Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Solid Works 2006 - Peças e Conjuntos Português, Notas de estudo de Informática

- - - - - - -

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 05/11/2008

rogerio-pereira-fontes-5
rogerio-pereira-fontes-5 🇧🇷

5

(1)

1 documento

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Solid Works 2006 - Peças e Conjuntos Português e outras Notas de estudo em PDF para Informática, somente na Docsity! C M Y CM MY CY CMY K Training_2006_SEPA_PTG.pdf 7/10/05 8:55:01 PM SolidWorks® 2006 Conceitos Essenciais SolidWorks Peças e Conjuntos SolidWorks Corporation 300 Baker Avenue Concord, Massachusetts 01742 USA Manual de Formação do SolidWorks 2006 ii Lição 2: Introdução ao Sketch Fazer Sketch em 2D . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21 Etapas do Processo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21 Que tipo de Sketch vamos fazer? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23 Fazer Sketch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23 Planos predefinidos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23 Entidades de Sketch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25 Geometria do Sketch. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25 Fazer um sketch básico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 26 A Mecânica de Sketching . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 26 Introdução: Relações de Sketch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 27 Linhas de Inferência (Relações Automáticas) . . . . . . . . . . . . 27 Feedback do Sketch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28 Estados de um Sketch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 29 Regras que Definem os Sketches . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30 Objectivo de projecto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32 Como é Controlado o Objectivo de Projecto? . . . . . . . . . . . . 32 Objectivo de projecto desejado. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32 Relações de Sketch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 33 Relações Automáticas de Sketch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 33 Relações Adicionadas de Sketch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 33 Exemplos de Relações de Sketch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 35 Seleccionar objectos múltiplos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37 Dimensions . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 38 Cotagem: Seleccionar e Pré-visualizar . . . . . . . . . . . . . . . . . . 38 Cotas Angulares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 40 Sketch Fillets. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41 Extrude . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 42 Exercício 1: Fazer um sketch de linhas horizontais e verticais . . 45 Exercício 2: Fazer o Sketch de Linhas com Inferências . . . . . . . 46 Exercício 3: Fazer o sketch de Linhas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47 Lição 3: Modelação Básica de Peças Modelação Básica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51 Etapas do Processo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51 Terminologia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52 Operação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52 Plano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52 Extrusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52 Sketch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52 Saliência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52 Corte . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52 Boleados e Arredondamentos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52 Objectivo do Projecto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52 Escolher o Melhor Perfil. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53 Escolher o Plano do Sketch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54 Planos de Referência. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54 Colocação do Modelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54 Manual de Formação do SolidWorks 2006 iii Detalhes da Peça . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 56 Vistas Padrão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 56 Saliências Principais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 56 Melhor Perfil. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57 Plano de Sketch. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57 Objectivo do Projecto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57 Fazer o Sketch da Primeira Operação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 58 Opções de Extrusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 59 Mudar o Nome das Operações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 59 Operação de Saliência. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60 Fazer o Sketch numa Face Plana . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60 Fazer o sketch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60 Zonas do Objectivo de Arco Tangente . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61 Transição Automática Entre Linhas e Arcos . . . . . . . . . . . . . 61 Janelas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63 Utilizar o Hole Wizard . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63 Criar um Furo Padrão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63 Furo de Caixa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 65 Operação de Corte . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 66 Seleccionar Objectos Múltiplos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67 Opções de Visualização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67 Boleamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68 Regras de Boleamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68 Menu Recent Commands . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70 Propagação de Boleados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70 Noções Básicas de Detalhe . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 71 Definições . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72 Barras de ferramentas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72 Novo Desenho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72 Vistas do Desenho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 73 Mover Vistas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 74 Marcas de Centro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 75 Cotas do Modelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 75 Inserir Todas as Cotas do Modelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 75 Manipular Cotas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 76 Cotas Dependentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 79 Associatividade Entre o Modelo e o Desenho . . . . . . . . . . . . 79 Alterar Parâmetros . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 80 Reconstruir o Modelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 80 Actualizar o Ecrã . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 80 Exercício 4: Placa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 83 Exercício 5: Alterações Básicas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 84 Exercício 6: Suporte . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 86 Exercício 7: Trabalhar com Fracções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 87 Exercício 8: Desenhos da Peça . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 90 Exercício 9: Guia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 91 Manual de Formação do SolidWorks 2006 iv Lição 4: Modelar uma peça fundida ou uma peça forjada Caso Prático: Ratchet . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97 Etapas do processo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 97 Objectivo de projecto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 98 Operação de saliência com inclinação das faces . . . . . . . . . . . . . 99 Construir a Handle . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99 Objectivo de projecto da Handle . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 99 Simetria no Sketch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 100 Symmetry While Sketching . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 101 Symmetry after sketching . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 101 Cotagem automática de sketches . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 102 Primeira operação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 104 Fazer o sketch no interior do modelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 104 Objectivo de Projecto da Transição . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105 Perfil Circular . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 105 Fazer o sketch do círculo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 106 Alterar a apresentação das cotas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 107 Extrudir Up To Next . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 108 Objectivo de projecto da Cabeça . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 109 Resolve Conflicts . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 111 Opções de Visualização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 113 Opções de Visualização . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 114 Modificar as Opções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115 Funções do botão central do rato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 115 Teclas de Atalho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 116 Utilizar arestas do modelo num sketch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 116 Zoom to Selection: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 116 Fazer o sketch de um Offset . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 117 Criar geometria do sketch recortada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 118 Recortar e Alargar. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 118 Modificar Cotas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 120 Medição . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 122 Utilizar Copiar e Colar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 124 Fazer o sketch do furo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 124 Copiar e Colar Operações. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 125 Relações dangling . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126 Editar um sketch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126 Editar Operações. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 128 Editar o boleado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 128 Exercício 10: Suporte Base . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 129 Exercício 11: Alterações à chave de roquete . . . . . . . . . . . . . . . 