(Parte 6 de 7)

Clique na pestana “Folha 3D” e então defina as distâncias desejadas para a sua folha de impressão 3D

Assim como na criação de uma folha de impressão 3D, a impressão de folha 2D de cotas e 2D de distâncias é definida clicando na pestana com o mesmo nome do tipo de folha.

Esses 2 tipos de folhas tem alguns campos a mais do que as de impressão 3D eles são numerados e explicados a seguir:

Neste quadro você definirá as distâncias das linhas em relação as margens da folha e as dimensões da região de impressão da figura.

Você deverá visualizar a folha de impressão clicando no botão “Visualizar”, que se localiza logo abaixo dos botões de escolha do tipo da folha de impressão.

Região da Tabela de Dados

Valores de Controle da Tabela de Dados 2

1- Define o numero da fonte (lembre-se de utilizar o quadro da pestana “Textos” para ver o tamanho das fontes definidas) das medidas da planificação que você deseja imprimir (como na visualização não existe uma figura para que você possa visualizar, existe um texto para que você possa ter uma noção do tamanho da fonte em relação a folha).

2- Esse quadro define a quantidade de colunas e a quantidade de linhas que terá a tabela de dados, também definindo o tamanho da fonte.

Esse é o resultado final da folha de impressão visualizada dentro do editor de folhas de impressão.

Impressão de Distâncias Impressão por Cotas

Impressão 3D

§ Legendas de Impressão:

Durante o programa você irá encontrar vários botões de impressão, pois o CALDsoft possui uma grande quantidade de tipos de impressão. Porém todos esses tipos de impressão seguem um só padrão, podendo assim ser feita sempre do mesmo modo. Abaixo detalharemos a tela de impressão:

Aqui você pode escolher o zoom em um local desejado e também colocar a página inteira centralizada.

Nessas setas você move a página de impressão na direção desejada.

Numero da página atual. Tamanho da folha. Número total de folhas

Sai da prévisualização

Imprime o que está na tela

Imprime a página

§ Imprimindo planificação somente na primeira página:

Ao criar o formato você pode escolher se a planificação será impressa em todas ou somente na primeira página, basta marcar “imprimir planificação somente na primeira página”. Isto poupará do usuário tempo e dinheiro.

Capítulo 7ALGUMAS FIGURAS DO CALDSOFT

As figuras do CALDsoft 6 dispensam explicações, tendo todas elas, uma explicação na própria figura. Porem vamos apresentar algumas particularidades e dicas de algumas delas.

· Curva de Gomos:

Para a necessidade de fabricar a Curva de Gomos a partir de chapas finas, pode-se incrementar um excesso de material na largura dos gomos para que este possa ser dobrado e auxiliar na junção dos gomos, denominado de Virola. Já para chapas grossas torna-se importante a diminuição da largura do gomo, sendo que o restante será complementado pela solda, que é o Bisel.

Para isto basta clicar no botão Virola/Bisel:

4.1.1Virola

Entre com a dimensão positiva (sem sinal) para Virola, e negativa para o Bisel.

V – dimensão da Virola. A dimensão da Virola é acrescentada na largura teórica de cada gomo, sendo esta dobrada.

Bisel:

B – dimensão do Bisel. A dimensão do Bisel é retirada da largura teórica de cada gomo. · Curva com Redução:

O programa calcula todos os gomos de forma individualizada, possibilitando a traçagem de forma individual, melhorando o aproveitamento da chapa. Nos métodos geométricos convencionais, todos os gomos devem ser traçados juntos, o que torna-se difícil para curvas de dimensões maiores.

Na traçagem utilizar 2 compassos pequenos e uma trena, através do Método da Triangulação (conforme mostrado a cima).

Traçar a 1ª linha com 415.5mm Abrir um compasso com 247.5mm e o outro com 200.4mm Usar a trena com as medidas das diagonais.

1º ponto – trena = 481.6mm / compasso1 com 247.5mm 2º ponto – trena = 441.5mm / compasso2 com 200.4mm 3º ponto – trena = 522.5mm / compasso1 com 247.5mm

1ºPonto 2ºPonto

3ºPonto 4ºPonto

e assim por diante

4º ponto – trena = 504.1mm / compasso2 com 200.4mm · Entendendo o Método da Triangulação

Ex: Desenhando Planificação na Chapa conforme Desenho:

Passo 1 - Preparar os instrumentos: § Pegar 2 compassos, 1 riscador, 1 trena e 1 punção;

§ Abrir os compassos, um com a medida de 200.4mm (Compasso1) e o outro com a medida de 153.3mm (Compasso2), conforme mostra quadro acima;

Passo 2 - Riscar na chapa a linha 1-2 vertical, de medida 434.1mm; Passo 3 - Colocar uma das pontas do Compasso1 no ponto 1(conforme figura); Passo 4 – Colocar a ponta da trena no ponto 2; Passo 5 – Com a trena medindo 477.4mm, fazer o cruzamento entre a outra ponta do Compasso1 com esta medida da trena; Passo 6 – Onde eles se interceptarem, marque com um punção o ponto, denominado na figura de ponto 3; Passo 7 – No ponto 2 colocar uma das pontas do Compasso2; Passo 8 – Com a ponta da trena sobre o ponto 3, dimensione-a na medida de 454.6mm; Passo 9 – Fazer o cruzamento da trena com a outra ponta do Compasso2;

Passo 10 – Onde eles se interceptarem, marque com o punção o ponto, denominado na figura de ponto 4; Passo 1 – Agora colocar a ponta do Compasso1 que estava no ponto 1, sobre o ponto 3; Passo 12 – Colocar a ponta da trena sobre o ponto 4; Passo 13 – Com a trena medindo 511.6mm, fazer o cruzamento entre a outra ponta do Compasso1 com esta medida da trena; Passo 14 – Onde eles se interceptarem, marque com um punção o ponto, denominado na figura de ponto 5; Passo 15 – Agora colocar a ponta do Compasso2 que estava no ponto 2, sobre o ponto 4; Passo 16 – Colocar a ponta da trena sobre o ponto 5; Passo 17 – Com a trena medindo 504.1mm, fazer o cruzamento entre a outra ponta do Compasso2 com esta medida da trena; Passo 18 – Onde eles se interceptarem, marque com um punção o ponto, denominado na figura de ponto 6;

Continue repetindo os passos até a marcação de todos os pontos do desenho.

· Tronco de Cone:

Ex: Tronco de cone de chapa 3/8 com as seguintes características: Altura: 2000mm / Diâmetro superior: 500mm / Diâmetro inferior: 2000mm. Calcular 2 cones sobrepostos e subdividir a planificação em 3 partes.

Entrar com os dados dimensionais e selecionar “2” para divisão axial e “3” para divisão radial, ou nas setas abaixo dos campos com seus respectivos valores. Em seguida, após ter visualizado o desenho, apertar o botão Pré-cálculo.

Verificar o resultado parcial, conforme tabela, que se encontra abaixo dos botões:

Cone Dsup Dinf Altura Partes Chapa 1 500 1250 1000 3 1114x1269 2 1250 2000 1000 3 1186x2037

Considerando uma chapa de 1200mm x 2000mm tem-se problema com o cone 2, pois necessita um comprimento mínimo de chapa de 2037mm de comprimento, portanto, não cabendo na chapa disponível.

Entrando com o valor 4 e clicando no botão OK, o pré-cálculo será novamente executado, apresentando o seguinte resultado:

(Parte 6 de 7)

Comentários