Reengenharia de processos

Reengenharia de processos

REENGENHARIA DE PROCESSOS

  • Radicalização na mudança dos processos e criação de valor para o cliente

Introdução

  • Na década de 90, período que data seu início, a Reengenharia foi considerada “ uma proposta um tanto radical”

  • Redefinir processos com foco no cliente

  • Mudar de maneira completa

  • A reengenharia toma dimensão nos anos 2000 com a X-engenharia, que incorpora a TI

Contexto Mundial

  • Modelo fordista e taylorista

  • Fabricação em série e distribuição em massa

  • Ambiente em rápida transformação

  • concorrência acirrada

  • Satisfação das necessidades individuais dos clientes

  • Como se adaptar às mudanças do ambiente?

  • Uma solução: A REENGENHARIA

O que é a Reengenharia?

  • Segundo Michael Hammer e James Champy (Engenharia, Revolucionando a empresa, 1994) existem dois conceitos: um formal e outro informal

O que é a Reengenharia?

  • Conceito formal:

  • “A reengenharia propriamente dita é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade. (HAMMER, MICHAEL, 1994, p. 22) “

As mudanças no trabalho que seguem a reengenharia

  • As células de trabalho mudam de departamento para equipes de processo

  • Os serviços mudam de tarefas específicas para trabalhos multidimensionais

As mudanças no trabalho que seguem a reengenharia

  • Os papeis das pessoas mudam com a implementação da reengenharia

  • Delegação de autoridade para tomada de decisão

  • Qualquer pessoa torna-se responsável pelos problemas da organização

As mudanças no trabalho que seguem a reengenharia

  • Os critérios de avaliação de desempenho e promoções se alteram

    • prêmio - desempenho
    • promoção - habilidade
  • Os gerentes mudam de supervisores para instrutores

  • as estruturas organizacionais se alteram com a horizontalidade

As mudanças no trabalho que seguem a reengenharia

  • os executivos passam de controladores do resultado para líderes

    • altos executivos se aproximam mais dos clientes e dos empregados

A tecnologia da informação e a reengenharia

    • “A reengenharia, à diferença da automação, traz em seu bojo a inovação. Trata-se de explorar as últimas capacidades tecnológicas para atingir metas inteiramente novas” (HAMMER, MICHAEL, 1994, p. 68).

A tecnologia da informação e a reengenharia

  • Técnologia na criação de novas formas de fazer;

  • Percepção de novas tecnologias e possíveis aplicações

  • Elemento essencial da reengenharia

Pessoas responsáveis pela reengenharia

  • Aos funcionários mais habilidosos no sentido de mobilizar e motivar são atribuídas funções específicas;

  • Mudanças dependem de pessoas que motivem e mobilizem o restante dos funcionários;

Empresa de Correios e Telégrafos

  • Programa de 5S, buscando Qualidade Total;

5 S ou 5 Sensos:

Empresa de Correios e Telégrafos

  • 5 grupos:

    • Comitê Executivo de Qualidade Total;
      • ECT central
    • Comitê Regional da Qualidade Total;
      • Cedes de controles regionais
    • Presidente, Diretores e Chefes;
      • Unidades das cidades
    • Diretores Regionais e Gestores;
      • Unidades regionais
    • Facilitadores Setoriais;
      • Departamentos
    • Avaliadores;
      • Todas unidades

Objeto da Reengenharia

  • Processos como foco;

  • Organograma não ajuda por não identificar processos;

  • Necessitam-se mapear e denominar de processos;

  • Mapa de processos usado na escolha dos processos a serem redesenhados;

Objeto da Reengenharia

  • Escolha da ordem da reengenharia:

    • Disfunção
      • Fácil identificação
    • Importância para satisfação dos clientes
      • Dificuldade em saber o que traz satisfação
    • Facilidade para redesenho
      • Baseado nos custos e números de departamentos envolvidos

Objeto da Reengenharia

  • Processos antigos são analisados em seu objetivo, o seu desempenho e os principais fatores que levam a esse desempenho;

  • A implantação dos novos processos começa a ser praticada;

  • Campanha para alteração da cultura da empresa em prol da reengenharia

Objeto da Reengenharia

  • Argumento Pró-ação e Declarações de Visão:

    • “A primeira mensagem tem que ser um argumento convincente a favor da mudança. A segunda, o que a empresa precisa se tornar, dota os empregados de um objetivo palpável para o qual direcionar as suas ações.”

Estudo de caso: Bell Atlantc

  • Empresa monopolista do ramo de comunicações:

    • Monopólio atrapalha a competitividade;
  • Surgem empresas com melhores tecnologias e de atendimento até três vezes mais rápido;

  • Presidência parte pra reengenharia, e busca junto aos próprios clientes conhecimento das necessidades destes.

Estudo de caso: Bell Atlantc

  • Descobriu-se que o maior exigência dos clientes era diminuição no tempo entre pedido e entrega;

  • A análise deste processo mostrou chances de redução não só do tempo para atendimento como dos custos;

Estudo de caso: Bell Atlantc

  • Foram criadas duas equipes de reengenharia: uma responsável pelo redesenho dos processos e outra pelo testes já com clientes;

  • Departamentalização menos hierárquica;

  • Redução no tempo de atendimento e redução dos custos (principalmente mão-de-obra) devolveram a competitividade à Bell Atlantic).

Restrições ao sucesso

  • Entre 50% e 70% das empresas que empregam a Reengenharia fracassam

Causas do fracasso

  • Tentar Consertar Processos;

  • Bloqueio do médio e baixo escalão;

  • Falha ao identificar processos;

  • Dissipação de Recursos;

Causas do fracasso

  • Restringir Recursos;

  • Não tornar a Reengenharia prioridade da empresa;

X-ENGINEERING – a nova onda

  • Atem-se à idéia central da Reengenharia: Foco no Processo;

  • Expande as fronteiras, utilizando a reengenharia fora da empresa, em suas relações externas;

  • Faz uso intensivo de ferramentas de TI;

Uma visão crítica

  • A importância da reengenharia em seu contexto;

  • Índice de fracasso

    • Radicalismo;
    • Miopia Organizacional?
    • Ambiente externo estático?
    • Falha em considerar outras esferas da organização.

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