132 Exercício 12: Porta-Ferramentas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 134 Exercício 13: Idler Arm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 135 Exercício 14: Suporte de roldana . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137 Manual de Formação do SolidWorks 2006 vii Rollback . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 249 Contornos do Sketch. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 250 Contornos Disponíveis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 250 Sketches Partilhados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 251 Cópias de Boleados. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 252 Adicionar Texturas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 255 Exercício 30: Alterações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 257 Exercício 31: Adicionar uma Saída . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 259 Exercício 32: Editar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 260 Exercício 33: Contornar Sketches #1-#4 . . . . . . . . . . . . . . . . . . 261 Exercício 34: Braço da Pega . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 262 Exercício 35: Bomba de Óleo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 264 Exercício 36: Utilizar a Ferramenta de Selecção do Contorno . 266 Lição 9: Configurações de Peças Configurações. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 269 Terminologia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 269 Utilizar Configurações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 270 Aceder ao ConfigurationManager . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 270 Adicionar novas configurações. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 271 Definir a configuração . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 272 Mudar configurações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 274 Atribuir um novo nome e copiar configurações . . . . . . . . . . 274 Edição de Peças que têm configurações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 276 Biblioteca de projecto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 277 A Pasta Features . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 277 Definições Padrão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 277 Referências Múltiplas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 279 Largar em Faces Circulares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 280 Exercício 37: Configurações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 283 Exercício 38: Mais Configurações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 285 Exercício 39: Trabalhar com Configurações . . . . . . . . . . . . . . . 287 Lição 10: Tabelas de projecto e equações Tabelas de projecto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 293 Tópicos Chave . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 293 Ligar valores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 294 Equações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 295 Preparação para Equações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 296 Operações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 296 Forma da equação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 296 Algumas palavras finais acerca das equações. . . . . . . . . . . . 299 Tabelas de Projecto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 299 Criação automática de uma tabela de projecto . . . . . . . . . . . 299 Formatação Excel . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 301 Anatomia de uma Tabela de Projecto . . . . . . . . . . . . . . . . . . 302 Adicionar novos cabeçalhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 303 Adicionar configurações à tabela . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 303 Tabelas de projecto existentes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 305 Manual de Formação do SolidWorks 2006 viii Inserir tabela de projecto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 306 Inserir tabelas de projecto em branco . . . . . . . . . . . . . . . . . . 308 Guardar uma tabela de projecto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 308 Outras utilizações de configurações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 308 Estratégias de modelação para configurações . . . . . . . . . . . . . . 310 Mais acerca da realização de desenhos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 310 Propriedades do desenho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 310 Vista da secção simples . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 312 Vistas de detalhe . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 313 Anotações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 315 Cotas ordenadas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 315 Notas Paramétricas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 316 Cruzamento da Área . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 319 Desenhar tabelas num desenho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 320 No Curso avançado... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 321 Exercício 40: Utilizar valores de ligação . . . . . . . . . . . . . . . . . . 323 Exercício 41: Utilizar equações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 324 Exercício 42: Tabelas de projecto das peças . . . . . . . . . . . . . . . 325 Exercício 43: Configurações existentes e Tabelas de projecto ligadas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 328 Exercício 44: Desenhar para Configurações . . . . . . . . . . . . . . . 329 Exercício 45: Desenhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 333 Lição 11: Criar cascas e nervuras Criar cascas e nervuras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 337 Etapas do processo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 337 Analisar e adicionar inclinação de faces. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 337 Draft Analysis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 338 Outras opções para a inclinação de faces . . . . . . . . . . . . . . . . . . 339 Inclinação de faces utilizando um plano neutro . . . . . . . . . . 339 Criar cascas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 341 Ordem das operações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 341 Selecção de faces . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 341 Planos de referência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 342 Nervuras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 345 Sketch da nervura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 345 Full Round Fillets . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 349 Operações finas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 350 Exercício 46: Tampa da bomba . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 353 Exercício 47: Esfera de suporte . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 355 Exercício 48: Cobertura de protecção do Motor . . . . . . . . . . . . 357 Exercício 49: Arm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 359 Exercício 50: Hook . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 360 Exercício 51: Secador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 361 Exercício 52: Escudo facial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 362 Manual de Formação do SolidWorks 2006 ix Lição 12: Modelação de Conjuntos Bottom-Up Caso Prático: União Universal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 367 Modelação de Conjuntos Bottom-Up . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 367 Etapas do Processo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 367 O Conjunto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 368 Criar um Novo Conjunto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 369 Posicionar o Primeiro Componente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 370 FeatureManager e Símbolos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 370 Graus de Liberdade. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 371 Componentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 371 Anotações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 372 Marcador Rollback . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 372 Reordenar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 372 Grupos de Mates . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 372 Adicionar Componentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 373 Insert Component . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 373 Mover e Rodar Componentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 374 Fazer a relação de montagem para outro componente . . . . . 375 Tipos de Relação de Montagem e Alinhamento . . . . . . . . . . 376 Mates Concêntricos e Coincidentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 379 Relação de montagem da largura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 381 Relação de montagem paralela . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 384 Exibir Configurações da Peça num Conjunto. . . . . . . . . . . . 385 O Pino . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 385 Utilizar as Configurações de Peça nos Conjuntos. . . . . . . . . . . . 385 O Segundo Pino . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 387 Abrir um Componente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 387 Criar Cópias de Instâncias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 389 Ocultar Componentes e Transparências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 389 Propriedades do Componente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 391 Subconjuntos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 392 Smart Mates . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 392 Inserir Subconjuntos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 394 Fazer a relação de montagem de subconjuntos. . . . . . . . . . . 395 Relações de Montagem de Distância . . . . . . . . . . . . . . . . . . 396 Exercício 53: Gearbox Assembly . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 399 Exercício 54: Tabelas de Projecto das Peças num Conjunto . . . 403 Exercício 55: Relações de montagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 405 Exercício 56: Alterações do Cardan . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 406 Exercício 57: Gripe Grinder . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 408 Lição 13: Utilização de conjuntos Utilização de conjuntos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 413 Etapas do processo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 413 Analisar o conjunto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 414 Cálculos de propriedades de massa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 414 Verificar interferências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 415 Detecção de interferência estática contra dinâmica . . . . . . . 