diálogo Helix / Spiral, clique em OK. Será criada uma hélice. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 92 Para criar uma espiral: 1. Mude para Spiral. 2. No menu Curve, clique em Spiral. 3. Quando solicitar o início do eixo Start of axis ( Flat Vertical AroundCurve ), selecione o final da outra linha vertical na janela Front. 4. Quando solicitar o final do eixo End of axis, selecione o outro extremo da mesma linha. 5. Quando solicitar o raio Radius <2.5> ( Diameter ), selecione o ponto para o raio da base da espiral. 6. Quando solicitar o raio Radius <6> ( Diameter ), selecione o outro ponto para o final do raio. 7. No quadro de diálogo Helix / Spiral, clique em OK. Será criada uma espiral. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 95 A Janela Trocar a Vista de seu Modelo Para acrescentar detalhes aos modelos, você precisará ver as diferentes parte de seu modelo em diferentes tamanhos e sob diferentes ângulos. Para trocar de vista em uma janela, pode utilizar os comandos de visualização (view), o mouse e o teclado. Cada vista corresponde às vistas da lente de uma câmara. A objetiva invisível da câmara está situada no meio da janela. Janelas Com o Rhino você pode abrir um número ilimitado de janelas. Cada janela tem sua própria projeção, vista, plano de construção e grade. Se um comando está ativado, uma janela se converte em ativa quando você mover o mouse sobre a janela. Se o comando não estiver ativado, deve clicar na janela para ativá-lo. Projeção Paralela vs. Projeção Perspectiva. Diferente de outros modeladores, Rhino permite trabalhar em ambas as vistas: paralela e perspectiva. Para trocar uma Janela entre a vista paralela e a vista perspectiva, clique com o botão direito de seu mouse sobre a barra de título da janela, selecione propriedades, em seguida escolha paralela ou perspectiva e clique em OK. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 96 Deslocar e Ampliar o Plano A maneira mais simples de trocar a vista é clicar com o botão direito do mouse e arrastar, enquanto mantém a tecla Shift pressionada. Para ampliar ou reduzir a vista, clique com o mouse e mantenha a tecla CTRL pressionada, enquanto arrasta o cursor para cima ou para baixo. Você também pode utilizar o teclado para mover-se: Tecla Ação + CTRL Flecha Esquerda Rodar para a Esquerda Deslocar o plano para a esquerda Flecha Direita Rodar para a Direita Deslocar o plano para a direita Flecha Acima Rodar para cima Deslocar o plano Para cima Flecha Abaixo Rodar para baixo Deslocar o plano para baixo Av. Pagina Ampliar Re Pagina Reduzir Início Zoom prévio Fim Zoom seguinte É possível trocar sua vista na metade de um comando para ver exatamente onde quer selecionar um objeto ou um Ponto. Rhinoceros 3D – Robert McNeel & Associates 97 Restabelecer uma vista Se for difícil, há quatro comandos de visualização que podem lhe ajudar a recuperar seu ponto de início. Para desfazer e refazer as mudanças das vistas: • Clique em uma janela, e em seguida clique a tecla INICIO ou FIM para desfazer ou refazer as mudanças nas vistas. Para organizar sua vista de maneira que possa ver acima ou abaixo do plano de construção: • No menu do View, clique em Set View e em seguida selecione Plano. Para ver todos seus objetos em uma mesma vista: • No menu View, selecione Zoom e em seguida Zoom Extents. Para ver todos seus objetos em uma mesma vista em todas as janelas: • No menu View, clique em Zoom e em seguida selecione Extents All.
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