Introdução a Programação

Introdução a Programação

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Lógica de Programação

Autor: Paulo Sérgio de Moraes Ultima Atualização: 04 de Abril de 2000

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Introdução à Lógica de Programação4
Lógica4
Seqüência Lógica4
Instruções4
Algoritmo5
Programas5
EXERCÍCIOS6
Desenvolvendo algoritmos8
Pseudocódigo8
Regras para construção do Algoritmo8
Fases8
Exemplo de Algoritmo9
Teste de Mesa10
EXERCÍCIOS1
Diagrama de Bloco12
O que é um diagrama de bloco?12
Simbologia12
EXERCÍCIOS14
Constantes, Variáveis e Tipos de Dados15
Constantes15
Variáveis15
Tipos de Variáveis16
Declaração de Variáveis16
EXERCÍCIOS17
Operadores19
Operadores Aritméticos19
Operadores Relacionais19
Operadores Lógicos21
EXERCÍCIOS2
Operações Lógicas23
EXERCÍCIOS24
Estrutura de Decisão e Repetição26
Comandos de Decisão26

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SE ENTÃO SENÃO / IFTHEN ... ELSE..................................................................27
CASO SELECIONE / SELECTCASE....................................................................29
EXERCÍCIOS31
Comandos de Repetição32
Enquanto x, Processar (Do WhileLoop)...................................................................32
Até que x, processar(Do Until ... Loop).....................................................................3
Processar, Enquanto x (Do ... Loop While)..............................................................3
Processar, Até que x (Do ... Loop Until)...................................................................34
EXERCÍCIOS35
Arquivos de Dados36
Conceitos Básicos36
Abertura de Arquivos37
Fechamento de Arquivos37
Leitura de Arquivos37
Movimentação de registros38
Gravação de Arquivos39
Macro Fluxo39
EXERCÍCIOS40
Relatórios41
Características do Formulário41
Controle de linhas e salto de páginas41
Impressão de Cabeçalho e Estética de Página41
EXERCÍCIOS43
Simbologia4

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1 Introdução à Lógica de Programação

A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir a seqüência lógica para o desenvolvimento.

Então o que é lógica?

Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo.

1.2 Seqüência Lógica

Estes pensamentos, podem ser descritos como uma seqüência de instruções, que devem ser seguidas para se cumprir uma determinada tarefa.

Seqüência Lógica são passos executados até atingir um objetivo ou solução de um problema.

1.3 Instruções

Na linguagem comum, entende-se por instruções “um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo”.

Em informática, porém, instrução é a informação que indica a um computador uma ação elementar a executar.

Convém ressaltar que uma ordem isolada não permite realizar o processo completo, para isso é necessário um conjunto de instruções colocadas em ordem seqüencial lógica.

uma série de instruções: descascar as batatas, bater os ovos, fritar as batatas, etc

Por exemplo, se quisermos fazer uma omelete de batatas, precisaremos colocar em prática

É evidente que essas instruções tem que ser executadas em uma ordem adequada – não se pode descascar as batatas depois de fritá-las.

Dessa maneira, uma instrução tomada em separado não tem muito sentido; para obtermos o resultado, precisamos colocar em prática o conjunto de todas as instruções, na ordem correta.

Instruções são um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo. Em informática, é o que indica a um computador uma ação elementar a executar.

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1.4 Algoritmo

Um algoritmo é formalmente uma seqüência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma seqüência de instruções que dão cabo de uma meta específica. Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua definição, devem ser claras e precisas.

Como exemplos de algoritmos podemos citar os algoritmos das operações básicas (adição, multiplicação, divisão e subtração) de números reais decimais. Outros exemplos seriam os manuais de aparelhos eletrônicos, como um videocassete, que explicam passo-a-passo como, por exemplo, gravar um evento.

Até mesmo as coisas mais simples, podem ser descritas por seqüências lógicas. Por exemplo: “Chupar uma bala”.

• Pegar a bala • Retirar o papel

• Chupar a bala

• Jogar o papel no lixo

“Somar dois números quaisquer”.

• Escreva o primeiro número no retângulo A • Escreva o segundo número no retângulo B

• Some o número do retângulo A com número do retângulo B e coloque o resultado no retângulo C

1.5 Programas

Os programas de computadores nada mais são do que algoritmos escritos numa linguagem de computador (Pascal, C, Cobol, Fortran, Visual Basic entre outras) e que são interpretados e executados por uma máquina, no caso um computador. Notem que dada esta interpretação rigorosa, um programa é por natureza muito específico e rígido em relação aos algoritmos da vida real.

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1.6 EXERCÍCIOS 1) Crie uma seqüência lógica para tomar banho:

2) Faça um algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número

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3) Descreva com detalhes a seqüência lógica para Trocar um pneu de um carro. 4) Faça um algoritmo para trocar uma lâmpada. Descreva com detalhes:

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2 Desenvolvendo algoritmos

2.1 Pseudocódigo

Os algoritmos são descritos em uma linguagem chamada pseudocódigo. Este nome é uma alusão à posterior implementação em uma linguagem de programação, ou seja, quando formos programar em uma linguagem, por exemplo Visual Basic, estaremos gerando código em Visual Basic. Por isso os algoritmos são independentes das linguagens de programação. Ao contrário de uma linguagem de programação não existe um formalismo rígido de como deve ser escrito o algoritmo.

O algoritmo deve ser fácil de se interpretar e fácil de codificar. Ou seja, ele deve ser o intermediário entre a linguagem falada e a linguagem de programação.

2.2 Regras para construção do Algoritmo

Para escrever um algoritmo precisamos descrever a seqüência de instruções, de maneira simples e objetiva. Para isso utilizaremos algumas técnicas:

• Usar somente um verbo por frase

• Imaginar que você está desenvolvendo um algoritmo para pessoas que não trabalham com informática

• Usar frases curtas e simples

• Ser objetivo

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