417 Lição 1 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Introdução 2 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 1 Introdução Sobre este curso 3 Sobre este curso O objectivo deste curso é ensiná-lo a utilizar o software de projecto mecânico automatizado SolidWorks para construir modelos paramétricos de peças e conjuntos e mostrar como fazer desenhos simples dessas peças e conjuntos. O SolidWorks 2006 é uma aplicação tão robusta e com tantas operações que é impraticável abranger todos os detalhes e aspectos do software e conseguir administrar o curso num tempo razoável. Por isso, este curso vai focar essencialmente as capacidades e conceitos fundamentais para uma utilização bem sucedida do SolidWorks 2006. Deve considerar este manual de formação como um suplemento e não um substituto para a documentação do sistema e a ajuda on-line. Após ter um conhecimento sólido das capacidades básicas, pode consultar a ajuda on-line para obter informações acerca de opções de comandos utilizados com menos frequência. Pré-requisitos Os estudantes que vão acompanhar este curso devem ter:  Experiência em desenho mecânico.  Experiência na utilização do sistema operativo Windows™.  Ter lido o manual Introdução ao SolidWorks. O seu software inclui uma versão em papel deste manual. Ou, pode aceder a uma versão on-line deste manual, clicando em Help, Introducing SolidWorks.  Concluído os tutoriais on-line que estão integrados no software SolidWorks. Pode aceder aos tutoriais on-line, clicando em Help, Online Tutorial. Filosofia da estruturação do curso Este curso é baseado num processo - ou numa abordagem à formação baseada em tarefas. Em vez de focar processos e funções individuais, este curso de formação realça os processos e procedimentos necessários para finalizar uma tarefa específica. Com a utilização de casos práticos para ilustrar estes processos, aprenderá os comandos, opções e menus necessários no contexto para finalizar uma tarefa de projecto. Utilizar este Manual Este manual de formação está estruturado para ser utilizado num ambiente de sala de aula com a orientação de um formador de SolidWorks com experiência. Não foi elaborado para ser um tutorial de auto-formação. Os exemplos e casos práticos foram concebidos para a demonstração "ao vivo" pelo formador. Exercícios Práticos Os exercícios práticos dão-lhe a oportunidade de aplicar e praticar os exemplos abrangidos durante a leitura/demonstração de partes do curso. Foram concebidos para representar situações típicas de projecto e modelação, que devem ser o mais simples possível para que sejam finalizadas durante a aula. Deve compreender que os alunos trabalham em ritmos diferentes. Por esta razão, incluímos mais exercícios do que é possível concluir em tempo razoável durante o curso. Isto permite aos alunos mais rápidos terem sempre exercícios. Lição 1 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Introdução 4 Sobre este curso Nota acerca das cotas Os desenhos e cotas fornecidos nos exercícios práticos não foram pensados para reflectir qualquer padrão particular de desenho. De facto, por vezes as cotas são fornecidas de uma forma que nunca seria considerada aceitável na indústria. A principal razão disto é que os exercícios práticos foram concebidos para motivá-lo a aplicar a informação abordada na aula, e colocar em prática e reforçar algumas das técnicas de modelação. Como resultado, os desenhos e as cotas dos exercícios são feitos de forma a complementar este objectivo. Acerca do CD No interior da contra-capa, encontra um CD que contém cópias dos vários ficheiros que vão ser utilizados ao longo deste curso. Estão organizados por número da lição. A pasta Case Study dentro de cada lição contém os ficheiros que o seu formador vai utilizar na apresentação das aulas. A pasta Exercises contém alguns ficheiros que são necessários para a conclusão de alguns exercícios práticos. Windows® 2000 e Windows® XP As imagens de ecrã neste manual foram efectuadas utilizando o SolidWorks 2006 no Windows® 2000 e Windows® XP. Pode notar diferenças no aspecto dos menus e janelas. Estas diferenças não afectam o desempenho do software. Convenções utilizadas neste manual Este manual utiliza as seguintes convenções tipográficas: Uso de cores A interface de utilizador do SolidWorks permite utilizar as cores para realçar a geometria seleccionada e para que tenha um retorno visual. Esta utilização aumenta bastante, de forma intuitiva e fácil, a utilização do software SolidWorks. Para que tire o máximo partido, os manuais de aprendizagem são impressos a cores. Convenção Significado Bold Sans Serif Os comandos e opções do SolidWorks aparecem com este estilo. Por exemplo, Insert, Boss significa que tem de escolher a opção Boss a partir do menu Insert. Escrita à máquina Os nomes das operações e nomes de ficheiros aparecem com este estilo. Por exemplo, Sketch1. 17 Siga este passo Linhas duplas precedem e sucedem as secções dos procedimentos. Desta forma, separam-se os passos do procedimento dos blocos grandes de texto explicativo. Os passos estão numerados com o tipo de letra sans serif bold. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 1 Introdução O que é o Software SolidWorks? 7  Cotas controladoras: Estas são as cotas utilizadas na criação de uma operação. Incluem as cotas associadas com a geometria de sketch, bem como as que estão associadas à operação em si. Um exemplo simples será a criação de uma operação, como uma saliência cilíndrica. O diâmetro da saliência é controlado pelo diâmetro do circulo do sketch. A altura da saliência é controlada pela profundidade pela qual foi feita a extrusão do circulo quando a operação foi efectuada.  Relações: Estas relações incluem informações como paralelismo, tangência e concentricidade. No histórico, este tipo de informação é indicada nos desenhos através de símbolos de controlo de operação. Ao capturar esta informação no sketch, o SolidWorks permite-lhe capturar completamente os seus objectivos de projecto para o modelo.  Modelação de Sólidos Um modelo sólido é o tipo de geometria mais completo utilizado nos sistemas CAD. Contém toda a informação de arestas e superfícies necessária para descrever completamente as extremidades e faces do modelo. Em complemento à informação geométrica, contém informação denominada topologia, que relaciona as interligações geométricas. Um exemplo de topologia seria quais as faces (superfícies) se encontram em que arestas (curva). Este automatismo faz com que operações como boleados sejam tão simples como seleccionar uma aresta e especificar um raio.  Completamente Associativo Um modelo do SolidWorks é completamente associativo aos desenhos e conjuntos que o referenciam. As alterações ao modelo são reflectidas automaticamente nos desenhos e conjuntos associados. Da mesma forma, pode fazer alterações no contexto do desenho ou conjunto, sabendo que essas alterações vão ser reflectidas no modelo.  Restrições As relações geométricas paralelas, perpendiculares, horizontais, verticais, concêntricas e coincidentes são apenas algumas das restrições suportadas pelo SolidWorks. Como complemento, podem ser utilizadas equações para estabelecer relações matemáticas entre parâmetros. Ao utilizar restrições e equações, pode garantir que conceitos de projecto, tais como furos de passagem ou raios iguais, são capturados e mantidos.  Objectivo de projecto O objectivo de projecto é o seu plano sobre a forma como o modelo se deve comportar quando é alterado. Por exemplo, se modelar uma saliência com um furo cego, o furo deve mover-se quando a saliência for movida. Da mesma forma, se modelar um furo circular com um padrão de seis furos espaçados de forma igual, o ângulo entre os furos deve alterar-se automaticamente, se alterar o número de furos para oito. As técnicas que utiliza para criar o modelo determinam qual a forma e o tipo de objectivo de projecto que vai capturar. Lição 1 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Introdução 8 Objectivo de projecto Objectivo de projecto Para utilizar um modelador paramétrico como o SolidWorks de forma eficiente, deve considerar o objectivo de projecto antes de começar com a modelação. O objectivo de projecto é o seu plano sobre a forma como o modelo se deve comportar quando é alterado. A forma pela qual o modelo é criado rege a forma como vai ser alterado. Existem diversos factores que contribuem para a forma como captura o objectivo de projecto:  Relações (de sketch) Automáticas Baseado na forma como é feito o sketch da geometria, estas relações podem fornecer relacionamentos geométricos comuns entre objectos, tais como paralelos, perpendiculares, horizontais e verticais.  Equations Utilizadas para relacionar cotas algebricamente, proporcionam uma forma externa para forçar as alterações.  Relações Adicionadas Adicionadas ao modelo na sua criação, estas relações proporcionam outra forma de ligar geometrias relacionadas. Algumas das relações mais comuns são tangentes, coincidentes e colineares.  Definir cotas A forma como as cotas de um sketch são definidas terá efeito sobre o seu objectivo de projecto. Adicione cotas de uma forma que reflicta a forma como deseja que o modelo se altere. Exemplos de objectivos de projecto Em baixo são mostrados alguns exemplos de diferentes objectivos de projecto num sketch. A definição das cotas de um sketch como este vai manter os furos afastados 20mm de cada extremidade, ignorando a forma como a largura da chapa, 100mm, é alterada. As cotas de linha de base, como esta, mantêm os furos posicionados relativamente à aresta esquerda da chapa. As posições dos furos não são afectadas pelas alterações na largura global da chapa. Definir as cotas a partir da aresta e do centro vai manter a distância entre o centro dos furos e permitir que sejam alterados dessa forma. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 1 Introdução Objectivo de projecto 9 Forma como as operações afectam os objectivos de projecto O objectivo de projecto é afectado não só pela maneira como o sketch é cotado. A escolha das operações e o método de modelação também é importante. Por exemplo, considere o caso de um eixo simples, como o mostrado no exemplo à direita. Existem várias formas de construir uma peça como esta. A abordagem "Bolo às Camadas” A abordagem “Bolo às camadas” constrói a peça um pouco de cada vez, adicionando cada camada, ou operação, na anterior, desta forma: Alterar a espessura de uma camada tem um efeito de ondulação, alterando a posição de todas as camadas que foram criadas posteriormente. A abordagem "Roda de Oleiro" A abordagem "Roda de Oleiro" constrói a peça como um todo, numa única operação de revolução. Um único sketch representando a secção inclui todas as informações e cotas necessárias para executar a operação. Apesar desta abordagem poder parecer muito eficiente, ter toda a informação de projecto contida em apenas uma operação limita a flexibilidade e pode provocar alterações desajeitadas. A abordagem do fabrico A abordagem do fabrico da modelação simula a forma como a peça pode ser fabricada. Por exemplo, se este eixo for colocado num torno mecânico, deve começar com uma barra e remover o material utilizando uma série de cortes. Lição 1 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Introdução 12 A interface de utilizador do SolidWorks Barras de ferramentas Os menus da barra de ferramentas fornecem atalhos que lhe permitem aceder rapidamente aos comandos utilizados com mais frequência. As barras de ferramentas estão organizadas de acordo com a funcionalidade, mas pode personalizá-las, removendo ou reordenando as ferramentas conforme as suas preferências. As opções individuais das barras de ferramentas vão ser analisadas em detalhe ao longo deste curso. Exemplo de uma barra de ferramentas Um exemplo de uma barra de ferramentas, neste caso a barra de ferramentas Padrão, é mostrado em baixo. Esta barra de ferramentas contém as funções usadas mais frequentemente, como guardar documentos, imprimir, copiar e colar objectos, anular, refazer e ajuda. Tornar as barras de ferramentas visíveis Pode ligar ou desligar as barras de ferramentas, utilizando um destes três métodos:  Clicar em Tools, Customize. Na página Toolbars, clique nas caixas de selecção para seleccionar cada barra de ferramentas que deseja que esteja visível. Limpe as caixas de selecção das barras de ferramentas que deseja ocultar. Nota Para poder aceder à opção Tools, Customize, tem de ter um documento aberto. O separador Commands também pode ser utilizado para adicionar ou remover ícones das barras de ferramentas. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 1 Introdução A interface de utilizador do SolidWorks 13 Work flow Customization As barras de ferramentas podem ser ligadas ou desligadas, utilizando a opção Work flow customization no separador Options. Estão disponíveis diversas indústrias.  Clique com o botão direito do rato na área da barra de ferramentas da janela do SolidWorks. As marcas de selecção indicam quais as barras de ferramentas que estão actualmente visíveis. Limpe as caixas de selecção das barras de ferramentas que deseja ocultar.  Clique em View, Toolbars. Mostra a mesma lista de barras de ferramentas. Lição 1 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Introdução 14 A interface de utilizador do SolidWorks Organizar as barras de ferramentas As barras de ferramentas, incluindo o Command Manager, podem ser organizadas de diferentes formas. Podem estar dispostas pelas quatro extremidades do SolidWorks ou ser arrastadas para a área gráfica ou para a área FeatureManager. Estas posições são "recordadas" quando sai do SolidWorks para que, na próxima vez que utilizar o SolidWorks, as barras de ferramentas estejam na posição em que as deixou. Em baixo, é mostrada uma opção de arranjo. Sugestões rápidas As Quick Tips fazem parte do sistema de ajuda on-line. Perguntam : "What would you like to do?" e fornecem respostas típicas baseadas na tarefa actual. Ao clicar numa resposta, selecciona a barra de ferramentas e o ícone necessário para desempenhar essa tarefa. Barras de ferramentas Command Manager Activar/Desactivar Quick Tips (On/Off) Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 1 Introdução A interface de utilizador do SolidWorks 17 Botões do Rato Os botões esquerdo, direito e do meio têm significados distintos no SolidWorks.  Esquerdo Selecciona objectos como geometria, botões de menu e objectos na árvore de projecto FeatureManager.  Direito Activa um menu de atalhos sensível ao contexto. Os conteúdos do menu diferem, dependendo do objecto sobre o qual o cursor está posicionado. Estes menus também representam atalhos para os comandos utilizados frequentemente.  Centro Roda, faz zoom ou pan, de forma dinâmica, a uma peça ou conjunto. Faz pan a um desenho. Resposta do Sistema A resposta é fornecida por um símbolo ligado à seta do cursor, indicando o que está a seleccionar ou o que o sistema espera que seleccione. À medida que o cursor percorre o modelo, a resposta irá aparecer na forma de símbolos, sempre junto ao cursor. A imagem à direita mostra alguns desses símbolos: vértice, arestas, faces e cotas. Options Localizada no menu Tools, a caixa de diálogo Options permite-lhe personalizar o software SolidWorks para reflectir coisas como os padrões de desenho da sua empresa, bem como as suas preferências e ambiente de trabalho pessoais. Vértice Aresta Face Cota Lição 1 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Introdução 18 A interface de utilizador do SolidWorks Personalização Existem vários níveis de personalização. Os objectos são:  Opções do sistema As opções agrupadas sobre o cabeçalho System Options são guardadas no sistema e afectam cada documento que abre na sessão do SolidWorks. As definições de sistema permitem-lhe controlar e personalizar o seu ambiente de trabalho. Por exemplo, pode gostar de trabalhar com um fundo da janela colorido. Eu não. Como esta é uma definição de sistema, as peças ou conjuntos abertas no seu sistema terão um fundo colorido. Os mesmos ficheiros abertos no meu sistema não terão.  Propriedades do documento Certas definições aplicam-se ao documento individual. Por exemplo, unidades, padrões de desenho e propriedades do material (densidade), são definições do documento. São guardadas juntamente com o documento e não alteram, independentemente do sistema em que o documento é aberto. Para mais informações acerca das opções de definição utilizadas neste curso, consulte Definições de Opções na página 445 no Apêndice.  Modelos de documento (Templates) Os modelos de documento (templates) são documentos predefinidos aos quais foram atribuídas certas definições específicas. Por exemplo, pode desejar dois modelos diferentes para as peças. Uma com definições em Inglês, tal como os padrões de desenho ANSI e as unidades em polegadas, e outra com as definições métricas, como as unidades em milímetros e os padrões de desenho ISO. Pode definir os modelos de documento que desejar. Podem estar organizados em pastas diferentes para um acesso mais rápido na abertura de novos documentos. Pode criar modelos de documentos para peças, conjuntos e desenhos. Para mais informações sobre como criar modelos de documento, consulte Modelos de Documento na página 446 no Apêndice.  Objecto Muitas vezes, as propriedades de um objecto individual podem ser alteradas ou editadas. Por exemplo, pode alterar a visualização predefinida de uma cota para suprimir uma ou ambas as linhas de extensão, ou pode alterar a cor de uma operação. Manual de Formação do SolidWorks 2006 19 Lição 2 Introdução ao Sketch Após a conclusão com êxito desta lição, deverá ser capaz de:  Criar uma nova peça.  Inserir um novo sketch.  Adicionar um sketch de uma forma geométrica.  Estabelecer relações de sketch entre peças geométricas.  Compreender o estado de um sketch.  Utilizar ferramentas de sketch para adicionar chanfros e boleados.  Transformar o sketch num sólido. Lição 2 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Introdução ao Sketch 22 Etapas do Processo  Estado do sketch Cada sketch tem um estado que determina se está pronto a ser utilizado ou não. Os estados possíveis são fully, under ou over defined.  Ferramentas de Sketch As ferramentas podem ser utilizadas para modificar a geometria do sketch geométrico criado. Muitas vezes implica a alteração ou o prolongamento das entidades.  Extrusão do sketch A extrusão utiliza o sketch em 2D para criar um operação sólida em 3D. Procedimento O processo nesta lição inclui a criação de sketches e de extrusões. Para começar, é criado um novo ficheiro de peça. 1 New part. Clique em New , ou clique em File, New na barra de ferramentas padrão. Seleccione o modelo Part_IN a partir do separador Training Templates na caixa de diálogo New SolidWorks Document e clique em OK. A peça é criada com base nas definições do modelo. Uma das definições principais são as unidades da peça. Como o próprio nome indica, este modelo de peça utiliza as polegadas como unidade de medida. Pode criar e guardar o número desejado de modelos, todos com definições diferentes. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 2 Introdução ao Sketch Que tipo de Sketch vamos fazer? 23 2 Guardar uma peça. Utilizando a opção Save do menu File ou seleccionando o botão Save na barra de ferramentas padrão, guarde a peça com o nome Plate. A extensão *.sldprt, é atribuída automaticamente. Clique em Save. Que tipo de Sketch vamos fazer? A primeira operação de uma peça vai ser criada nesta secção. Essa operação inicial é apenas uma das muitas operações necessárias para finalizar uma peça. Fazer Sketch Criar um sketch é o acto de criar um perfil bi-dimensional compreendido num modelo de uma figura geométrica. As figuras geométricas mais usuais são linhas, arcos, círculos e elipses. Fazer sketch é dinâmico e, com a ajuda do cursor, torna-se mais fácil. Planos predefinidos Para criar um sketch, deve escolher um plano no qual será feito o sketch. O sistema fornece inicialmente três planos predefinidos. Os planos são Front, Top e Right. Introdução: Insert Sketch No processo de criação de um novo sketch, Insert Sketch abre o sketcher no plano actualmente seleccionado ou numa face plana. Também pode utilizar Insert Sketch para editar um sketch existente. Lição 2 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Introdução ao Sketch 24 Fazer Sketch Deve seleccionar um plano de referência ou uma superfície plana do modelo depois de clicar em Insert, Sketch. O cursor aparece, indicando que deve seleccionar uma superfície ou um plano. Onde encontrar Pode aceder ao comando Insert Sketch de várias formas.  Na barra de ferramentas Sketch, clique na ferramenta .  Ou, no menu Insert, clique em Sketch.  Ou com o cursor posicionado sobre uma superfície plana ou plano do modelo, utilizando o botão direito do rato e seleccionando a opção Insert Sketch a partir do menu de atalho. 3 Abrir um novo sketch. Abrir o sketch, clicando em ou seleccionando a opção Sketch a partir do menu Insert. Esta escolha irá mostrar os três planos predefinidos para selecção numa orientação Trimetric. Uma orientação Trimetric é uma vista ilustrada que está orientada para que os três planos perpendiculares apareçam desproporcionalmente colocados. No ecrã, seleccione Front Plane. O plano fica realçado e roda. Nota A opção Reference Triad (canto inferior esquerdo) mostra a orientação das coordenadas do modelo (vermelho-X, verde- Y e azul-Z) em tempo real. Pode ser uma ajuda importante para demonstrar como a orientação se alterou relativamente a Front Plane. 4 Sketch activo. O Front Plane seleccionado roda até ficar paralelo ao ecrã. Isto acontece apenas no primeiro sketch de uma peça. O símbolo representa a origem do modelo da peça, no ponto de intersecção com o eixo dos X,Y e Z. É exibido na cor vermelha, o que indica que está activo. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 2 Introdução ao Sketch Fazer um sketch básico 27 Introdução: Relações de Sketch A operação Sketch Relations é utilizada para forçar um comportamento num elemento de sketch pela tentativa de captura de um objectivo de projecto. Serão analisadas em pormenor em Relações de Sketch na página 33. 1 Fazer sketch de uma linha. Clique na ferramenta Line e faça um sketch de uma linha horizontal a partir da origem. O símbolo “ ” aparecerá no cursor, indicando que uma relação Horizontal é automaticamente adicionada à linha. O número indica o comprimento da linha. Clique novamente para terminar a linha. Importante! Não é muito importante que a linha tenha um comprimento exacto. O SolidWorks é controlado pelas cotas – as cotas controlam o tamanho da figura geométrica, e não o contrário. O sketch deve ser aproximado do tamanho e forma correctos para posteriormente se utilizar as cotas, para que fiquem no tamanho exacto. 2 Linha em ângulo. Começando no fim da primeira linha, faça o sketch de uma linha em ângulo. Linhas de Inferência (Relações Automáticas) Para além dos símbolos “ ” e “ ”, aparecerão linhas tracejadas para a ajuda do “alinhamento” com as figuras geométricas existentes. Essas linhas incluem linhas vectoriais, normais, horizontais, verticais, tangentes e centros existentes. Note que algumas linhas capturam relações geométricas actuais, enquanto outras apenas se comportam como guias ou referências quando se está a fazer um sketch. A diferença da cor das linhas de inferência irá distingui-las. Na figura da direita, as linhas designadas “A” são verde-azeitona e se as linhas de sketch as seguirem, irão capturar uma relação tangente ou perpendicular. A linha designada “B” é azul. Apenas serve de referência, neste caso vertical, para o outro extremo da linha. Se a linha de sketch estiver no fim, não vai ser capturada nenhuma relação vertical. Nota A visualização das Sketch Relations que aparece automaticamente pode ser desactivada, utilizando a opção View, Sketch Relations. Permanecerá activada durante a fase inicial do sketch. A B Lição 2 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Introdução ao Sketch 28 Fazer um sketch básico 3 Linhas de inferência. A deslocação numa direcção perpendicular à linha anterior faz com que as linhas de inferência sejam visualizadas. Uma relação Perpendicular é criada entre esta linha e a última. O símbolo do cursor indica que se está a capturar uma relação perpendicular. Note que o cursor da linha não é mostrado para uma maior clareza. 4 Perpendicular. É criada outra linha perpendicular desde a última extremidade. Mais uma vez, uma relação perpendicular é automaticamente capturada. 5 Referência. Algumas inferências são estritamente para referência e não criam relações. São apresentadas a azul. Esta referência é utilizada para alinhar o ponto extremo verticalmente com a origem. Feedback do Sketch A área de sketch tem muitas operações de feedback. O cursor vai ser alterado para demonstrar que tipo de entidade está a ser criada. Também indica quais as selecções feitas na geometria existente, tal como a extremidade, coincidente ou ponto médio, que estão disponíveis, mostrando um ponto vermelho quando o cursor estiver posicionado sobre um desses pontos. Três dos símbolos de feedback mais comuns são: Endpoint Círculos amarelos concêntricos aparecem na extremidade quando o cursor estiver posicionado sobre esta. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 2 Introdução ao Sketch Fazer um sketch básico 29 6 Fechar. Fecha o sketch com uma linha final ligada ao ponto inicial da primeira linha. Desactivar Ferramentas As ferramentas activas podem ser desactivadas utilizando uma das seguintes técnicas:  Prima a tecla Esc no teclado.  Clique na ferramenta Line uma segunda vez.  Clique na ferramenta Select .  Clique no botão direito do rato e escolha Select a partir do menu de atalho Estados de um Sketch Os sketches podem estar num dos três estados de definição, em qualquer altura. O estado de um sketch depende das relações geométricas entre a geometria e as cotas que a definem. Os três estados são: Under Defined Quando existe uma definição inadequada do sketch, mas o sketch pode, ainda assim, ser utilizado para criar operações. Esta opção pode trazer vantagens porque, muitas vezes, nas primeiras fases do processo de desenho, ainda não existe informação suficiente para definir totalmente o sketch. Quando passa a existir mais informação, a definição restante pode ser adicionada a qualquer altura. O sketch geométrico Under defined é azul (por predefinição). Fully Defined O sketch tem toda a informação necessária. O estado Fully defined da geometria é preto (por predefinição). Regra geral, quando uma peça é finalizada e enviada para produção, os sketches que a definem devem estar no estado totalmente definido. Midpoint O ponto médio aparece como um quadrado. Altera-se para vermelho quando o cursor está posicionado sobre a linha. Coincident (On Edge) Os pontos quadrantes do círculo aparecem com um círculo concêntrico sobre o ponto central. Lição 2 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Introdução ao Sketch 32 Objectivo de projecto Objectivo de projecto O objectivo de projecto, como anteriormente abordado, define como é que a peça vai ser construída e como vai ser alterada. Neste exemplo, a forma do sketch deve permitir que seja alterada das seguintes formas: Como é Controlado o Objectivo de Projecto? O objectivo de projecto num sketch é capturado e controlado pela combinação de dois factores:  Relações de Sketch Cria relações geométricas, tais como paralelas, colineares, perpendiculares ou coincidentes, entre elementos do sketch.  Cotas As cotas são utilizadas para definir o tamanho e a localização do sketch geométrico. Podem ser adicionadas cotas lineares, de raio, de diâmetro e de ângulo. Definir totalmente um sketch e capturar o objectivo de projecto desejado requer a compreensão e a aplicação de uma combinação de relações e de cotas. Objectivo de projecto desejado Para que o sketch seja modificado da forma correcta, é necessário que as relações e as cotas estejam correctas. Os objectivos de projecto desejados estão descriminados no quadro em baixo: Linhas verticais e horizontais. Valor do ângulo. Valor da distância entre linhas paralelas. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 2 Introdução ao Sketch Relações de Sketch 33 Relações de Sketch A operação Sketch Relations é utilizada para forçar um comportamento num elemento de sketch, capturando o objectivo de projecto. Algumas relações são automáticas, outras podem ser adicionadas conforme necessário. Neste exemplo, vamos analisar as relações numa das linhas e verificar como vão influenciar o objectivo de projecto do sketch. Relações Automáticas de Sketch As relações automáticas são criadas conforme a geometria do sketch vai sendo alterada. Estas relações já tinham sido analisadas anteriormente, na criação do sketch de contorno. O feedback do sketch demonstra a criação de relações automáticas. Relações Adicionadas de Sketch Para as relações que não foram adicionadas automaticamente, existem ferramentas para a criação das mesmas com base na geometria seleccionada e nas cotas adicionadas. Introdução: Display Relations A operação Display Relations mostra e permite opcionalmente a remoção de relações geométricas entre elementos de sketch. Onde encontrar  Clique duas vezes na entidade. Surgem símbolos que indicam quais as relações que estão associadas à entidade. Neste exemplo, a linha tem duas relações: horizontal e tangente.  O PropertyManager. Seleccione a entidade de sketch e o PropertyManager exibe as relações associadas a essa entidade. Ângulos rectos à direita ou linhas perpendiculares. Valor do comprimento geral. Lição 2 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Introdução ao Sketch 34 Relações de Sketch  Clique em Display/Delete Relations na barra de ferramentas Dimensions/Relations. O PropertyManager mostra uma lista de todas as relações presentes no sketch. 10 Exibir as relações associadas com uma linha. Clique duas vezes na linha com o ângulo na posição mais elevada. Os símbolos aparecem a identificar as linhas perpendiculares à seleccionada. 11 PropertyManager. Quando clica duas vezes numa linha, o PropertyManager abre-se. A caixa de Relations localizada no PropertyManager também exibe uma lista de relações geométricas que estão associadas à linha seleccionada. 12 Remover a relação. Remova a relação superior, clicando na relação, no símbolo ou no PropertyManager, e prima a tecla Delete. Se o símbolo estiver seleccionado, fica com a cor amarela e exibe a(s) entidade(s) que controla. 13 Arrastar a extremidade. Devido à linha já não estar obrigada a ser perpendicular, o sketch vai comportar-se de forma diferente quando se arrasta. Compare este comportamento com o obtido quando arrastou a linha no passo 8. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 2 Introdução ao Sketch Relações de Sketch 37 Introdução: Add Relations Add Relations é utilizado para criar uma relação geométrica paralela ou colinear entre elementos de sketch, por exemplo. Onde encontrar  Seleccione a entidade ou entidades de sketch, e seleccione a relação apropriada a partir da secção Add Relations do PropertyManager.  Ou clique com o botão direito do rato na entidade ou entidades, e escolha a opção Add Relation a partir do menu de atalho.  Ou, clique em Tools, Relations, Add...  Ou, na barra de ferramentas de Sketch, clique em Add Relation . Seleccionar objectos múltiplos Como já aprendeu na Lição 1, os objectos seleccionam-se com o botão esquerdo do rato. E quando é necessário seleccionar mais do que um objecto ao mesmo tempo? Para seleccionar vários objectos, o SolidWorks segue as convenções predefinidas do Microsoft® Windows: Ctrl-selecção. Mantenha premida a tecla Ctrl enquanto selecciona os objectos. 14 Adicionar uma relação. Mantenha premida a tecla Ctrl e seleccione duas linhas. O PropertyManager mostra apenas as relações válidas para a geometria seleccionada. Clique em Perpendicular, e clique em OK . Midpoint entre uma linha e uma extremidade. Relação Antes Depois Lição 2 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Introdução ao Sketch 38 Dimensions 15 Arrastar o sketch. Arraste o sketch até aproximadamente à sua forma original. Dimensions As cotas são outra forma de definir geometrias e obter o objectivo de projecto no sistema SolidWorks. A vantagem de utilizar uma cota é que ela é utilizada tanto para exibir o valor actual como para alterá-lo. Introdução: Smart Dimensions A ferramenta Smart Dimension determina o tipo mais adequado, pré-visualizando a cota antes de a criar. Por exemplo, se for seleccionado um arco, o sistema cria uma cota radial. Se for seleccionado um círculo, obter-se-á uma cota de diâmetro, enquanto que, se forem seleccionadas duas linhas paralelas, o sistema cria uma cota linear entre elas. Nos casos em que a ferramenta Smart Dimension não é suficientemente eficaz, é possível seleccionar extremidades e mover a cota para posições de medida diferentes. Onde encontrar  A partir do menu Tools, seleccione Dimensions, Smart.  Ou clique com o botão direito do rato e seleccione Smart Dimension a partir da barra de atalho.  Ou, na barra de ferramentas Dimensions/Relations, escolha a ferramenta Smart Dimension . Cotagem: Seleccionar e Pré- visualizar Se seleccionar um sketch geométrico com a ferramenta para cotas, o sistema exibe uma pré-visualização da cota. A pré-visualização permite ver todas as opções possíveis, bastando para isso mover o rato após fazer as selecções. Clicando com o botão esquerdo do rato coloca a cota na posição e orientação actuais. Ao clicar no botão direito do rato, bloqueia apenas a orientação, permitindo mover o texto antes de colocar na localização final, clicando no botão esquerdo do rato. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 2 Introdução ao Sketch Dimensions 39 Com a ferramenta para cotas e duas extremidades seleccionadas, podem existir três orientações possíveis para uma cota linear, como está representado em baixo. O valor é obtido a partir da distância ponto a ponto e pode variar com base na orientação seleccionada. 16 Adicionar uma cota linear. Escolha a ferramenta para cotas a partir de qualquer fonte e clique na linha exibida. Clique uma segunda vez para posicionar o texto da cota por cima e à direita da linha. A cota aparece com a ferramenta Modify a exibir o comprimento actual da linha. A caixa de rodar é utilizada para aumentar/diminuir o valor. Ou, com o texto realçado, pode introduzir um novo valor directamente. A Ferramenta Modify A ferramenta de modificação cria ou edita uma nova cota (parâmetro) e tem várias opções. As opções disponíveis são: Rodar o valor para cima ou para baixo com um intervalo predefinido. Guarda o valor actual e sai da caixa de diálogo. Recupera o valor original e sai da caixa de diálogo. Reconstrói o modelo com o valor actual. Altera o intervalo do incremento de rotação. Marca a cota para a importação de desenho. Extremidades Lição 2 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Introdução ao Sketch 42 Extrude Introdução: Sketch Fillet O Sketch Fillet é utilizado para criar um boleado ou arredondado num sketch. O boleado é criado como um arco colocado tangente às entidades adjacentes. Onde encontrar  A partir do menu Tools, seleccione Sketch Tools, Fillet.  Ou, na barra de ferramentas de sketch, clique em Sketch Fillet . Nota O Sketch Fillets não permite valores 0 para o raio. 20 Boleados de sketch. Clique em Sketch Fillet e defina para Radius o valor 0,1875”. Seleccione todas as extremidades do sketch. Clique em OK. Nota Para facilitar a visualização, as relações estão ocultas neste exemplo e no restante desta lição. Porque é que existe apenas uma cota? A cota só aparece no primeiro boleado a ser criado. Todos os boleados criados numa operação são defínidos por este valor da cota. Como é que se processa? A visualização das relações no primeiro boleado mostra a resposta: o sistema adiciona automaticamente uma relação igual (Equal) aos outros boleados da série. Extrude Após o sketch estar concluído, pode proceder à extrusão para criar a primeira operação. Existem muitas opções para fazer a extrusão de um sketch, incluindo as condições finais, ângulo de saída e profundidade da extrusão, opções que vão ser analisadas em maior detalhe em lições mais avançadas. As extrusões executam-se na direcção normal do plano do sketch, neste caso no plano Front. Onde encontrar  A partir do menu: Insert, Boss/Base, Extrude....  Ou, na barra de ferramentas Features, escolha: . Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 2 Introdução ao Sketch Extrude 43 21 Menu Extrude. Clique em Insert, Boss/Base, Extrude ou na ferramenta da barra de ferramentas Features para aceder ao comando. No menu Insert, as opções para outros métodos de criar operações estão listadas juntamente com as opções Extrude e Revolve. Estão indisponíveis, porque este sketch não obedece às condições necessárias para criar estes tipos de operações. Por exemplo, a operação Sweep requer simultaneamente sketches de perfil e trajectória. Como existe apenas um sketch neste momento, a opção Sweep não está disponível. 22 Gráficos de Pré-visualização. A orientação da vista altera-se automaticamente para Trimetric e uma pré-visualização da operação é exibida na profundidade predefinida. Os pontos de controlo surgem para que possam ser utilizados para pré- visualizar a profundidade desejada. Os pontos de controlo assumem a cor vermelha para a direcção activa e cinzenta para a direcção inactiva. Uma legenda mostra o valor actual da profundidade. Sugestão As definições de cor podem ser modificadas no SolidWorks utilizando Tools, Options. 23 Opções da operação Extrude. Modificar as definições conforme o exibido.  End Condition = Blind  (Depth) = 0.25” Clique em OK para criar a operação. Sugestão O botão OK é apenas uma das formas de confirmar e finalizar o processo. O segundo método são os botões OK/Cancel no canto de confirmação da área gráfica. Lição 2 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Introdução ao Sketch 44 Extrude O terceiro método é clicar no botão direito do rato e seleccionar OK no menu de atalho. 24 Operação concluída. A operação completa é o primeiro sólido ou operação da peça. O sketch é incorporado na operação Extrude1. 25 Guarde e feche. Clique em Save para guardar o trabalho e clique em Close para fechar a peça. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Exercício 63 47 Exercício 63: Fazer o sketch de Linhas Crie esta peça utilizando as informações e as cotas fornecidas. Faça o sketch e extruda os perfis para criar a peça. Este laboratório reforça as seguintes capacidades:  Efectuar sketches.  Cotas.  Fazer a extrusão de uma operação. 1 New part. Abra uma nova peça utilizando o modelo Part_MM. 2 Sketch e Extrude. Crie este sketch em Front Plane utilizando linhas, relações automáticas e cotas. Faça a extrusão do sketch com 20mm de profundidade. 3 Guarde e feche a peça. Manual de Formação do SolidWorks 2006 48 Exercício 63 Manual de Formação do SolidWorks 2006 49 Lição 3 Modelação Básica de Peças Após a conclusão com êxito desta lição, deverá ser capaz de:  Escolher o melhor perfil para sketches.  Escolher o plano de sketch apropriado.  Criar uma nova peça.  Criar um sketch.  Extrudir um sketch como uma saliência.  Extrudir um sketch como um corte.  Criar furos Hole Wizard.  Inserir boleados num sólido.  Fazer um desenho básico de uma peça.  Alterar uma cota.  Demonstrar a associatividade entre o modelo e os seus desenhos. Lição 3 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Modelação Básica de Peças 52 Terminologia Terminologia A mudança para 3D requer alguma terminologia nova. O software SolidWorks utiliza muitos termos com os quais se irá familiarizar através da utilização do produto. São muitos os termos que irá reconhecer do design e da produção, como é o caso de cortes e saliências. Operação Todos os cortes, saliências, planos e sketches que cria são considerados Operações. As operações de sketch são operações baseadas em sketches (saliência e corte); as operações aplicadas baseiam-se em arestas ou faces (boleado). Plano Os planos são planos e infinitos. São representados no ecrã com arestas visíveis. São utilizados como a superfície primária do sketch para criar operações de saliência e corte. Extrusão Apesar de existirem muitas formas de criar operações e moldar o sólido, nesta lição, só serão examinadas as extrusões. Uma extrusão irá prolongar um perfil ao longo de uma trajectória normal ao plano perfil por alguma distância. O movimento ao longo dessa trajectória torna-se no modelo sólido. Sketch No sistema SolidWorks, o nome utilizado para descrever um perfil 2D é sketch. Os sketches são criados em planos e faces no interior do modelo. São normalmente utilizados como a base para saliências e cortes, embora possam existir de forma independente. Saliência As bosses (saliências) são utilizadas para adicionar material ao modelo. A operação inicial é sempre uma saliência. Após a primeira operação, pode adicionar todas as saliências necessárias para concluir o projecto. Tal como com a base, todas as saliências começam com um sketch. Corte Um Cut (Corte) é utilizado para remover material do modelo. Isto é o oposto da saliência. Tal como a saliência, o corte começa como sketch 2D e remove material através da extrusão, revolução ou outros métodos que irá aprender. Boleados e Arredondamentos Os fillets (boleados) e os rounds (arredondamentos) são normalmente adicionados ao sólido, não ao sketch. Através da natureza das faces adjacentes à aresta seleccionada, o sistema sabe se deve criar um arredondamento (remover material - round) ou um boleado (adicionar material - fillet). Objectivo do Projecto A forma como o modelo deve ser criado e alterado, é considerado o Design Intent. As relações entre as operações e a sequência da sua criação contribuem para o objectivo do projecto. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 3 Modelação Básica de Peças Escolher o Melhor Perfil 53 Escolher o Melhor Perfil Escolher o “melhor” perfil. Este perfil, quando extrudido, irá criar mais do modelo do que qualquer outro perfil. Veja estes modelos como exemplos. Peça Melhor Perfil Extrudido Lição 3 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Modelação Básica de Peças 54 Escolher o Plano do Sketch Escolher o Plano do Sketch Assim que estiver determinado o melhor perfil, o passo seguinte é decidir qual a visualização a utilizar e seleccionar o plano com o mesmo nome para o desenhar. O software SolidWorks oferece três planos de referência que são descritos em baixo. Planos de Referência Existem três planos de referência predefinidos, rotulados como Front Plane, Top Plane e Right Plane. Cada plano é infinito, mas possui bordos de ecrã para visualização e selecção. Além disso, cada plano passa pela origem e é mutuamente perpendicular aos outros. É possível atribuir outro nome aos planos. Neste curso, os nomes Front, Top e Right substituem os nomes predefinidos respectivamente. Esta convenção de nomeação é utilizada em outros sistemas CAD e é confortável para muitos utilizadores. Apesar dos planos serem infinitos, pode ser mais fácil pensar neles como se formassem uma caixa aberta com ligação à origem. Utilizando esta analogia, as faces interiores da caixa são os potenciais planos do sketch. Colocação do Modelo A peça será colocada na caixa três vezes. Cada uma dessas vezes, o melhor perfil entrará em contacto ou ficará paralelo a um dos três planos. Embora existam muitas combinações, as escolhas estão limitadas a três para este exercício. Existem vários aspectos a ter em conta quando escolher o plano do sketch. Dois são a apresentação e a orientação da peça num conjunto. A apresentação define a forma como a peça será orientada em vistas padrão, tal como a Isometric. Isto também determina a forma como irá passar a maior parte do seu tempo a observar o modelo à medida que o cria. A orientação da peça num conjunto define a forma como deverá ser posicionada relativamente a outras peças. Orientar o Modelo para o Desenho Uma outra consideração quando decide qual o plano de sketch a utilizar é a forma como pretende que o modelo apareça no desenho quando o pormenoriza. Deve construir o modelo de forma a que a vista Frontal seja a mesma que a vista Frontal no desenho final. Isto poupa tempo durante o processo de detalhe, uma vez que pode utilizar vistas predefinidas. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 3 Modelação Básica de Peças Detalhes da Peça 57 Melhor Perfil A primeira operação do modelo é criada a partir do sketch rectangular apresentado no modelo. Este é o melhor perfil para começar o modelo. O rectângulo será, então, extrudido como uma saliência para criar a operação sólida. Plano de Sketch Ao colocar o plano “dentro da caixa”, determina qual o plano que deve ser utilizado para desenhar. Neste caso, será o plano de referência Top. Objectivo do Projecto O objectivo do projecto desta peça descreve a forma como as relações da peça devem ou não ser criadas. Quando as alterações ao modelo forem efectuadas, o modelo irá comportar-se conforme pretendido.  Todos os furos são furos passantes.  Os furos na base são simétricos.  A ranhura está alinhada com o separador. Procedimento O processo de modelação inclui desenhar e criar saliências, cortes e boleados. Para começar, é criado um novo ficheiro de peça. Plano de Sketch Lição 3 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Modelação Básica de Peças 58 Detalhes da Peça 1 Nova parte. Clique em New ou em File, New. Crie uma nova peça, utilizando o modelo Part_IN e Guarde-a como Basic. 2 Seleccione o plano do sketch. Insira um novo sketch e escolha o Top Plane. Sugestão Um plano não tem de ser mostrado para ser utilizado; pode ser seleccionado a partir do FeatureManager. Fazer o Sketch da Primeira Operação Crie a primeira operação através da extrusão de um sketch para uma saliência. Comece com a geometria do sketch, um rectângulo. Introdução: Insert Rectangle Insert Rectangle é utilizado para criar um rectângulo num sketch. O rectângulo é composto por quatro linhas (duas horizontais e duas verticais) ligadas nos cantos. É desenhado, indicando as localizações de dois cantos diagonais. Onde encontrar  Na barra de ferramentas Sketch, clique em Rectangle .  Ou, no menu Tools, seleccione Sketch Entities, Rectangle. 3 Faça o sketch de um rectângulo. Clique na ferramenta Rectangle e comece o rectângulo na origem. Certifique-se de que o rectângulo está bloqueado na origem, observando o cursor vertex quando começa a desenhar. Não se preocupe com o tamanho do rectângulo. A cotagem irá tratar disso no próximo passo. 4 Sketch totalmente definido. Adicione cotas ao sketch. O sketch é totalmente definido. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 3 Modelação Básica de Peças Detalhes da Peça 59 Opções de Extrusão Em baixo, é dada uma explicação das opções Extrude utilizadas mais frequentemente. Outras opções serão examinadas em lições posteriores.  End Condition Type Um sketch pode ser extrudido em uma ou duas direcções. Uma das direcções ou ambas podem terminar a uma determinada profundidade cega, numa determinada geometria do modelo ou acompanhar toda a extensão do modelo.  Depth A distância para uma extrusão cega ou de plano centrado. Para o plano centrado, refere-se à profundidade total da extrusão. Isso significa que uma profundidade de 50mm para uma extrusão de plano centrado irá resultar em 25mm em cada lado do plano de sketch.  Draft Aplica ângulo à extrusão. O ângulo na extrusão pode ser para dentro (o perfil fica mais pequeno à medida que é extrudido) ou para fora. 5 Extrusão. Extruda o rectângulo 0,5” para cima. A operação concluída é mostrada no lado direito. Mudar o Nome das Operações É possível mudar o nome a qualquer operação que aparece no FeatureManager (para além da própria peça). A operação de mudança de nome é uma técnica útil para encontrar e editar operações em etapas posteriores do modelo. Quando bem escolhidos, os nomes lógicos aj+udam-no a organizar o seu trabalho e tornam mais fácil quando outra pessoa tem de editar ou modificar o seu modelo. 6 Dê outro nome à operação. É uma boa prática atribuir outro nome significativo às operações que cria. No FeatureManager, clique duas vezes muito lentamente para editar a operação Extrude1. Quando o nome for assinalado e puder ser editado, digite BasePlate como o novo nome da operação. Todas as operações no sistema SolidWorks podem ser editadas da mesma forma. Lição 3 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Modelação Básica de Peças 62 Fazer o Sketch numa Face Plana 11 Terminar linhas. Crie uma linha vertical a partir da extremidade do arco para a base e uma outra linha que ligue as extremidades inferiores das duas linhas verticais. Note que a linha horizontal é preta, mas os seus pontos finais não. 12 Adicione cotas. Adicione cotas lineares e radiais ao sketch. À medida que adiciona as cotas, mova o cursor à volta para ver diferentes orientações possíveis. Dimensione sempre um arco através da selecção da sua circunferência em vez de seleccionar o seu centro. Isto torna outras opções de cotagem (mín. e máx.) disponíveis. 13 Direcção de extrusão. Clique em Insert, Boss, Extrude e ajuste a Depth para 0,5 polegadas. Note que a pré-visualização mostra a extrusão a ir para a base, na direcção adequada. Se a direcção da pré- visualização estiver a afastar-se da base, clique no botão Reverse direction . 14 Saliência concluída. A saliência converge com a base anterior para formar um único sólido. Dê outro nome à operação VertBoss. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 3 Modelação Básica de Peças Utilizar o Hole Wizard 63 Janelas As Janelas podem ser usadas para visualizar e editar um modelo em orientações de múltiplas vistas, simultaneamente. Os ícones de janela incluem: Vista Única , Duas Vistas (horizontal e vertical), Quatro Vistas e Ligar Vistas . Ligar Vistas liga as vistas para ampliação e movimentação. Cada janela contém um menu de contexto de vista no canto inferior esquerdo. Este menu apresenta a orientação da vista actual (Custom para qualquer coisa que não seja uma vista padrão) e contém um menu para alterar a orientação da vista. Nota A orientação predefinida das quatro janelas, primeiro ângulo ou terceiro ângulo, é definida utilizando Tools, Options, System Options, Display/Selection, Projection type for four view viewport. Onde encontrar  A partir da barra de ferramentas Standard Views, clique no ícone apropriado.  Ou clique no menu de contexto da vista e seleccione um ícone. 15 Quatro janelas. Clique em Four View para dividir a janela de gráficos em quatro janelas com a mesma dimensão. O menu de contexto da vista é apresentado a azul na janela activa. Utilizar o Hole Wizard O Hole Wizard é utilizado para criar furos especializados num sólido. Pode criar furos simples, roscados, de caixa e para cabeça de embeber utilizando um procedimento passo a passo. Neste exemplo, o Hole Wizard será utilizado para criar um furo padrão. Criar um Furo Padrão Pode escolher a face onde pretende inserir o furo, definir as cotas do furo e localizar o furo utilizando o Hole Wizard. Um dos aspectos mais intuitivos do Hole Wizard é que especifica o tamanho do furo através do parafuso que entra no furo. Sugestão Também pode colocar furos em planos de referência e em faces não planares. Por exemplo, pode criar um furo numa face cilíndrica. Lição 3 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Modelação Básica de Peças 64 Utilizar o Hole Wizard Introdução: O Hole Wizard O Hole Wizard cria furos com formas, tais como furos para cabeça de embeber e de caixa. O processo cria dois sketches. Um define a forma do furo. O outro, um ponto, localiza o centro. Nota O Hole Wizard necessita que seja seleccionada, ou pré- seleccionada, uma face e não um sketch. Onde encontrar  A partir do menu Insert, seleccione Features, Hole, Wizard....  Ou seleccione a ferramenta Hole Wizard na barra de ferramentas Features. 16 Seleccionar face. Seleccione a face superior da operação base e clique em . 17 Tipo. Aparece a caixa de diálogo Hole Specification. Defina as propriedades do furo da seguinte forma: Type: Hole Standard: Ansi Inch Screw Type: All Drill sizes Size: 9/32 End Condition: Through All Clique no separador Positions. 18 Posições. Uma pré-visualização de ponto e furo é colocada na face seleccionada, junto da selecção que efectuou. Sugestão É possível criar várias instâncias do furo num comando, inserindo pontos adicionais noutras localizações. 19 Cotas. Adicione dimensões entre as arestas do modelo e o ponto, conforme apresentado. Seleccione esta face Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 3 Modelação Básica de Peças Opções de Visualização 67 Seleccionar Objectos Múltiplos Conforme aprendeu na Lição 2, para seleccionar objectos múltiplos, mantenha premida a tecla Ctrl e seleccione os objectos. 28 Relações. Seleccione a linha do sketch vertical esquerdo e a aresta do modelo vertical esquerdo. Adicione uma relação Collinear entre elas. Repita o processo no lado oposto. 29 Cota. Adicione uma cota para definir totalmente o sketch. Altere a orientação da vista para Isometric. 30 Through All Cut. Clique em Insert, Cut, Extrude ou escolha a ferramenta Extruded Cut na barra de ferramentas Features. Seleccione Through All e clique em OK. Este tipo de condição final corta sempre através de todo o modelo, independentemente da distância. Não foi necessária qualquer definição de profundidade. Dê outro nome à operação BottomSlot. Opções de Visualização O SolidWorks oferece-lhe a opção de representar os seus modelos de sólidos numa de várias formas possíveis. Estas são enumeradas a seguir com os seus ícones:  Shaded  Shaded with Edges  Hidden Lines Removed  Hidden Lines Visible  Wireframe Na ilustração em baixo, são mostrados exemplos de cada uma. Pode aprender mais sobre a apresentação de vistas e manipulação em Lição 4: Modelar uma peça fundida ou uma peça forjada. Lição 3 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Modelação Básica de Peças 68 Boleamento Boleamento O boleamento refere-se a ambos os boleados e arredondamentos. A distinção é feita através das condições geométricas, não do comando. Os boleados são criados em arestas seleccionadas. Essas arestas podem ser seleccionadas de várias formas. Existem opções para boleados de raios fixos ou variáveis, e propagação a arestas tangentes. Os boleados (adicionar volume) e os arredondamentos (remover volume) são criados através deste comando. A orientação da aresta ou da face determina qual deve utilizar. Regras de Boleamento Algumas das regras gerais de boleamento são: 1. Deixe os boleados simbólicos para o fim. 2. Crie boleados múltiplos com o mesmo raio no mesmo comando. 3. Quando necessita de boleados com raios diferentes, geralmente deve efectuar primeiro os boleados maiores. 4. A ordem dos boleados é importante. Os boleados criam faces e arestas que podem ser utilizadas para criar mais boleados. Onde encontrar  A partir do menu Insert, seleccione Features, Fillet/Round....  Clique na ferramenta na barra de ferramentas Features. 31 Insira o Boleado. Seleccione a opção Fillet através de uma das formas mencionadas em cima. As opções Fillet aparecem no PropertyManager. Ajuste o valor do raio.  (Raio) = 0,25” Pré-visualizar Pode escolher entre Full preview, Partial preview e No preview do boleado. Full preview, conforme apresentado em baixo, cria uma pré- visualização em malha em cada aresta seleccionada. Partial preview cria apenas a pré- visualização na primeira aresta seleccionada. À medida que vai obtendo experiência em relação ao boleamento, irá provavelmente querer usar a pré-visualização Partial ou No preview, uma vez que são mais rápidas. Shaded Hidden Lines Hidden Lines WireframeShaded with Removed VisibleEdges Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 3 Modelação Básica de Peças Boleamento 69 Sugestão A visualização pode ser alterada para Hidden Lines Visible para facilitar a selecção das arestas. As arestas também podem ser seleccionadas “através” do modelo sombreado, conforme abaixo apresentado. 