Apostila de Solid Edge V20

Apostila de Solid Edge V20

(Parte 1 de 5)

Apostila de CAD – Solid Edge V20 Prof. Samuel Dias

Apostila de CAD – Solid Edge V20 Prof.: Samuel Dias

- Solid Part: utilizado para a criação de peças individuais, possui extensão *.prt;

- Sheet Metal: ambiente para criação de chapas individuais, possui extensão *.psm;

- Weldment: ambiente de montagem com soldas entre peças, possui extensão *.pwd;

- Assembly: ambiente próprio de montagem, possui extensão *.asm;

- Drawing: ambiente 2D do solid edge, onde uma peça pode ser gerada a partir de uma modelagem 3D ou um desenho 2D pode ser construído diretamente, possui extensão *.DFT;

Como foi mencionado anteriormente, este é o ambiente onde poderemos modelar peças. Consiste em desenharmos um sólido base, como por exemplo, um retângulo ou cilindro, e sair aplicando comandos de edição para chegarmos a uma peça desejada.

Apostila de CAD – Solid Edge V20 Prof. Samuel Dias

Exemplo:

- Foi desenhado um sólido cúbico com arestas de 80mm.

Passo a passo: protusion > plano XY

> desenhando quadrado 80 x 80 m > horizontal/vertical > distance 80 m de altura > clique do mouse acima do plano XY > clicar em finish ou pressionar enter.

- A partir do desenho anterior, construímos a esfera a cima.

Passo a passo: revolved cutout > desenhar semi círculo de diâmetro 80 m no centro do cubo > definir eixo de revolução axis of revolution > clicar na área de trabalho de forma que a seta aponte para fora > clicar em finish ou pressionar enter.

Atenção: No decorrer da apostila será utilizada a abreviação PAP para representar a seqüência de ações, passo a passo.

Visão Geral do Ambiente Solid Part:

Área de Trabalho

Barra Dinâmica

Barra Features. (Específica para cada ambiente)

Barra Principal Barra Status

Barra Menu

Apostila de CAD – Solid Edge V20 Prof. Samuel Dias

Barra de Menu: Segue o padrão Windows, contém todos os Menus do Solid Edge.

Barra Principal: Possibilita um acesso rápido a comandos utilizados com mais freqüência, por exemplo, salvar ou abrir arquivos, comandos de renderização e visualização.

Barra Dinâmica: Exibe diferentes opções de acordo com o comando selecionado, nesta barra o usuário pode visualizar quantas etapas faltam para terminar um comando acionado.

Barra de Status: Muito útil a todos os usuários por ser uma barra que mostra informações sobre qual procedimento o usuário deve fazer para finalizar um programa. Quem está tendo um primeiro contato com o Solid Egde (SE), está barra será de grande importância.

Barra de Features: Esta barra possibilita a criação de modelagens, montagens e criação de desenhos. Possui ícones que variam de acordo com o ambiente escolhido. Por exemplo, se usuário quiser modelar uma peça em chapa poderá escolher o ambiente Solid Part. Porém, se o mesmo escolher o ambiente Sheet Metal Part a barra de features será específica a modelagem de chapas, o que tornará a execução deste trabalho bem fácil, pois este último ambiente possui comandos específicos para tal fim.

Meus amigos é Solid Edge!

Área de Trabalho: Local destinado a manipulação de uma peça, onde o usuário pode visualizar o projeto de qualquer ângulo, bastando apenas rotacionar a peça.

Vixe professor, eu não sei como se faz a rotação de uma peça! Ainda não é o momento, mas por enquanto basta sabermos que esta funcionalidade necessita de um computador de no mínimo 1GB de RAM e placa de vídeo off-board 128MB.

- Pan (Pressiona e arrasta) - Fit (Enquadrar)

- Zoom (aumenta e diminui)

- Zoom Área (Aumenta uma área delimitada)

Apostila de CAD – Solid Edge V20 Prof. Samuel Dias

Pan: Consiste em pressionarmos com o botão esquerdo (BE) do mouse na tela e

arrastar na tela de modo a enquadrarmos o detalhe requerido. Para sair do comando pressionamos esc ou clica-se a ferramenta de seleção (Select Tool) .

Fit: Traduzindo seria enquadrar. O comando enquadra todo o projeto de tal formar que o mesmo possa ser observado como um todo na área de trabalho.

Zoom: Possibilita a ampliação ou redução da visualização de uma peça. Pode ser realizado de duas formas: - Pressionado o BE na área de trabalho pode-se ampliar ou reduzir o projeto.

- Para os mouses que possuem um disco no centro, no lugar do botão central. O zoom pode ser realizado movimentando este disco para frente ou para trás.

Zoom Área: é feito através do processo de enquadramento de uma região especifica do projeto. Pode-se ter sua região ampliada o quanto o usuário necessitar. Geralmente, para redimensionar o desenho na área de trabalho usa-se o comando fit, conforme visto anteriormente.

Comandos de Visualização:

Rotate: Rotaciona a peça em qualquer direção e pode realizar o movimento em mais de um eixo ao mesmo tempo. É o comando mais utilizado para promover a visualização de uma peça.

Spin About: Deve selecionar a face de uma peça e em seguida escolhe-se um dos dois eixos sugeridos. Observe que podemos realizar movimento apenas em torno deste eixo escolhido. Look at Face: é utilizado para visualizar uma face selecionada.

Common Views: pode mostrar as faces de uma peça, promove rotações de 30 em 30 graus e mostra a vista em perspectiva isométrica.

Agora aprendi a visualizar uma peça. Que legal!

- Rotate (rotaciona a peça em qualquer eixo). - Spin About (pode rotacionar a peça em dois eixos pré-selecionados). - Look at Face (visualiza uma face selecionada).

- Common Views (visualiza a peça de 30 em 30 graus).

Apostila de CAD – Solid Edge V20 Prof. Samuel Dias

Existem atalhos específicos na visualização de peças, veja a tabela abaixo:

(Parte 1 de 5)

Comentários