Análise dos portais UOL e Terra

Análise dos portais UOL e Terra

(Parte 4 de 5)

Fonte: Métricas UOL. *Média: jan a outubro de 2006.

    1. Perfil do usuário

84% do público do UOL pertence às classes A e B e a maioria possui grau superior completo ou pós-graduação.

    1. Tabela de Preços

Formatos por impressão

FORMATO

Estação

CPM

Botão na notícia

Estações premium

R$ 85,00

Expandable

Estações premium

R$ 125,00

 

Demais estações

R$ 105,00

Full Banner

Home

R$ 60,00

 

Estações premium

R$ 90,00

 

Demais estações

R$ 60,00

Intervenção Álbum de Fotos

Álbum de Fotos

R$ 225,00

Pop-up Rich Media

Todas

R$ 225,00

Skyscraper

Todas

R$ 175,00

Super Banner

Estações premium

R$ 175,00

 

Demais estações

R$ 150,00

Formatos por período

FORMATO

Período

Preço

Banner ret., botão e square estação

Mensal

R$ 40.000,00

Banner ret., botão e square estação > 10M

Mensal

R$ 200.000,00

Botão HOME PAGE [25% da entrega mensal]

Mensal

R$ 600.000,00

Broadcast completo (1h)

9h às 21h

R$ 192.500,00

Broadcast completo (1h)

21h às 9h

R$ 95.000,00

Chat / Bate Papo Geral

5 Inserções

R$ 30.000,00

Chat / Bate Papo Segmentado

10 Inserções

R$ 10.000,00

DHTML com reminder no Full Banner dias úteis

Diária

R$ 500.000,00

DHTML com reminder no Super Banner

Diária

R$ 150.000,00

DHTML com reminder no Super Banner

Diária

R$ 50.000,00

DHTML dias úteis

Diária

R$ 260.000,00

DHTML estação > 100 mil imp.

Diária

R$ 17.500,00

DHTML fim de semana

Diária

R$ 260.000,00

DHTML outras estações

Diária

R$ 7.500,00

Floater dias úteis

Diária

R$ 157.500,00

Floater fim de semana

Diária

R$ 157.500,00

Home Time (1h)

9h às 21h

R$ 100.000,00

Home Time (1h)

21h às 9h

R$ 48.000,00

Informe Publicitário

Mensal

R$ 250.000,00

Pop-Up dias úteis

Diária

R$ 260.000,00

Pop-Up estação > 100 mil imp.

Diária

R$ 17.500,00

Pop-Up fim de semana

Diária

R$ 260.000,00

Pop-Up outras estações

Diária

R$ 7.500,00

Posição 1024

Diária

R$ 260.000,00

Rádios Patrocinadas

Mensal

R$ 75.000,00

TV Home UOL

Diária

R$ 325.000,00

Peças com vídeo

Preço

Acréscimo de 50% no valor do formato escolhido.

E-mail marketing

Base

 

Preço

Base cheia

 

R$ 125.000,00

Segmentado

 

R$ 75.000,00

- Investimento mínimo de R$ 3.000,00 por campanha- O prazo para utilização de qualquer saldo de campanha é de três meses, após a data final do  PI/contrato.- Canais Premium: Diversão e Arte, Economia, Esporte, Jornais, Revistas, Tecnologia, Últimas Notícias,  UOL News, Viagem - Segmentação de campanhas por horário ou por dia, ambas com 50% de acréscimo.- O UOL não se responsabiliza por custos relativos a contratação de serviços de terceiros pelo anunciante, seja de criação, planejamento ou tecnologia.

    1. Peças Publicitárias

      1. Banner Retangular

      1. Banner Retangular Expansível

      1. Banner Quadrado

      1. E-Mail Marketing

ESTAÇÕES ONDE ESTE FORMATO ESTÁ DISPONÍVEL

      1. Floater 100x100

      1. Floater DHTML

      1. Full Banner

      1. Full Banner Expansível

      1. Página Customizada

      1. Pop-UP

      1. Rich Media Popup

      1. Selo de Patrocínio

      1. Skycraper

      1. Streaming

      1. Super Banner

      1. Window

      1. Vertical Banner

1.7.18 Preço

1.7.18.1 Mais cara

TV Home Uol por R$ 325.000,00 a diária.

1.7.18.2 Mais barata

Botão na notícia em estações premium por R$85,00 a impressão(CPM).

1.8 Anunciantes

1.8.1 Quantos são?

Cerca de 171 anunciantes.

1.8.2 Quem são?

Abaixo a lista dos principais anunciantes:

1.10 Outras opções alternativas de divulgação

ANÁLISE TERRA

    1. Introdução

A maior empresa de internet do Brasil com dois milhões de assinantes, 1.400.000 assinantes de acesso banda larga, mais de 150 mil empresas clientes de Serviços Corporativos.

2.2 Histórico

Em 1988, Marcelo Lacerda e Sérgio Pretto criaram em Porto Alegre a Nutec, empresa de software com filiais em São Paulo e nos EUA. Surgia, nesta oportunidade, o embrião que deu origem ao Portal Terra, atualmente a empresa líder da internet brasileira.

Após anos investindo no mercado de TI e automação comercial, o contato com universidades americanas abriu uma nova porta à Nutec: a internet. Com o objetivo de oferecer serviços de web aos brasileiros, foi criada em 1995 a Nutecnet, cujo primeiro produto foi um sistema de correio eletrônico.

Com uma equipe pequena, a Nutecnet uniu-se ao grupo de mídia RBS e investiu em um projeto: criar um canal interativo na web. Sandra Pecis e Silvia de Jesus, da Nutecnet de Porto Alegre, criaram o pré-projeto que recebeu a colaboração do pessoal da RBS e da Nutecnet de São Paulo. Em 1º de dezembro de 1996 foi lançado o portal e provedor de internet ZAZ, com o slogan: Zaz - O seu canal na internet.

Pioneiro, ágil e criativo, o Zaz reuniu, nove anos atrás, produtos que hoje são atuais e campeões de audiência, como o Almas Gêmeas, serviço de busca, Cartões, Chat, Cidade Virtual (hoje chamado Guia de Cidades), Compras e Vestibular. Além disso, criou o primeiro serviço de webcasting no Brasil, que oferecia notícias de veículos de comunicação como O Globo, Agência Estado, IstoÉ, IDG, Zero Hora, Correio Braziliense e Diário do Grande ABC.

Entre as curiosidades, estavam a primeira "cyber novela" brasileira, intitulada A Gente ainda nem Começou, a primeira história em quadrinhos de ficção-científica, a Cybercomix, e o Carona, onde o internauta podia combinar viagens - serviço que atualmente faz sucesso entre os universitários de todo o mundo.

Em menos de um ano, o Zaz tornou-se referencial no mercado. Marcelo Lacerda foi apontado pela revista Business Week como um dos 20 principais empreendedores da América Latina e pelo Wall Street Journal como o "Bill Gates Brasileiro".

(Parte 4 de 5)

Comentários