32 Selecção de arestas. As arestas serão assinaladas a vermelho quando o cursor se desloca sobre as mesmas e aparecem a verde quando são seleccionadas. As arestas são filtradas automaticamente pelo comando Fillet. Aparece uma legenda na primeira aresta que seleccionar. Seleccione o total das seis arestas e clique em OK. Uma Nota Sobre a Cor Pode personalizar as cores da interface de utilizador do SolidWorks. Isto é feito através de Tools, Options, System Options, Colors. Pode escolher esquemas de cores predefinidos ou criar os seus próprios esquemas. Em alguns casos, alterámos as predefinições das cores para melhorar a clareza e a qualidade de reprodução. Como resultado, as cores no seu sistema podem não coincidir com as cores utilizadas neste livro. Sugestão Também pode seleccionar arestas, utilizando uma janela. Com o botão esquerdo do rato, arraste uma janela à volta de uma ou mais arestas. As arestas que se encontram completamente dentro da janela são seleccionadas. 33 Boleados concluídos. Os seis boleados são controlados pelo mesmo valor de cota. A criação destes boleados deu origem a novas arestas adequadas para a próxima série de boleados. Lição 3 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Modelação Básica de Peças 72 Noções Básicas de Detalhe Ao longo deste livro, são integrados em diversas lições vários tópicos relacionados com a realização de desenhos. O material aqui apresentado é apenas o início. Especificamente:  Criar um novo ficheiro de desenho e folha  Criar vistas do modelo e projectadas  Inserir cotas do modelo  Adicionar cotas (modelo) controladoras  Adicionar anotações No curso SolidWorks Essentials, é oferecido um tratamento completo sobre o detalhe: Desenhos. Definições É possível aceder às Definições através de Tools, Options. As definições utilizadas nesta lição são: Barras de ferramentas Existem barras de ferramentas específicas para o processo de detalhe e de realização de desenhos. Os objectos são:  Drawing  Annotation Novo Desenho Os ficheiros de desenho (*.SLDDRW) são ficheiros do SolidWorks que contêm folhas de desenho. Cada folha é equivalente a uma folha de papel individual. Introdução: Make Drawing from Part Make Drawing from Part adopta a peça actual e avança através da criação de um ficheiro de desenho, formato de folha e vistas de desenho iniciais utilizando essa peça. Opções do Sistema Propriedades do Documento (Defina utilizando o modelo do desenho) Drawings, Display Style: • Display style for new views = Hidden lines visible • Tangent edges in new views = Removed Detailing: • Dimensioning standard = ANSI • Automatic update of BOM = Seleccionado • Auto insert on view creation:  Center marks = Seleccionado  Centerlines = Limpo  Balloons = Limpo  Dimensions marked for drawing = Limpo Cores: • Drawings, Hidden Model Edges = Black Detailing, Annotations Font, Dimension: • Font = Century Gothic • Height = 12pt Detailing, Dimensions: • Precision, Primary Units = .123 Units = Inches Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 3 Modelação Básica de Peças Vistas do Desenho 73 Onde encontrar  Clique em Make Drawing from Part/Assembly na barra de ferramentas Standard.  Ou clique em File, Make Drawing from Part. 1 Crie o Desenho. Clique no ícone Create Drawing from Part/Assembly e escolha A-Scale1to2 no separador Training Templates. O formato da folha cria um desenho A-Landscape. Este é um desenho de tamanho A (81/2” x 11”) disposto com o seu lado longo na horizontal. O formato da folha inclui uma margem, uma legenda e outros gráficos. Sugestão Se clicar duas vezes no modelo, este abre automaticamente, eliminando a necessidade de clicar em OK. Vistas do Desenho A tarefa inicial do detalhe é a criação de vistas. Através da ferramenta Make drawing from part, é conduzido através da folha de desenho para a criação de vistas de View Orientation. A opção View Orientation cria vistas de desenho que correspondem às orientações na peça. Estas opções são descritas em pormenor no manual Conceitos Essenciais SolidWorks: Manual Drawings. 2 Vistas de desenho. Clique em Multiple views, View orientation e seleccione as quatro vistas padrão (Front, Top, Right e Isometric), conforme apresentado. No separador Display Style, clique no botão Hidden Lines Visible. Clique em OK para criar as vistas de desenho. Nota A folha de desenho pode ser de qualquer cor. A cor é aqui utilizada para distinguir a peça do desenho. Lição 3 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Modelação Básica de Peças 74 Vistas do Desenho 3 Vistas de desenho. As vistas de desenho são criadas no desenho. Sugestão Utilize Ctrl-drag para quebrar o alinhamento angular padrão e largue a vista isométrica onde pretender no desenho. Defina o Display Style para esta vista para Shaded With Edges. Sugestão O documento da peça continua aberto. Pode premir Ctrl+Tab para alternar entre o desenho e a janela do documento da peça. 4 Arestas tangentes. Seleccione, no interior da vista do desenho, entre o modelo e a margem temporariamente pontilhada para visualizar a margem da vista. Se clicar duas vezes, bloqueia o foco da vista nessa vista. Clique com o botão direito do rato na vista Front e seleccione Tangent Edge, Tangent Edges Removed. Repita para as vistas Top e Right. 5 Visualizar estilo. Seleccione a vista Isometric e altere o Display Style para Shaded. Mover Vistas É possível reposicionar as vistas de desenho, arrastando-as à volta do desenho. No arranjo standard de 3 vistas, a vista Front é a vista de origem. Isto significa que, ao mover a vista frontal, move as três vistas. As vistas Top e Right estão alinhadas com a vista Front. Elas só se podem mover ao longo do seu eixo de alinhamento. 6 Mover Vistas Alinhadas. Seleccione e mova a vista Front. Ela pode ser movida em qualquer direcção e as outras vistas permanecem alinhadas. O movimento das linhas projectadas é limitado pelo alinhamento. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 3 Modelação Básica de Peças Cotas do Modelo 77  Ocultar cotas. Algumas cotas criadas no modelo possuem uma utilização limitada e, por isso, pode querer ocultá-las. Com o botão direito do rato, clique no texto da cota e seleccione Hide a partir do menu de atalho. A cota será removida da folha de desenho, mas não da base de dados do modelo.  Mova ou Copie cotas para outras vistas. Uma operação pode ser cotada várias vezes em mais do que uma vista. A cota pode não aparecer automaticamente na vista no sítio onde pretende. Pode mover as cotas entre as vistas desde que a vista de destino possa apresentar essa cota. Para mover uma cota, mantenha premida a tecla Shift e arraste a cota para outra vista. Para copiar a cota, mantenha premida a tecla Ctrl, arraste-a para outra vista e largue-a. 10 Reposicionar cotas. A vista superior contém várias cotas. Algumas delas serão reposicionadas na vista direita. 11 Mover uma cota. Neste caso, mova a cota 1.500 da vista superior para a vista do lado direito, utilizando a técnica de arrastamento através da tecla Shift. Lição 3 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Modelação Básica de Peças 78 Cotas do Modelo 12 Elimine cotas. Elimine as cotas de diâmetro apresentadas. Estas serão substituídas por Hole Callouts, um tipo de anotação que é uma cota dependente. Nota Ao eliminar uma cota no desenho não a elimina do modelo. As cotas eliminadas podem ser reinseridas a partir do modelo. 13 Cotas após movimentação e eliminação. A figura em baixo mostra o resultado do movimento de várias outras cotas para a vista do lado direito. Também mostra os resultados da reorganização das cotas na vista superior. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Lição 3 Modelação Básica de Peças Cotas do Modelo 79 Cotas Dependentes Nem todas as cotas que necessita num desenho podem estar presentes no modelo. Por vezes, devido à forma como o modelo foi construído, não existem cotas para importar para o desenho. Quando isto acontece, a cota tem de ser inserida manualmente utilizando a mesma ferramenta de cotagem que utiliza ao fazer o sketch. Este tipo de cota é designado por cota dependente (driven), porque o seu valor é induzido pelo modelo. Ao contrário das cotas controladoras, não pode alterar o seu valor e, dessa forma, alterar o modelo. Visualização de Cotas Por defeito, as cotas dependentes são visualizadas de forma diferente das cotas controladoras: O valor encontra-se entre parênteses. Esta é a prática aceite para as cotas de referência. Estas são visualizadas numa cor diferente, neste caso, a cinzento. 14 Cotagem. Clique em Vertical Dimension . Efectue a definição de cotas da altura total da saliência vertical. Clique novamente na ferramenta para a desligar. 15 Opções de visualização. A apresentação de uma cota pode ser alterada de várias formas. Com o botão direito do rato, clique na cota e limpe a opção Display Options, Show Parentheses. Associatividade Entre o Modelo e o Desenho No software SolidWorks, tudo é associativo. Se efectuar uma alteração a uma peça individual, essa alteração propaga-se a todos os desenhos e montagens que lhe fazem referência. Procedimento Para alterar o tamanho da operação BasePlate, siga este procedimento: 16 Alterne as janelas. Prima Ctrl+Tab para mudar novamente para a janela de documento da peça. Lição 3 Manual de Formação do SolidWorks 2006 Modelação Básica de Peças 82 Alterar Parâmetros 20 Adicionar Hole Callouts. Clique no furo central na vista frontal e coloque a anotação no desenho. Seleccione a esquerda dos dois furos na vista superior e coloque. Nota O prefixo “2X”é automaticamente adicionado porque existem dois furos. 21 Guarde e feche a peça e o desenho. Manual de Formação do SolidWorks 2006 Exercício 64 83 Exercício 64: Placa Crie esta peça, utilizando as informações e as cotas fornecidas. Faça o sketch e extruda os perfis para criar a peça. Este laboratório reforça as seguintes capacidades:  Fazer o sketch  Extrusão da Base  Extrusão de Saliências  Hole Wizard Objectivo do Projecto Utilize o objectivo do projecto para criar a peça. 1. A peça não é simétrica. 2. O furo é um furo ANSI Metric Drill Size. Cotas Utilize os seguintes gráficos com a intenção do projecto para criar a peça. Manual de Formação do SolidWorks 2006 84 Exercício 65 Exercício 65: Alterações Básicas Efectue alterações à peça criada na lição anterior. Este exercício prático utiliza as seguintes capacidades:  Alterar os Valores das Cotas. Procedimento Abra uma peça existente na pasta Exercises. 1 Abra a peça Basic-Changes. Serão efectuadas várias alterações no modelo para redimensioná-lo e verificar o objectivo de projecto. 2 Cota geral. Clique duas vezes na primeira operação (Base Plate) no FeatureManager ou no ecrã para aceder às cotas. Altere a cota de comprimento 6in (deve estar a negrito e sublinhado, abaixo) e reconstrua o modelo.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved