Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Microsoft Word - Relatório de Estágio Supervisionado, Provas de Cultura

- - -

Tipologia: Provas

Antes de 2010
Em oferta
30 Pontos
Discount

Oferta por tempo limitado


Compartilhado em 16/12/2008

simone-alves-12
simone-alves-12 🇧🇷

4.2

(5)

2 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Microsoft Word - Relatório de Estágio Supervisionado e outras Provas em PDF para Cultura, somente na Docsity! CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS CURSO DE EDUCAÇÃO FISÍCA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Manaus - AM 2008 SIMONE NUNES ALVES RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Manaus – AM 2008 Relatório apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado I, como requisito de avaliação, orientado pelo Professor Lucio Fernandes Ferreira. “ Os educadores conscientes da ação que praticam e do papel que desempenham não se contentam com a rotina pedagógica e os hábitos escolares estruturados”. (Chaydt, 1997). Resumo Este trabalho tem como finalidade relatar as observações e as práticas decorrentes durante o Estágio Supervisionado I em Educação Física, realizadas na Escola Municipal Professora Elena Lucia Monteiro da Silva , localizada na cidade de Manaus, na Rua Tiradentes s/nº no Bairro de Santo Agostinho durante o segundo semestre do corrente ano.Relatando 240 horas da disciplina que tem o objetivo exteriorizar o aprendizado acadêmico fora dos limites da instituição de ensino. É o espaço onde o discente irá desenvolver seus conhecimentos junto a escola pública escolhida. Onde podemos atuar como professores e vivenciar o cotidiano escolar.Durante o estágio procuramos esclarecer como o professor constrói a sua prática desde sua formação e sua atuação docente,ali pude entender que o professor de Educação física é também um educador,e desta forma podemos construir a prática pedagógica contínua e relacionando com a realidade escolar,por isso, este momento oportuniza a experiência a nós futuros educadores. Os processos educativos são muito complexos, e não se definem por uma única variável, pois o âmbito educacional se faz repleto de condicionantes. Neste sentido, a prática pedagógica se configura na interação de todos os elementos que nela intervêm (ZABALA, 1998). Então no dia a dia da escola pude ver que no processo educacional o professor é aquele que faz a mediação das relações educativas e pode transforma a realidade escolar em uma nova perspectiva. Freire (2007) mostra que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção, e nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. Palavras-chave: educação física, estágio supervisionado I,educador. SUMÁRIO Introdução................................................................................................................... 08 1 Desenvolvimento..................................................................................................... 09 1.1 Apresentação........................................................................................................ 09 1.2 Caracterizando a escola ....................................................................................... 09 2 Caracterização da Escola......................................................................................... 09 2.1 Histórico............................................................................................................... 09 2.2 Níveis de Atuação................................................................................................. 10 2.3 Público assistido pela escola................................................................................. 10 2.4 Serviços Prestados á Comunidade........................................................................ 10 3 Espaço Físico........................................................................................................... 10 4 Recursos Disponíveis............................................................................................... 11 4.1 Recursos Materiais................................................................................................ 11 4.2 Recursos Financeiros........................................................................................... 11 5 Estrutura Administrativa.......................................................................................... 11 6 Turmas..................................................................................................................... 11 7 Estrutura Pedagógica............................................................................................... 12 7.1 Currículo e Projeto Político Pedagógico............................................................... 12 7.2 Planejamento......................................................................................................... 12 8 O Estágio Efetivamente....................................................................................... 12 Conclusão.................................................................................................................... 17 Referências.................................................................................................................. 18 Anexos........................................................................................................................ 19 Construída pela Prefeitura Municipal de Manaus, na gestão do Prefeito Alfredo Nascimento tendo como Secretário de Educação a Professora Vera Lúcia Edwardes. A construtora responsável pela execução do projeto foi a “Gama Barros”. 2.2 - Níveis de Atuação A escola funciona em regime de externato com o Ensino Fundamental, de 1ª a 8ª série, com horário de funcionamento: Turno Matutino  das 07:30 às 11:30h Turno Vespertino  das 13:30 às 17:30h Turno Noturno  das 19:00 às 22:30h 2.3 - Público assistido pela escola Crianças de ambos os sexos, jovens adolescentes e moças e rapazes do projeto acelerado, moradores dos bairros, Lírio do Vale, Compensa, Santo Agostinho, São Francisco, Nova Esperança e Ponta Negra. 2.4 - Serviços Prestados á Comunidade Reuniões com pais uma vez por mês, além das reuniões de pais e mestres, mensais e quando necessário. 3 - Espaço Físico Dependências Quantidade Salas de aula 10 Banheiros 08 Secretaria 01 Sala da Diretora 01 Cozinha 01 Biblioteca 01 Refeitório 01 Sala de Professores 01 Depósito 01 Jardins de inverno (entre as salas de aula) 02 4 - Recursos Disponíveis 4.1 - Recursos Materiais Material de Suporte Escolar Quantidade Televisão 01 Aparelho de Som/Amplificador 05 Caixas de som 02 Retroprojetor e Projetor de Multimídia 01 Computador 05 Mimeógrafo 01 4.2 - Recursos Financeiros A escola sobrevive com verbas repassadas pelo governo municipal. 5 - Estrutura Administrativa FUNÇÃO QUANTIDA DE Diretor 01 Pedagoga 01 Secretária 01 Professor de Educação Física 03 Professor de Pedagogia (formados) 22 Cozinheira 02 Auxiliar de Serviços Gerais 04 Seguranças (por turno) 01 Bibliotecário (a) 01 Auxiliar Administrativo 03 6 - Turmas Período Ano Nº de Turmas 1º 01 Matutino 2º 03 Matutino 3º 02 Matutino 4º 01 Matutino 5º 04 Vespertino 6º 03 Vespertino 7º 01 Vespertino 8º 01 Vespertino 5º 02 Noturno 6º 02 Noturno 7º 03 Noturno 8º 01 Noturno EJA I 02 Noturno EJA II 02 Noturno 7 - Estrutura Pedagógica 7.1 - Currículo e Projeto Político Pedagógico A proposta do currículo pedagógico está em andamento, faltando o Projeto Político Pedagógico. 