Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Apostila Microstation V8, Notas de estudo de Automação

- - - - - - -

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010
Em oferta
30 Pontos
Discount

Oferta por tempo limitado


Compartilhado em 29/01/2009

gevanildo-santos-8
gevanildo-santos-8 🇧🇷

1 documento

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Apostila Microstation V8 e outras Notas de estudo em PDF para Automação, somente na Docsity! Grupo PET – Engenharia Elétrica UFMS MicroStation V8 Apostila Criada e editada por: Danucha Michelon Marchesin Geraldo Rodrigues Lopes Gonçalves Gustavo dos Santos Pires MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 2 Índice 1. Introdução.....................................................................................................3 2. Inicializando o MicroStation V8...................................................................3 3. Botões do Mouse no MicroStation .............................................................4 4. Barras de Ferramentas ................................................................................5 4.1. Barra de Menus.......................................................................................5 4.2. Barra de Menu de ícones padrão (Standard Toolbar): ............................5 4.3. Barra de Menu de Atributos de Objetos: .................................................5 4.4. Barra de Menu de Ferramentas Primárias: ............................................5 4.5. Barra de Menu de layer:..........................................................................6 4.6. Barra de Menu Main:...............................................................................6 4.7. Barra de status:.......................................................................................6 4.8. Barra AccuDraw: .....................................................................................7 4.9. Tool Box Snap Mode:..............................................................................8 5. Sistema de Coordenadas no MicroStation.................................................8 6. Configurações iniciais .................................................................................9 6.1. DGN File Settings....................................................................................9 7. Menus..........................................................................................................11 7.1. Menu File: .............................................................................................11 7.2. Menu Edit: .............................................................................................12 7.3. Menu Element: ......................................................................................12 7.4. Menu Settings: ......................................................................................13 7.5. Menu Tools: ..........................................................................................13 7.6. Menu Utilities:........................................................................................14 7.7. Menu Workspace: .................................................................................14 7.8. Menu Window: ......................................................................................14 7.9. Menu Help:............................................................................................15 8. Layout de tela: ............................................................................................15 9. Ferramentas de visualização: ...................................................................16 10. Ícones de Ferramentas para Criação e Edição Desenhos......................17 10.1. Menu Main: ...........................................................................................17 11. Manipulação de Grupos de elementos por Fence...................................22 12. Agrupamento de Elementos (Elementos Complexos) ............................23 13. Hachuras.....................................................................................................29 14. Mudança de Atributos................................................................................30 15. Cotas ...........................................................................................................30 16. Menu Text....................................................................................................31 17. Deletando Elementos.................................................................................34 18. Menu Snap ..................................................................................................34 Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 5 4. Barras de Ferramentas 4.1. Barra de Menus Nesta barra de menus estão todos os principais menus que contém os comandos do MicroStation V8, assim como em outros programas computacionais. 4.2. Barra de Menu de ícones padrão (Standard Toolbar): Nesta barra encontram-se os ícones de comandos mais utilizados, além disto, esta barra de menus de ícones padrão pode ser personalizada, clicando com o botão direito do “mouse” em cima da barra “Standard Toolbar”. Em seguida, pode – se clicar em list..., no submenu que aparecer – editar os ícones que irão aparecer nesta barra de ferramentas através da janela Show/Hide Tools. 4.3. Barra de Menu de Atributos de Objetos: Esta barra de ferramentas permite o usuário modificar as cores, tipo de linhas e espessura das mesmas. 4.4. Barra de Menu de Ferramentas Primárias: Esta barra de ferramentas controla os níveis (layer) de edição, os modelos utilizados (2D ou 3D), referências, informações sobre objetos, e caixas de coordenadas. Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 6 4.5. Barra de Menu de layer: Esta barra de ferramentas permite a configuração dos layers a serem utilizados nos desenhos, assim como as cores, estilos de linhas, e nomes dos layers. Tem, ainda, a opção de bloquear um layer para que o mesmo não possa ser modificado. 4.6. Barra de Menu Main: A barra de Menu Main é a barra de ferramentas mais utilizada no ambiente de desenho. Ela é usada para a edição, criação, exclusão, e seleção de objetos, assim como inserção de texto, hachuras, cotas. também é utilizada para a medição de distâncias e modificação de atributos dos objetos. 4.7. Barra de status: No rodapé da tela, encontra-se a barra de status, onde se visualiza as informações sobre o que está sendo feito atualmente, bem como informações de erro e descrições sobre os ícones (ao posicionar o mouse sobre o ícone) Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 7 4.8. Barra AccuDraw: AccuDraw é um recurso criado para facilitar a criação de desenhos de precisão. Em geral, é considerado um mecanismo para posicionar e orientar a criação, manipulação, e modificação de elementos gráficos. O AccuDraw trabalha com dois sistemas de coordenadas padrões:  Coordenadas polares. Especifica distancia e ângulos com relação à origem do indicador (em 2D e 3D).  Coordenadas retangulares. Define distancias ao longo dos eixos X e Y (no caso de desenhos em 3D, utiliza os eixos X, Y, e Z). O indicador na tela tem formato de um quadrado para coordenadas retangulares e formato circular para coordenadas polares. Veja abaixo algumas das principais funções de alinhamento e posicionamento do AccuDraw: < Barra de espaço > Alterna entre os sistemas de coordenadas polares e retangulares < O > Move a origem do indicador AccuDraw para a posição atual do cursor ou do tentativa atual < V > Rotaciona o indicador AccuDraw, deixando-o com a mesma posição dos eixos da vista < ? > Abre a janela AccuDraw Shortcut, com todas as opções do AccuDraw. < RQ > Rotaciona o indicador AccuDraw graficamente, conforme o ângulo entre a origem e a posição do cursor (rotação momentânea dos eixos). < RA > Rotaciona os eixos graficamente, conforme uma nova origem e a posição do cursor (rotação e translação dos eixos). < Q > Desativa o AccuDraw Obs: Para utilizar as teclas de atalho acima, é necessário que a janela AccuDraw esteja em foco. Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 10 • Snaps – Ativa ou desativa as funções do botão tentativa para localizar extremos e pontos médio de segmentos de retas, centro de circunferências ou arcos, tangente, intersecções de linhas e linhas perpendiculares. • Working Units – Define as unidades de medida a serem utilizadas no projeto. Após a definidas estas configurações iniciais vá ao menu File, submenu Save Settings ou pressione Ctrl+F para salvar as configurações no projeto. Dessa forma, ao reiniciar este mesmo projeto, ele já estará com as configurações definidas. Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 11 7. Menus Abaixo detalharemos apenas algumas das funções encontradas nos menus, as consideradas mais importantes. 7.1. Menu File: New – cria um novo projeto Open – Abre um desenho já existente. Close – Fecha o arquivo corrente, salvando as alterações feitas. Save – Salva a edição corrente. Se não foi dado um nome ao desenho, o MicroStation lhe pedirá um nome. Save As – Salva um desenho com um nome diferente, renomeando o desenho corrente. Save Settings – Salvas as configurações iniciais setadas na janela DGN File Settings. Models – Abre a janela de seleção do modelo a ser utilizado no projeto, possibilitando importar, copiar, editar, deletar, ou criar um novo modelo (2D ou 3D). Import – Permite a importação de arquivos compatíveis ao MicroStation (Ex: arquivos de imagem e textos). Export – Permite exportar arquivos para outros programas CAD. O formato de arquivo mais comum em CAD é o DXF (Arquivo de intercâmbio de Desenho), contudo, há também outras extensões de exportação como *.dwg, *.dgn (extensões de programas CAD, assim como o *.dxf) , por exemplo, pode-se exportar os seus desenhos em arquivos no formato DXF para serem utilizados por um programa de cálculo de estrutura ou um programa artístico vetorial como o Corel Draw. Print Preview - Mostra como o desenho será visto quando impresso ou plotado. Print (ou plot) - Envia o desenho para que seja impresso em uma impressora gráfica (plotter), ou que seja gravado em um arquivo de plotagem para ser levado a um bureal de serviço. Também permite gerar arquivos em formato.*.dwf para utilização em páginas de Internet. Properties – Exibe as propriedades do projeto, como nome do autor, formato original, número de layer utilizados, data da ultima vez que o projeto foi salvo, entre outras. Send - Envia o desenho corrente para o correio eletrônico (e-mail). Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 12 7.2. Menu Edit: Localiza-se neste menu os recursos de edição do Windows, como desfazer (Undo e Undo Other), refazer (Redo), recortar (Cut), copiar (Copy) e colar (Paste). O comando Copy que permite a inserção de objetos da área de transferência do Windows, ou outros tipos de formatos de dados. O comando Paste Special permite a inserção de partes de arquivos de outros programas. O comando Find/Replace Text permite encontrar um texto no desenho e se necessário substituí-lo por outro. Os comandos Select All e Select None servem para selecionar todos e desfazer a seleção de todos os elementos, respectivamente. O comando Insert Object possibilita a inserção de um objeto na área de trabalho do software, como uma apresentação do Power Point, Gráfico do Corel, figuras, documentos do Word, equações do Microsoft Equation, clipe de multimídia, planilha do Excel, entre outros. Os comandos Lock e Unlock servem, respectivamente, para travar e destravar objetos ou grupos de objetos (os objetos travados não permitem ser alterados, tanto seus atributos, como localização e tamanho), evitando assim eventuais acidentes durante a manipulação de um grupo de elementos. Para efetuar a manipulação de vários elementos, utiliza-se o comando Group, tornando-os assim em um grupo, o que facilita a movimentação, ou alteração de seus atributos. O comando Ungroup serve para desfazer o grupo, tornando-os objetos separados. 7.3. Menu Element: Neste menu, encontram-se algumas importantes ferramentas, como Cells que nos mostra as bibliotecas disponíveis. O comando Dimensions permite a configuração da exibição de símbolos em sufixo ou prefixo nas cotas. O comando Information exibe as informações do objeto selecionado (cor, espessura, e estilo de linha; mostra também se o objeto está bloqueado ou não, permitindo alteração destas configurações, etc). Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 15 7.9. Menu Help: O menu Help abre uma caixa de diálogo com a ajuda do programa, exibindo a ajuda de todo o conteúdo, em Contents, ou a ajuda sobre as ferramentas, em Tool Index. Para acessar o Help do programa basta pressionar a tecla F1 do teclado. 8. Layout de tela: Temos abaixo um layout de tela com a disposição dos componentes citados nos itens anteriores. Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 16 9. Ferramentas de visualização: Para acessar os comandos de visualização, vá até o menu Tools, submenu View Control. Você pode optar também por utilizar alguns dos itens mais utilizados das ferramentas de visualização que estão localizados no rodapé da janela de visualização. Update View – Esta ferramenta atualiza a tela da janela de desenho atual. Zoom In – Dá um zoom positivo de forma a aumentar a visualização do desenho. Zoom out – Dá um zoom negativo de forma a diminuir a visualização do desenho. Window área – Dá um zoom em uma determinada área selecionada através do mouse. Fit View – Permite a visualização de todos os objetos na área de projetos na tela de visualização. Rotate View – Permite rotacionar a janela de visualização atual com o auxilio do mouse. Pan View – Permite o deslocamento do desenho na vista de trabalho sem modificar o seu fato de ampliação. View Previous – Exibe a disposição da vista anterior. View Next – Retorna a disposição de uma vista de trabalho. Este comando somente será realizado se tiver sido utilizado o comando View Previous. Copy View – Copia a todos os objetos dispostos na janela de visualização e cola em uma outra janela de visualização. Render – Exibe o preenchimento de uma superfície, ou de um sólido (3D) Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 17 10. Ícones de Ferramentas para Criação e Edição Desenhos 10.1. Menu Main: Todas as ferramentas descritas abaixo têm uma caixa de diálogo de edição e opções para a criação do objeto (Obs: algumas ferramentas, como a ferramenta de seleção não possui edição), contudo, mostraremos apenas as caixas de diálogos dos comandos mais utilizados. Ferramenta de seleção – Utilizada para selecionar elementos antes da execução de determinadas ações como deletar um objeto, agrupar elementos, entre outras. Place