Análise dos portais UOL e Terra

Análise dos portais UOL e Terra

(Parte 5 de 5)

Em julho de 1999, antes de completar seus três anos, o Zaz foi o escolhido da Telefônica Interativa, empresa do grupo Telefônica, da Espanha, para iniciar suas operações de Internet na América Latina. Foi criada a Terra Networks e, em dezembro de 1999, o Zaz virou Terra. Em outubro de 2000, foi nasceu a Terra Lycos, a partir da união da Terra Network S/A com a norte-americana Lycos Inc., e em 2004 o Terra vendeu o Lycos.

Terra hoje

O Terra investiu em banda larga a partir de 2000 e, hoje, detém a liderança absoluta do segmento no Brasil, com 50% do mercado. Oferece acesso banda larga por todas as tecnologias desenvolvidas:cabo, telefone, satélite, celular,wi-fi, EVDO da Vivo.

Provedor com abrangência nacional, está em mais de duas mil cidades, das quais mais de 1,2 mil com acesso em alta velocidade. São 1,7 milhão de assinantes que reconhecem a marca Terra pela alta qualidade dos produtos de acesso, conteúdo e serviços de valor adicionado e da constante busca pela inovação. Por ano, o Terra lança em média dez novos serviços, entre os quais destacam-se Conexão Segura, Fotolog, Campeonato Europeu, entre outros.

Possui o mais moderno estúdio de internet na América Latina, pioneiro, lançado em setembro de 2000, com transmissão 24 horas na TV Terra com uma média de 8 horas diárias de programação ao vivo e acervo de 100 mil vídeos e áudio. O Jornal do Terra, programa jornalístico multimídia lançado em outubro de 2002 é exibido ao vivo em três boletins diários: 11h, 15h e 17h30.

Em 2004, o diretor-geral do Terra, Fernando Madeira, foi eleito "Empreendedor do Ano de Tecnologia" pela Isto É Dinheiro; o Terra foi eleito Veículo de Comunicação - categoria Portal pela revista Propaganda e foi o único provedor de Internet a figurar na revista Exame Melhores e Maiores 2004 - pelo terceiro ano consecutivo.

Também pela terceira vez seguida é apontado como o Provedor de Internet Mais Admirado do Brasil em pesquisa da Carta Capital/InterScience e aparece no 34º lugar no ranking da Revista Info Exame das 200 maiores empresas de tecnologia do País. Em 2003, foi a empresa de Internet mais premiada do ano.

2.3 Estações

Está dividido em cerca de 40 estações. São elas:

2.4 Audiência

2.5 Perfil do Usuário

Segmento

Conheça os hábitos de audiência por segmento: automotivo, financeiro, informática...

2.6 Tabela de Preços

2.7 Peças Publicitárias

Over the page

Banner Expansível

Descrição

Formato localizado no topo da página. Expande quando interagido pelo usuário através de "mouse over" sobrepondo parte do conteúdo

Layer (CM8)

Descrição

Formato que utiliza o elemento surpresa, aparece sobre o conteúdo ficando por um determinado tempo e some sozinho ou com a intervenção do usuário.

Layer banner

Descrição

Formato que utiliza o elemento surpresa, aparece sobre o conteúdo ficando por um determinado tempo termina em um Banner Full que fica fixo na página.

Layer Reminder

Descrição

Formato que utiliza o elemento surpresa, aparece sobre o conteúdo ficando por um determinado tempo e some sozinho ou com a intervenção do usuário. Se sumir sozinho, deixa um reminder na parte inferior da página por mais alguns segundos

Pop Up

Descrição

Aparece na tela em cima do browser em uma outra janela menor

Interstitial

Descrição

Formato que utiliza o elemento surpresa, aparece sobre o conteúdo ficando por um determinado tempo e some sozinho ou com a intervenção do usuário.

Layer Superbanner

Descrição

Formato que utiliza o elemento surpresa, aparece sobre o conteúdo ficando por um determinado tempo termina em um Super Banner que fica fixo na página.

Super Banner Expansível

Descrição

Formato localizado no topo da página. Expande quando interagido pelo usuário através de clique, empurrando parte do conteúdo para baixo.

Layer Retângulo Médio

Descrição

Formato que utiliza o elemento surpresa, aparece sobre o conteúdo ficando por no máximo 7 segundos e termina em um Retângulo Médio que fica fixo na página.

Super Banner Expansível – Canais

Descrição

Formato localizado no topo da página. Expande quando interagido pelo usuário através de mouse over e contrai no mouse out, voltando ao formato de super banner. O Formato expande apenas por sobre a parte editorial, não cobrindo o menu esquerdo nem o direito. Vide demonstração para mais detalhes.

Patrocínio Integrado Expansível

Descrição

Formato que permite sincronismo e interação entre o selo de patrocínio e o Banner Vertical nas capas dos Canais que possuem Superbanner, sem sobrepor o formato fixo.