7.2 - Planejamento A escola trabalha de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e são subordinados as normas efetivadas pela Prefeitura Municipal de Manaus. Busca também uma interação com a comunidade família/escola/alunos, além de promover atividades que permitam uma maior presença e permanência dos alunos na escola. Planejamento geral para a Educação Física não existe na escola, o professor faz seu planejamento de acordo com as normas da Secretaria de Educação e os Parâmetros Curriculares, quinzenalmente e utiliza seus conhecimentos para as habilidades que serão observadas e adquiridas pelos alunos durante estas aulas. Ele utiliza bibliografia, cronograma, objetivos a alcançar nas aulas, faz a programação de suas aulas. 7.3 - Assessoramento Realizado pela pedagoga, em todos os turnos de aula para os alunos e quando necessário aos professores. 8 – O Estágio Efetivamente Há Escola Municipal Elena Monteiro da Silva, possui 10 turmas do Ensino Fundamental onde todas tem aulas de Educação Físicas, estas são ministradas pelo Professor Neto, recém formado na Universidade Luterana do Brasil, onde participei das aulas de todas as turmas, durante o período de observação verifiquei que mesmo com Trabalhando e utilizando conteúdo dados em sala de aula na faculdade, usei em meus planos movimentos naturais que ele pudessem fazer sem comprometimento algum, já que a escola crianças portadores de necessidades especiais, sem qualquer constrangimento, com isso pude aplicar caminhadas, corridas, salto, saltitos, arremessos, noções de lateralidade, noções espaciais, coordenação motora ampla com jogos simbólicos, jogos de construção, jogos de regras de uma maneira que houvesse uma competição sadia, já que era sempre o que eles pediam. Não encontrei problema algum com as aulas dadas, alunos participavam com entusiasmo. Seguindo assim a metodologia da disciplina cursada, tendo como o embasamento teórico, o Estágio Supervisionado propriamente dito foi dividido em observação, co regência. No primeiro momento teve como objetivo analisar e debater todas as situações que ocorrem no cotidiano de um professor que atua na área, fazer a avaliação destas observações, identificar as metodologias utilizadas em suas aulas. Já com a co regência atuar juntamente com o professor nas aulas de educação física para começar a entender este meio que é a educação infantil e desenvolvimento. Passando para a regência onde atuamos de forma coerente utilizando os planos já apresentados ao professor orientador da disciplina, fazendo dele um instrumento fundamental para o andamento das aulas. Houve debates e esclarecimentos durante os encontros em sala de aula com cada aluno apresentando seu relatório parcial na vigência do semestre, aprendemos a planejar (o que visar em um planejamento) do Ensino Fundamental, todas as abordagens pedagógicas nas quais poderemos utilizar coerentemente nas atividades dadas. A experiência que tive nesses dias em que passei na escola só me fizeram ver que ainda tem muito que ser feito para melhoria da educação em geral das crianças e que a Educação Física deve associar o corpo, a emoção, a consciência, a busca do prazer, fazendo o aluno sentir-se bem com o seu corpo no tempo e no espaço. E que devemos utilizar muito a criatividade,para as aulas e Educação Física mais interessantes e desafiadoras. CONCLUSÃO A experiência que tive durante o estágio foi indispensável para ver que o conhecimento é fundamental na vida acadêmica, que todos os artigos lidos, seminários que foram realizados ao longo do curso, todo seu conteúdo trouxe o embasamento teórico para um discernimento melhor na aplicação da metodologia desenvolvida durante as aulas, aprimorando o nosso desenvolvimento acadêmico. Vivendo a realidade da escola, com o dia a dia de cada criança que tem sua peculiaridade, sua necessidade e até mesmo sua diferença, vendo que o professor tem uma grande contribuição na vida pessoal dos alunos. Ali notei que se torna imprescindível o planejamento de aula prévio para um controle melhor nas práticas ministradas. Concluí que vamos propiciar ao aluno momentos e condições para sua formação pessoal,psíquica, emocional e física,visando o melhor aprendizado do mesmo, através de atividades físicas que a Educação Física pode apresentar.Não recebi este estágio como um bicho de sete cabeças, Porém pude aplicar como pensava em dar certo, com algumas falhas, acertos, anseios e muito estimulo por parte dos alunos. Os verdadeiros estimuladores para que a pratica se tornasse um sucesso, tanto para eles como foi para mim. Foi um desafio que motivou a ter experiências novas. Durante o planejamento das aulas tive dificuldades, apesar das observações anteriores, não me sentia segura,então moldei minhas aulas pensando em cada turma que ali convivi, utilizando o aprendizado da faculdade, principalmente nas disciplinas que direcionavam a criança, o desenvolvimento motor, recreação e lazer, ginástica, alguns esportes onde é trabalhada a iniciação esportiva, dentre outras disciplinas que focalizavam aspectos referentes a essa faixa etária. Acrescentei muito em minha vida as práticas vividas por mim diretamente com alunos. Aprendi muito que fazer e o que não fazer com formas novas de ensinar e aprender, e que a função do profissional de Educação Física Escol, é fazer com que as crianças despertem o lúdico. Ficha 12 em 25/08/2008 observação. ANOTAÇÕES REFERENTES ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2) Início da aula Pergunta como foi o final de semana, que elas fizeram,se viajaram? Do que brincaram ? Então ele explica como será a atividade durante a aula,começa a atividade com alongamentos de forma Calistenia, logo após explica quais as regras e solicita que cada um faça certo,alguns alunos prestam atenção outros estão dispersos,conversando. 3) Interação entre crianças e professor (a) O professor é bem quisto entre os alunos,todos o abraçam quando chegam ao pátio ou em sala de aula,durante a aula ele tem controle com os alunos praticando a aula. 4) Atividades propostas Coelhinho na toca com adaptações,trocando algumas vezes as tocas e os coelhos quando ele apita. 5) Final da aula Ele solicita que os alunos vão ao banheiro, lavem as mãos,bebam água e senta com todos, faz alguns comentários,não a respeito da aula e os libera para sala de aula novamente até o horário da merenda que é logo em seguida. 6) Impressões sobre a aula ministrada: Acho que o professor na medida do possível teve controle dos alunos durante a aula,deu uma boa explicação da atividade pretendida,as crianças fizeram de acordo com o que ele solicitou. LFF/CUNL CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROF. MS. LÚCIO FERNANDES FERREIRA Ficha 12 dia 25/08/08 3º ano, observação. ANOTAÇÕES REFERENTES ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1) Chegada das crianças O professor vai até a sala de aula e faz a chamada,solicita que façam filas e dirijam ao pátio,pede que eles fiquem sentados em círculo quando chegaram ao local da aula, os alunos correm se dispersam,até a chegado do professor,ele chama atenção dos alunos que estão mais distantes da aula,faz o círculo e começa com alongamentos, os alunos pedem que seja queimado de meninos contra meninas, o professor aceita o pedido das crianças 2) Início da aula Ele faz a marcação no pátio,dividi a turma como solicitado pelos alunos,no meio da aula ele faz adaptações no jogo. 3) Interação entre crianças e professor (a) O professor é bem quisto entre os alunos,todos o abraçam quando chega ao pátio ou em sala de aula,durante a aula ele tem controle. 4) Atividades propostas Queimado com adaptações 5) Final da aula Solicita que todos devam ir ao banheiro,beber água e lavaram as mãos e voltarem para sala de aula. 6) Impressões sobre a aula ministrada: Por serem alunos maiores,pois são repetentes e alguns tem mais de 13 anos,ele dá uma liberdade maior e os alunos confiam no professor. LFF/CUNL CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROF. MS. LÚCIO FERNANDES FERREIRA Ficha 12 em 26/08/08 2 ºano,observação. ANOTAÇÕES REFERENTES ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1) Chegada das crianças As crianças são apanhadas pelo professor na salas de aula,onde ele é muito bem recebido,ele faz a chamada e duas filas indianas de meninos e outra de meninas.Encaminham para o pátio. 2) Início da aula Formam um círculo,onde começa com alongamentos,solicita que um dos alunos faça no meio do círculo os movimentos para que os outro imitem,fala sobre as atividade que farão. 3) Interação entre crianças e professor (a) O professor tem uma ótima interação com todos os alunos,as crianças às vezes ficam dispersas ,mais ele consegue contornar a situação e todos fazem as aulas normalmente. 4) Atividades propostas Ele fez como uma competição,colocando um cone a uma certa distância,faz duas colunas e pede que os alunos vão até o cone com o pé direito (saltando) e voltem com o pé esquerdo,a coluna que finalizar primeiro é a vencedora. 5) Final da aula Pede que as crianças vão ao banheiro,bebam água e lavem as mãos ,pois logo em seguida é o horário da merenda. 6) Impressões sobre a aula ministrada: As crianças participaram sem nenhuma restrição,gostaram,pois preferem brincadeiras com bastante movimento e percebi que a competição acaba se tornando um tempero maior para os alunos participarem das aulas. LFF/CUNL CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROF. MS. LÚCIO FERNANDES FERREIRA Ficha 12 dia 27/08/08 3º ano,observação. ANOTAÇÕES REFERENTES ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1) Chegada das crianças Chegaram correndo no pátio sem a companhia do professor,todos o abraçaram. 2) Início da aula Ele pediu que as crianças sentassem em círculo ,fez algumas perguntas aos alunos,e responderam,o professor deu inicio a aula com os alongamentos 3) Interação entre crianças e professor (a) A interação do professor com os alunos é muito boa,ele dá atenção,os alunos o presenteiam sem ser uma data especial. 4) Atividades propostas Queimado e handebol adaptado. 5) Final da aula Ele dispensa os alunos e mandam usarem o banheiro,beberem água e lavarem as mãos 6) Impressões sobre a aula ministrada As crianças participam assiduamente das aulas do professor,principalmente se houver algum tipo de competição seja ela, meninos contra meninas ou duas equipes diferentes,alguns alunos não são solícitos aos colegas,não ajudam se o colega não conseguir fazer aquela atividade solicitada. E o professor explica novamente a todos que devam ser cooperativos uns com os outros. LFF/CUNL CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROF. MS. LÚCIO FERNANDES FERREIRA Ficha 12 dia 29/08/08 4º ano, observação. ANOTAÇÕES REFERENTES ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1) Chegada das crianças Alunos são acompanhados pelo professor até o pátio. 2) Início da aula Os alunos fazem um círculo e fazem o alongamento com o acompanhamento do professor. 3) Interação entre crianças e professor (a) Ótima interação com todos durante a aula. 4) Atividades propostas Queimado e handebol Adaptado (com fundamentos). 5) Final da aula Professor manda as crianças beberam água e lavarem as mãos, logo após é o horário da merenda 6) Impressões sobre a aula ministrada Os alunos estão bem integrados ao professor,ele tem controle durante a aula. LFF/CUNL CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROF. MS. LÚCIO FERNANDES FERREIRA Ficha 12 dia 29/08/08 3º ano, observação. ANOTAÇÕES REFERENTES ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1) Chegada das crianças Professor acompanha os alunos até ao pátio,onde realizará aula. 2) Início da aula Professor coloca os alunos sentados em círculo,conversa com todos, faz algumas perguntas. 3) Interação entre crianças e professor (a) Tem uma ótima interação durante a aula. 4) Atividades propostas Handebol adaptado e queimado a pedido dos alunos nos últimos 10 minutos. 5) Final da aula Ele coloca as crianças em círculo novamente para descansarem antes de voltarem para sala de aula ,dividi a turma e diz que podem beberam água e lavarem as mãos,como retorno da outra equipe,eles são liberados para sala de aula. 6) Impressões sobre a aula ministrada Os alunos estão bem integrados com as aulas do professor,ele explica se for preciso aos alunos que não entendem.Tem sempre controle das aulas mesmo com os alunos mais difíceis e poucos alunos deixam de fazer as aulas. LFF/CUNL CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROF. MS. LÚCIO FERNANDES FERREIRA PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 5,6,7 em 27/10/2008,31/10/2008 e 06/11/2008 Turma: 3º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Desenvolver habilidades locomotoras Conteúdo: Jogos de regras Momento 1: Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo,cumprimenta-os,faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”,” Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com pique-tá ou pique cola, circuito com obstáculos: cones, cordas,desenhos de formas geométricas no chão onde identificarão, chicotinho queimado Tempo estimado: 30 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 1,2,3 em 14/10/2008,15/10/2008 e 21/10/2008 Turma: 4º ano C do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Aprimorar habilidades locomotoras. Conteúdo: Habilidades motoras fundamentais e jogos de regras Momento 1:Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo,cumprimenta-os,faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”,” Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com pique pega ou pique ta, pique linha, pique corrente. Tempo estimado: 10 minutos. Pular corda, circuito com banco, cones e cadeiras. Tempo estimado: 15 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 4, 5 em 22/10/2008, 28/10/2008 (não houve aula, feriado funcionalismo público) Turma: 4º ano C do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Linguagem corporal , raciocínio e agilidade. Conteúdo: Jogos de regras e sensibilidade corporal Momento 1: Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo,cumprimenta-os,faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”,” Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com pique pega ou pique ta, pique linha, pique corrente. Coelho sai da toca com adaptações (com a matemática), formar letras e formas geométricas com partes do corpo.(identificando-as) Tempo estimado: 20 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 1-2 em 04/11/2008 e 06/11/2008. Turma: 3º e 4º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Realizar atividades que propiciem o desenvolvimento das capacidades físicas dos alunos. Conteúdo: Brincadeiras no pátio da escola. Momento 1: Neste momento o professor entra na sala de aula e os trás para o pátio e os deixa sentados em circulo, cumprimenta-os, faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando. “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”,” Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com a brincadeira o pegador de corrente. Coelho na toca, brincadeira de nos, corrida das lagartas. Tempo estimado: 30 minutos. Momento 3: Mantendo os alunos disposto e sentados, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 1-2 em 11/11/2008 e 13/11/2008. Turma: 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Estimular as crianças a conhecer o seu corpo e seus limites. Conteúdo: Brincadeiras em sala de aula. Momento 1: Neste momento o professor entra na sala de aula e os trás para o pátio e os deixa sentados em circulo, cumprimenta-os, faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando. “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”,” Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com a brincadeira a onça quer fugir. O circulo externo, corrida da cadeira, Corrida carrinho de mão. Tempo estimado: 30 minutos. Momento 3: Mantendo os alunos disposto e sentados, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 1-2 em 18/11/2008 e 20/11/2008. Turma: 3º e 4º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Estimular atividades em grupo com observância de regras e companheirismo. Conteúdo: Brincadeiras em sala de aula. Momento 1: Neste momento o professor entra na sala de aula e os trás para o pátio e os deixa sentados em circulo, cumprimenta-os, faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando. “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”,” Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com a brincadeira pula corda. Barra bandeira, queimada, corrida com a bola nas costas. Tempo estimado: 30 minutos. Momento 3: Mantendo os alunos disposto e sentados, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 1-2 em 09/12/2008 e 11/12/2008. Turma: 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Estimular as crianças a conhecer o seu corpo e seus limites. Conteúdo: Brincadeiras em sala de aula. Momento 1: Neste momento o professor entra na sala de aula e os trás para o pátio e os deixa sentados em circulo, cumprimenta-os, faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando. “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”,” Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com a brincadeira pegador de corrente. Morto vivo, cabra sega, Simão disse. Tempo estimado: 30 minutos. Momento 3: Mantendo os alunos disposto e sentados, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 1-2 em 16/12/2008 e 18/12/2008. Turma: 3º e 4º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Estimular as crianças a conhecer o seu corpo e seus limites. Conteúdo: Brincadeiras em sala de aula. Momento 1: Neste momento o professor entra na sala de aula e os trás para o pátio e os deixa sentados em circulo, cumprimenta-os, faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando. “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”,” Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com a brincadeira para feijão. Detetive e assassino, atividade livre fornecendo materiais. Tempo estimado: 30 minutos. Momento 3: Mantendo os alunos disposto e sentados, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 7, 8, 9 em 13/10/2008,14/10/2008 e 21/10/2008 Turma: 5º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Lateralidade, ampliar sua capacidade de estratégia; interagir com seu colega de dupla; melhorar sua capacidade de direção, espaço e sua dominância com ambos os lados. Conteúdo: Jogos pré -desportivos e jogos de regras Momento 1: Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo,cumprimenta-os,faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”,” Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”,” Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com a brincadeira do pega rabinho, ou pique ta. Corrida com colher com 2 grupos,pega rabo adaptado com bola (pegador driblando),bobinho no pátio,circuito com cadeiras,bastões,cordas e cones Tempo estimado: 30 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo, fazer perguntas: Qual a atividade que gostaram mais? A que não gostou, por quê? O que fariam diferente? Se na próxima aula possuem sugestões de alguma atividade? Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 13 (aula extra se houver necessidade) Turma: 3º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Aprimorar as habilidades locomotoras, sociabilização e promover atividades em grupo. Conteúdo: Jogos de regras simples e brincadeiras populares Momento 1: Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo, cumprimenta-os, faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana? (se for inicio de semana)”, “O que fizeram?”, “ Dê que brincaram?”, “Se viajaram?”, “Onde foram?”. Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com pique-tá ou pique cola, circuito com obstáculos: cones, cordas, desenhos de formas geométricas no chão onde identificarão, chicotinho queimado, corrida da colher, corrida das bolinhas. Tempo estimado: 30 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo, caixinha surpresa após fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 6 ,7,8 em 18/11/2008 ,25/12/2008 e 02/12/2008 Turma: 4º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Aprimorar habilidades locomotoras, promover atividades em grupo. Conteúdo: Jogos de regras simples Momento 1: Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo,cumprimenta-os,faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”,” Como foi o fim de semana? (se for inicio da semana)” , “O que fizeram?”, “ Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com pique pega ou pique ta, pique linha, pique corrente, estátua com música, dança das cadeiras (se houver poucos alunos). Tempo estimado: 10 minutos. Corrida das aranhas (com 2 equipes). Tempo estimado: 15 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo, caixinha surpresa (imitações de animais),logo após fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 9,10,11 em 09/12/2008 e aulas extras se houver necessidade. Turma: 4º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Linguagem corporal, raciocínio, agilidade, socialização, desenvolvimento espaço-temporal, velocidade,. Conteúdo: Jogos simbólicos, lutas simples, jogos de regras e promover atividades em grupo. Momento 