arquivologia

arquivologia

Orvile CarneirOaTOrvile CarneirO

Os arquivos são reconhecidos, cada vez mais, como um capital informacional importante para as organizações públicas e privadas. eles estão situados em um contexto administrativo e organizacional em que a informação deve ser considerada, organizada e tratada como um recurso tão importante quanto os recursos humanos, materiais ou financeiros.

Jean-Yves rousseau e Carol Couture. Os fundamentos da disciplina arquivística. lisboa: Dom Quixote, 998 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos aos arquivos. 0 ) ( ) (UnB/Téc./ANVISA/2007) arranjo, descrição, publicação, preservação, avaliação, criação e referência são atividades desenvolvidas nos arquivos permanentes. 02) ( ) (UnB/Téc./ANVISA/2007) O caráter orgânico é uma das características básicas dos arquivos. 03) ( ) (UnB/Téc./ANVISA/2007) O princípio da naturalidade dos arquivos é a lei que rege as intervenções arquivísticas. 04) ( ) (UnB/Téc./ANVISA/2007) Os arquivos são constituídos pelos documentos produzidos pela própria organização. Quando recebidos de outras organizações, os documentos são registrados nos serviços de protocolo, mas não são considerados arquivísticos. 05) ( ) (UnB/Téc./ANVISA/2007) Os arquivos podem ser setoriais e gerais ou centrais. 06) ( ) (UnB/Téc./ANVISA/2007) Protocolo, expedição, arquivamento, empréstimo, consulta e destinação são atividades dos arquivos correntes. 07) ( ) (UnB/Téc./ANVISA/2007) arquivos intermediários, também denominados limbos ou purgatórios, são constituídos de documentos em curso ou consultados freqüentemente, conservados em escritórios ou em dependências próximas de fácil acesso. 08) ( ) (UnB/Téc./ANVISA/2007) Documentos transferidos a arquivos intermediários devem conservar a classi- ficação que lhes foi dada nos arquivos correntes.

Os documentos de uma instituição são importantes para a tomada de decisões e para a garantia de direitos e deveres, entre outros aspectos. acerca dos arquivos de documentos, julgue os seguintes itens. 09) ( ) (UnB/Agente Apoio/MPE/AM/2008) Quanto à extensão de sua atuação, os arquivos classificamse como centralizados e descentralizados. 0) ( ) (UnB/Agente Apoio/MPE/AM/2008) arquivo intermediário, caracterizado como um estágio de evolução do arquivo de uma organização, pode ser corretamente definido como o conjunto de documentos sujeito a eliminação ou a recolhimento para guarda permanente.

) ( ) (UnB/Agente Apoio/MPE/AM/2008) as coleções de documentos de outras instituições adquiridas por órgãos públicos, por instituições de caráter público e por entidades privadas são consideradas arquivo.

2) ( ) (UnB/Agente Apoio/MPE/AM/2008) O arquivo, cujo principal objetivo é ser um instrumento de apoio à administração, constitui, com o decorrer do tempo, base do conhecimento da história da instituição a que pertence.

no que se refere a arquivamento de documentos e a procedimentos administrativos, julgue os itens a seguir. 3) ( ) (UnB/Agente Apoio/MPE/AM/2008) Classificam-se como ostensivos os documentos produzidos pela atividade-meio do órgão público. 4) ( ) (UnB/Agente Apoio/MPE/AM/2008) além do setor de protocolo, todas as demais unidades de um órgão público têm responsabilidade pela expedição de documentos. 5) ( ) (UnB/Agente Apoio/MPE/AM/2008) em órgãos públicos, o memorando é uma correspondência interna. 6) ( ) (UnB/Agente Apoio/MPE/AM/2008) O método de arquivamento é determinado apenas pela espécie dos documentos. 7) ( ) (UnB/Agente Apoio/MPE/AM/2008) Segundo as regras de alfabetação utilizadas no método de arquivamento alfabético, os sobrenomes compostos não devem ser separados. 8) ( ) (UnB/Agente Apoio/MPE/AM/2008) no arquivamento de fichas por nome de pessoas, quando aparecem sobrenomes iguais, deve prevalecer a ordem alfabética do prenome.

9) (UnB/Téc./TRE/MT/2005) acerca da gestão de documentos correntes, assinale a opção correta com referência à atividade de arquivamento de documentos novos. a) O arquivamento de documentos é uma atividade anterior à de classificação de documentos. b) essa atividade consiste em agrupar os documentos de acordo com a codificação a eles atribuída. c) na etapa de arquivamento, os documentos são inseridos em unidades de arquivamento, como pastas e maços. d) no intuito de se evitarem falhas, o arquivamento dos documentos é realizado sistematicamente por um único profissional. e) O empréstimo de documentos entre os setores ocorrerá sistematicamente, desde que sejam obedecidos os procedimentos operacionais de registro, de arquivamento e de desarquivamento dos documentos.

20) (UnB/Téc./TRE/MT/2005) O instrumento auxiliar das atividades de gestão de documentos que tem por finalidade facultar o arquivamento correto dos documentos das instituições públicas e privadas denomina-se a) tabela de temporalidade. b) plano de classificação. c) quadro de classificação. d) tabela de classificação. e) plano de arquivamento.

PREPARATóRIo PARA CoNCURSoS

ARQUIVoLoGIA ExERCíCIoS

Orvile CarneirO2

2 ) (UnB/Téc./TRE/MT/2005) assinale a opção que contém uma das diretrizes a ser obedecida no estabelecimento dos documentos de cunho arquivístico a serem arquivados em caráter permanente. a) a freqüência de utilização dos dados e informações registrados nos documentos. b) O fato de determinados documentos conterem a assinatura dos agentes e diretores das instituições públicas. c) a preservação dos documentos de valor unicamente primário. d) Os documentos definidos pelos acionistas da instituição como sendo de valor histórico. e) Todo e qualquer documento com produção anterior ao século XiX.

2) (UnB/Téc./TRE/MT/2005) acerca dos métodos de arquivamento adotados nas instituições arquivísticas, assinale a opção correta. a) O método de arquivamento numérico decimal possibilita a criação de mais de 0 classes. b) no método de arquivamento enciclopédico, os temas criados são relacionados obedecendo a uma ordem alfabética. c) O método de arquivamento duplex apresenta como desvantagem a definição de apenas dez classes. d) Uma das desvantagens do método de arquivamento alfabético é a utilização de instrumentos auxiliares para a recuperação das informações. e) O método de arquivamento dígito-terminal apresenta como desvantagem a lentidão na recuperação da informação.

23) (UnB/Téc./TRE/MT/2005) Considere que o Tribunal regional eleitoral de Mato Grosso (Tre/MT) adotará o método de arquivamento alfabético e fará uso das regras de alfabetação. Segundo essas regras, assinale a opção cujo nome de pessoa física está representado de modo correto para o referido arquivamento. a) neto, antonio Pereira de Souza b) De Camargo, luisa Maria Pontes c) Branco, Solange ribeiro Castelo d) Sato, akiko Yamamoto e) Müller, Paul

24) (UnB/Téc./TRE/MT/2005) em relação ao método de arquivamento geográfico, assinale a opção correta. a) Na adoção do método de arquivamento geográfico em que o elemento diferenciador seja a unidade da federação, na seqüência são ordenadas as capitais, seguidas dos demais municípios. b) O método de arquivamento geográfico é considerado um sistema indireto de arquivamento. c) Uma das desvantagens do método de arquivamento geográfico consiste em ser de difícil manuseio. d) Devido às possibilidades de ordenação, o método geográfico é um dos métodos padronizados de arquivamento. e) No método de arquivamento geográfico, a partir do nome do interessado é que serão definidas as entradas principais para a ordenação dos documentos.

25) (UnB/Téc./TRE/MT/2005) Os procedimentos operacionais adotados no tratamento dos documentos de cunho arquivístico acumulados pelo Tre/MT devem atender aos ditames da teoria arquivística. assinale a opção correta quanto à organização dos acervos arquivísticos. a) Cada setor e(ou) departamento definirá os prazos de guarda para os documentos produzidos internamente. b) a gestão de documentos atende, fundamentalmente, os documentos da fase corrente. c) Os documentos encaminhados ao arquivo intermediário devem ser devidamente identificados, incluindo o prazo de guarda e a destinação final. d) Na fase intermediária, os documentos serão reclassificados a fim de atender aos procedimentos operacionais internos. e) no que se refere ao acompanhamento do nível de crescimento do acervo arquivístico, é indicada a eliminação a qualquer momento, desde que o documento não atenda mais as exigências administrativas e legais para a instituição.

26) (UnB/Téc./TRE/MT/2005) a respeito dos procedimentos administrativos adotados no arquivamento dos documentos de caráter permanente, assinale a opção correta. a) Segundo a teoria arquivística, os documentos produzidos pelo TRE/MT que reflitam a origem da instituição são de caráter permanente. b) na fase permanente, obedecendo o ciclo vital, os documentos cumprem um prazo de guarda e serão preservados aqueles que obedeceram a um trâmite interno, cuja finalização ocorreu na instituição produtora, sendo os demais descartados. c) a legislação arquivística brasileira coíbe o acesso aos documentos da fase permanente para o público externo. d) Cumprindo o ciclo vital, os documentos são transferidos do arquivo intermediário para o arquivo permanente. e) Devido ao caráter permanente, é indicada a encadernação dos atos normativos produzidos pelo Tre/MT.

As rotinas de recebimento e classificação adotadas nos setores de protocolo compreendem o(a) 27) ( ) (UnB/Téc./TRE/RS/2003) recebimento da correspondência. 28) ( ) (UnB/Téc./TRE/RS/2003) encaminhamento da correspondência e dos demais documentos aos destinatários. 29) ( ) (UnB/Téc./TRE/RS/2003) abertura da correspondência sigilosa para posterior encaminhamento. 30) ( ) (UnB/Téc./TRE/RS/2003) distribuição da correspondência que se caracterize como particular.

GABARITo

estudo real edições - en- _0746_08

Comentários