As frutas na medicina natural

As frutas na medicina natural

(Parte 1 de 3)

FRUTAS NA MMEEDDIICCIINA NATTUURRAALL Fonte: http://www.agrobyte.com.br/frutas_med.htm#Abacate-

Abacate - O abacateiro é originário do México e aclimatado no Brasil. Pertence à família das Lauráceas,em que se incluem também a canela, o louro,o sassafrás etc.

Utilidades Medicinais

Afta -Mastigar folhas tenras de abacateiro. Bem lavadas. Amigdalite - Gargarejo com o chá das folhas do abacateiro.Combinar com chá de tanchagem para maximizar o efeito.

Bronquite - Chá morno das folhas do abacateiro.O efeito é melhor quando se torna esse chá às colheradas misturado com própolis e chá de guaco.Duas a quatro xícaras por dia. Cansaço - Afirma-se que a folha do abacateiro contém propriedades revitalizantes.Usar esporadicamente o chá juntamente com limão e mel. Diarréia - Caroço tostado e moído bem fino. Dissolver duas colherinhas deste pó em uma xícara de água morna. O efeito é mais potente se, em lugar de água,for utilizado o decocto dos brotos da goiabeira.

Digestão,distúrbios da - Recomenda-se o chá das folhas do abacateiro para a dispepsia atônica.

Dor-de -cabeça - Compressas mornas com o chá das folhas à cabeça.Convém também tomar este chá. Tosse - Chá das folhas do abacateiro, morno, com mel, tomado aos goles.

Verminoses - Lavar e moer bem a casca de abacate, e misturar em partes iguais com casca de limão ralado;acrescentar mel e tomar em jejum uma colher de sopa.

Abacaxi - Origina-se da América Tropical, sendo também cultivado em outros países de clima tropical e subtropical. Pertence à mesma família botânica do gravatá e da samambaia conhecida como barba-de-velho,da família das bromeliáceas.

Utilidades Medicinais Anemia - A acidez do abacaxi favorece,na digestão, a absorção de ferro.O anêmico pode, no intervalo das refeições, usar um pouco de suco de abacaxi diluído em água e adoçado com melado de cana. Diurese - O suco de abacaxi é excelente diurético. Inapetência - O suco de abacaxi, sem açúcar,tomado em pequena quantidade uma ou duas horas antes da refeição, ajuda a abrir o apetite. Nefrolitíase - Para auxiliar na eliminação de cálculos, há tratamentos naturais específicos.O suco de abacaxi pode participar juntamente com outros sucos e chás. Pode-se passar alguns dias com dieta exclusiva de abacaxi,e tomar chás como o de quebra-pedra, folha de abacate, cana-do-brejo e cavalinha. Convém, entretanto, seguir orientação médica para cada caso

Abiu - O abiu é fruto do abieiro,uma árvore da família das Sapotáceas, a mesma família do quixaxá,tutiribá,sapoti etc.Originária do Peru, acha-se perfeitamente aclimatada em nosso país.

Utilidades Medicinais Inflamações - Aplicar localmente cataplasma do azeite extraído das sementes. Otite - Pingar algumas gotas do azeite do caroço do abiu, morno, Infelizmente este azeite não é fácil achar no mercado. Pulmões, doenças crônicas do - Fazer refeições com a polpa do abiu cozida em água e sal. Utilizar morno, inclusive o caldo, ao qual se pode adicionar mel. Este caldo com mel pode ser tomado ao longo do dia, às colheradas.

Abricó - do Pará - O abricó - do - pará, também chamado abricó, abricó - de -

geralmente muito apreciado

são - domingos e abricó - selvagem, é produto de uma árvore da família das Gutíferas, a que também pertencem o bacuri, o bacoparé, etc. O fruto,do tamanho de uma laranja, apresenta uma massa cor de abóbora, doce e aromática, aderente à casca. É

Utilidades Medicinais Ácido úrico - Usar abundantemente o abricó, fazendo refeições exclusivas desta fruta. Catarro - Para as eliminações catarrais em geral recomenda - se fazer refeições compostas principalmente de abricó - do pará; mas não convêm usá-lo em excesso. Febre - Chá das folhas, não muito forte. Morno, às colheradas. Hipertensão arterial - Parece adequada a inclusão do abricó - do - pará na alimentação dos hipertensos. Verminoses - Moer as sementes. Misturar com mel e tomar uma colher de sobremesa em jejum.

