ERP – Enterprise Resource Planning

  • Gilka Rocha Barbosa

  • Set/2008

ERP

  • Automatiza os processos de uma empresa, com a meta de integrar as informações através da organização, eliminando interfaces complexas e caras entre sistemas não projetados para conversarem.

  • Utiliza uma base de dados única, contendo diversos módulos que conversam entre si e trocam informações. Cada módulo é responsável por uma função específica do sistema, possibilitando à empresa acesso às informações de forma integrada, em uma única ferramenta e com um mesmo padrão de apresentação das informações.

Características

  • São pacotes de software comerciais

  • Incorporam modelos padrão de processos

  • Integram as diversas áreas da empresa

  • Utilizam um banco de dados corporativos

  • Possuem grande abrangência funcional

  • Requerem procedimentos de ajuste

  • Possibilitam a entrada de informações uma única vez.

  • Exigem que a empresa se reorganize, tendo como foco o processo do negócio como um todo, e não mais os limites departamentais.

  • Em geral, não são comprados como outros produtos.

Termos utilizados

  • Funcionalidades: conjunto de funções embutidas, características e diferentes possibilidades de uso

  • Módulos: menores conjuntos de funções que podem ser adquiridos e implementados separadamente em um ERP

  • Melhores práticas (best practices): modelos-padrão obtidos através da experiência acumulada pelas empresas fornecedoras em repetidos processos de implementação ou são elaborados por empresas de consultoria e pesquisa em processos de benchmarking

Por que adquirir um ERP

  • Motivos corretos

  • Terceirização da área de desenvolvimento de sistemas

  • Informação consolidada a nível corporativo e não departamental

  • Garantia de evolução tecnológica contínua sem necessidade de grandes reinvestimentos de capital.

  • Aplicação das “Melhores Práticas de Mercado”, que estão embutidas nas regras de negócio de um sistema ERP.

Por que adquirir um ERP

  • Motivos incorretos

  • Utilizar o sistema como ferramenta de reengenharia de processos (se houver necessidade de uma análise de OSM, esta deverá ser prévia).

  • Aculturamento dos usuários

  • A implantação da ferramenta, por si, possibilita cortes de pessoal e custos.

  • Atende plenamente as necessidades individuais dos departamentos da forma como cada departamento deseja.

Análise de aderência

Ciclo de Vida

Vantagens

Fatores determinantes do sucesso

  • Incompatibilidade de arquiteturas ou não enquadramento com a estratégia da organização

  • Expectativas em torno da capacidade do sistema

  • Falhas no dimensionamento dos recursos necessários

  • Tempo insuficiente e formação do pessoal

  • Complexidade da implementação

Alguns fornecedores

  • SAP (Systems, Applications, and Products in Data Processing) - Waldorf, Germany

  • Início em 1972, cinco engenheiros procuraram desenvolver um padrão de software para solução integrada de negócios, surgiu então o SAP

    • $50,000 a $10 Million
  • Peoplesoft - Pleasanton, CA

  • Desde 1987, possui solução completa para gerencia de materiais, finanças, distribuição, supply chain planning, manufatura, recursos humanos, saúde, educação, setor público, exportação, transportes.

    • $100,000 a $10 Million
  • Baan - Barneveld, The Netherlands

    • Desde 1995 vem expandindo significativamente suas vendas na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia.
    • $40,000 a $10 Million
  • Oracle Application - Redwood Shores, CA

  • Oracle Corp oferece aplicações e produtos em bancos de dados com consultorias, educação e suporte em mais de 145 países

  • $300,000 a $10 Million

Alguns fornecedores

Alguns fornecedores

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