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Guias e Dicas
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Plano de negócios, Notas de estudo de Publicidade e Propaganda

Plano de negócios de agência de publicidade.

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010
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Compartilhado em 09/04/2009

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daniella-borges-6 🇧🇷

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Baixe Plano de negócios e outras Notas de estudo em PDF para Publicidade e Propaganda, somente na Docsity! 1. Tipo de empresa Agência de Comunicação especializada em comunicação online e inovações. 2. Histórico Apesar de a Grop Comunicação Digital ser uma agência nova, fundada em 2007, sua história caminha em paralelo com a história da Internet coorporativa no Brasil. Isso se deve ao fato que a Grop Comunicação Digital surgiu da união da Full Network Technologies de propriedade da sócia Daniella Portásio Borges fundada em 2001 com os novos sócios: Ariel Del Sol Salobrenha Nunes da Silva, Carlos Renato Macedo e Ricardo Maurício Montavan Michel. Esta união favoreceu ambas as empresas, pois a fusão trás à antiga Full Network o apoio de novos sócios e funcionários enquanto a Grop Comunicação Digital conta com a experiência e cartela de clientes fidelizados de médio e grande porte como a Vivo, Portugal Telecom Inovação, Santander, EuropCar, Impacta, Vicunha, Samsung, Bradesco, entre outros. 3. Descrição A Grop Comunicação Digital foi criada para oferecer todos os serviços que englobem os meios digitais e tecnológicos legais para agências de comunicação que visam oferecer um diferencial para as campanhas publicitárias de seus clientes. Atualmente as grandes agências de comunicação possuem um departamento de internet e as que não possuem este departamento, procuram fornecedores externos. Porém, a maior parte destes departamentos trabalham sempre super atarefados e os fornecedores não oferecem serviços que prezem pela qualidade e identificação total da marca do cliente. O prejudicado é o cliente, que vê sua campanha com sua identidade fragmentada com cores diferentes e outros problemas que não respeitam a identidade da marca. O compromisso da Grop Comunicação Digital é integrar seus serviços às outras peças publicitárias da campanha, de forma que a campanha torne-se uníssona em sua identidade, porém com o diferencial de possuir peças que interajam entre os meios digitais e outros veículos como televisão, rádio, outdoors, etc. 4. Missão A missão da Grop Comunicação Digital é oferecer soluções digitais criativas e inovadoras que enriqueçam de forma significativa campanhas publicitárias elaboradas pelas agências de comunicação para seus clientes, garantindo maior interatividade dos consumidores finais perante a tecnologia. 5. Visão O negócio da Grop Comunicação Digital é ser o “braço direito” de médias e grandes agências de comunicação que necessitam de comunicação digital integrada. Nosso trabalho é a “peça complementar do quebra-cabeça” das campanhas publicitárias. 1 6. Investimento Inicial e Distribuição de Capitais O investimento inicial é de R$82.000,00 distribuído de tal forma: Nome Cotas( R$1.000,00) Porcentagem Daniella Portásio Borges 50 61% Carlos Renato Macedo 12 15% Ariel Del Sol Salobrenha Nunes da Silva 10 12% Ricardo Maurício Montavan Michel 10 12% 7. Estrutura Organizacional O corpo executivo da Grop Comunicação Digital é formado pelos sócios da mesma. Abaixo segue o organograma da empresa: CEO- Daniella P.Borges Mini-Curriculum - Mais de 4 anos de experiência em gestão de projetos e 8 anos no mercado de tecnologia, comunicação e marketing; - Gerenciamento de Projetos para plataformas Web e Mobile; - Integração entre os departamentos de criação e desenvolvimento; - Implementação de metodologias de desenvolvimento; - Atendimento à grandes clientes como: Bradesco, Santander, Vick, EuropeCar, Kraft, Samsung, Vivo, Portugal Telecom; - Vencedora de um Silver Cyber Cannes e um Ibest. Atividades Desenvolve e mantém a visão da empresa. Responsável pelo marketing, desenvolvimento de produto, produção e finanças, serviço aos consumidores etc. Aprova as obrigações financeiras. Procura novas oportunidades de negócios e alianças estratégicas com outras empresas. Planeja, desenvolve e estabelece políticas e objetivos do negócio em acordo com a diretoria. Dirige e coordena programas financeiros para prover fundos para novas operações no sentido de maximizar retorno sobre investimento e aumentar a produtividade. Diretor de Contas – Renato Macedo Mini-Curriculum - Inglês Avançado; - Técnico formado em informática e administração de empresas; 2 Para tal, a Grop Comunicação Digital deve concentrar-se também na penetração do mercado, fortalecendo sua marca através do investimento em campanhas que utilize meios de comunicação segmentada. 10. Objetivos 1. Abertura da empresa e registro fiscal em até dois meses; 2. Instalações físicas e formalização contratual com fornecedores e parceiros em até um mês após a abertura da empresa; 3. Planejamento da campanha Grop Comunicação Digital, elaboração do site, material de escritório, cartões de visita, mala direta, portfólio, etc; 4. Captação de pelo menos dois clientes de médio ou grande porte em até seis meses após as instalações físicas e contratos jurídicos estarem acertados. 11. Clientes A Grop Comunicação Digital tem foco em atender as empresas de perfil abaixo: - Agências de Comunicação de médio e grande porte possuidoras ou não de departamento de Internet; - Empresas interessadas em um contato direto com a Grop Comunicação Digital que necessitem elaborar essencialmente uma campanha digital sem o apoio de outras mídias. A captação de novos clientes é feita essencialmente pelo executivo responsável pela área comercial, da qual entra em contato com todas as agências determinadas como “alvo”, para apresentação de portfólio e apresentação da empresa. O atendimento a estes clientes é feito pelo Diretor de Contas. Este atendimento preza pela exclusividade, onde a Grop Comunicação Digital atenta-se a disponibilização de recursos para possíveis locomoções até o cliente, eventuais viagens, jantares, etc, para que o cliente sinta-se amparado em qualquer momento que julgar necessário um pronto-atendimento da Grop Comunicação Digital. 12. Fornecedores Os fornecedores são um ponto importante no fluxo de trabalho da Grop Comunicação Digital, pois na sede da Grop Comunicação Digital, concentra-se apenas o quadro do “núcleo inteligente”, ou seja, os executivos, gestores, planejadores e responsáveis por novos negócios. Desta forma, a Grop Comunicação Digital concentra seu foco na elaboração de estratégias e projetos planejados, enquanto a execução fica por conta dos fornecedores. São profissionais altamente especializados na área, que são detentores de mão-de-obra capacitada. Na área de ilustração, programação e banco de dados que já forneciam serviços para a antiga Full Network Technologies. 5 Um de nossos fornecedores cadastrados: http://www.designdler.com.br/ Atualmente, a Grop Comunicação Digital já possui um quadro de número e qualidade satisfatória dos fornecedores, não necessitando um plano de captação de novos fornecedores para o primeiro ano. 13. Distribuidores As campanhas digitais produzidas pela Grop Comunicação Digital são distribuídas pelos veículos de comunicação digitais escolhidos através de um plano de mídia desenvolvido pela Grop Comunicação Digital ou pela agência de comunicação da qual a Grop Comunicação Digital estará prestando o serviço. Eventualmente a empresa detentora da campanha fará a opção pelos veículos de comunicação. 14. Concorrentes - Pequenas agências de comunicação especializadas no meio digital, prestadoras de serviços para médias e grandes agências; - Empresas especializadas na criação de sites, hot-sites, etc. - Consultorias de planejamento estratégico para web; Exemplo de concorrente direto: www.dialeto.net, www.atipico.com.br. 15. Parcerias A Grop Digital Comunicação conta com o apoio de parceiros da antiga Full Network Technologies, da qual são responsáveis pelo fornecimento de outro tipo de serviço da qual não concorre diretamente com Grop Comunicação Digital, porém são serviços direcionados também ao perfil de cliente que a Grop Comunicação Digital almeja. Por este motivo, a estratégia é a indicação de possíveis clientes entre os parceiros. Atualmente os parceiros da Grop Comunicação Digital são: MezoCubo Produtora de Vídeos e Dot Yellow agência Promocional. A Grop Comunicação Digital também conta com o apoio do Igroup no fornecimento de conhecimentos dirigidos através de estudos In Company. 16. Serviços A Grop Comunicação Digital no momento, não é detentora da patente de nenhuma tecnologia, porém deverá atentar-se às novas tecnologias existentes no mercado brasileiro e também internacional assim como nas leis que as regem, pois a Grop Comunicação Digital terá seus serviços essencialmente baseado no trabalho obtido através de uma ou mais tecnologias. Em segundo plano, a Grop Comunicação Digital possui um departamento de P&D, responsável pelo desenvolvimento de pesquisas que tragam à tona o surgimento de novas tecnologias que poderão trazer a Grop Comunicação Digital um prestígio na área de inovação e detenção de tecnologias através de patentes próprias. 6 As campanhas digitais integradas da Grop Comunicação Digital possuem os seguintes serviços agregados: -Aplicativos 1. Com o suporte da Web 2.0 a Grop Comunicação Digital oferece aplicativos online que se assemelham a softwares que fornecem ao usuário ferramentas que permitem interação e customização segmentada; - Sites 1. Planejamento, criação e produção de sites que geram resultados e traduzem bem a marca do cliente na internet; 2. Estudos de Arquitetura da Informação, usabilidade e acessibilidade, que facilitam o acesso às informações do site. - Portais 1. Elaboração de projetos complexos e de grande porte, com foco no oferecimento de conteúdo ao usuário. - E-commerce 1. Soluções para comercializar os produtos ou serviço do cliente na internet, com segurança e redução de custos. - Intranets 1. Criação de portais internos que permitem a ligação de todos os setores da empresa- cliente, maior eficiência nos fluxos administrativos e a criação de um ambiente corporativo mais forte e dinâmico. - Extranets 7 Comunicação Digital não consiga remuneração o suficiente para cubrir os custos mensais por até um ano, está reserva virá de um caixa da antiga Full Network. 19. Plano de Marketing 19.1 Análise Ambiental 19.1.1 Fatores Sócio-Culturais 19.1.1.1 Acesso do brasileiro à Internet Os principais itens da análise sócio-cultural incluem pesquisas que comprovam que o acesso do brasileiro à internet e principalmente à banda larga, só tem a crescer. Este fator é muito importante para solidificar a base de uma agência que só atende aos meios digitais da qual a Internet é o carro-chefe. As pesquisas comprovam a mudança cultural de um país cuja o acesso à Internet é líder na América Latina. A quantidade de pessoas que navegam de casa na Internet cresceu 46% em setembro no Brasil em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo Ibope/NetRatings. O número total de usuários residenciais chegou a 20,1 milhões. Se forem levados em conta todos os ambientes (residência, trabalho e locais públicos gratuitos), o número de usuários total sobe para 36,9 milhões. Os brasileiros se mantêm na liderança no ranking mundial de horas de navegação tanto residencial como comercial, com 22 horas mensais por pessoa. Estão na frente dos americanos (18h54m) e dos japoneses (18h21). As faixas etárias que mais contribuíram para a expansão da Internet residencial foram as crianças e os adolescentes de ambos os sexos, com expansão anual de 53%, e os homens com mais de 45 anos, que tiveram crescimento de 50%. Em intensidade de uso, vêm se destacando as mulheres entre 18 e 24 anos, que no período de um ano aumentaram em 25% a quantidade de páginas vistas. Entre setembro de 2006 e setembro de 2007, as três categorias de maior crescimento percentual foram “Casa e Moda”, com 73% de evolução da audiência, “Viagens e Turismo”, com 67%, e “Automotivo”, com 57%. Sites de gastronomia, venda de imóveis e sobre assuntos de beleza foram os que mais cresceram na categoria “Casa e Moda”, enquanto em “Viagens” voltou a aumentar a navegação em sites de mapas, além de sites que oferecem pacotes turísticos e passagens aéreas. Em tempo de navegação por usuário, a categoria “Buscadores, Portais e Comunidades” passou a sustentar a primeira posição. Esse movimento está relacionado ao aumento do tempo online em comunidades. Devido ao maior interesse por redes sociais e por blogs, o tempo on- line mensal do usuário de “Comunidades” passou de 3h39min em setembro de 2006 para 4h40min em setembro de 2007, o que significa uma evolução de 29%. 10 Os novos recursos audiovisuais adotados pelas comunidades têm levado os usuários, sobretudo crianças e mulheres jovens, a navegar por mais tempo e a trocarem mais mensagens por meio das páginas de redes sociais. 