Active point – Esta ferramenta insere pontos ativos no desenho. Place Points Between – Insere vários pontos, sendo dois pontos extremos setados pelo mouse e os outros são posicionados entre os extremos, de forma que a distância entre eles seja a mesma. Points on Element – Insere pontos em um elemento. Basta clicar com o botão de seleção do mouse no objeto e depois clicar no local onde deseja inserir o ponto. Points on Intersection – Insere um ponto na intersecção de dois objetos. Basta clicar com o de seleção do mouse nos dois objetos e depois aceitar a operação. Points Along Element – Insere pontos ao longo de um elemento. Para inserir clique nos dois extremos de onde deseja inserir os pontos (aparecerão vários pontos, como setados na opção Points, posicionados entre os extremos e de forma que a distância entre eles seja a mesma). Obs: através deste comando os pontos aparecerão apenas sobre o objeto. Place Smart Line – Usado pra criar linhas, cadeias de linha, shapes (chanfros ou arredondamentos), arcos ou círculos, ou uma combinação de complex chains (elementos abertos), ou complex shapes (elementos fechados). Este comando pode ser associado à chanfros ou arredondamentos, pré determinados, entre duas linhas; pode-se também criar um objeto alterando entre linhas e arcos. Ao utilizar esta ferramenta, Segment Type refere-se ao tipo de segmento que será criado, podendo o mesmo ser linhas ou arcos. Vertex Type refere-se ao tipo da extremidade da linha, podendo esta ser definida com arredondamentos (Rounded), chanfros (Chamfered), ou simplesmente Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 20 Place Elipse – Usado para criar uma elipse através de um ponto no centro e um ponto no eixo primário, quando na caixa de diálogo Method estiver setado como Center. No caso de Method estiver setado como Edge, cria uma elipse que passa pelos dois pontos definidos através do mouse. Place Arc – Usado para criar um arco a partir de seu centro, ou a partir de dois pontos. Method define se o arco será criado a partir de seu centro (Center), ou a partir de dois pontos (Edge). A opção Radius define o tamanho o tamanho do raio, Length define o comprimento do arco, Start Angle define o ângulo de início do arco, e Sweep Angle define o fim do arco. Place Half Elipse – Cria uma semi-elipse a partir de dois pontos. Place Quarter Elipse – Cria um quarto de uma elipse a partir de dois pontos e um semi-eixo da elipse. Modify Arc Radius – Usado para modificar o raio, ângulo de abertura e o centro de um arco de circunferência. As extremidades do arco não se movem. Modify Arc Angle – Usado para modificar o ângulo de abertura de um arco. Modify Arc Axis – Usado para modificar os eixos de arcos de circunferência ou elipse. Place Active Cell – Insere uma célula existente na biblioteca. Em Active Cell, clique na lupa ao lado e localize a célula a ser inserida. A opção Active angle define o ângulo de inclinação. X e Y Scale definem as escalas nos eixos X e Y. Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 21 Identify Cell – Identifica o nome e o nível da célula no desenho. Os comandos de medição são utilizados para medir distâncias, ângulos, raios, e áreas. O valor medido será exibido na Barra de Status do MicroStation e na caixa de ferramenta selecionada. Measure distance – Usado para medir a distância entre dois pontos() perpendiculares à um objeto, ao longo do desenho. Distância mínima entre dois elementos, que são indicados através do mouse. Em Distance, é possível escolher se a medida será feita a entre dois pontos (Between Points); distância ao longo de um elemento e a partir de uma origem (Along Element); distância perpendicular entre um elemento e uma coordenada (Perpendicular); distancia mínima entre dois elementos (Minimun Betwen). Measure Radius – Utilizado para medir o raio ou diâmetro de um círculo ou de um arco de circunferência, eixos primários e secundários de uma elipse ou de um arco de elipse, raio de um segmento circular ou de um segmento elíptico de um complex chain ou shape. A medição efetuada será exibida como na caixa ao lado e na barra de status. Measure Angle Between Lines – Usado par medir o ângulo entre dois segmentos de linha. Measure Length – Usado para medir o comprimento ou perímetro de um elemento. A opção Tolerance define uma porcentagem de aproximação para o cálculo do comprimento. Mass Properties, se ligado, habilita a visualização das propriedades de massa (centróide, centro de massa, momentos de inércia, etc) do elemento selecionado. Ver figura abaixo. Display Centroid, se ligado, exibe o centro de gravidade do elemento selecionado. Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 22 Measure Área – Usado para medir a área e o perímetro de elementos. Possui também as opções Mass Properties e Display Centroid, descritas acima. 11. Manipulação de Grupos de elementos por Fence A manipulação por fence consiste em definir uma cerca em torno dos elementos a serem manipulados. Obs: Após a definição da fence, é importante ligar a trava Use Fence na caixa de diálogo de manipulação de objetos. Veja Exemplo Abaixo: As opção na frente de Use Fence é a Mode Fence, que denomina o modo de manipulação da fence. Place Fence – Usado para definir uma fence. A opção Fence Type define o tipo da fence a ser inserida, sendo que Block (retangular), Circle (circular), Shape (polígono formado por linhas definidas pelo usuário), From View (em toda a visualização atual da tela) são as mais utilizadas. Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 25 Se a opção Make Copy estiver setada ele efetua a copia do emento, caso contrário, este comando apenas move o elemento. A opção Distance determina a distancia de movimentação/ copia do elemento, conforme definido em Make Copy. Scale Element – Define uma escala a ser aplicada a um elemento. X Scale e Y Scale definem as escalas nos eixos X e Y, respectivamente. Se cadeado ao lado dessas opções estiver fechado, a escala em X será a mesma que a escala em Y. Para abrir o cadeado basta dar um duplo clique em cima do mesmo. Se a opção Make Copy estiver setada, este comando efetua uma copia o objeto selecionado na escala definida. O comando Scale Multi-Line Offsets, quando setado, define que as multi-linhas serão escaladas. A opção About Element Center define, quando setada, que o novo elemento escalado será posicionado no centro do elemento que foi escalado. Rotate Element – Rotaciona um objeto ou um grupo de objetos em torno de um ponto de referência ou em torno do centro do elemento a ser rotacionado. O campo abaixo de Active Angle define o ângulo de rotação. A opção Make Copy efetua a cópia rotacionada o elemento, se setada. Se a opção About Element Center estiver setada, o elemento será rotacionado a partir de seu centro, caso contrário, há a possibilidade de escolher o ponto base de rotação. Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 26 Mirror Element – Usado para fazer o espelhamento de um elemento ou um grupo de elementos. Mirror About define a posição do espelho em relação ao elemento, sendo que as opções são: Horizontal (define o espelho na posição horizontal); Vertical (define o espelho na posição vertical); e Line (define o espelho na posição de uma linha). A opção Make Copy efetua uma copia se setada. Se a opção Use Fence estiver setada, esta define que a cópia respeitará uma fence, conforme o modo de trava da fence. Mirror Multi-line Offsets define que as multi-lines serão espelhadas, se setado. Exemplo e Espelhamento: Obs: Esta é uma ferramenta muito utilizada em Engenharia e Arquitetura, em virtude da construção de muitos elementos com simetria. Align Elements by Edge – Alinha os Elementos selecionados a partir de uma referência. Na opção Align é possível escolher a referencia de alinhamento, podendo esta ser: Top (parte superior), Botton (parte inferior), Left (esquerda), Right (direita), Horiz Center (centro horizontal), Vert Center (centro vertical), Both Centers (centro do objeto). Construct Array – Gera um arranjo com uma entidade ou um grupo de entidades selecionadas. Tendo como opção o array retangular, onde as entidades se alinham em torno de colunas e linhas, ou o array polar, onde as entidades se organizam em torno de um eixo. O array polar ainda pode ser rotacionado ou não rotacionado. Abaixo detalharemos a construção de uma array retangular. Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 27 Em Array Type é possível definir o tipo de array a ser utilizado (Retangular ou Polar). Active Angle define o ângulo de construção da entidade (podendo esta ser rotacionada ou não). A opção Rows define o número de linhas e Columns define o numero de colunas da array. Row Spacing e Column Spacing define o espaçamento das linhas e colunas, respectivamente. Abaixo detalharemos a construção de uma array polar. A opção Itens define o número de elementos a serem inseridos (o objeto original entra neste número de itens a serem inseridos). A opção Delta Angle define o ângulo entre os objetos a serem inseridos. A opção Rotate Itens posiciona os objetos ao redor de um eixo de rotação, em uma distância (raio) pré- estabelecida (através do mouse, podendo este ter precisão se utilizado em conjunto com o AccuDraw). Menu Modify Modify Elements – Ferramenta de edição de vértices. Partial Delete – Exclui partes de um segmento. Pode apagar um elemento por completo, ou apenas a seção desejada. Extend Line – Estende um segmento de reta através de uma distância pré-estabelecida, mas que pode ser modificada facilmente de acordo com a necessidade do usuário. Extend Elements to Intersection – Estende dois segmentos até que ocorra a interseção entre ambos. Extend Element to Intersection – Estende um segmento de reta até sua interseção com um elemento do desenho. No caso de duas retas que não se cruzam, este comando irá prolongar a primeira reta até que ocorra a interseção, contudo a segunda reta selecionada não será prolongada. Trim Elements – Esse comando apaga as partes de um objeto que estejam dentro de uma área delimitada por uma fronteira composta por linhas, polilinhas, circles, etc. OBS: Antes de executar o comando trim é necessário fazer a seleção de todos os elementos através do menu Edit, submenu Selec All. Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 30 14. Mudança de Atributos Change Element Attributes – Usado para modificar ou editar os atributos de um elemento previamente construído. Se Use Active Attributes estiver setado, este define que serão utilizados os atributos definidos pelo layer atual. Na opção Level é possível definir a utilização dos atributos de um layer específico. Em Color, é possível escolher a cor do elemento. Em Style, define-se o tipo da linha a ser utilizada (linha de simetria, linha contínua, entre outros). Em Weight, é possível escolher a espessura da linha. Change to Active Fill Type – Define o preenchimento de um elemento fechado. Em Fill Type, é possível escolher o tipo de preenchimento, podendo este ser: nenhum (None), opaco (Opaque), ou somente executar o preenchimento do interior do objeto, ou seja, não modifica a linha utilizada na construção do objeto (Outlined). Na opção Fill Color é possível escolher a cor usada no preenchimento do objeto. Match Elements Attributes – Usado para capturar os atributos de um determinado elemento, podendo este ser utilizado na modificação de um outro. 15. Cotas Cota é um recurso utilizado para exibir as dimensões de elementos gráficos e distâncias no arquivo de desenho. Dimension Tool Box Dimension Element – Define a dimensão de um elemento linear. No campo em que está definido no desenho ao lado como Metric é possível escolher o tipo de fonte a ser utilizada. Na lupa ao lado do campo citado, é possível editar a fonte; unidade de medida, bem como seu formato; símbolos; os atributos das linhas de cotas; entre outras opções de configuração das cotas. Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 31 Na opção Alignment é possível escolher o alinhamento das cotas, podendo este ser: paralelo aos eixos X e Y da vista (View), paralelo ao eixo do desenho (Drawing), paralelo ao elemento que será cotado (True), ou paralelo ao elemento que será cotado (Arbitrary), sendo que este último recurso somente poderá ser utilizado quando forem cotados elementos em 2D em desenhos isométricos. OBS : Este e todos os comandos de cotagem possuem a opção de alinha mento descrita acima. Dimension Size With Arrows – Usado para cotar um segmento linear a partir de 3 pontos, sendo os extremos (primeiro e terceiro) a distancia a ser cotada, e o segundo ponto define a distância ente a cota e o elemento a ser cotado. Dimension Size Stroke – Cria cotas com barras ao invés de setas, semelhante às cotas criadas pelo comando Dimension Size With Arrows. Dimension Ordinates – Cria cotas ordenadas conforme a orientação de um eixo definido pelo usuário. Dimension Angle Size – Usado para criar cotas a partir de 3 pontos. Os pontos extremos (primeiro e terceiro), definem o ângulo de cotagem, e o segundo ponto define a extensão da linha auxiliar de cota. Dimension Angle Location – Semelhante ao comando Dimension Angle Size, contudo executa a cotagem de forma que define o ângulo entre uma linha e os segmentos posteriores, como pode ser visto no ícone do comando. Dimension Angle Between – Cria a cota de ângulo entre duas linhas. Dimension Radial – Cria uma marca que define o centro de círculos ou arcos. Change Dimension – Permite a modificação de atributos de uma cota existente no arquivo de desenho para os atributos ativos. 16. Menu Text Antes de inserir um texto é necessário editar algumas de suas propriedades, como estilo da fonte a ser utilizada, tamanho da fonte, tipo de formatação, cor, ângulo de inclinação, etc. O MicroStation possui algumas fontes padrão como a Architectural, Engeneering, e SanS. Há a possibilidade da criação de uma nova fonte ou a modificação de uma dessas fontes existentes pelo usuário. Para editar as propriedades das fontes basta acessar a caixa de diálogo Text Styles, através do menu Element, submenu Text Styles. Esta janela de edição possui a opções padrão como deletar, copiar, salvar e resetar as alterações feitas nas fontes. Há também a opção de pré-visualização das alterações através de uma janela no rodapé da caixa de diálogo. Grupo Pet – Engenharia Elétrica UFMS 32 Place Text – Insere um texto no projeto Ao clicar neste comando aparecerá esta caixa de diálogo que serve, além da pré- visualização do texto a ser inserido, para edição de algumas opções básicas como texto itálico, negrito, sublinhado, corretor ortográfico, inserção de frações e edição da cor do texto. O texto a ser inserido deverá ser digitado nesta caixa de diálogo.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved