Guia dvd-lab pro 2009

Guia dvd-lab pro 2009

(Parte 1 de 2)

MANUAL DO USUÁRIO 2009

cursosvideo@bol.com.br

Passo 1: Preparando suas FontesPág. 03
Passo 2: Criando um novo projeto e importando arquivosPág. 03
Passo 3: Criando CapítulosPág. 04
Passo 4: Criando os Menus e LinksPág. 05
Passo 5: Criando um Menu Automático de Seleção de Cenas:Pág. 08
Passo 6: Compilando e Gravando o DVDPág. 10

GUIA DO USUÁRIO Projeto:

Filme Capítulos Indexação Editando Aspecto Legendas Sub-Map Especial Shortkeys

Menu:

Inserindo Objetos Aplicando Efeitos Orientação Cardinal Trabalhando com Estilos Usando Links Links Especiais Trabalahndo com Grupos Color Map Navegação PBC Fazendo Simulação Aplicando Transições Cores NTSC Gen-EFX Importação / Exportação S-Foto Usando Modelo BG Música Criando Menu Animado Delayed Cell Renderisação Dynamic-FX Fazendo Botões Personalizados Criando Botões Combo Esquema de cores Teclas de atalho

Cenas:

Criar Estilo Clonagem Menu de Comando Film-Strip Usando Panorama Criar Slideshow Inseir Áudio em Título

Conexões:

Criar Botão de Titulos Criar Botão de Menu Elaborar Play Lists Criar Botão Hi-Lite Usando Componentes UOPs Aplicando Shortkeys

Compilação

Gravando DVD Verificação

Passo 1: Preparando suas Fontes

Se você está lendo esse tutorial, é por que já deve ter encodado seu filme e já ter criado seus arquivos de vídeo e áudio (mpv, m2v, mpa, m2a, ac3, dts, wav, aiff) ou seu MPEG2, usando o CCE, FreeEnc ou TMPGenc. O DVD-Lab não contém um encoder embutido, portanto você terá que encodar seus arquivos para os formatos apropriados, seja sua fonte AVI ou DVD. Resolvi não descrever sobre isso aqui pois esse é um tutorial básico apenas para o DVD-Lab. Sugiro que se você ainda não souber como criar seus arquivos, visite o Fórum KVCD e baixe os tutoriais. Vale lembrar que seus arquivos devem ser compatíveis com o formato DVD (resolução padrão de 352X480 ou 720X480 para NTSC e áudio em 48 KHz). Qualquer arquivo que não esteja nestes formatos podem fazer com que seu DVD não funcione direito (se bem que eu nunca tive problemas usando resoluções de vídeo de 480X480, mas o áudio deve estar em 48 KHz!). Sugiro que, se você quiser ganhar espaço no DVD, use o áudio em MP2, mas lembre-se que somente a versão PRo do DVD-Lab trabalha bem com áudio MP2 para projetos NTSC!

DICA: Se você tiver a versão PRO, considere-se uma pessoa de sorte, pois com ela é possível misturar conteúdo NTSC e PAL.

Passo 2: Criando um novo projeto e importando seus arquivos

Vamos ao que realmente interessa. Execute o DVD-Lab. Um janela de Wizard se abrirá (Default Project). Selecione a opção Normal (VTS Menu + Movie) e clique em OK.

Note que o DVD-Lab é basicamente dividido em 3 partes: do lado esquerdo temos a janela Project, onde estão todos os elementos do seu DVD (Connections, Movies, Menus e Slideshows). Mas abaixo, temos a janela Assets (que são os arquivos de vídeo, áudio e imagens que você importa e usa para autorar o DVD). Do Lado direito do Assets temos a janela Preview, cuja qual você usará para visualizar seus vídeos ou escolher uma cena para colocar nos menus. Ainda é possível ver a topologia do DVD (clique no menu

View DVD Topology). Assim você poderá ver quanto espaço está usando do DVD conforme for importando os arquivos.