Ameixa - A ameixa é produzida por uma árvore da família das Rosáceas, a ameixeira, que é originária da Pérsia, do Cáucaso e da Ásia Menor, Aclimatada nos Estados do Sul, apresenta grande número de variedades,Várias outras frutas pertencem também à família das rosáceas: amêndoa - amarela, nêspera , morango, maçã, damasco cereja, pêssego, pêra, framboesa etc.

Utilidades Medicinais Anemia - A ameixa seca é rica em ferro (3,50mg por l00g) e portanto convêm à dieta contra a anemia ferropriva (causada por carência de ferro).

Aterosclerose - Incluir copiosamente a ameixa fresca na alimentação. ajuda a prevenir e a amenizar o processo.

Bronquite - Deve - se usar abundantemente a ameixa fresca e ameixa cozida. Misturar mel e própolis ao caldo do cozimento da ameixa e tomar uma colher de sopa de hora em hora.

Constipação intestinal - Tomar a água de ameixas: deixar de molho, durante a noite, algumas ameixas e de manhã tomar água e comer as ameixas.

Resfriado - descaroçar algumas ameixas secas e assar no forno. Quando estiverem bem duras, moê-las finamente. Acrescer uma colher de sopa deste pó a uma xícara de água quente. Pingar algumas gotas de suco de limão e adoçar com um pouco de mel.

Tomar quente. Tosse - Tomar a mesma preparação indicada em resfriado, aos goles.

Amêndoa - A amendoeira , árvore da família das Rosáceas é originária da Ásia, provavelmente da China. Alguns supõem que se tenha originado da Síria. No Brasil é comercialmente mais disponível próximo às festas de fim de ano. A amêndoa classifica-se, do ponto de vista nutricional, entre as oleaginosas.

Utilidades Medicinais Anemia - Por sua riqueza em ferro, a amêndoa pode ser vantajosamente incluída na alimentação dos anêmicos. Catarro em nível de vias respiratórias - Tomar algumas vezes ao dia o azeite de amêndoa na quantidade de uma colher de chá por vez. Constipação Intestinal - O azeite de amêndoas é laxante, tomar uma colher de sopa em jejum.Lamentavelmente, é raro encontrá-lo à venda. Frieira - Aplicar no local azeite ou óleo de amêndoa.

Dores de Ouvido - Tapar o ouvido com algodão embebido em azeite ou óleo de amêndoa morno. Tônico - Acrescentar amêndoas à dieta.Usar um pouco de azeite de amêndoas juntamente com as refeições.Encontra-se em boas casas de produtos naturais.

Amora - São duas espécies principais: a preta ( Morus nigra ) e a branca ( Morus alba ). Ambas são medicinais e alimentícias. A amoreira - branca é cultivada quase que exclusivamente para a criação do Bombyx mori ou bicho- da - seda, muito comum no Oriente. Este inseto alimenta - se das folhas da amoreira - branca.A amora pertence à família das moráceas, em que se incluem também a jaca, o figo, a fruta-pão, a umbaúba etc.

Utilidades Medicinais Afta - Bochechar com suco de amora-preta, quente,adoçado com mel. Amigdalite - Suco de amora - preta, quente, adoçado com mel; tomar aos goles. Pode - se também preparar um xarope deste suco, bastando cozê-lo até engrossar um pouco. Fazer gargarejos com o xarope, ou tomá -lo às colheradas, deixando descer suavemente pela garganta. Bronquite - Infuso da casca da raiz, morno, para combater a tosse. Tomar morno, às colheradas. Em excesso é purgativo. Para preparar um infuso, deitar água fervente sobre as cascas das raízes bem picadas, tapar o recipiente, e deixar esfriar. Cabelo, queda de - Massagear o couro cabeludo com o infuso das folhas da amoreira. Catarro - Para as secreções catarrais das vias respiratórias altas recomenda - se o gargarejo com o chá morno das folhas da amoreira. Doenças das Cordas Vocais - Suco de amora preta, quente, adoçado com mel.Tomar vagarosamente. Diarréia - Usar xarope de amora, conforme explicado em amigdalite. Tomar não mais de 2 colheres de sopa por vez, com intervalos mínimos de 2 horas.

Banana - Originária da Ásia Meridional, de onde se difundiu para a África e América- É uma fruta deliciosa nutritiva medicinal.

Utilidades Medicinais Anemia - A banana não é relativamente, muito rica em ferro, mas tendo em vista sua boa aceitação, que facilita um consumo liberal, 3 a 5 unidades podem contribuir aproximadamente com 20 a 30% da quantidade de ferro requerida para um dia.

Asma - Assar a muda pequena da bananeira maçã, com raiz e tudo, cortada em rodelas.Depois espremer para obter o caldo,misturar com mel de abelha e tomar diariamente um cálice. Constipação Intestinal - Recomenda-se a banana-nanica( ou banana d'água ou banana caturra).Fazer, em jejum, uma refeição,com esta banana,crua,sem misturar com outros alimentos.Pode-se fazer a "cura de banana".

Desnutrição - A banana pode ser incluída no programa alimentar de convalescentes de desnutrição, haja visto que é alimento rico em calorias e vitaminas. Seria vantajoso incluí-la na merenda escolar.

Obesidade - Os obesos não devem abusar da banana. É preciso usá-la com regra. Algumas refeições esporádicas exclusivas de banana prata.( 1 ou 2 unidades pequenas são indicáveis). Paralisia - As doenças neurológicas que levam a paralisias são às vezes tratáveis com vitaminas do complexo B. A banana, como fonte dessas vitaminas é adequada nesses casos como elemento dietético.

Caju - O caju é uma fruta que merece nossa melhor acolhida à mesa . Pertence a família das anacardeáceas, em que se incluem também a manga, amoreira, imbu, a cirigüela e o cajá manga.

Utilidades Medicinais Afta - Aplicar no local o suco dos brotos do cajueiro. Calo - Aplicar topicamente, na forma de cataplasma, o suco das castanhas frescas, várias vezes ao dia. Escorbuto - Devido a sua riqueza em vitamina C , o consumo de caju é poderoso antídoto contra essa desordem carêncial. Gripe - Tomar suco de caju Verrugas - O mesmo procedimento orientado em calo.

Caqui - O caquizeiro, árvore da família das Ebenáceas, é originário da China, da

Coréia e do Japão.Por alusão à cor do fruto,"caqui" em japonês significa "amarelo escuro".

Utilidades Medicinais Doença da Bexiga - Fazer algumas refeições exclusivas de caqui, ou de suco de caqui com um pouco de água, sem açúcar. Cãibras - Recomenda-se empiricamente, comer dois ou três caquis por dia. Constipação Intestinal - Fazer algumas refeições exclusivas de caqui. Pode substituir o jantar.Não comer em excesso. Doenças das Vias Respiratórias - Recomenda-se cozinhar a polpa do caqui com água em um pouco de mel.Mexer bem e tomar meia xícara deste líquido xaroposo, morno, várias vezes ao dia.

Carambola - A caramboleira, pequena árvore da família da Oxalidáceas, é originária da Índia, tendo sido aclimatada no Brasil.

Utilidades Medicinais Diurese - O suco de carambola age como um bom diurético, auxiliando na limpeza dos rins.

Eczema - Convém ingerir diariamente um copo de suco fresco de carambola. Picadas Venenosas - Embora não substitua os antídotos convencionais, a aplicação externa das folhas bem amassadas de carambola ajuda a evitar complicações, segundo conceito popular.

Castanha do Pará - A castanha do Pará é produzida por uma árvore da família das Lecitidáceas, também chamada castanha do maranhão, castanha do rio negro, castanha do brasil, tocari, tururi, cari,juviá, amendoeira da américa.

Utilidades Medicinais Anemia - Incluir castanha do pará na alimentação. Pode-se usar de 3 ou 4 unidades por refeição. Beribéri - Incluir boa quantidade de castanha do pará na ração . Pode-se usar a farinha de castanha do pará. Fortalecer o cérebro - Acrescentar de 4 ou 5 castanha do pará à alimentação.

Castanha - Portuguesa - O castanheiro, árvore da família das Fagáceas, é originário da região do Mediterrâneo. No Brasil, a castanha - portuguesa é mais facilmente encontrada no fim do ano, sendo seu uso tradicional nas festividades desta época, quando é importada da E uropa.