1: Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo,cumprimenta-os,faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”,” Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”, “Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com pique pega ou pique ta, pique linha, pique corrente ou pega rabinho. Coelho sai da toca, morto vivo, estátua com música ou dança das cadeiras, ou luta do sapo, luta do jacaré ou luta do saci ou corrida com bolas (cabeça) ou em dupla. Tempo estimado: 20 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo caixinha surpresa (imitação de animais), fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”, “A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 14,15 em 05/12/2008 e 12/12/2008. Turma: 5º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Interagir com colegas . Conteúdo: Jogos pré –desportivos, jogos de regras e lutas simples. Momento 1: Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo,cumprimenta-os,faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”,” Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”, “ Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com a brincadeira do pega rabinho, ou pique-tá. Corrida da bolinha, corrida da colher,corrida de estourar balões,vôlei com bola grande, luta do sapo,do saci e do jacaré. Tempo estimado: 30 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo, fazer perguntas: Qual a atividade que gostaram mais? A que não gostou, por quê? O que fariam diferente? Se na próxima aula possuem sugestões de alguma atividade? Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 12,13 (aulas extras se houver necessidade). Turma: 4º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Participar de atividades em grupo, aprimorando as habilidades motoras, conhecendo possibilidades e limites. Conteúdo: Jogos de regras e brincadeiras populares. Momento 1: Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo,cumprimenta-os,faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”, “ Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com a brincadeira do pega rabinho, ou pega - pega, ou pique alto. Cabo de guerra, cabeçabol, pique-bandeira, queimado, bola rolada ou lance de bola. Tempo estimado: 20 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”, “A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 7, 8, 9 04/11/2008, 05/11/2008 e11/11/2008 Turma: 4º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Participar de atividades em grupo, aprimorando as habilidades motoras, conhecendo possibilidades e limites. Conteúdo: Jogos pré-desportivos e jogos de regras Momento 1: Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo,cumprimenta-os,faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”,” Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”,” Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com a brincadeira do pega rabinho, ou pega , ou pique alto. Bola ao cesto (bambolê) com 2 grupos,jogos recreativos com bola,futsal adaptado (gol com a mão),brincadeira com bambolê (passar o corpo),caça ao tesouro (bolinha de tênis de mesa) Tempo estimado: 20 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 13 (aula extra se houver necessidade) Turma: 3º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Aprimorar as habilidades locomotoras, sociabilização e promover atividades em grupo. Conteúdo: Jogos de regras simples e brincadeiras populares Momento 1: Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo, cumprimenta-os, faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana? (se for inicio de semana)”, “O que fizeram?”, “ Dê que brincaram?”, “Se viajaram?”, “Onde foram?”. Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com pique-tá ou pique cola, circuito com obstáculos: cones, cordas, desenhos de formas geométricas no chão onde identificarão, chicotinho queimado, corrida da colher, corrida das bolinhas. Tempo estimado: 30 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo, caixinha surpresa após fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 6 ,7,8 em 18/11/2008 ,25/12/2008 e 02/12/2008 Turma: 4º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Aprimorar habilidades locomotoras, promover atividades em grupo. Conteúdo: Jogos de regras simples Momento 1: Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo,cumprimenta-os,faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”,” Como foi o fim de semana? (se for inicio da semana)” , “O que fizeram?”, “ Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com pique pega ou pique ta, pique linha, pique corrente, estátua com música, dança das cadeiras (se houver poucos alunos). Tempo estimado: 10 minutos. Corrida das aranhas (com 2 equipes). Tempo estimado: 15 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo, caixinha surpresa (imitações de animais),logo após fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 9,10,11 em 09/12/2008 e aulas extras se houver necessidade. Turma: 4º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Linguagem corporal, raciocínio, agilidade, socialização, desenvolvimento espaço-temporal, velocidade,. Conteúdo: Jogos simbólicos, lutas simples, jogos de regras e promover atividades em grupo. Momento 1: Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo,cumprimenta-os,faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”,” Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”, “Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com pique pega ou pique ta, pique linha, pique corrente ou pega rabinho. Coelho sai da toca, morto vivo, estátua com música ou dança das cadeiras, ou luta do sapo, luta do jacaré ou luta do saci ou corrida com bolas (cabeça) ou em dupla. Tempo estimado: 20 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo caixinha surpresa (imitação de animais), fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”, “A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 14,15 em 05/12/2008 e 12/12/2008. Turma: 5º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Interagir com colegas . Conteúdo: Jogos pré –desportivos, jogos de regras e lutas simples. Momento 1: Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo,cumprimenta-os,faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”,” Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”, “ Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com a brincadeira do pega rabinho, ou pique-tá. Corrida da bolinha, corrida da colher,corrida de estourar balões,vôlei com bola grande, luta do sapo,do saci e do jacaré. Tempo estimado: 30 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo, fazer perguntas: Qual a atividade que gostaram mais? A que não gostou, por quê? O que fariam diferente? Se na próxima aula possuem sugestões de alguma atividade? Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 12,13 (aulas extras se houver necessidade). Turma: 4º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Participar de atividades em grupo, aprimorando as habilidades motoras, conhecendo possibilidades e limites. Conteúdo: Jogos de regras e brincadeiras populares. Momento 1: Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo,cumprimenta-os,faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”, “ Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com a brincadeira do pega rabinho, ou pega - pega, ou pique alto. Cabo de guerra, cabeçabol, pique-bandeira, queimado, bola rolada ou lance de bola. Tempo estimado: 20 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”, “A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). CENTRO UNIVERSITARIO NILTON LINS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA ESTAGIO SUPERVISIONADO. Em razão da necessidade de cumprimento de atividades observacionais, co-prática c prática, vimos perante V. Sra. Solicitar sua expressa colaboração no sentido de permitir que o aluno (a) Simone Nunes Alves, portador do múmerm de matrícula 06147320, cumpra sua prática profissional na Escola Monica pal Profs Elcana Luxa Menkiro da Silva instituição es sob sua responsabilidade. Certo de sua atenção desde já agradeço, colocando-me a sua inteira disposição para eventuais esclarecimentos. Manaus, 21 de agosto de 2008. Mis: Lúcio Fernandes Féreira — á de Estágio Supervisionado 1 ni ) CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LIN Lósia Homo CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA “ sin DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONAD: ade atada PROF. MS. LÚCIO FERNANDES FERREI . . te INSTITUIÇÃO: Gise.. tum. Fotucorna dera Momitiio da Slue SUPERVISOR LOCAL: PROFESSOR NETO NOME DO ESTAGIÁRIO: SIMONE NUES ALVES FICHA DE FREQUÊNCIA E DE ACOMPANHAMENTO LOCAL DO ESTAGIÁRIO (A) Data | Entrada | Saída | Moras/Aula . Atividade | Assinatura | Í e is | 08:00 | 11:00 a. ta da Atum . ud Chrcelonhoas Guiymreota/ [16/09 | 08:00 [11:00 2 Lee cu requos ; Propódo suctmol via Loo | 08:00 [11:00 2 lexsto / Bluicos or [ . U 18/09 08:00 | 11:00 2 deso cu uquos feio ao É % 19909 | 0 00 dese Sto Fado 8: 00 | 1L: 2 Gala hdi psd Da O 2209 | 08:00 [1:00 3 TEGARA. | 2309 | 08:00 | 11:00 2 q Getplao T [2409 | 08:00 (11:00 2 I [ouoploces 2509 | 08:00 | 11:00 2 Lo MO AR AGuen, f | totarios = peço 2609 | 08:00 | 11:00 2 N houvê auliatzra | 29009 | 08:00 [11:00 2 e di pesos 1! 3009 | o800 Jtirao 2 ERP AM Gas pao y A ea, CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 PROF. MS. LÚCIO FERNANDES FERREIRA INSTITUIÇÃO:ESC, MUN. ELIANA [UCIA MONTEIRO DA SIL SUPERVISOR LOCAL: PROFESSOR NETO NOME DO ESTAGIÁRIO: SIMONE NUES ALVES : Ç a E 3 Data | Entrada | Saída | Horas/ | Atividade | | Áuia oo [oro jim 2 Aang CARRO ah n ; : N WMM | 08:06 | 11:00 2 O30 08:00 | 11:00 2 060 | 08:00 | 11:00 z oo | 08:00 (timo | 2 ogro | 08:00 (t:0O | 2 ooo | 08:00 1:00 | 2 to | 08:00 (100 2 ve po . Logo | 08:00 [11:00 2 GRpo de Migas Upocho) 14/40 | 08:00 [11:00 | 2 esgotos (pa ho) | aula [ms 4 7 Cosmo | omoo jnioo (2 opta O cralmeado [pa E) [is Cemo | 08:00 | 11:00 2 4% houvt âubo es 7 a, 4 / NRO UNIVESSILÁRIO MLION INS CURSO DL LICONCIA PIA LM DIE CAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA ESTÁGIO SUTETCCISIONADO 1 PROP MS TIÚCTO FERNANDES FERREIRA INSTIEIÇÃOESCOLA MLNULENA 4 ama SL PEIRY SON LOCAL: PROTESSOR NETO NOM DO ESTAGIÁRIO. SIMONE M NES ALVES FICHA DE BREQUENCIA É DE ACUMBANILAMENIO LOCAL DO ESTAGIÁRIO [SE Essa [Sa mio EMO im 2 E Panel Ema Data | Entrada [ Saia [Mises E) cora es Lorao EO E INSTITUIÇÃO ESC, SUPERVISOR LOCAL: PROFESSOR NILO NOME DO RSTAGTÁRIO: SIMONE NUES ALVIS Asa rirgo t 08:00 11:00 08:00 11:06 ooo 1310 trigo tan, osc00 (ts: amo | E 08:00 [14:00 amoo [rom Los:00 CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 PROF. MS. LÚCIO FERNANDES FERREIRA TUCIA MONTEIRO Da 2:00 mo po de sique sy fio nica atende a comunidade não atende a comunidade regularmente (*) regularmente ( ) 8. Bancos e Estabelecimentos financeiros ( ) existentes ( ) inexistentes Especificações: Banco Bradesco E Caixa Econômica Federal 9. Comunicações Imprensa, rádio e televisão, voz comunitária Especificações: No comércio do bairro possui a voz comunitária. 10. Lazer Academias (* ) Associações Comunitárias (*) Bloco Carnavalesco ( ) Cinema ( ) Clube de Lazer ( ) Clubes Esportivos ( ) Escolas de Samba ( ) Playground ( ) Praças ( ) Ruas de Lazer ( ) Teatros ( ) Grupos de Dança Folclórica ( * ) Escolinhas de Esportes ( ) Outros ( ) Especificar: Grupos que participam das danças típicas durante as festas juninas na cidade. Academias de ginásticas e associações dos bairros adjacentes 11. Associações Comunitárias Lions Club ( ) (* ) Associações de Moradores Rotary ( ) ( ) Outras Especificar: Cada bairro possui sua associação de moradores, Lírio do Vale I, II, Compensa Santo Agostinho. 12. Problemas Existentes na Comunidade Alta taxa de criminalidade (*) Alta taxa de desemprego ( ) Alta taxa de subemprego ( ) Ausência de policiamento ostensivo ( ) Ausência ou falta de regularidade nos serviços de limpeza urbana (*) Ausência de policiamento de trânsito ( * ) Falta d’água constante ( * ) Poluição sonora ambiental ( * ) Poluição do ar ambiental ( ) Atendimento médico insuficiente ( * ) Poluição visual ambiental ( * ) Tráfico e consumo de drogas ( * ) Outros ( ) Especificar: Como o bairro é de pessoas com baixa renda, encontramos muitos problemas sociais. Ficha 2 DADOS FÍSICOS SOBRE O ESTABELECIMENTO DE ENSINO 1. Material empregado na construção do prédio ( * ) concreto ( * ) madeira ( * ) taipa ( * ) Tijolo ( ) outros Especificar: Imóvel construído de alvenaria, com laje e telhado de telhas de barro. 2. Pisos a) corredores ( ) cerâmica ( * ) cimento ( ) madeira ( ) terra ( ) outros Especificar: Cimento queimado b) Gabinetes e salas especiais ( ) cerâmica ( * ) cimento ( ) madeira ( ) terra ( ) outros Especificar: mesmo material em toda escola c) salas de aula ( ) cerâmica ( * ) cimento ( ) madeira ( ) terra ( ) outros Especificar: Mesmo material 3. Divisórias ( ) compensado ( ) madeira ( ) esteira ( * ) tijolo ( ) taipa ( ) outros ( * ) concreto Especificar: Paredes de alvenaria 4. Forro ( ) esteira ( * ) laje ( ) madeira ( ) outros ( ) não tem Especificar: Laje pré moldada 5. Número de pavimentos Especificar: com três pavimentos. 6. Proprietário do Prédio ( ) Governo Federal ( ) Governo Estadual ( * ) Governo Municipal ( ) Particular CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROF. MS. LÚCIO FERNANDES FERREIRA 7. Prédio ( * ) próprio ( ) alugado ( ) cedido 8. Conservação a) necessita de reparos: ( ) sim ( * ) não Especificar: Recém pintada e manutenção em dia b) necessita de ampliações: ( * ) sim ( ) não Especificar: Quadra poliesportiva 9. Ano da construção do prédio Especificar: A escola foi construída pela Prefeitura Municipal de Manaus, ainda na gestão do Prefeito Alfredo Nascimento em 17/02/2000. Obs: Ficha adaptada de FARIA JÚNIOR, A.G.; CORRÊA, E.S.; BRESSANE, R. S.; Prática de Ensino em Educação Física estágio supervisionado. Rio de Janeiro: Interamericana, 1982. LFF/CUNL Ficha 4 Entrevista com o professor de Educação Física D.Nascimento:______________. Sexo:MASC.Ano de graduação:2007 Instituição:ULBRA . Tempo de atuação na escola atual: 2 meses. Outros trabalhos:______________________ __________________________. Pós-graduação: não possui Data entrevista:________________ 1) Qual das abordagens abaixo você conhece? ( ) psicomotricidade ( ) Educação Física Plural ( ) desenvolvimentista ( ) Humanista ( ) construtivista ( ) Sistêmica ( ) crítico-emancipadora ( ) Concepção de Aulas Abertas ( ) crítico-superadora ( ) Esportivista/tecnicista ( ) saúde renovada ( ) ( ) PCNs 2) Qual das abordagens você já utilizou em suas aulas? Por quê? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 3) Qual você utiliza atualmente? Por quê? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ LFF/CUNL CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROF. MS. LÚCIO FERNANDES FERREIRA Ficha 5 LOCAIS E INSTALAÇÕES PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 1. Instalações apropriadas ( ) possui ( * ) não possui Especificar: É um espaço adaptado, 2. Instalações que o estabelecimento possui a) caixa de areia para salto ( ) b) caixa para salto em altura ( ) c) campo de futebol ( ) d) dojô ( ) e) piscina ( ) especificar: i) sala para dança/ginástica ( ) f) área para a prática de corridas ( ) g) quadra coberta ( ) h) quadra descoberta ( ) j) outra: ( ) Especificar: A escola não possui nenhum destes itens. 3. Locais adaptados para a prática da Educação Física (* ) possui ( ) não possui 4. Locais adaptados onde acontecem as aulas de Educação Física escolar Auditório ( ) corredores ( ) Estacionamento ( ) Rua ( ) Pátio ( * ) Terreno baldio ( * ) Refeitório ( ) outras ( ) Sala de aula ( ) Especificar: Um terreno ao lado da escola é ministrada, as aulas de Educação Física para alunos do Ensino Fundamental do 5º ao 9º ano, turno matutino pela Professora Ester Cardoso Pessoa, e no pátio interno as aulas são direcionadas aos alunos do 1º ao 4º, pelo professor Neto. 5. Conservação das áreas destinadas às aulas de Educação Física Escolar a) limpas (*) sim ( ) não Especificar: No pátio interno é feito limpeza três vezes durante o turno matutino, pelas conservadoras. b) necessita de reparos ( ) sim ( * ) não Especificar: CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I c) necessita de ampliações ( *) sim ( ) não 6. Iluminação das instalações e locais destinados às aulas de Educação Física Escolar (*) existente ( ) não existente Especificar: No pátio interno possui lâmpadas, mais não são utilizadas devido o horário ser o matutino. 7. Vestiários ( ) existentes ( *) não existentes Especificar: Os alunos que precisam trocar de roupas para as aulas de educação física, utilizam o banheiro. 8. Depósito para material ( ) existente ( * ) não existente Especificar: O material utilizado para as aulas de educação física são guardados pelo professor responsável em um armário localizado na sala dos professores. 9. Conservação dos locais adaptados a) limpos ( *) sim ( ) não Especificar: A limpeza é diária. b) necessitam de reparos ( ) sim ( * ) não Especificar: A devida necessidade é a construção de uma quadra, pois já existe o projeto. Que seria o local mais apropriado para as aulas. c) necessitam de ampliações ( * ) sim ( ) não Especificar: O local também é utilizado como refeitório, o espaço é pequeno. 10. Instalações e locais externos usados para as aulas de Educação Física Escolar ( ) calçada ( ) praça ( ) estacionamento ( ) rua ( ) quartel ( * ) terreno baldio ( ) clube ( ) terreno cedido ( ) outros Especificar: É um terreno que está disponível a escola, mais não possui limpeza apropriada para as aulas de educação física. Obs: Ficha adaptada de ARIA JÚNIOR, A.G.; CORRÊA, E.S.; BRESSANE, R. S.; Prática de Ensino em Educação Física estágio supervisionado. Rio de Janeiro: Interamericana, 1982. LFF/CUNL Ficha 7 DADOS SOBRE OS RECURSOS HUMANOS DISPONÍVEIS NA ESCOLA 1. Pessoal Administrativo (nível de direção) a) Diretor ( * ) b) Vice-diretor ( ) Especificar: A escola é dirigido pelo Diretor Geovani Barbosa Souza c) Coordenador geral ( ) d) Coordenadores de turno ( ) Especificar: A escola não possui coordenadores Outros ( ) Especificar:_____________________________________________________________ e) Secretário (s) ( * ) Especificar: A escola tem uma secretária que está presente diariamente nos turnos. 2. Pessoal Administrativo (nível de apoio) a) Agente pessoal ( ) Especificar: Não possui. b) cozinheira ( * ) Especificar: 3 cozinheiras c) Digitador ( ) Especificar: Não possui. d) Inspetor de alunos ( ) Especificar: Não possui e) Merendeira ( * ) Especificar: São as mesmas cozinheiras f) Servente ( * ) Especificar: 3 serventes presente diariamente terceirizadas,contratadas da Empresa Serv San. g) serviços gerais ( * ) Especificar: CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROF. MS. LÚCIO FERNANDES FERREIRA Serviços são feitos pelas serventes. h) Zelador ( ) Especificar: Não possui i) Vigias ( * ) Especificar: A escola tem 2 seguranças presente diariamente da Conservadora Serv San. j) Outros ( ) Especificar: 3. Pessoal ligado aos serviços de Multimeios a) Bibliotecária (o) ( * ) Especificar: A escola possui uma pessoa responsável pela biblioteca b) Desenhista ( ) Especificar: Não possui c) Técnico em informática ( ) Especificar: Não possui d) Técnico em projetores ( ) Especificar : Não possui e) Técnico em reprografia ( ) Especificar: Não possui f) Outros ( ) Especificar:_____________________________________________________________ 4. Pessoal ligado aos serviços Pedagógicos a) Orientador Pedagógico ( * ) Especificar: A escola tem presente diariamente a pedagoga b) Outros ( ) Especificar:_____________________________________________________________ 5. Docentes Total de docentes Especificar : 3 professores de Educação Física e 22 professores nas outras disciplinas divididos no três turnos. Obs: Ficha adaptada de FARIA JÚNIOR, A.G.; CORRÊA, E.S.; BRESSANE, R. S.; Prática de Ensino em Educação Física estágio supervisionado. Rio de Janeiro: Interamericana, 1982. LFF/CUNL Ficha 8 DADOS SOBRE OS RECURSOS HUMANOS REFERENTES A EDUCAÇÃO FÍSICA 1. Pessoal (nível de direção) Coordenador de Educação Física ( * ) Especificar: Possui uma coordenação do distrito, ou seja, pela Zona Oeste. 2. Docentes a) Licenciados em Educação Física (*) Licenciatura Plena ( ) Licenciatura Curta ( ) Especialista ( ) Mestre ( ) Doutor Especificar: 1 de biologia, 3 de educação física, 2 de física, 1 de química, 2 de história e 10 de Normal superior, 2 de língua portuguesa e 1 de matemática 3. Pessoal de apoio administrativo à disposição da Educação Física (*) servente ( * ) outros Especificar: Estagiários 4. Pessoal técnico especializado ( ) técnico em tratamento de água de piscinas ( ) outros Especificar: Não possui. 