Vamos importar nossos arquivos. Há 2 maneiras de se fazer isto: na janela Assets, você pode importar os arquivos usando o navegador de arquivos (File Browser) ou simplesmente clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar desta área branca e escolher Import. Aqui, vamos usar o primeiro modo:

Sempre se lembrando que:

1. Seu áudio deverá estar em 48.kHz! Se por acaso não estiver, o DVD-Lab converte a freqüência para 48 Khz automaticamente (ou se quiser fazer manualmente, vá em Tools Transcode Áudio) 2. Se seu vídeo estiver em 23.976 FPS (24 FPS), você precisará rodar o Pulldown nele antes (use o programa Pulldown ou deixe que o DVD-Lab faça isso por você, mas prefira o primeiro método!)

nova janela de navegação se abrirá

Clicando em File Browser, uma

...basta então selecionar o diretório onde se encontram seus arquivos e os arrastar para a janela Assets.

DVD-lab PRO é uma ferramenta para autoração em DVD. Possibilita trabalhar com múltiplos áudios selecionáveis, múltiplas legendas, listas de reprodução, lista de reprodução randômica, diversos níveis de programação por script e traz um debugador de script. Ainda assim, apresenta uma interface limpa e amigável.

Aliás, a facilidade provavelmente seja a palavra-chave aqui. Muitas ferramentas similares são oferecidas no mercado como uma opção para usuários avançados ou para uso profissional.

Além disso, costumam ser muito caras, com estruturas de DVD pré-montadas (sem muita flexibilidade) e interface questionável. Diferentemente de muitos aplicativos da concorrência, DVD-lab PRO é simples o suficiente para dispensar um longo tempo de aprendizado antes que você seja capaz de manusea-lo até mesmo em projetos básicos.

cursosvideo@bol.com.br

Quando importar os arquivos, o DVD-Lab fará uma checagem rápida nos mesmos e mostrará mensagens de erro se tiver alguma. Se você estiver importando algum MPEG2 diretamente, o DVD-Lab vai demultiplexar (separar o áudio e o vídeo) o arquivo, e isso é normal, pois ele sempre trabalha com áudio e vídeo separados. Se ele der algum erro, note que:

- Se aparecer este símbolo, você não poderá continuar o projeto. Reveja o item que está com este símbolo e refaça o que for necessário;

- Se aparecer esse símbolo, significa apenas que você pode continuar o projeto, mas talvez o DVD não toque em algum player. Pra falar a verdade, sempre que apareceu esse símbolo comigo, o DVD rodou normalmente. É apenas um

símbolo de atenção. Ele também aparecerá se você estiver usando alguma resolução não padrão pra vídeo (ex.:

480X480), apenas ignore o aviso e siga em frente.

- Apenas uma nota ou dica.

Agora, na janela Project (do lado direito), de 2 cliques em Movie 1 para abrir a janela principal do filme. Agora, arraste o arquivo MPV/M2V da janela Assets para a janela principal do filme. Faça o mesmo com o áudio (MP2/AC3/MPA/WAV).

Para adicionar os capítulos, você tem 2 opções: fazer automaticamente ou manualmente

Passo 3: Criando Capítulos

Para o modo automático:

Basta clicar no menu Movie Auto Chapters. (ou no botão Wizard do DVD-Lab e selecionar a opção Auto Chapters).

A seguinte tela se abrirá:

Clique então em OK pra prosseguir. Simples, não?

capítulos

Aqui você escolhe a sensibilidade que o DVD-Lab usará para criar seus

...e aqui, quantos capítulos você quer colocar no filme. Em Find all possible chapters, você coloca o tempo mínimo de cada capítulo (mas não poderá definir quantos capítulos o filme terá)

Arraste seus arquivos de vídeo e de áudio para qualquer parte dessa janela.

Botão Wizard do DVD-Lab cursosvideo@bol.com.br

Para o modo manual:

é necessário criar o primeiro capítulo, pois o DVD-Lab já faz isso automaticamente

Na janela Movie1, basta você arrastar a barrinha vermelha pra onde quiser criar um capítulo e clicar no sinal de . Não

DICA: Se seu mouse for tipo Wheel, você pode navegar entre as cenas do filme usando a roda central do

mouse

Passo 4: Criando os Menus e Links

muito da criatividade de cada um autorar um DVD que fique com cara de profissional

Bem, como esse é um tutorial básico pro DVD-Lab, vou apenas mostrar como criar menus simples. Vale lembrar que vai