In the page

Barra 1024 Vídeo

Descrição

Formato com vídeo veiculado na home do portal, aparece apenas para resoluções acima de 1024x768.

Botão Patrocínio 1024

Descrição

Formato com vídeo veiculado na home do portal, aparece apenas para resoluções acima de 1024x768.

Botão 2 Expansível

Descrição

Formato localizado no canais Invertia, Noticias, Educação e Vertibular.

Barra 1024

Descrição

Formato animado posicionado no canto superior direito da homepage do Terra (http://www.terra.com.br/), exibido para resoluções de vídeo acima de 1024x768.

Super Banner Cantoneira

Descrição

Super banner integrado com cantoneira, mais selo de patrocinio. Permite que a criação explore todo o espaço entre o superbanner e a cantoneira, pois fazem parte de apenas 1 arquivo.

Retângulo médio

Descrição

Integrado ao conteúdo, geralmente no miolo das matérias.

Full Banner

Descrição

Formato localizado no topo da página.

Half Banner

Descrição

Formato localizado dentro das janelas de enquete.

Banner Vertical

Descrição

Formato localizado na coluna direita da página.

Botão 1

Descrição

Formato localizado na coluna direita da página.

Botão 2

Descrição

Formato localizado na home do Terra

Selo Compras

Descrição

Formato veiculado no Terra Compras.

Super Banner

Descrição

Formato localizado em uma grande área do topo da página.

Parceiros

Vídeo Retângulo Médio

Descrição

Formato com vídeo integrado ao conteúdo.

Vídeo Comercial

Descrição

Formato com vídeo, de grande impacto, veiculado em janelas pop up ou pop under.

Vídeo Comercial Full Page

Descrição

Formato com vídeo, de grande impacto, veiculado em janelas full screen.

Vídeo Full Banner

Descrição

Formato com vídeo, no topo da página.

Vídeo Banner Expansível

Descrição

Formato com vídeo localizado no topo da página. Expande quando interagido pelo usuário através de "mouse over" sobrepondo parte do conteúdo.

Vídeo Layer

Descrição

Formato com vídeo que utiliza o elemento surpresa, aparece sobre o conteúdo ficando por um determinado tempo e some sozinho ou com a intervenção do usuário.

Vídeo Layer Banner

Descrição

Formato com vídeo que utiliza o elemento surpresa, aparece sobre o conteúdo ficando por um determinado tempo. Começa e/ou termina em um Banner Full que fica fixo na página.

Vídeo Super Banner

Descrição

Formato com vídeo, no topo da página.

Vídeo Pop Up

Descrição

Formato com vídeo que aparece na tela em cima do browser em uma outra janela menor.

Vídeo Banner Vertical

Descrição

Formato com vídeo localizado na coluna direita da página.

Especiais

Botão Waves

Descrição

Formato na coluna direita do canal Waves (http://waves.terra.com.br).

E-mail Marketing

Descrição

Formato com grande poder de segmentação, permitindo escolher características como região, sexo, idade e preferências do usuário que receberá o e-mail.

Terra TV

Selo de Patrocínio

Descrição

Formato fixo ou randômico de patrocínio de conteúdo.

Banner Vertical Expansível

Descrição

Formato sincronizado com a programação do TV Terra. Expande toda vez que o comercial (vídeo) do anunciante correspondente ao banner é exibido no player, contraindo assim que termina o comercial.

2.7.1 Preço

2.7.1.1 A Mais cara

Botão Exclusivo Mensal por R$ 500.000,00.

2.7.1.2 A Mais barata

Botão 1 por R$10,00 CPM.

2.8 Anunciantes

O portal do Terra não disponibiliza informações sobre quem são seus anunciantes. Ele apenas relata alguns cases de sucesso de alguns anunciantes como, por exemplo:

  • McDonald’s

  • Johnson & Johnson

  • Shopping Morumbi

  • Ford

  • Magazine Luiza

  • Banco Itaú

2.9 Outras opções alternativas de divulgação

Transmissões e Broadcast

O Terra realiza transmissões de áudio e vídeo através da internet, ao vivo ou on demand. A transmissão pode ser acoplada a ferramentas ilustrativas (powerpoint), de apoio didático (apostilas para download) ou de interatividade (chat, envio de perguntas). Num só ambiente, o mais completo conjunto de informações sobre o assunto da transmissão, que pode ser feita a partir do estúdio Terra ou local determinado pelo cliente, como:

  • Eventos corporativos

  • Treinamentos

  • Conferências (internacionais, nacionais e regionais)

  • Lançamento de produtos

  • Apresentações comerciais e financeiras

  • Pronunciamentos

  • Shows

  • Palestras

Produção e Distribuição de Conteúdo

O Terra Mídia Services produz e customiza para seus clientes, conteúdos de diversos assuntos que podem ser distribuídos através do site do cliente, newsletters, telefones móveis, etc.