5. Outros elementos vinculados à Educação Física no estabelecimento ( ) médico (especialização em medicina esportiva) Especificar: Não possui. ( ) outros Especificar:_____________________________________________________________ Obs: Ficha adaptada de FARIA JÚNIOR, A.G.; CORRÊA, E.S.; BRESSANE, R. S.; Prática de Ensino em Educação Física estágio supervisionado. Rio de Janeiro: Interamericana, 1982. LFF/CUNL CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROF. MS. LÚCIO FERNANDES FERREIRA Ficha 11 DADOS SOBRE O PLANEJAMENTO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA 1. Planejamento geral para a Educação Física ( * ) existente ( ) inexistente a) o plano geral é elaborado para um período de: ( * ) seis meses ( ) um ano ( ) outros Especificar: O professor faz seu planejamento de acordo com as normas da Secretaria de Educação e os Parâmetros Curriculares, utilizando seus conhecimentos para as habilidades que serão observadas e adquiridas pelos alunos durante estas aulas. b) o planejamento foi elaborado: ( * ) pela Secretaria de Educação ( ) pela direção da escola ( * ) pelos professores de Educação Física ( ) cada professor elabora o seu ( ) pelos professores e serviço de orientação pedagógica ( ) outros Especificar: c) o planejamento abrange: ( * ) bibliografia ( * ) objetivos ( ) cronograma ( ) programa de atividades extra classe ( ) delimitação de área curricular ( ) programas de ensino ( ) locais, instalações e material disponíveis ( ) diagnóstico ( ) metas ( ) estrutura administrativa ( ) locais, instalações e material disponíveis ( ) outros ( ) plano de estudos de Educação Física ( ) programa de medida e avaliação da aprendizagem Especificar:_____________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2. Delimitação da área curricular Especificar como está delimitada a área curricular relacionada com a Educação Física. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROF. MS. LÚCIO FERNANDES FERREIRA 3. Objetivos ( ) formulados de acordo com o diagnóstico ( ) formulados em função dos recursos existentes Especificar alguns objetivos fixados ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 4. Planejamento em Educação Física. Transcreva no quadro abaixo, duas unidades de livre escolha: Escola: Mun.Lucia Série: UNIDADES CONTEÚDOS OBJETIVOS ESTRATÉGIA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM Obs: Ficha adaptada de: FARIA JÚNIOR, A.G.; CORRÊA, E.S.; BRESSANE, R. S.; Prática de Ensino em Educação Física estágio supervisionado. Rio de Janeiro: Interamericana, 1982. LFF/CUNL Ficha 12 ANOTAÇÕES REFERENTES ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1) Chegada das crianças ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2) Início da aula ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 3) Interação entre crianças e professor (a) ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 4) Atividades propostas ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 5) Final da aula ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 6) Impressões sobre a aula ministrada: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ LFF/CUNL CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROF. MS. LÚCIO FERNANDES FERREIRA PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 5,6,7 em 27/10/2008,31/10/2008 e 06/11/2008 Turma: 3º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Desenvolver habilidades locomotoras Conteúdo: Jogos de regras Momento 1: Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo,cumprimenta-os,faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”,” Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com pique-tá ou pique cola, circuito com obstáculos: cones, cordas,desenhos de formas geométricas no chão onde identificarão, chicotinho queimado Tempo estimado: 30 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 1,2,3 em 14/10/2008,15/10/2008 e 21/10/2008 Turma: 4º ano C do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Aprimorar habilidades locomotoras. Conteúdo: Habilidades motoras fundamentais e jogos de regras Momento 1:Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo,cumprimenta-os,faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”,” Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com pique pega ou pique ta, pique linha, pique corrente. Tempo estimado: 10 minutos. Pular corda, circuito com banco, cones e cadeiras. Tempo estimado: 15 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 4, 5 em 22/10/2008, 28/10/2008 (não houve aula, feriado funcionalismo público) Turma: 4º ano C do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Linguagem corporal , raciocínio e agilidade. Conteúdo: Jogos de regras e sensibilidade corporal Momento 1: Neste momento o professor recebe os alunos, dispondo em círculo,cumprimenta-os,faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando, “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”,” Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com pique pega ou pique ta, pique linha, pique corrente. Coelho sai da toca com adaptações (com a matemática), formar letras e formas geométricas com partes do corpo.(identificando-as) Tempo estimado: 20 minutos. Momento 3: Alunos disposto em círculo, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 1-2 em 04/11/2008 e 06/11/2008. Turma: 3º e 4º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Realizar atividades que propiciem o desenvolvimento das capacidades físicas dos alunos. Conteúdo: Brincadeiras no pátio da escola. Momento 1: Neste momento o professor entra na sala de aula e os trás para o pátio e os deixa sentados em circulo, cumprimenta-os, faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando. “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”,” Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com a brincadeira o pegador de corrente. Coelho na toca, brincadeira de nos, corrida das lagartas. Tempo estimado: 30 minutos. Momento 3: Mantendo os alunos disposto e sentados, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 1-2 em 11/11/2008 e 13/11/2008. Turma: 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Estimular as crianças a conhecer o seu corpo e seus limites. Conteúdo: Brincadeiras em sala de aula. Momento 1: Neste momento o professor entra na sala de aula e os trás para o pátio e os deixa sentados em circulo, cumprimenta-os, faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando. “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”,” Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com a brincadeira a onça quer fugir. O circulo externo, corrida da cadeira, Corrida carrinho de mão. Tempo estimado: 30 minutos. Momento 3: Mantendo os alunos disposto e sentados, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003). PLANO DE AULA Aula (s) nº.: 1-2 em 18/11/2008 e 20/11/2008. Turma: 3º e 4º ano do Ensino Fundamental Objetivo Específico: Estimular atividades em grupo com observância de regras e companheirismo. Conteúdo: Brincadeiras em sala de aula. Momento 1: Neste momento o professor entra na sala de aula e os trás para o pátio e os deixa sentados em circulo, cumprimenta-os, faz perguntas de como está sendo a aula em sala, qual a matéria que estavam estudando. “Como estão?”, “ Como foi o fim de semana?” , “O que fizeram?”,” Dê que brincaram?”, “Se viajaram?” ,“Onde foram?” Após as perguntas, o professor apresenta a atividade, a ser feita e faz as recomendações e regras da atividade durante a aula. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. Momento 2: Aquecimento com a brincadeira pula corda. Barra bandeira, queimada, corrida com a bola nas costas. Tempo estimado: 30 minutos. Momento 3: Mantendo os alunos disposto e sentados, fazer perguntas: “Qual a atividade que gostaram mais?”,“A que não gostou, por quê?”, “O que fariam diferente na próxima aula?”. Tempo estimado: 5 a 10 minutos. (adaptado de: Freire & Scaglia, 2003).
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved