Processos de orientação e seleção profissional: história e reflexões

Processos de orientação e seleção profissional: história e reflexões

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Editorial Faculdade de Educação – um novo tempo

O ano de 2007 apresenta-se para a Revista Educação em Foco como um momento de oportunidade, após muitas crises. Descortina-se para a Faculdade de Educação a mudança de espaço físico, o que fatalmente implicará no crescimento de nossas ações acadêmicas e, conseqüentemente, no aumento de nossas produções e publicações.

Para caracterizar mais ainda este momento, a própria revista terá novo formato, será editada semestralmente, ao invés de anualmente, conforme anunciado no Editorial anterior, e terá nova diagramação, atendendo aos apelos da contemporaneidade. O fato de tornar-se semestral traz em seu bojo a duplicação de oportunidades para os autores que nos procuram solicitando que seus artigos sejam publicados, além de representar maior regularidade e atualidade no panorama educacional. Numa época em que a Internet é uma realidade insofismável, há um esforço enorme do editor para se colocar no ar a versão eletrônica desta importante publicação da FaE/CBH/UEMG.

Solidificando ainda mais esse tempo de mudanças na FaE/CBH/UEMG, é importante destacar a performance de nossos professores, que estão se qualificando ou participando de projetos, contribuírem com sua produção científica, transparecendo os novos conhecimentos construídos e adquiridos através de artigos sobre nossa área de atuação:a educação. Sem contar com o número crescente de autores de outros estados que têm enviado trabalhos para fins de avaliação e publicação.

Este número 10 da Educação em Foco apresenta matérias fruto de pesquisas realizadas na Faculdade.

Neste exemplar, que coincide com o término de uma pesquisa realizada sobre o Serviço de Orientação Profissional:SOSP, teremos relatos sobre ”a existência de vestígios da História do Serviço de Orientação e Seleção Profissional - SOSP, através de documentos e depoimentos orais”; sobre “o contexto sócio-histórico dos processos de avaliação psicológica”; sobre “delinear historicamente os processos de orientação e de seleção profissional, com ênfase na trajetória de formação das organizações” e sobre “resultados do projeto de pesquisa “Serviço de Orientação e Seleção Profissional – SOSP: Investigação sobre a História da Educação e História da Psicologia em Minas (1949-1994)” e a trajetória de recuperação de documentos relativos ao acervo SOSP, base para esta pesquisa histórica”.

Os projetos de extensão contribuem neste número com o registro sobre a experiência no projeto “Educação, campo e consciência cidadã” de forma a explicitar tanto os limites, quanto as potencialidades de tal experiência e com a “Investigação sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos das séries iniciais da educação básica do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) diagnosticadas pelos projetos de pesquisa e extensão do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Psicologia e Psicopedagogia da FaE-CBH-UEMG”.

Nossos colaboradores externos apresentam artigo que trata da “Administração dos Conflitos Sociais: as

Reformas Administrativas e Educacionais como respostas às questões emergentes da prática social – O caso de Minas Gerais”.

Tendo como objetivo primordial a recomendação de seus projetos de pós-graduação stricto-sensu - Mestrado Institucional em Educação e Formação Humana, e Mestrado Institucional em Educação e Gestão Ambiental pela CAPES, é meta da FaE/CBH/UEMG investir cada vez mais em publicações, indo além do profícuo trabalho que hoje já realiza. A publicação de livros com artigos científicos oriundos dos resultados parciais ou finais de seus projetos de pesquisa, extensão e pós-graduação é uma realidade iminente. Educação em Foco se propõe a continuar veiculando e divulgando trabalhos de excelência buscando, cada vez mais, o reconhecimento nacional e, quiçá, internacional de seus leitores.

Profa Santuza Abras Diretora da FaE/CBH/UEMG

EXPEDIENTE A revista EDUCAÇÃO EM FOCO é editada semestralmente pelo Centro de Comunicação – FAE – Campus Belo Horizonte – UEMG – através de seu Curso de Pedagogia e destina-se à divulgação de trabalhos relacionados a assuntos educacionais, sobretudo aqueles ligados à escola pública.

As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade dos autores. Permite-se a reprodução total ou parcial dos artigos dessa revista, desde que citada a fonte.

