Curso de AutoCAD 3D - 2000 ao 2007

Curso de AutoCAD 3D - 2000 ao 2007

(Parte 1 de 4)

CursodeAutoCAD3D–AutoCADs2000 ao 2007

1. APRESENTAÇÃO1
2. DESENHANDO EM 3D1
3. VISUALIZAÇÃO6
4. INTRODUÇÃO8
5. FACES12
6. MALHAS POLIGONAIS14
7. OBJETOS 3D20
8. PLOTAGEM DE DESENHOS 3D25
9. RENDERIZAÇÃO28

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1. APRESENTAÇÃO

No curso de AutoCAD Básico é visto como gera-se desenhos bidimensionais utilizando as coordenadas X e Y e um único plano de trabalho. No curso AutoCAD 3D veremos como gerar e manipular desenhos tridimensionais utilizando as coordenadas X, Y e Z e definindo vários planos de trabalho pela alteração do sistema de coordenadas. Vamos trabalhar também com visualização e renderização de objetos tridimensionais.

2.DESENHANDOEM3D Podemos fazer desenhos tridimensionais no AutoCAD de duas maneiras. Uma delas é modificando pelo comando CHANGE a elevação ( ELEV ) e a espessura ( THICKNESS ) das entidades selecionadas. Outra é colocando estes valores antes de desenhar através do comando Elev ou Entity Modes:

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ELEV ( via teclado ) Este comando permite definir a elevação ( ELEV ) e a extrusão ( THICKNESS ) de entidades.

A elevação define a distância entre o plano XY e o ponto em que a entidade começa a ser desenhada. A extrusão é projeção da entidade no eixo Z.

Command: ELEV

New current elevation <valor atual> : 1 New current thickness <valor atual> : 2

As entidades geradas daqui para frente terão estes valores para sua elevação e extrusão.

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3D faces, 3D polylines, malhas poligonais e cotas ignoram o valor do THICKNESS, estas entidades sempre são geradas sem extrusão;

As entidades como texto e atributos são inicialmente geradas sem extrusão, porém através do comando CHANGE pode-se alterar este estado;

THICKNESS é uma variável do AutoCAD, pode-se então, utilizar o comando SETVAR para alterar seu valor.

menu lateral Display, menu em cascata = menu suspenso Setview = menu de

barra View )

O comando Vpoint permite visualizar um objeto em 3D e pode ser usado de 3 maneiras diferentes:

1. Através de uma coordenada: ( Set vpoint )

Command: VPOINT Rotate/<view point> <valor atual>: 1, -1, 1

Objeto será visto do ponto escolhido em direção à origem do sistema de coordenadas. A distância entre o ponto escolhido e a origem não importa, pois o AutoCAD ajusta para que o desenho apareça por inteiro na tela.

2. Manipulando os três eixos e uma bússola: ( Axes )

Command: VPOINT Rotate/<view point> <valor atual>:<enter>

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Note que a medida em que movemos o cursor, movem-se também os três eixos na tela, estes eixos representam os eixos do sistema de coordenadas do desenho. Simultaneamente uma cruz dentro da bússola se movimenta, a figura abaixo mostra de que ponto o objeto será visto conforme o posicionamento da bússola.

3. Através de dois ângulos: ( presets )

Command: VPOINT

Rotate/<view point> <valor atual>:R Enter angle in X-Y plane from X axis <valor atual> : 30 Enter angle in X-Y plane<valor atual> : 30

O primeiro ângulo dado rotaciona o ponto de vista no plano XY em relação ao eixo X. O segundo ângulo rotaciona o ponto de vista em relação ao plano XY. O novo ponto de vista é o resultado da definição dos dois ângulos.

A variável WORLDVIEW afeta diretamente os comandos de visualização em 3D como o VPOINT e o DVIEW. Se o valor dela for igual a 1 os novos pontos fixados nos comandos de visualização serão relativos ao sistema de coordenadas globais ( WCS )

. Se seu valor for igual a 0 os novos pontos serão relativos ao sistema de coordenadas ativo.

HIDE ( menu suspenso = barra de menu render )

O comando HIDE oculta entidades localizadas atrás de faces. Para este comando, são faces as seguintes entidades: círculos;

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a espessura de uma ( width ) polyline ; 3D face;

malhas poligonais;

lados gerados pela extrusão de entidades;

Command:HIDE

O desenho desaparece da tela por um determinado tempo que vai variar de acordo com sua complexidade. textos e atributos são sempre visíveis, não são afetados pelo hide.

SHADE ( menu suspenso = barra de menu render )

O comando SHADE permite gerar o sombreado das faces de um modelo tridimensional, substituindo a visualização do modelo em arame por um modelo sólido.

Command: SHADE Podemos regular o padrão do sombreado que obteremos através da variável SHADEDGE. Os valores válidos para esta variável são:

0 - gera sombreado do modelo, sem realçar o contorno das faces. Necessita de 256 cores simultâneas na tela;

1 - gera o sombreado do modelo, realçando o contorno das faces. Requer 256 cores simultâneas;

2 - gera uma imagem semelhante à obtida com o comando HIDE, pois preenche as faces com a cor do fundo. Serve para qualquer monitor, pois independe do número de cores;

3 - as faces não são sombreadas, mas preenchidas com a cor original do objeto, o contorno das faces é desenhado com a cor do fundo. Serve para qualquer monitor, pois independe do número de cores;

Se a variável SHADEDGE for igual a 0 ou 1 o sombreado das faces será baseado no ângulo que as faces formam com a direção da vista ( linha de visão )

Em função disto, existe a variável permite controlar a percentagem de luz refletida difusamente e a percentagem de luz ambiente. A luz ambiente desconsidera o ângulo formado entre as faces e a linha de visão, sombreando todas as faces com o mesmo percentual de iluminação.

A luz refletida difusamente, por sua vez, vai ser determinada em função do ângulo formado entre a face e a linha de visão, de forma que, se o ângulo formado for de 900, por exemplo, será refletida muita luz. O valor inicial desta variável é 70, o que significa que 70% de luz será refletida difusamente e 30% será de luz ambiente. O valor de SHADEDGE pode variar de 0 a 100.

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3.VISUALIZAÇÃO VIEWOUNAMEDVIEW

O comando VIEW salva vistas do desenho definidas pelo usuário e permite reapresentá-las na tela a qualquer momento durante a edição do desenho. É necessário dar um nome para a vista salva. O nome pode ter até 31 caracteres e ser compostos de letras, números, sinais de $ e traço de hífen. O nome dado servirá como referência para todas as opções do VIEW.

Command: VIEW ?/Delete/Restore/Save/Window:

View name: ?: listas as vistas já salvas;

Delete: permite examinar uma vista salva;

Restore: reapresenta na tela uma vista salva;

Save: salva a vista que está na tela; Window: salva uma vista definida pelo usuário através de dois pontos.

Este comando mostra na tela a vista plana ( vista superior do plano XY ) do sistema de coordenadas especificadas pelo usuário.

Command: PLAN <Current UCS>/UCS/Word:

Current UCS: mostra a vista plana do sistema de coordenadas ativo; permite mostrar a vista plana de um UCS previamente salvo. O AutoCAD pede pelo nome de UCS; ?/Name of UCS:

?: lista UCSs já salvos;

World: mostra a vista plana do sistema de coordenadas globais ( WCS ) via teclado; menu em cascata = menu suspenso

Layout = barra de menu view ) O comando VPORTS ( viewports ) permite que se divida a área gráfica em janelas, cada janela pode conter uma vista diferente do desenho. Pode-se ter duas, três ou quatro janelas configuradas com diferentes formatos, cada configuração pode ser salva dando-lhe um nome para posterior utilização.

Command:VPORTS Save/Restore/Delete/Join/Single/?/2/<3>/4:

Save: Permite salvar a configuração de janelas em uso, é necessário indicar um nome. O nome pode ter até 31 caracteres e ser composto de letras, números, sinal de $ , traço e hífen;

Restore: reapresenta na tela uma configuração de janela já salva;

Join: transforma duas janelas adjacentes em uma única janela. As duas janelas devem formar um retângulo. O AutoCAD pede quais janelas serão unidas.

Select dominant viewport <current>: ( esta define as características da nova janela ) Select viewport to join: ( esta é a janela que será unida à anterior )

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Para selecionar as janelas basta dar um pick em cima de cada uma em resposta aos prompts.

Single: Transforma a configuração corrente numa única janela; ?: lista as configurações já salvas;

2: Divide a janela ativa ao meio. O AutoCAD pede se a divisão será na horizontal ou na vertical;

3: Divide a janela ativa em três. As seguintes opções serão possíveis: Horizontal - gera três janelas idênticas na horizontal.

Vertical - gera três janelas idênticas na vertical Above - uma das janelas terá o dobro das outras e se posicionará acima das menores.

Below - a janela maior se posiciona abaixo das menores. Left - a janela maior se posiciona ao lado esquerdo das menores. Right - a janela maior se posiciona ao lado direito das menores.

4: Divide a tela em quatro janelas idênticas.

As janelas são independentes em relação aos comandos GRID, SNAP, AXIS, VIEWRES, UCSICON, VPOINT, ZOOM, PAN, DVIEW, REGEN E REDRAW.

O comando UCS, comandos de desenho e edição afetam todas as janelas.

Pode-se trocar de uma janela para a outra durante os comandos de desenho e edição, mas não durante os comandos de controle de imagem.

Para passar de uma janela para outra basta dar um pick em cima da janela que se deseja ativar.

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4.INTRODUÇÃO SISTEMA DE COORDENADAS

Quando se trabalha em três dimensões é preciso criar planos de trabalho em diferentes posições para facilitar a geração dos desenhos e permitir a utilização de alguns comandos que só funcionam no plano XY. Em função disto, o AutoCAD possui dois tipos de sistema de coordenadas:

WCS : World Coordinate System ( Sistema de Coordenadas Globais )

UCS : User Coordinate System ( Sistema de Coordenadas do Usuário )

No WCS é utilizado o sistema cartesiano, onde a origem ( 0,0,0 ) e a posição dos eixos XYZ é fixa e não pode ser alterada. Já o UCS é um sistema de coordenadas criado dentro do sistema básico do AutoCAD ( WCS )

. Esse sistem a é definido com qualquer origem e inclinação dos eixos

XYZ. Permite, deste modo, a definição de qualquer plano de trabalho dentro do ambiente tridimensional. Não existem limites para o número de UCSs que podem ser criados, mas somente um deles pode ser ativado por vez.

Regra da Mão Direita O AutoCAD utiliza a Regra da Mão Direita para definir as direções positivas do s eixos XYZ de todos os sistemas de coordenadas criados ( UCS )

. A regra funciona da seguinte forma:

apontando o dedo polegar para o sentido positivo do eixo “X” e o dedo indicador para o sentido positivo do eixo”Y”, e o dedo máximo, colocado perpendicular ao indicador, define o sentido positivo do eixo”Z”. A direção positiva de um ângulo de rotação também pode ser determinado através desta regra. O dedo polegar deve apontar para o sentido positivo do eixo sobre o qual o objeto será rotacionado. Desta forma o restante dos dedos, curvados ao redor do eixo, apontam para a direção positiva do ângulo de rotação.

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UCS ( via teclado, menu suspenso = menu de barra Settings )

O comando UCS permite que se modifique a posição e direção dos eixos XYZ, criando novos sistemas de coordenadas e novos planos de trabalho.

Command: UCS Origin/ZAxis/3point/Entity/View/X/Y/Z/Prev/Restore/Save/Del/?/W orld:

Origem: permite a mudança da localização da origem do sistema de coordenadas ativo, criando assim um novo UCS. Será pedido um novo ponto de origem.

Zaxis : Pede por uma nova direção positiva para o eixo “Z” e um novo ponto de origem; Origin point <0,0,0> :

Point on positive portion of the Z axis <valor atual> :

3point: Possibilita a definição de um novo UCS através de três pontos. Este pontos são uma nova origem, uma nova direção positiva para “X” e uma nova direção para “Y” ;

Origin point <0,0,0> : Point on positive portion of the Y axis <valor atual> : Point on positive-Y portion of the UCS X-Y plane <valor atual> :

Entity: Permite a definição de um novo UCS de acordo com a orientação de uma entidade previamente selecionada. Esta opção só não aceita como entidade válida 3D polylines e malhas poligonais. O AutoCAD pede para selecionar entidade.

O novo UCS terá a mesma direção positiva de Z da entidade selecionada ( quando ela foi criada )

Select object to align UCS: ( selecione com um “pick” uma das entidades relacionadas abaixo )

Se a entidade selecionada for :

LINHA - A origem do novo UCS coincide com o ponto final mais próximo ao “pick”. A nova direção de X se posiciona em função da linha estar contida no plano XZ, o outro Endpoint da linha tem coordenada 0 ( zero ) em relação ao eixo Y ; 2D PLINE - A origem coincide como ponto inicial da pline e o eixo X se desloca do ponto inicial em direção ao próximo vértice;

CÍRCULO -A origem do UCS coincide com o centro do círculo com o eixo X passando pelo “pick” de seleção da entidade;

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ARCO - A origem do novo UCS será o centro do arco e a direção positiva do eixo X passa pelo ponto final do arco mais próximo ao “pick” de seleção de entidade; 3D FACE - A origem do novo UCS coincide com o primeiro ponto da 3D face. O eixo X se desloca do primeiro ponto em direção ao segundo e o sentido positivo de Y é dado pelo deslocamento do primeiro ao quarto ponto; COTAS - A origem do UCS coincide com o ponto central do texto da cota, e o eixo X é paralelo ao eixo X do UCS em uso quando foi gerado a cota; PONTO - A origem do UCS coincide com o ponto e a determinação da direção do eixo X é arbitrária;

TEXTO, BLOCO E ATRIBUTO - A origem eqüivale ao ponto de inserção da entidade. O eixo X se posiciona ao longo do ângulo de rotação com o qual a entidade foi inserida de forma que no novo UCS o ângulo de rotação seja igual a zero. O ponto de inserção do texto é sempre o canto inferior esquerdo deste.

View:Cria um novo UCS paralelo ao plano do vídeo sem alterar a origem.

X: Permite a determinação de um novo UCS através da rotação do sistema corrente em torno do eixo X. O AutoCAD pede por um ângulo. Utilize a regra da mão direita para verificar a direção positiva do ângulo: Rotation angle about X axis <0,0> : 90

Y: Idem ao anterior, mas com rotação em torno do eixo Y;

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Z: Idem as opções X e Y, mas com rotação em torno do eixo Z;

Obs: As três últimas opções podem ser selecionadas através do Axis no menu suspenso UCS = menu de barra Settings.

Previous: Torna ativo o UCS anterior. O AutoCAD guarda os dez últimos definidos.

Save : Salva o UCS corrente. É necessário indicar um nome. O nome pode ter até 31 caracteres e aceita letras, números, sinal de $, traço e hífen.

Restore: Ativa um determinado UCS que foi salvo com a opção SAVE. O AutoCAD pede pelo nome do UCS que se quer ativar.

Delete: Elimina UCSs já salvos. É preciso indicar o nome do UCS a ser deletado.

? : Lista o nome do UCS corrente e o nome, origem e posição dos eixos XYZ dos UCSs já salvos em relação ao UCS ativo;

World : Ativa o sistema de coordenadas globais do AutoCAD ( WCS )

Follow : A variável UCSFOLLOW afeta diretamente o comando UCS. Se o valor dela for igual a 1 toda vez que o UCS for modificado é apres entada na tela a vista plana do novo UCS. Para que isto ocorra basta fixá-la para 0. Todas as variáveis do AutoCAD podem ser alteradas via comando “SETVAR”.

Command: UCS ( opção folow - menu de tela )

New value for USCFOLLOW <valor atual>: 0 ou 1

UCSICON ( via teclado ) Este comando controla a visualização de um pequeno símbolo ( observe o canto inferior à esquerda da tela ) que ilustra a posição dos eixos do sistema de coordenadas ativo.

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