Manual Proteus portugues

Manual Proteus portugues

(Parte 1 de 12)

Proteus (Isis, Ares)

Muitos conhecem este poderoso software, ou já escutaram falar, ou já viram exemplos  de circuitos  simulados nele. Realmente no mundo da simulação de circuitos eletrônicos é de tirar o chapéu para software como este.

Aos amigos do forum:  http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=41935 , que  aconteceu uma oportunidade de alguns que não conhecem este poderoso software. A eles que gostam de programar microcontroladores e tirar suas duvidas é que foi dedicado esta página ...

 

Textos de Arturo Sandoval Bermúdez

Créditos  para a amiga Prof. Joana pela tradução e correções, e sua dedicação de elevar nossos conhecimentos nesta área da tecnologia

 

Todos os exemplos foram tirados da versão 6.2, que não difere muitos dos mais novos, ótima oportunidade de conhecer um pouco mais sobre este software . .. Boa leitura !

 

 

Introdução.

O software de desenho e simulação Proteus VSM é uma ferramenta útil para estudantes e profissionais que desejam acelerar e melhorar suas habilidades para do desenvolvimento de aplicações analógicas e digitais.

Ele permite o desenho de circuitos empregando um entorno gráfico no qual é possível colocar os símbolos representativos dos componentes e realizar a simulação de seu funcionamento sem o risco de ocasionar danos aos circuitos.

A simulação pode incluir instrumentos de medição e a inclusão de gráficas que representam os sinais obtidos na simulação.

O que mais interesse despertou é a capacidade de simular adequadamente o funcionamento dos microcontroladores mais populares (PICS, ATMEL-AVR, Motorola, 8051, etc.)

Também tem a capacidade de passar o desenho a um programa integrado chamado ARES no qual se pode levar a cabo o desenvolvimento de placas de circuitos impressos.

 

 

 

Procedimento de Arranque do programa:

 

1.- Início -> Programas -> Proteus 6 Professional -> ISIS 6 Professional.

 

 

2.- A forma curta é dar um duplo click no ícone do programa que se localizado no desktop.

                                                                   

CIRCUITOS BÁSICOS

 

 

 

B.- Circuito Básico # 1 (Desenvolvimento) - Alimentação de um Lâmpada de corrente alterna.

1.- Dar um click no botão Pick Devices localizado na parte esquerda da tela debaixo da tela de exploração do diagrama para abrir a forma do mesmo nome.

                                                                  

 

 

 

2.- Na janela Libraries (Parte superior esquerda) procurar a biblioteca ATIVE, e dar um click sobre ela.

 

 

3.- Na janela Objects escolher o componente ALTERNATOR dando duplo click sobre o nome.

 

 

pode-se observar que na janela DEVICES aparece o nome do componente eleito. Se for o único componente que vai se escolher se pode fechar a forma Pick Devices, mas se for necessário mais de um, pode-se continuar escolhendo os componentes necessários para nosso desenho

 

4.- Na mesma biblioteca ATIVE dar duplo click sobre o componente LAMP.

 

 

 

5.- Fechar a Forma Pick Devices no botão padrão. (A cruz na esquina superior direita)

6.- Dar um click na palavra ALTERNATOR da janela DEVICES e observar que aparece o componente na tela de exploração do circuito.

 

 

7.- Explorar as funções de orientação do componente, parte inferior esquerda da tela.

 

 

8.- Começando pela esquerda pressionar cada um dos botões de orientação.

9.- No quadro de texto se pode introduzir um ângulo mas só aceita valores de (0º, +/-90º, +/-180º, +/-270º), por isso é melhor dirigir a orientação por meio dos botões. Este mesmo quadro de texto mostra o ângulo atual obtido ao pressionar os botões.

10.- Deixar o componente na posição inicial.

11.- Com o componente selecionado dar um click na área de trabalho, com o que se consegue colocar o componente na área de trabalho.

 

 

(Parte 1 de 12)

Comentários