19.1.1.2 Acesso do brasileiro à Internet Banda Larga Brasil é 11º mercado mundial para Internet de banda larga O Brasil é o 11º maior mercado mundial para conexões de banda larga à Internet, com pouco mais de 6 milhões de usuários, segundo um levantamento divulgado pela consultoria britânica Point Topic. O número de conexões de banda larga no Brasil cresceu 40,1% em 2006, em relação a 2005, somando 5,7 milhões, com a adição de 1,6 milhão sobre o ano anterior. As informações fazem parte da 4ª edição do Barômetro Cisco de Banda Larga e representam cerca de 10% das residências do País, que hoje detém praticamente 58% das 9 milhões de conexões em banda larga da América Latina. O estudo trimestral realizado pela IDC Brasil mostra que os acessos com velocidades acima de 512 Kbps representam 37% do mercado total até dezembro de 2006 - em dezembro de 2005, a parcela era de 21%. Os acessos com velocidades superiores a 1 Mbps saltaram de 2% para 22% de dezembro de 2005 a dezembro do ano passado. Em seis anos (de 2001 a 2006), a banda larga no Brasil registrou 5,3 milhões de novas conexões, crescimento de 1.639%. A competição entre as operadoras de TV a cabo e as de telefonia motivou a oferta de serviços com maiores velocidades e resultou em uma queda de preço média de 8%, especialmente nos planos de velocidades superiores. 19.1.1.2.1 Mercado corporativo No segundo semestre de 2006, o número de acessos de banda larga para o mercado corporativo cresceu 20,8% e o residencial, 20,3%. Usuários residenciais representam 86,6% do total de conexões ativas em dezembro de 2006. Os serviços dedicados de acesso a internet (IP Dedicado) e outros pacotes voltados ao mercado corporativo somaram 84 mil conexões, um crescimento de 27% de dezembro de 2005 para dezembro de 2006, representando um aumento de 18 mil conexões. A participação do IP Dedicado, entretanto, sofreu uma ligeira queda de 0,16% passando a ter uma participação de 1,46% no mercado total de banda larga. O mercado SoHo (Small Office e Home Office) representou 42,3% do total de usuários de banda larga corporativa no quarto trimestre de 2006. Os segmentos de pequenas e médias empresas tiveram uma participação de 32,5% e 15,5%, respectivamente, enquanto grandes 11 empresas representaram 4,5% da base de usuários corporativos e os setores de educação e governo tiveram uma perticipação de 5,2% na base. Em termos de tecnologia de acesso, no quarto trimestre de 2006, o acesso em xDSL equivaleu a 78,2% das conexões de banda larga no País. No mesmo período de de 2005, a tecnologia era usada em 81,4% das conexões. Já os esforços das operadoras de TV a cabo rendeu uma alta no uso da tecnologia de acesso a cabo de 14,7% no quarto trimestre de 2005 para 17,8% no último trimestre do ano passado. Já o acesso via satélite tem se mantido estável com uma média de 0,4% de participação no mercado brasileiro de banda larga. O mesmo comportamento tem sido observado pelas tecnologias FWA, de acesso via rádio, que representam 3,6% das conexões rápidas no País. 19.1.1.2.2 Ligeiras mudanças geográficas Embora a maior concentração de conexões em banda larga ainda esteja na região Sudeste, a pesquisa revela queda de participação nas regiões Sul (de 20,7% para 19,4%), Nordeste (de 9,6% para 8,9%) e no Estado de São Paulo (43,1% para 39,3%). Entre o quarto trimestre de 2005 e o mesmo período de 2006, a região Norte apresentou uma elevação de 1% no número de conexões rápidas - de 4,7% para 5,7% do total de conexões do País. A região Centro-Oeste apresentou um ligeiro crescimento em participação no número de conexões, no último trimestre - de 4,9% para 5,2%. O Sudeste continua dominando a base de usuários de banda larga, tendo apresentado uma alta de 17,1% para 21,4% no último trimestre de 2006. 19.1.2 Fatores Políticos Um dos fatores mais importantes analisado neste item é o programa do Governo: “PC para todos”, que pretende aumentar o número de usuários aos desktops, principalmente aqueles de classe mais baixa. Desta forma a Grop Comunicação Digital, poderá ampliar o target de suas campanhas, não limitando-se apenas ao público-alvo de classe A e B. PC para todos é um programa de financiamento de computadores, com preço máximo de R$ 1,4 mil, que faz parte do Programa Cidadão Conectado. Lojas certificadas terão isenção do PIS e Cofins, possibilitando uma redução no preço final do produto. O Ministério da Ciência e Tecnologia está negociando um pacote de conexão à Internet, por R$ 7,5 mensais, para 30 horas de conexão. Este financiamento destina-se, em princípio, a pessoas que tenham renda de três a sete salários mínimos. Mas os interessados em adquirir a máquina que tenham renda superior também podem comprar o PC Conectado. Os interessados terão acesso a financiamento facilitado, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), no Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 19.1.3 Fatores Legais 12 mundo novo acontecerá apenas no computador pessoal, como atualmente. A Web 2.0 nasce sob a égide da pervasividade. Ou seja, as aplicações que chegam ao “mercado” virão prontas para rodar nos players de mp3, nos celulares, nos videogames, na TV Interativa. 19.1.4.3 Plataforma Mutante, a web é uma plataforma em constante evolução, desde os sites da década de 1980, acessados apenas por governos, praticamente em modo ‘texto puro’, passando pelos excessos dos idos de 1996, ao ambiente clean da era google, a web vem evoluindo a cada novidade, provando que um site pode se comportar como um aplicativo online, com por exemplo, o Gmail. Hoje, as aplicações web se aproximam bastante do que temos instalado em nossos PCs. Ajax, a re-invenção do Javascript associado ao XML, Ruby on Rails, xmlHttpRequest, entre outras dezenas de novidades, fazem ser cada dia mais difícil diferenciar o que é web do que não é. Apenas como exemplo, o novo Office, da Microsoft, virá bem parecido com uma interface web. O lema de uma empresa que desenvolve aos moldes da Web 2.0 é: “lance logo, lance sempre, todo dia”. A web (desde sempre) acabou com a necessidade de grandes versões de software sendo lançadas a cada ano ou mais. As empresas poderão lançar uma versão hoje e outra amanhã, sempre a partir do feedback conseguido com cada incremento. Os programas rodam em todos os lugares, mas só existem em um lugar: o servidor. Por isso os produtos poderão ser lançados hoje e não mês que vem. Lançar o produto com o mínimo de funcionalidades para atingir seu objetivo e crescer com ele. A Web 2.0 permite as empresas reconhecerem seus próprios erros e tirar do ar iniciativas fracassadas. Como não existem caixas de softwares nas prateleiras das lojas, como não existem campanhas de marketing e sistemas de logística de distribuição do produto pelo mundo as empresas podem simplesmente dizer “ops, erramos” e tirar o produto de campo. Web 2.0 é muito mais que somente tecnologia. É também uma questão de atitude. E os exemplos têm mostrado que empresas com atitude Web 2.0 tem muito mais chances de dar certo. Atitude Web 2.0 é não deixar para amanhã o que pode fazer hoje. A atitude Web 2.0 não tenta fazer como sempre foi feito, mas aproveita as possibilidades da plataforma web (que começam a deixar de ser limitações) para facilitar a vida do usuário. Essa atitude gera mais chances de sucesso porque volta ao modelo de pequenas e eficientes equipes de criação e desenvolvimento, acabando com os projetos que duram anos e consomem milhões. Fundamentalmente, a atitude empreendedora da Web 2.0 tem mais chance de dar certo porque nasceu sob a estrela da colaboração e do contéudo multiplataformas. Todos lêem mais, todos criam mais, todos colaboram mais. 19.1.4.3 Colaboração A cada dia surgem novas ferramentas de colaboração baseadas no trinômio simples-rápido- web cobrindo um espectro que vai da criação de conteúdo ao gerenciamento completo de 15 projetos. São ferramentas que apresentam módulos gratuitos e outros pagos, com mais funcionalidades. Isso sem falar nas comunidades, nas quais o Brasil invariavelmente encabeça a lista de países com maior número de usuários. Nelas, através da criação de perfis individuais, você tem a disposição várias plataformas de troca de informações. A lista já é bem conhecida: Syxt, LinkedIn, Gazaag, Multiply, Orkut. Sem dúvida: além de aproximar profissionais, facilitam o trabalho remoto. 19.1.4.4 Trabalho Remoto Com a facilidade de se trabalhar à distância as empresas podem contar com uma gama de fornecedores de desenvolvimento tecnológico à distância, como faz a Grop Comunicação Digital, que detém em seu escritório principal apenas o “núcleo de inteligência” barateando assim o custo final do produto. 19.2 Análise de mercado 19.2.1 Análise do setor 19.2.1.1 Publicidade Online Os gastos com publicidade online deverão atingir 25,9 bilhões de dólares até 2011, o que faria do setor responsável por 9% de toda a verba gasta no mercado publicitário norte-americano, segundo estudo da empresa de pesquisas Jupiter Research. No Brasil, o investimento em publicidade online no Brasil teve um crescimento de 46% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2006. De acordo com o documento "U.S. Online Advertising Forecast, 2006 to 2011", o mercado publicitário online no país deverá atingir a receita com crescimentos consecutivos de 11% nos próximos cinco anos, empurrada, principalmente, pelo sistema de publicidade usado em buscadores. Os links patrocinados, representados por serviços do Yahoo, do Google e do MSN, deverão liderar o crescimento no faturamento do setor, aumentando sua participação para 11,1 bilhões de dólares até 2011, quando representarão 41% de toda receita. Propagandas visuais, como banners e anúncios em DHTML, também experimentarão sucessivos crescimentos nos próximos cinco anos, atingindo 9,2 bilhões de dólares até 2011, com destaques para a popularização de peças com vídeo, que deverão aumentar 27% anualmente. Por outro lado, anúncios dentro de textos tendem a apresentar crescimento menor, já que muitas companhias devem abandonar os links contextualizados, voltando seus esforços para a exploração de mídias mais visuais. Junto com a web, que representa 2,8% do mercado de publicidade, apenas cinema e TV por assinatura tiveram receitas maiores com anúncios, um crescimento da ordem de 19% e 12%, respectivamente. “O avanço dos anúncios na internet está muito ligado à evolução do e- 16 commerce no Brasil, que cresce acima de 50% ao ano”, alcançando, com vendas no varejo, 9,9 bilhões de reais em 2005, valor 32% maior que o de 2004, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Além disso, somos campeões mundiais em tempo de navegação. Boa parte deste tráfego ocorre no horário comercial, diferentemente de mídias como a televisão que têm um apelo maior depois das 6 horas da tarde. Por isso, a oportunidade de crescimento é maior ainda. “A publicidade pela internet já está alcançando os patamares do mercado de TV por assinatura.” Os dados são da pesquisa realizada pelo Projeto Intermeios e apresentada pelo portal UOL, durante o prêmio Top of Mind Internet, realizado em parceria com o Datafolha. A web foi a mídia que mais cresceu no mercado publicitário, que teve um desaquecimento de 2% nos três primeiros meses deste ano em comparação com igual trimestre de 2006. Porcentagem de Investimento em Internet em relação a outros meios segundo dados do UOL Por isso é inegável que a internet no Brasil e no mundo alcançou a maioridade. Um dos principais motivos, certamente, é a estruturação da internet como mídia organizada e relevante para a veiculação de publicidade. As tecnologias digitais hoje permitem a inserção até de filmes interativos, com qualidade audiovisual igual à da tevê. Sites e portais estabeleceram departamentos de mídia organizados. As formas de mensuração do retorno da publicidade online são muito mais completas. É possível saber, em tempo real, quanto tempo uma pessoa assistiu a um comercial e até de que forma. A penetração da banda larga no país também ajudou a levar os anunciantes à internet. Segundo o Ibope, 33 milhões de brasileiros já acessam a web. “Apenas 30% dos usuários conectam-se por internet discada. Mesmo aqueles que não têm acesso em casa, usam banda larga no escritório”, diz Epperlein. E, quando anunciantes do porte do McDonald´s avisam que vão investir mais em publicidade na internet do que na tevê, é um sinal claro de que as coisas mudaram. Publicidade na internet funciona, tem alto retorno. O crescimento no Brasil da publicidade na internet será também uma conta simples de aritmética. Somos 20 milhões de brasileiros (15% da população) com acesso à internet comercial, um público formado em sua maioria pelas classes A e B. Por isso é um grande contra–senso a internet atrair menos de 2% de toda a verba publicitária. Essa desigualdade, em 2006, será revertida em parte. Agências e anunciantes não podem desperdiçar essa chance. Por trás do crescimento numérico dos negócios, percebe–se a compreensão do fenômeno da pulverização do público. A audiência na internet é multicanal, está em vários lugares. Toda a estrutura de negócio deve acompanhar essa realidade, oferecendo um produto e discurso 17 Quase a totalidade dos domicílios brasileiros possui pelo menos um aparelho de televisão. Sua penetração chega a 97% dos domicílios indicando que a posse da TV é pouco influenciada por fatores sócio-econômicos. O segundo equipamento TIC mais presente nos domicílios é o rádio, com 89,6% de penetração, seguido pelo telefone celular, que já se encontra em 67,6% das residências. Os fatores sócio-econômicos, como renda, classe social e nível de instrução, são os principais determinantes do acesso às tecnologias da informação e comunicação no Brasil. Isto pode explicar a penetração relativamente pequena de bens como o computador de mesa (desktop), presente em 19% dos domicílios, a antena parabólica, em 16%, e a TV a cabo, em apenas 5,4%. As desigualdades regionais também acabam por se reproduzir nos critérios de posse e uso de tecnologias da informação, com os habitantes das regiões mais ricas tendo mais acesso e conseqüentemente utilizando mais essas tecnologias. Pesquisa do Cetic.br 2006 19.2.4.1. Domicílios com Computador Em 2006 constatou-se a presença do computador (desktops e laptops) em 19,6% dos domicílios brasileiros, sendo que na quase totalidade destas residências o principal equipamento de acesso é um computador de mesa (98%), e somente 3% dos domicílios informaram possuir laptop, cuja posse é mais freqüente entre as pessoas das classes AB, com escolaridade mais alta e com renda superior a R$ 1.801,00. As regiões Sul e Sudeste ficam acima da média nacional com 24,6% e 24,2% dos domicílios com computador, respectivamente. O Nordeste apresenta a penetração mais baixa: apenas 8,5% dos domicílios possuem computador. Pesquisa do Cetic.br 2006 19.2.4.2. Domicílios com acesso à Internet A internet está presente em 14,49% dos domicílios brasileiros pesquisados em 2006. Mais uma vez as residências das regiões Sul e Sudeste apresentam um percentual de acesso superior à média nacional, com 16,9% e 18,7%, respectivamente. O Nordeste, com 5,5%, continua sendo a região que possui a menor proporção de domicílios com acesso à rede, acompanhando os indicadores de posse de computador. O tipo de conexão predominante é a discada via modem tradicional (dial up), utilizada em 49% dos domicílios, enquanto a banda larga está presente em 40% das residências, seja através de conexões via modem digital tipo xDSL (28,6%), via cabo (6%), via rádio (4,8%) e via satélite, com apenas 0,7%. 19.2.4.3. Uso do Computador 20 Quase metade da população brasileira já utilizou um computador pelo menos uma vez na vida, 45,6%, entretanto apenas 33,09% fizeram uso do equipamento nos últimos três meses, e são considerados usuários de computador. O uso do computador é fortemente influenciado pela classe social, pela renda e pela escolaridade: quanto mais alta a classe, a renda e o nível de instrução, maior a proporção de uso. Quase a totalidade da população que pertence à classe A, 96,6%, é usuária de computador, enquanto entre as pessoas das classes DE, que reúnem grande parte da população brasileira, a penetração do equipamento é de apenas 23,4%, e na classe C, de 54,4%. Nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste o percentual de uso está em torno de 50%, enquanto no Nordeste somente 34% das pessoas o utilizam. Pesquisa do Cetic.br 2006 19.2.4.4. Uso da Internet Cerca de 33% da população brasileira já acessou a internet alguma vez na vida, enquanto somente 27,8% são considerados usuários, ou seja, acessaram a rede nos últimos três meses. Assim como ocorre com relação aos computadores, o uso da internet cresce conforme aumenta a classe social, o nível de instrução e a renda do usuário. O uso da internet na classe A chega a 95%, enquanto na classe DE é de somente 12,2%. Em relação ao grau de instrução, temos 87% das pessoas com nível superior utilizando a internet enquanto apenas 5,6% de analfabetos ou pessoas com baixa escolaridade são usuárias da ferramenta. Pesquisa do Cetic.br 2006 O principal local de uso individual da internet no Brasil é o domicílio (40%), seguido de centros públicos de acesso pago, como lanhouses e cyber cafés (30%), e do trabalho (24%). Somente 15,5% dos usuários informaram acessar a rede da escola e apenas 3,5% dos internautas usam a internet a partir de centros públicos gratuitos, como telecentros e infocentros. Pesquisa do Cetic.br 2006 19.2.4.5. Atividades realizadas na Internet Segundo os internautas, entre as atividades realizadas na rede destacam-se a comunicação, a busca de informações e o lazer, totalizando 78,2%, 75,4% e 70,8%, respectivamente. Pesquisa do Cetic.br 2006 21 19.2.4.6. Segurança em Rede Cerca de 44,5% dos usuários de internet declararam não ter encontrado problemas de segurança na rede. O problema de segurança mais freqüente é o ataque de vírus com perda de informação ou que resultou em acesso não autorizado, atingindo 20,3% dos usuários, seguido pelo ataque de vírus com danos em software ou hardware, com 7,9%. O abuso de dados pessoais foi identificado por apenas 1,9% dos entrevistados. Pesquisa do Cetic.br 2006 Entre os internautas que possuem computador no domicílio, a maioria informou ter adotado práticas de segurança com relação ao equipamento, somando 74,7%. Apenas 16,4% declararam não tomar nenhuma medida de segurança e aproximadamente 11% não souberam responder. O antivírus é a medida de segurança mais difundida, chegando a 70,2% dos entrevistados, sendo que sua utilização é maior entre os homens e as pessoas das classes AB. Pesquisa do Cetic.br 2006 19.2.4.7. Uso do E-mail Quanto ao uso do e-mail, 62,5% das pessoas que utilizaram internet nos últimos 3 meses informaram possuir pelo menos uma conta de e-mail de uso pessoal. O tipo de conta de correio eletrônico mais popular entre os internautas é o e-mail gratuito, adotado por 56,4% dos internautas. Apenas 9% possuem contas pagas e 4,7% têm contas de trabalho. O Norte é a região que possui o maior índice de internautas sem contas de e-mail, 50,5%, enquanto no Sul, Sudeste e Centro-Oeste este percentual fica em torno de 35%. Pesquisa do Cetic.br 2006 19.2.4.8. SPAM Considerando os usuários de internet que possuem conta de email, 51,94% declararam ter recebido mensagens de spam. Cerca de 46,64% desses usuários declararam receber mensagens indesejadas diariamente em sua principal conta de e-mail, 38,4% recebem toda semana e 12,8 mensalmente. Pesquisa do Cetic.br 2006 Em sua grande maioria os usuários de internet receberam entre 1 e 10 spams por dia, 70,2%. Outros 13,4% receberam entre 11 e 20 spams e 5,9% receberam entre 21 e 40 spams. 22 de varejo tradicionais, demonstram as recentes pesquisas IBOPE/eRATINGS (IBOPE/2002). Há menos de dois anos, os internautas que compravam CDs e livros pela rede eram predominantemente jovens, homens, a maioria aficionada por computadores e tecnologia. Porém, com a disseminação da Internet, as pessoas mais velhas, as mulheres e os consumidores dos mais diversos produtos tendem a ocupar o espaço que já ocupam na velha economia, aponta a pesquisa da Pew Internet and American Life Project*. Nos países em que a Internet já tem grande penetração, como os EUA, Canadá e Austrália, as mulheres já compram mais que os homens, sendo que 58% das compras online de fim de ano, nos EUA, foram realizadas por mulheres. Essa é a primeira vez que os homens não são a maioria dos consumidores no ciberespaço*. Esta tomada de espaço pelas mulheres é algo comum no varejo tradicional. Nos mesmos países a diversidade de produtos comprados também é maior: vestuário, flores, comida e bebidas estão entre os produtos mais procurados em todos eles. Cada vez mais os padrões de consumo da nova e velha economia tendem a convergir e que com exceção de produtos muito específicos a rede se tornará apenas mais um canal de distribuição para todas as empresas. Desta forma não haverá um canibalismo entre os canais de distribuição e sim uma soma de forças, tornando o comércio de um modo geral, mais próximo e mais abrangente em ternos territoriais com o passar do tempo. Em geral, a necessidade de se comprar algum livro pode significar apenas um motivo a mais para se dirigir até uma megastore* e se divertir no meio dos seus corredores, olhando prateleira por prateleira até encontrar um título interessante. Mas se não houver disposição ou tempo para se deslocar até um ponto como este e se precisa adquirir um livro, a melhor solução é acessar a Internet e navegar pelos sites das livrarias virtuais. Mas não é só a praticidade que conta no caso de uma compra online. O internauta também pode usufruir uma agradável experiência no momento da navegação, que pode ser tão prazerosa quanto passear pelos andares de uma megastore. Somente 14% dos indivíduos que usam a internet já realizaram compras pela rede. O uso da rede para atividades de comércio eletrônico é mais freqüente entre indivíduos com maior nível de escolaridade e renda: entre os internautas da classe A, 40,5% realizaram compras pela rede, enquanto somente 10,8% dos usuários de classe C informaram ter adquirido bens e serviços pela internet. 25 Livros, revistas ou jornais são os produtos mais adquiridos pela internet, segundo 30% dos consumidores internautas, seguidos por equipamentos eletrônicos, 23,6%, filmes e músicas, 20,8%, e computadores e equipamentos de informática, 19,3%. A forma de pagamento mais comum é o cartão de crédito, 49,5%, sendo que um percentual significativo ainda se utiliza de boletos bancário, 39%. Dentre aqueles que nunca realizaram compras pela internet, o principal motivo apresentado foi a falta de interesse ou necessidade, 43,45%, seguido pela preferência por realizar compras pessoalmente, 39,2%, e pela preocupação com problemas de segurança, 19,8%. Outros 16,7% dos entrevistados declararam não confiar no produto que vão receber. Pesquisa do Cetic.br 2006 19.2.4.10. Habilidades com o Computador Entre os 54,6% da população brasileira que informou possuir alguma habilidade para o uso do computador, 17,9% dos indivíduos freqüentou uma escola de informática, 12,6% aprendeu por conta própria e 9% com a ajuda de parentes, amigos ou colegas de trabalho. Somente 6,5% foram instruídos em uma instituição formal de ensino, como escolas de nível fundamental ou médio, e 4,2% em cursos de treinamento para adultos. Isso significa que cerca de 72,5% da população brasileira nunca fez cursos de informática, seja em escolas especializadas ou não, sendo que entre as classes DE esse percentual chega a 85,6%. A idade é fator determinante para a formação em informática: quase a totalidade das pessoas com mais de 60 anos (97,9%) nunca freqüentou um curso de computação, enquanto 47% dos jovens entre 16 a 24 anos informaram ter sentado em bancos escolares de informática. A maior freqüência foi identificada entre pessoas com grau de instrução superior, 34,5%, sendo que 78,3% dos indivíduos com ensino fundamental não foram capacitados formalmente para o uso desses equipamentos. Os motivos informados para a não realizam de cursos foram principalmente o alto custo, 38,5%, e a falta de tempo, 30,9%. A principal habilidade ligada ao computador informada é o uso do mouse: cerca de 44% da população declarou saber utilizar o periférico, 30,5% é capaz de copiar e mover arquivos, e 25,8% sabe usar ferramentas de copiar e colar. Somente 36,8% daqueles que possuem alguma habilidade com computador afirmou se sentir preparado e com habilidades suficientes para o mercado de trabalho. Pesquisa do Cetic.br 2006 19.2.4.11. Habilidades com a Internet 26 Somente 28% do total da população brasileira declararam ser capazes de usar a internet para procurar informações utilizando mecanismos de busca. 19,8% sabe enviar e-mails com arquivos anexados e 16,5 envia mensagens em salas de bate-papo. Pesquisa do Cetic.br 2006 Entre o total de internautas, 64,4% usou a internet para atividades de treinamento ou educacionais, sendo que 57,1% realizam pesquisas escolares, 19,9% usa a rede para buscar informações um livro ou artigo ou baixar material online. 19.2.4.12. Governo Eletrônico Somente 12,1% da população brasileira utilizou serviços de governo eletrônico nos últimos 12 meses, lembrando que foram consultados apenas indivíduos com mais de 16 anos, que estão em idade para se relacionar com órgãos públicos. O uso do governo eletrônico está diretamente relacionado a fatores sócio-econômicos sendo que sua penetração aumenta conforme aumentam a classe social, a renda e a escolaridade. Entre os internautas que usaram a rede nos últimos 12 meses, o serviço mais usado é a consulta ao CPF, 66%, seguido da declaração de imposto de renda, 48,1%. Aparecem com expressividade também a busca por informações relacionadas aos serviços de ensino público, 38,9%, e a inscrição em concursos públicos, 36,7%. Pesquisa do Cetic.br 2006 Pesquisa do Cetic.br 2006 Entre o total da população que não usou serviços de governo eletrônico, 34,6% afirmou que gostaria de usá-los para buscar informações sobre emprego, 33,5% para consultar o CPF e 32,7% para buscar informações sobre serviços públicos de saúde. Cerca de 30% da população também usaria a rede para buscar informações sobre serviços públicos de educação, sobre direitos do trabalhador e sobre programas assistenciais do governo. A principal razão declarada para o não uso dos serviços de governo eletrônico é a preferência por realizar o contato pessoalmente, com 55,9% das respostas. Pesquisa do Cetic.br 2006 19.2.4.13. Intenção de Aquisição de Equipamentos e Serviços TIC Segundo a pesquisa, quase a metade da população brasileira (43%) pagaria até R$ 1.000,00 para adquirir um computador e 28% pagariam até R$ 1.500,00. Na classe 27 19.7 Objetivos de Comunicação - Lançamento e Fortalecimento da marca. 19.8 Estratégias de Comunicação - Investir em campanhas segmentadas. 19.9 Ações de Comunicação - Desenvolver branding; - Criação de identidade visual, manual da marca, etc; - Criação do plano de comunicação para a campanha de lançamento. 20 Análise Financeira 20.1 Custos Iniciais Móveis R$ 16.368,43 Decoração e acessórios R$ 1.061,05 Equipamentos Eletrônicos R$ 26.546,30 Instalação de rede de comunicação e configuração do sistema R$3.500,00 Pequena reforma e instalação de móveis R$1.000,00 Abertura de Empresa Fiscal R$600,00 Automóvel para locomoção R$23.000,00 Total: R$72.090,78 20.2 Custos Mensais Material para escritório R$ 630,00 Utensílios de cozinha e alimentação R$ 240,00 Produtos de Limpeza R$35,00 Limpeza R$ 200,00 Provedor R$32,00 Luz R$323,60 Internet R$399,90 Contador R$390,00 Manutenção e combustível do veículo R$400,00 Seguro do automóvel R$176,30 Telefone R$1.076,40 Condomínio R$450,00 Aluguel R$850,00 Pró-Labore dos sócios R$4.000,00 Funcionários R$4.400,00 30 FGTS R$340,00 INSS R$1223,20 Férias R$1452,00 13º Salário R$366,00 Vale- Transporte R$400,00 Plano de saúde R$378,40 Aúxílio Refeição R$479,60 Seguro de Vida R$180,00 Serviços bancários R$145,00 Total: R$18.567,40 20.3 Definições de Necessidades: Press Kit, Mala Direta, Mídia, Evento Cliente: Vicunha Textil S/A Agência: GROP. Comunicação Digital Projeção de Custos Item Quantidade Valor Unitário Total Sacola de Pano (Mão de Obra) 200 0,50 100,00 Sacola de Pano (Matéria Prima) 200 0,30 60,00 Envelope de Pano (Mão de Obra) 200 0,20 40,00 Envelope de pano (Matéria Prima) 200 0,20 40,00 Impresso de duas lâminas 200 11,00 2.200,00 Impresso (Press- Release) 30 1,00 30,00 Impresso (Mala Direta) 200 1,40 280,00 Impresso (Convite ao Brunch) 200 0,80 160,00 Caixa em Madeira Ecológica 200 7,00 1.400,00 Gravatas (Mão de obra) 2000 0,50 1000,00 Gravatas (Matéria Prima) 2000 0,30 600,00 Custos de Envio 200 11,00 2.200,00 Brunch (Locação na sede) 1 100,00 100,00 Brunch (Custo por pessoa) 200 22,00 4.400,00 Modelos para desfile 13 300,00 3.900,00 Sala de Impresa 1 4.200,00 4.200,00 HotSite Eco 1 3.500,00 3.500,00 Montagem do Press Kit 200 0,95 190,00 Total: 24.400,00 21. Mini-Brifieng 31 21.1 A Empresa O Grupo Vicunha é fruto da união de duas famílias: Steinbruch e Rabinovich, nasceu em 1946, na cidade de São Roque (SP), quando Samuel Rabinovich e Alegria Steinbruch, fundaram uma pequena Tecelagem, com o nome de Elizabeth. Cada família concentrava-se em seus negócios e mantinham entre si, estreito relacionamento pessoal e comercial. De um lado, a Tecelagem Elizabeth e de outro a Fiação Campo Belo. Em 1966, as famílias Rabinovich e Steinbruch constituíram a Têxtil Brasibel. Esta fusão arrojada representou um grande marco histórico no ramo têxtil. Era o surgimento das microfibras. Descoberto na Ásia teve uma ótima aceitação no mercado, com preço e qualidade atrativos. Os tecidos de fibras naturais perdiam espaço e o Lanifício Varam utilizava em sua produção uma lã rara de valor elevado extraído do Vicunha – animal dos Andes. Foi assim que em 1967 as indústrias se complementaram selando a aliança com a compra do maior lanifício da América Latina, o Lanifício Varam que detinha a marca Vicunha. Com o tempo essa marca acabou se transformando no nome do novo Grupo. Nas décadas seguintes o Grupo Vicunha cresceu ininterruptamente, criando novas empresas em parceria e adquirindo outras. A primeira associação foi com o grupo cearense Otoch e Baquit para a fundação da Fiação Nordeste do Brasil, Finobrasa, na cidade de Fortaleza. Depois foram adquiridas a tecelagem Textília e TBT – Tinturaria Brasileira de Tecidos. Buscando verticalização, o Grupo adquiriu então, a Fibra, uma das principais indústrias têxteis do país, pertencente ao grupo italiano Snia-Viscosa. A década de 80 foi marcada principalmente pela expansão dos negócios do Grupo rumo ao nordeste brasileiro com a instalação de grandes plantas industriais - Vicunha Nordeste e Elizabeth Nordeste. Ao mesmo tempo em que uma joint venture firmada entre a Fibra e a DuPont se consolidou e em seguida a aquisição do controle acionário da Hering Têxtil Nordeste, o maior fabricante brasileiro de camisetas em malha - Fibrasil Têxtil S.A. Essa política de expansão é o resultado da prioridade estratégica do Grupo: reinvestir sempre em seus próprios negócios. 32 Os principais concorrentes são: Santista Têxtil, Santana Têxtil, Canatiba e Menegotti. 9. Que público você está tentando persuadir? Como descreveria o cliente perfeito? - Jornalistas dos principais veículos segmentados de moda; - Clientes atuais – pequenas e médias confecções; - Prospects – pequenas e médias confecções. O cliente perfeito são os estilistas já consagrados que desenham para grifes com grande poder de venda como Fórum, Triton, Cavalera, Levi´s entre outras. Representam os clientes de grande porte da Vicunha. 10.Como eles tomam a decisão de comprar ou consultar? Durante qual período? Quem os influência? Quantas pessoas estão envolvidas na decisão? Eles tomam a decisão de consultar, quando existe dúvidas em relação à um tecido específico e então procuram o Showroom da Vicunha. A influência vem das grandes tendências de moda. Poucas pessoas estão envolvidas na decisão. Geralmente os estilistas envolvidos no projeto relativo a cada coleção. O período de compras é sazonal do ponto de vista dos lançamentos de coleções, ou seja, ao inverno lança-se as coleções primavera-verão e durante o verão, as coleções outono-inverno. 11. Com que freqüencia e de que maneira é feita a comunicação para estas pessoas? A comunicação é feita por eventos, como por exemplo, o SP Fashion Week e marketing direto. 12.Quais as necessidades que seu produto atende? A Vicunha se propõe a atender a todas as necessidades do cliente estando aberta a implementações requisitadas por ele e aberta a negociações. Qualquer cliente pode encomendar a tecidos que atendam as suas necessidades. 13.Quais são os benefícios? 35 Os benefícios do produto são uma alta customização, padrão de qualidade elevado e produtos inovadores. 14.Quais as ofertas e incentivos que você é capaz de fazer? O kit oferecido será capaz de incentivar o conhecimento da nova campanhas 2008 da Vicunha, além do seu perfil de empresa ecologicamente correta. 15.Que tipo de lista ou listas você utiliza? Iremos utilizar a lista de atuais clientes, a lista de prospects e faremos uma pesquisa para encontrar o perfil ideal de jornalista de veículos segmentados, responsáveis pela divulgação B2B. 16.Está tentando uma nova abordagem? A abordagem está na criatividade e ousadia do kit. 21.Há algum aspecto especial sobre a empresa, sobre o proprietário, sobre as origens do produto ou serviço? Alguma coisa que acrescentará interesse? O fato de ser uma empresa sem abertura comercial na bolsa de valores, pertencente a uma família tradicional, sendo uma empresa 100% brasileira, exportadora para diversos países no mundo e com uma fábrica no Equador. 22.Existem quaisquer restrições físicas quanto à mala direta? Não existem restrições, pois os kits serão enviados por serviços de entrega que deixarão cada kit em mãos do destinatário. 23.Quais são os termos de garantia? Você pode trocar os produtos? Devolução de dinheiro? Como a Vicunha trabalha com padrões de alta qualidade, raramente existem problemas apresentados com os tecidos, porém se existe este problema, a Vicunha prontifica-se atentamente a resolver o problema do cliente. 24.E quanto às reclamações? Podem ser feitas diretamente no Showroom ou com o representante comercial. 36 25.Que tipo de informações serão fornecidas para as pessoas que consultam? As informações serão relativas a nova campanha e a responsabilidade ecológica da empresa, com argumentos persuasivos e provas. 26.Como as pessoas podem responder sua mala direta? Como a mala direta irá para os jornalistas, clientes e prospects o retorno dar-se-á de forma distinta: Os jornalistas poderão entrar em contato com a assessoria da Vicunha; Os clientes, através dos seus representantes comerciais; E os prospects, através de um telefone de contato. 27.E quanto aos pedidos via telefone? Os clientes atuais da Vicunha, já estão habituados a ligar para seus representantes comerciais. 30.Que tipo de linguagem é mais apropriada em função do público que estamos lidando? Linguagem formal. 37 Programação: 09:00 h até as 10:00h: Brunch; 10:00 h até 10:20h: Desfile de algumas peças da coleção; A partir das 10:30h: Consultoria com profissionais especializados. Duração: O evento terá duração de três dias, sendo que o público de cada dia será distinto: - Quarta-feira: jornalistas e estilistas dos veículos segmentados; - Quinta-feira: clientes atuais; - Sexta-feira: prospects. 21.6 Mídia A GROP comunicação digital será responsável por criar uma sala de imprensa para facilitar o contato com os jornalistas e um hotsite sobre responsabilidade ecológica com informações a respeito da campanha “Eu não sou de plástico”. 21.7 Press Release Nova Campanha Outono/ Inverno Vicunha Têxtil antecipa tendência com a coleção outono/inverno 2008. A Vicunha Têxtil, maior conglomerado têxtil da América Latina, responsável pela produção de índigos, brins, malhas, fibras e filamentos, apresenta sua nova campanha outono/inverno 2008 para um seleto grupo de jornalistas, clientes e prospects. Preocupada com a preservação do meio ambiente, a nova campanha conta com peças desenvolvidas unicamente com malhas naturais, da qual sua produção não agride o meio ambiente. O Grupo Vicunha atualmente possui certificação ISSO 14001 de Gestão Ambiental e o selo Oeko, uma certificação reconhecida internacionalmente, o que garante ao consumidor produtos que oferecem nenhum risco ao meio ambiente ou à saúde do ser humano. A coleção será apresentada oficialmente para o mercado em Março de 2008. 40 Para mais informações: Renato Macedo rmacedo@vicunha.com.br Consulte também nossa sala de imprensa: http://www.vicunha.com.br/imprensa 21.8 Mala Direta para CLIENTES São Paulo, 26 de Novembro de 2007 Prezado (nome do cliente) Você já conhece a excelência na qualidade dos produtos oferecidos pela Vicunha, assim como a agilidade e personalização do atendimento. Nós sabemos que este resultado positivo somente é alcançado através de muita pesquisa, implementação de processos e foco na qualidade do produto. Por este motivo a Vicunha trás mais uma novidade para você: Assessoria Criativa. A Assessoria Criativa consiste em um atendimento personalizado realizado por especialistas em moda, capaz de auxiliar você em decidir pelo melhor tecido para cada tipo de aplicação, mostrar tendências, auxiliar em idéias criativas para customização de moldes, para que você tenha peças inesquecíveis aos olhos de seu consumidor. Nossos consultores estão localizados no nosso Showroom de segunda à sexta-feira das 09:00 h até as 18:00 h. Faça-nos uma visita, e aproveite para desfrutar do desfile da nova coleção de outono/inverno que será realizada antecipadamente, apenas para um pequeno grupo de pessoas e você é nosso convidado. Aproveite também, e acesse http://www.vicunha.com.br/eco. Nosso novo hot site sobre responsabilidade ecológica e saiba mais a respeito da campanha “Eu não sou de plástico”. Campanha da qual inspirou a criação desta sacola que está em suas mãos. 41 Desfrute também, das gravatas do Kit, da qual foram produzidas dentro dos padrões estabelecidos pelo ISO 14001 de Gestão Ambiental. Sinta na pele os tecidos que farão tendência em 2008 em um estilo totalmente “Vintage”. Esperamos sua visita, (Aqui vai a assinatura) Ana Paula Gerente de Marketing Vicunha 21.9 Mala Direta para JORNALISTAS São Paulo, 26 de Novembro de 2007 A Vicunha selecionou você para entregar este kit em mãos por acreditar que uma parceria entre nós e você pode ser demasiadamente especial. Este kit contém um breve histórico sobre a Vicunha, uma sacola que apóia a campanha “Eu não sou de plástico”, um press release sobre a campanha outono/inverno Vicunha 2008 e um kit de gravatas unissex com um pequeno catálogo explicativo de alguns tipos de nós. As gravatas foram confeccionadas de acordo com padrões estabelecidos pelo ISO 14001 de Gestão Ambiental. Foram concebidas em homenagem aos anos 50, na década que nasceu a Vicunha. Além do kit, a Vicunha gostaria de lhe convidar a conhecer nosso Showroom, além de apreciar em primeira mão nosso desfile outono/inverno 2008, apresentando as próximas tendências de moda. Para mais informações acesse nossa Sala de Imprensa: http://www.vicunha.coim.br/imprensa, onde você poderá ver vídeos, releases, notícias, fotos em alta resolução e outras informações pertinentes. A Vicunha também conta com o novo hot site sobre responsabilidade ecológica: http://www.vicunha.com.be/eco. Aguardamos por você, (Aqui vai a assinatura) Ana Paula 42
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