Utilidades Medicinais Digestão, distúrbios da - Pode - se incluir na dieta um pouco de purê de castanha- portuguesa. Coqueluche - Chá das folhas da castanheira, por infusão, adoçado com mel. Tomar aos goles. Diarréia - A castanha é alimento adstringente. Pode ser usada cozida com erva - doce e sem açúcar, em pequena quantidade.pode - se também tomar o chá da casca da castanheira. Enterite - Mesmo método explicado em diarréia. Respiratórias, vias, doenças das - Chá das folhas da castanheira, por infusão.

Coco - O coco- da-baía é uma palmeira abundante neste País,principalmente nos

Estados da Bahia e de Pernambuco, onde confere à paisagem litorânea um toque de singular beleza. A palmeira ocupa lugar preponderante na literatura botânica.Em folhas de palmeira os fenícios faziam sua escrita. Folhas de palmeira coroavam as musas outrora representadas pelos escritores e escultores.Para os astrólogos egípcios, a folhas da palmeira era o emblema de sua ciência.desde os tempos mais remotos, os triunfos são simbolizados pelas palmas, as palmas da vitória. E quem não sabe da triunfal entrada de Jesus em Jerusalém, quando o povo lhe saiu ao encontro, com ramos de palmeiras ?

Utilidades Medicinais

Apetite, falta de - Tomar água de coco algumas horas antes da refeição Não usar outros alimentos nos intervalos da alimentação.

Artrite - Os artríticos devem beber regularmente água de coco.

Asma - Tomar de manhã e à noite duas ou três colheres de sopa do leite de coco aquecido. Em seguida, tomar uma xícara de chá de agrião(decocto).Usar leite de coco natural, caseiro, não adoçado. Não usar o industrializado. Calmante - Tomar água de coco em abundância.

Cárie dentária,para prevenir - Comer freqüentemente coco,mastigando bem. Não usar açúcar. Disenteria - tomar duas xícaras de leite de coco natural por dia, sem açúcar. Enjôo - Tomar água de coco aos goles. Recomenda-se especialmente em viagens marítimas. Aconselha - se levar alguns cocos verdes. Respiratórias, vias, doenças das - Tomar o infuso das flores do coqueiro com mel.

Verminoses - Mastigar bem e deglutir em jejum, pela manhã, uma colher de sopa de coco ralado, fresco.

Figo - A figueira é uma árvore frutífera da família da Ásia Menor, tendo daí se expandido para a região do Mediterrâneo. Hoje acha-se aclimada no Brasil, para onde foi trazida no século XVI.O figo, do ponto de vista botânico, não é o fruto, mas a polpa das infrutescências da figueira.

Utilidades Medicinais Boca, doenças da - Comer o figo cozido em leite. Descascá-lo e picá-lo antes de cozer. Calos - Aplicar localmente o suco leitoso das folhas e ramos da figueira. Caspa - Macerar figo seco juntamente com sal e limão. Massagear o couro cabeludo com este preparado. Constipação intestinal - Recomenda - se substituir, ao longo de semanas, pelo menos uma refeição diária por figos. Expectoração - Cozinhar o figo, descascado e picado, em leite e um pouco de mel.

Compor uma refeição com este preparado. Usar quente. O infuso das folhas de figueira é também recomendado.

Feridas - Aplicar localmente o suco de folhas de figo ou a pasta de figo.

Garganta, doenças da - Cozinhar o figo descascado. Com a água deste decocto gargarejar.

Inflamações em geral - Cozinhar o figo, descascado e picado, em água. Fazer refeições exclusivas deste preparado.

Fruta - de - conde -A fruta- de - conde é produzida por uma árvore chamada

ateira, da família das Anonáceas.Pertencem a esta família a graviola e o araticum.É originária das Antilhas, tendo sido aclimatada no Brasil. A frutas é também conhecida pelos nomes de ata, pinha e condessa.

Utilidades Medicinais Anemia - Embora não seja muito rica em ferro, a fruta - de - conde pode ser vantajosamente incluída na dieta de anêmicos juntamente com outros alimentos ricos em ferro, dada sua riqueza em vitamina C. Caspa - Aplicar no couro cabeludo o macerado das sementes misturado com álcool. Cãibras - Chá das folhas, em infusão. Uso interno. Debilidade geral - Recomenda-se a inclusão da fruta-de-conde na dieta em caso de debilidade geral.

(Parte 1 de 3)

Comentários