Customização de serviços

Só o Terra oferece a mais completa plataforma de serviços de internet para o mercado brasileiro, podendo customizar produtos e serviços para clientes corporativos:

Shopping e Terra Compras

O Shopping Online do Terra está entre os melhores do ranking segundo IBOPE. Com equipe multidisciplinar focada em planejamento, atendimento e pós-venda analítico, o Terra Compras oferece os melhores resultados para clientes que querem vender seus produtos através da internet.

Principais características do Terra Compras:

  • Busca de produtos

  • Navegação vertical em 3 níveis por departamentos

  • Ações de marketing e merchandising

  • Promoções em datas comerciais

Conclusão

O UOL é um portal que já nasceu grande. Nasceu em 1996, três anos a frente do seu concorrente, o Portal Terra. Hoje é considerado o maior portal de língua portuguesa do mundo.

Tanto o Terra, quanto o UOL possuem em média 40 estações de assuntos diversos, o que possibilita uma ótima segmentação de mídia, um aspecto muito muito positivo para o anunciante.

O Terra contabiliza 24 milhões de visitantes únicos e apenas 9 milhões, o UOL.

O UOL possui um público mais diversificado, na faixa dos 18 até 49 anos, enquanto o Terra possui um público mais jovem entre 18 até 34 anos. Ambos os portais tem como usuário, público da classe A e B, com curso superior ou graduação.

Ambos os portais disponibilizam para seu assinante, a opção de anunciar por CPM ou por período que pode variar entre diário, semanal ou mensal.

Para analisar os portais em relação ao preço, citarei como exemplo o Full Banner do UOL e o Super Banner do Terra. Ambos são calculados por CPM e localizados na HOME. O UOL não possui a possibilidade de formato Super Banner na home assim como o Terra não disponibiliza o formato Full Banner em sua home Page. O preço do Full Banner é R$60,00 enquanto o Super Banner está R$100.00. O Super Banner é um pouco maior que o Full Banner, 728x90 contra 468x60 do Full Banner, o que justifica sua diferença de preço, então podemos considerar que os preços são praticamente equivalentes, quando comparados a este formato de mídia.

Para compararmos mais precisamente o preço, seria necessária uma análise mais aprofundada, co-relacionando todos os formatos de mídia disponíveis.

Como, o âmbito dessa conclusão é apenas uma breve síntese do comparativo em relação aos portais, podemos também citar que um botão CPM custa R$10,00 no Terra e R$85,00 no UOL.

O Terra disponibiliza cerca de 38 formatos para divulgação, e o UOL apenas 19, porém o UOL possui 8 formatos especiais para divulgação. Ambos os portais preocupam-se em oferecer formatos diferenciados e a cada ano, novos formatos são criados e comercializados.

O Terra oferece a seus clientes alguns produtos e serviços alternativos como, por exemplo, transmissões e broadcast, produção e distribuição de conteúdo e customização de serviços.

Não será possível analisar os portais quanto o número de anunciantes, pois o Terra não disponibiliza esta informação.

O que podemos concluir é que os dois portais são uma ótima porta de entrada para qualquer produto na Internet pois oferece grande visibilidade. É difícil dizer qual o melhor portal para anunciar, pois depende de alguns fatores primordiais, como orçamento, formato e cliente da peça. Por exemplo, se eu quisesse maior flexibilidade no formato do meu anúncio certamente eu anunciaria no Terra. Porém se eu quisesse atingir um público mais velho, entre 30 até 40 anos, certamente eu anunciaria no UOL. Em aspectos gerais eu apostaria no Terra, como melhor portal para anunciar, pois possui o mesmo número de estações que o UOL, praticamente o dobro de usuários únicos, muito mais formatos, preços equivalentes e em aspectos gerais, demonstrou possuir mais diferenciais em relação ao UOL. Podemos considerar o Terra um portal mais jovem e ousado, quanto o UOL um portal mais formal e “apadronizado”.

Porém o UOL sem dúvida, possui muito mais informações para o possível anunciante, o que pode ser um fator determinante na escolha do portal. Informações como histórico, anunciantes, não estão disponíveis na seção “Anuncie” do Terra.

Sinceramente este resultado me surpreendeu, pois certamente o Top of Mind, é o UOL, onde para usuários leigos ou mesmo profissionais da área que não fizerem estudos mais aprofundados, acreditam que o UOL é um portal muito mais visitado que o Terra e muito maior. O UOL é considerado maior em conteúdo, porém o Terra certamente é o mais visitado, o que comercialmente é mais positivo.

Bibliografia

HTTP://WWW.TERRA.COM.BR

HTTP://WWW.UOL.COM.BR

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