Primeiro, vamos à janela de menus. Você pode fazer isto através da janela Project (do lado direito) e clicando em Menu1

importar qualquer imagem para o projeto (como você fez com os arquivos de áudio e vídeo) e arrastá-la para a parte preta

ou pela janela de conexões (Connections, digite CTRL+Home no teclado) e dando 2 cliques na imagem do Menu1 Você verá uma tela simples, preta. Esse é o seu menu principal. Para colocar uma imagem (background) nessa tela, basta

é que a versão PRO do DVD-Lab não vem com nenhum background! Sendo assim, aí vai mais uma

Você pode usar os backgrounds que já vêm com o DVD-Lab clicando na aba Backgrounds da janela Assets. O problema

arquivos

...DICA: Você pode copiar a pasta Backgrounds do DVD-Lab Standard para a pasta do DVD-Lab PRO. Aliás, você pode fazer isto também com os outros arquivos (Clips, Music, Styles, Objects), visto que o PRO não tem esses

capítulo

Arrasta a barra vermelha pra onde você quer que o DVD-Lab crie um

...e clique no sinal de para criar o capítulo no local desejado.

Cada sinal deste é um capítulo de seu filme. Se precisar remover algum capítulo, basta clicar com o botão direito do mouse em cima de um destes e escolher cursosvideo@bol.com.br

Vamos conhecer um pouco melhor essa parte. Para ficar de mais fácil entendimento, eu nomeei da seguinte forma:

principal! Basta arrastar seu arquivo (WAV, MP2, MPA, AC3) para o menu desejado e pronto!

DICA: é possível colocar música e som em qualquer menu! Você pode, por exemplo, com algum editor de áudio, retirar a parte do áudio (música) dos créditos finais do filme ou usar a trilha sonora original para colocar no menu

BARRA ÍTENS DE MENU (fica na janela Assets, em baixo.) cursosvideo@bol.com.br

Vamos criar então nosso menu. Em Backgrounds na barra ítens de menu, selecione um background desejado e arraste-o para a parte preta do menu principal.

DICA: Eu particularmente prefiro baixar wallpapers da Internet relacionados ao filme, importá-los para o projeto e usá-los como backgrounds em meus menus. Use sua imaginação!

Agora, vamos criar os itens do menu e os links. Clicando no na barra lateral do menu, você poderá escrever o que desejar no menu principal (coisas do tipo Iniciar Filme ou Seleção de Cenas). Você pode movimentar a escrita pra onde desejar.

DICA: Instale fontes diferentes no seu Windows. (existem vários sites na net com milhares delas). Os menus ficarão bem melhores!

Nosso menu ficou mais ou menos assim:

Para mudar a cor da fonte, selecione com o mouse a parte da escrita que deseja alterar a cor clique na aba Color da barra propriedades do menu (lado direito). Em Fill Color você seleciona a cor. Nessa mesma barra, você ainda pode alterar a sombra dos itens de menus, e colocar efeitos variados, como Bevel, e ainda transparência, deixando assim seu DVD mais com cara de profissional. Veja alguns exemplos

Efeito de sombra Hard

Efeito de sombra Strong

Efeito Bevel Soft

Efeito Magnifier Efeito Negative

Use a sua imaginação!!!

cursosvideo@bol.com.br

Agora, vamos linkar o item: simplesmente arraste o Movie1 da janela Project em cima do item Iniciar filme:

Perceba que agora o ítem Iniciar Filme ficou com um link Movie 1 em vermelho. Isto significa que quando você clicar com o controle remoto nesse item e selecioná-lo, o filme começará.

Há outra maneira de linkar os itens: basta clicar com o botão direito em cima do item desejado, ir em Link e selecionar o local onde deseja apontar o link (nesse caso, ficaria Link Movie1 Chapter1 Movie Start).

Passo 5: Criando um Menu Automático de Seleção de Cenas:

Agora clique no botão Wizard na barra de ferramentas principal do DVD-Lab e selecione Add Scene Selections Menu (ou vá em Menu Scene Selection Menu Thumbnail Scene Selection). Uma janela de templates prontos se abrirá.

Escolha o da sua preferência:
menus de seleção de cenas

Dependendo de quantos capítulos você criou para o filme no terceiro passo deste tutorial, serão adicionados um ou mais

cenas

Esta é a primeira das 3 telas do menu seleção de

Basta dar um clique duplo na janela Project para abrir o menu de seleção de cenas desejado

ao menu principal

Este botão fará com que, quando for selecionado no controle remoto, volte

...e este, quando selecionado passará para a próxima tela do menu de seleção de cenas.

cursosvideo@bol.com.br

Lembrando que se você quiser pode trocar os botões e colocar os da sua preferência (peã janela Assets, em baixo, em Objects / Buttons)

Agora, vamos linkar o item Seleção de Cenas para esse menu de seleção. Você fará como fez para linkar o item Iniciar Filme. Abra o Menu1 (que é o menu principal) através da janela Project e arraste o Scenes 1 for Movie 1 para o texto Seleção de Cenas do menu principal (ou do outro modo, com o botão direito em cima do item Seleção de Cenas)

Pra finalizar esta parte, vamos verificar como ficou os links através da janela Connections (dê um CTRL+Home no teclado ou abra através da janela Project clicando dando um clique duplo em Connections)

Você pode testar pra ver como ficará o DVD final usando o controle remoto do DVD-Lab. Para isto, basta entrar na tela do Menu Principal (dando um duplo clique em Menu1 na janela Project)

Note que, ao término do filme, voltará automaticamente para o menu principal.

Clique no botão

Simulation para fazer com que o controle remoto apareça

Navegue com o mouse ou pelo controle remoto para testar os links do DVD e ver se está tudo funcionando como deve.

Se você preferir, pode renomear os itens da janela Connections para melhor assimilação. Basta selecionar o item desejado e apertar F2.

cursosvideo@bol.com.br

Veja que os links ficarão da cor roxa quando forem selecionados pelo controle remoto. Vamos mudar a cor dos links. Selecione o menu que deseja alterar a cor dos links (no nosso caso, o menu principal). Na barra de propriedades do menu (lado direito), clique na aba Map. Para nosso exemplo, vamos mudar para amarelo:

Teste com o controle remoto para ver se ficou como você queria. Passo 6: Compilando e Gravando o DVD Calma, pessoal. Agora falta pouco!

Se você chegou até aqui, parabéns! Seu DVD está quase pronto. Essa é a parte final de todo o processo, pois vamos compilar o DVD e gerar os arquivos para queimar no DVD. Clique no botão Compile (fica na barra de ferramentas do DVD-Lab). Você também pode ir através do menu em Project e Compile DVD

Na nova janela que se abriu (Compile DVD), selecione o local onde o DVD-Lab vai gerar seus arquivos e a pasta temporária DICA: Você ganhará tempo se escolher unidades diferentes para salvar os arquivos do DVD e os temporários!

Cuidado: Se aparecer um símbolo de , significa que você não tem espaço suficiente para compilar o DVD! Libere mais espaço e clique em Refresh.

Clique então em Start e o DVD será criado na unidade especificada (no nosso caso, em D:\_DVD-LAB_WORK). O processo demora mais ou menos de 25 a 30 minutos, dependendo do conteúdo do DVD.

Após o término da criação do DVD, você tem várias opções para queimar o DVD. Você pode:

mudar a cor do item selecionado

Note que aqui deve estar em Selected. Isto significa que vamos

...e se você ainda quiser, pode alterar a transparência do item selecionado movendo essa barrinha para esquerda ou direita.

desejada

...e clicando aqui, uma nova caixa de cores se abrirá. Selecione a cor cursosvideo@bol.com.br

1. Usar o DVD-Lab para gravar Para isto, basta clicar no menu Project Burn DVD

Lembrando que nesse método não dá pra escolher a velocidade de gravação, por isso, esse método é o menos aconselhável!

2. Criar uma imagem com o DVD-Lab e depois gravar com o DVD-Decrypter

Esse método é o que eu mais aconselho (e uso), pois além de você poder escolher a velocidade da gravação, tem menos riscos de perder mídias.

Para criar a imagem, o método é parecido com o da gravação normal do DVD-Lab. Clique no menu Project Burn DVD

Para criar a imagem, basta marcar essa opção antes de gravar no DVD-Lab

(Parte 1 de 2)

Comentários