Toda correspondência deve ser encaminhada ao seguinte endereço:

EDUCAÇÃO EM FOCO Centro de Comunicação – CenC FAE / CBH / UEMG Rua Pernambuco, 47 – sala 124 BELO HORIZONTE – MG – Cep: 30130.150 Tele fax: (31) 3274-3332 e-mail: cenc@uemg.br

CONSELHO EDITORIAL Prof. Dr. Almerindo Janela - Universidade do Porto (Portugal) Profª. Ms. Ana Teresa Drumond Rodrigues Profª. Ms. Belkiss Alves Nogueira Fonseca Profª. Dra. Eneida Maria Chaves - UFSJR Prof. Dr. José Carlos Libâneo - UFG Prof. Dr. Júlio César Furtado – UNIABEU Profª. Dra. Maria Inês Matos Coelho Profª. Dra. Maria Aparecida da Silva - CEFET MG Profª. Maria Odília De Simoni - UEMG Prof. Dr. Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu - UEMG Prof. Dr. Max Haetinger - IESDE Profª. Ms. Santuza Abras - UEMG Prof. Ms. Tomaz de Andrade Nogueira - UEMG Profª. Vanda Terezinha Medeiros de Barros - UEMG

EDITOR Tomaz de Andrade Nogueira

CAPA Centro Design – Centro de Estudos e Desenvolvimento de Projetos de Design

FACULDADE DE EDUCAÇÃO Rua Pernambuco, 47 – portaria B BELO HORIZONTE – MG – Cep: 30130.150 Tele fax: (31) 3274-1271 e-mail: fae@uemg.br

Diretora Profª.Santuza Abras

Vice-diretora Profª.Dolores Maria Borges de Amorim

Coordenadora Profª. Ofélia de Souza Vieira

Secretária Acadêmica Irene Machado de Abreu

CENTRO DE COMUNICAÇÃO Rua Pernambuco, 47 – sala 124 Belo Horizonte – MG – Cep: 30130.150 Tele fax: (31) 3274-3332 e-mail: cenc@uemg.br w.centrodecomunicacaofae.blogspot.com

Coordenador Prof. Tomaz de Andrade Nogueira

Secretária Yolanda Guilherme

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS Reitoria Rua Rio de Janeiro, 1801 – Bairro de Lourdes BELO HORIZONTE – MG – Cep: 30160.042 Fone: (31) 3295-1500 Fax: (31) 3296-3002 e-mail: uemg@uemg.br

Reitora Profª Janete Gomes Barreto Paiva

Vice-reitor Prof. Dijon de Moraes Junior

Pró-reitoria de Ensino Profª Marília Sidney de Souza Mendonça

Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão Profª Neide Wood Almeida

Pró-reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças Prof. Mário Fernando Valeriano Soares

Chefe de Gabinete Ivan Arruda de Oliveira

Diretoria Geral do Campus Belo Horizonte Profª Maria Helena Valadares

Educação em Foco - n. 0 - 07/07

Educação em Foco – ano I0, n. 10 (jul/2007)

v. : il.: 21x15 cm
Anual
ISSN: 1519 – 32

Belo Horizonte: Faculdade de Educação/Campus BH/UEMG, 2007

Educação – Brasil – periódicos 2 – Educação – América Latina Periódicos: I – Faculdade de Educação/CBH/UEMG

COD - 370

Indexada em: xBBE: Biblioteca Brasileira de Educação (Brasília, INEP) x Latindex:

Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espana y Portugal.

Normas Para Publicação

A remessa dos originais deve seguir os seguintes critérios:

. Educação em Foco aceita para análise artigos relacionados com educação, escritos em português.

. O artigo – com suas ilustrações, gráficos, tabelas e referências bibliográficas – deve- rá ter entre 15 e 20 laudas digitadas em espaço 1,5, em fonte tipo Arial, tamanho 12, com 30 linhas de 70 toques (máximo 42.0 caracteres).

. Deverão ser encaminhadas três cópias impressas do artigo em uma única face e uma cópia digitada no Word for Windows, em disquete. Material que não será de- volvido ao autor.

. Na página inicial, deverão constar o título do artigo, o nome do autor/autores, titulação, instituição onde trabalha e endereço completo – inclusive e-mail.

. Acompanhando o artigo, um resumo com, no mínimo 100 e no máximo 150 palavras. Ao resumo devem se seguir 3 a 6 palavras-chave.

6. Ao final do artigo, deve ser colocada a bibliografia pertinente, de acordo com a ABNT NBR 6230.

7. O artigo será submetido ao julgamento de especialistas do Conselho Editorial, cujas áreas de competência estão relacionadas com o tema do texto. Os avaliadores não terão conhecimento do nome do autor e vice-versa.

8. O artigo reflete as opiniões de seu autor e não obrigatoriamente do Conselho Editorial. Ele deve ser inédito. Uma vez publicado na revista Educação em Foco, o artigo pode ser reproduzido com a indicação da fonte original.

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