LMC Aluno OUT2006

LMC Aluno OUT2006

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Lógica Matemática e

Computacional LMC v1.0 - OUT/2006

Colab oradores

Concebido por Ana Paula Ladeira, Mestre

Sistema Universitário Pitágoras

Aécio Freitas Lira, Doutor Reitor Jorge Nagem, Mestre Superintendente Glícia Salviano Gripp, Doutora Coordenadora Pós Graduação Glaucia Marques B. Chaves, Especialista Gerente Desenvolvimento Institucional Paulo Luiz de Souza Carvalho, Especialista Gerente Comercial Mônica Pires das Neves Gerente de Projetos

Coordenadores da Faculdade Pitágoras de BH

José Luiz Ferreira, Mestre Diretor de Campus Alexandre F. Machado, Especialista Administração Glícia Salviano Gripp, Doutora Área Estudos Gerais Lauro Soares de Freitas, Mestre Engenharia de Produção Leonardo Augusto Leão Lara, Mestre Direito Cássia Helena Pereira Lima, Mestre Publicidade e Propaganda Márcio Meira Brandão, Especialista Fisioterapia Silma Maria Cunha Pinheiro, Doutora Enfermagem Tânia Azevedo Garcia, Mestre Psicologia

3 LMC – Lógica Matemática e Computacional – Guia do Aluno

Ementa A Lógica do Silogismo; A Lógica de Predicados de Primeira Ordem; A Lógica Sentencial.

Objetivo da Disciplina

A disciplina Lógica Matemática e Computacional tem como objetivo capacitar o aluno a reconhecer e aplicar os conceitos fundamentais de lógica clássica, em situações específicas, verbalizando proposições formais da lógica, construindo fórmulas lógicas para proposições e argumentos, que possam ser validados ou refutados, por meio de provas valendo-se de equivalências e inferências lóg icas.

Conteúdo da Disciplina

1 Introdução 2 Conceitos preliminares 3 Processos de inferência 4 Silogismo categórico 5 Silogismo hipotético 6 Lógica Proposicional e Sentencial 7 Deduções, na Lógica Proposicional 8 Lógica de Predicados de Primeira Ordem 9 Deduções, na Lógica de Predicados

Conteúdo da Disciplina - Tópicos

1 INTRODUÇÃO 1.1 O conceito de lógica. 1.2 Aspectos históricos da lógica. 1.3 Postulados clássicos. 1.4 Aplicações práticas.

2 CONCEITOS PRELIMINARES 2.1 Sentença, verdade e proposição. 2.2 Argumento, validade e tautologia. 2.3 Falácias: conceitos, tipos e exemplos.

3 PROCESSOS DE INFERÊNCIA 3.1 Equivalência e implicação lógica. 3.2 Dedução lógica. 3.3 Indução lógica.

4 SILOGISMO CATEGÓRICO 4.1 O Termo e o Conceito (Compreensão e Extensão). 4.2 Oposições entre Sentenças. Conversões de Sentenças. 4.3 Conceito, Regras, Figuras e Modos. Reduções de Modos.

5 SILOGISMO HIPOTÉTICO 5.1 Sentenças Disjuntivas, Condicionais e Conjuntivas.

6 LÓGICA PROPOSICIONAL E SENTENCIAL 6.1 Fórmulas Atômicas e Conectivos. 6.2 Operações sobre proposições.

7 DEDUÇÕES NA LÓGICA PROPOSICIONAL 7.1 Tabelas-verdade e outros métodos.

8 LÓGICA DE PREDICADOS DE PRIMEIRA ORDEM 8.1 A Linguagem dos Quantifi cadores. 8.2 Noções sobre relações.

9 DEDUÇÕES, NA LÓGICA DE PREDICADOS 9.1 O Silogismo, na Lógica de Predicados. 9.2 Diagramas de Venn.

4 LMC – Lógica Matemática e Computacional – Guia do Aluno

Material Usado na Disciplina

Bibliografi a Adotada: Leitura Obrigatória

GERSTING, Judith. Fundamentos matemáticos para a Ciência da Computação. 4.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos Científi cos, 2001.

SOUZA, J.N. de. Lógica para Ciência da Computação. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

Bibliografi a Adicional: Para Saber Mais

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofi a. São Paulo: Ática, 2000. COPI, Irving M. Introdução à Lógica. São Paulo: Mestre Jou, 1981. DAGHLIAN, Jacob. Lógica e álgebra de Boole. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1995. FILHO, Edgard de Alencar. Iniciação à Lógica Matemática. São Paulo: Nobel, 1999. SALMON, Wesley C. Lógica. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

Recurso de Internet

Apostila de Lógica para a Ciência da Computação do prof. Benjamin R. C. Bedregal da UFRN, disponível em http://w .dimap.ufrn.br/~jmarcos/Disciplinas/DI M005 0/Livro_BeA.pdf

Aula Zero

Visão Geral

Metodologia de ensino/aprendizagem da Faculdade Pitágoras: Utilização de módulos, cada um dos quais podendo se subdividir nos seguintes momentos: Aula expositiva: informação, conhecimento, aprendizagem de conceitos e princípios.

Encontros das equipes de aprendizagem: desenvolvimento de habilidades e competências, não só da disciplina em questão, mas também habilidade de trabalhar em grupos e equipes. Ênfase em projetos e pesquisas dos alunos, fazendo a relação entre a teoria e o mundo real.

Em algumas disciplinas mais instrumentais, os encontros das equipes serão substituídos por aulas práticas.

Visão Geral da Disciplina

• Lógica é entendida como sendo o estudo dos mecanismos de raciocínios e surgiu com Aristóteles, que pretendia, através do estudo da estrutura lógica da argumentação, mostrar que os sofi stas (mestres da retórica e da oratória da época) podiam enganar os cidadãos, utilizando argumentos incorretos e mostrando que alguns desses argumentos podiam ser aceitáveis.

Objetivos

Objetivos na Ciência da Computação:

* Apresentar a importância da Lógica na Ciência da Computação, de maneira especial a área de Inteligência Artifi cial.

* Desenvolver argumentos acerca de situações específi cas, que possam ser validados ou refutados.

* Modelar problemas práticos de cunho lógico, como sistemas especialistas e/ou sistemas que apresentam raciocínio lógico, valendo-se de equivalências e inferências lógicas.

Competências

Ao fi nal da disciplina Lógica Matemática e Computacional, espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer e aplicar os conceitos fundamentais de lógica clássica, em situações específi cas. Além disso, eles deverão estar aptos a construírem argumentos, que possam ser validados ou refutados, por meio de provas valendo-se de equivalências e inferências lógicas.

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