oficina pesquisa de mercado

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01 Oficina Empresarial

Como tudo começou

Manuais da série “Como elaborar”

02 Oficina Empresarial

Atividade

03 Oficina Empresarial

04 Oficina Empresarial

05 Oficina Empresarial

Pág.10 manual

Objetivo Geral

É o que você pretende alcançar com a realização da pesquisa. Exemplo: Identificar a melhor localização para um salão de beleza.

Objetivos Especí fi cos

É o desdobramento do objetivo geral em objetivos menores. São também chamados de objetivos secundários ou intermediários. Exemplos:

• Estimativa do número e concentração da população; • Nível de renda;

• Vias de acesso ao local;

• Estabelecimentos concorrentes.

Definição do público-alvo e objetivos da pesquisa - 1º Passo

07 Oficina Empresarial

Definição do público-alvo e objetivos da pesquisa

Hora de Praticar

Ajude o Sr. Manoel a definir o objetivo principal e dois objetivos secundários para cada tipo de pesquisa:

e desejos (grupo 1)

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Pág.15 manual

A Coleta dos Dados - 2º Passo

É o levantamento das informações importantes para a realização da pesquisa. Envolve a coleta de dados SECUNDÁRIOS e PRI MÁRI OS .

Dados Secundários

Dados já disponíveis na empresa ou no mercado. São encontrados na internet, jornais, sindicatos, revistas especializadas, associações, etc.

Dados Primários

Dados que não estão organizados. Podem ser obtidos com a ajuda de profissionais ou por conta própria, diretamente com concorrentes, fornecedores e clientes.

09 Oficina Empresarial

Pág.2 manual

O Método de Pesquisa - 3º Passo

Pesquisa Qualitativa

Usada para conhecer a percepção dos clientes sem quantificá-los.

Identifica as opiniões das pessoas sobre produtos, serviços e empresas, para apontar comportamentos e tendências.

Técnicas Sugeridas

• Grupos de Discussão • Cliente Oculto

• Teste Clínico (experimentação ou degustação)

• Observação

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Pág.24 manual

O Método de Pesquisa

Pesquisa Quantitativa

Trabalha com indicadores numéricos. É utilizada para medir opiniões, atitudes e preferências, estimar o potencial de vendas, o tamanho e a importância de partes do mercado.

Uma pesquisa quantitativa envolve:

• a elaboração de um questionário (instrumento de pesquisa);

• a definição da amostra; • a escolha da forma como as informações serão obtidas;

• checagem, tabulação e análise dos resultados.

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Universo e Amostra - 4º Passo

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