Projeto Pedagógico do curso

Projeto Pedagógico do curso

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Coordenador: M.Sc. Henrique Mariano Costa do Amaral

São Luís – MA 2008

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Projeto Pedagógico apresentado a Pró- Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão para criação do Curso de Engenharia de Computação.

Comissão Organizadora

Henrique Mariano Costa do Amaral

(M.Sc. em Ciência da Computação)

Denivaldo Cicero Pavão Lopes (Dr. em Informática)

Cícero Costa Quarto

(M.Sc. em Ciência da Computação)

Zair Abdelouahab (Ph.D. em Ciência da Computação)

Sofiane Labidi

(Dr. em Informática)

Manira Abud Santos (Dr. em Pedagogia)

Sebastian Yuri Catunda

(Dr. em Engenharia de Eletricidade)

João Viana da Fonseca Neto (Dr. em Engenharia de Eletricidade)

Manuel Leonel da Costa Neto (Dr. em Engenharia de Eletricidade)

São Luís - MA 2008

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Universidade Estadual do Maranhão

Prof. M.Sc. José Augusto Silva Oliveira Reitor

Prof. M.Sc. Gustavo Pereira da Costa Vice-Reitor

Prof. Dr. Porfírio Candanedo Guerra Pró-Reitor de Graduação

Prof. M.Sc. José Gomes Pereira Pró-Reitor de Planejamento

Prof. M.Sc. José Bello Salgado Neto Pró-Reitor de Administração

Profa. M.Sc. Grete Soares Pflueger Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis

Prof. M.Sc. Walter Canales Santana Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Prof. Dr. Joel Manuel Alves Filho Diretor do Centro de Ciências Tecnológicas

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Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Computação

Resumo

O objetivo deste documento é o Projeto Pedagógico para o Curso de

Engenharia de Computação a ser oferecido pelo Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

A responsabilidade deste plano é garantir qualidade aos formandos, estabelecendo as competências e habilidades mínimas para o perfil profissiográfico desejado, com a necessária base tecnológica, atendendo ao disposto no inciso I do art. 43 da LDB que estabelece como uma das finalidades do ensino superior “formar diplomados nas diversas áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua”.

Para a consecução deste projeto, tomou-se por base:

• documentos e recomendações emanadas:

− pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em particular a sua proposta “Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia da Computação” versão 2005;

− pelo Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão (PDCT);

− pelo documento intitulado “Um Plano Pedagógico de Referência para Curso de Engenharia de Computação” e elaborado pelos professores Cesar Teixeira, Joberto Martins, Antonio Prado, Orides Junior, Cláudio Geyer e Pauli Azeredo;

− pelas Diretrizes Curriculares para Cursos de Graduação em Engenharia e Ciências da Computação.

− ACM Guidelines For Associate-Degree Programs In Computer Science 2002;

− The Joint Task Force for Computing Curricula 2005 - A cooperative project of The Association for Computing Machinery (ACM), The Association for Information Systems (AIS), The Computer Society (IEEE-CS) - 30 September 2005;

Curricula for Computing" em Computer Engineering Volume - Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Engineering - December 2004;

− Software Engineering Volume August 23, 2004– Curriculum

Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Software Engineering.

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− Ciências da Computação das seguintes instituições: Universidade Federal de São Carlos;

Universidade Federal de Pernambuco;

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