Apresentação Computação gráfica

Apresentação Computação gráfica

  • Matrizes;

  • Espaços Vetoriais;

  • Transformações Lineares,

  • Matrizes;

  • Espaços Vetoriais;

  • Transformações Lineares, Afins e Projetivas.

Uma transformação projetiva

  • Uma transformação projetiva

  • é dada por uma transformação linear invertível

  • cuja matriz associada é uma matriz de ordem n+1 invertível

  •  

Considere:

  • Considere:

  • ;

  • e

  • Aplicando-se T sobre S temos:

  • Cores;

  • Objetos gráficos;

  • Definição de computação gráfica;

  • Paradigma dos quatro universos.

Definição 1:

  • Definição 1:

  • Cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que permitem através de informação pré-processada na própria retina, gerar impressões para o sistema nervoso.

Definição 2:

  • Definição 2:

  • Uma imagem consiste de um conjunto bidimensional no qual, para cada ponto, associamos uma informação de cor.

Imagem (monocromática):

  • Imagem (monocromática):

Definição 3:

  • Definição 3:

  • Sejam dados um subconjunto e uma função

  •  

  • Chamamos objeto gráfico o par (S, f) que consiste de um subconjunto no qual, para cada elemento de S, associamos pela função f um atributo.

Objeto gráfico: ponto vermelho.

  • Objeto gráfico: ponto vermelho.

Circunferência e campos de vetores normais e tangentes:

  • Circunferência e campos de vetores normais e tangentes:

Definição 4:

  • Definição 4:

  • Computação gráfica é a disciplina que estuda os processos computacionais de objetos gráficos.

O que é modelagem geométrica?

  • O que é modelagem geométrica?

    • Universo físico;

Problema:

  • Problema:

    • Criar uma representação para a questão da individualidade humana.
  • Pergunta:

    • Para que usar a computação gráfica?
      • R. Para solucionar este problema.
    • Onde usar a computação gráfica?
      • R. Neste trabalho de graduação.

O que é modelagem geométrica?

  • O que é modelagem geométrica?

    • Universo físico;
    • Universo matemático;

(S,f):

  • (S,f):

O que é modelagem geométrica?

  • O que é modelagem geométrica?

    • Universo físico;
    • Universo matemático;
    • Universo de representação;
    • Universo de implementação.

...

  • ...

  • //Função que desenha a boneca

  • void DrawDoll(void)

  • {

  • //Desenha a cabeça da boneca

  • DrawCirculo(2,40,25,45);

  • glBegin(GL_LINES);

  • glVertex2i(23,28); glVertex2i(23,33);

  • glVertex2i(27,28); glVertex2i(27,33);

  • glVertex2i(25,37); glVertex2i(25,43);

  • glVertex2i(25,42); glVertex2i(21,39);

  • glVertex2i(25,42); glVertex2i(29,39);

  • glEnd();

  •   glBegin(GL_TRIANGLES);

  • glVertex2i(21,33);

  • glVertex2i(29,33);

  • glVertex2f(25,37);

  • glEnd();

  • }

  • //Função que desenha o modelo

  • void individualidade(void)

  • {

  • DrawCirculo(8,40,25,18);

  • DrawDoll();

  • }...

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