(Parte 4 de 7)

Agora que já temos todos os 6 pontos definidos podemos então definir linhas para eles, para fazer isso basta clicar em “Linhas” e depois adicionar (+), então selecionar os dois pontos que você quer fazer a ligação. Logo teremos então um retângulo.

• Criando círculos:

Agora vamos colocar o círculo do centro do retângulo, vá em “Círculo” e depois em adicionar (+), escolha um ponto para ser o centro do círculo e então escolha um outro para que seja a borda.

· Criando cotas:

Para criar uma cota basta clicar em “Cotas“ e em seguida no botão adicionar (+), então selecione um ponto para ser o primeiro e outro para ser o segundo, daí então você terá uma cota.

Essas cotas serão mostradas quando você calcular a peça e visualizar os resultados.

Opções\Incluir cálculo e inclua seu cálculo na lista de escolha

Pronto agora nossa peça já esta terminada, vá até a opção “Arquivo” no canto superior da tela e salve ela. Então dentro do CALDsoft6 entre em Arquivos/Gerenciador de peças do usuário e clique em

Multiplicação: *Exponencial: exemplo: 92 = 81

Dica dos operadores matemáticos utilizados nos cálculos: Divisão: / Raiz quadrada: sqr( ) exemplo: sqr(81) = 9

Exemplo 2: Como segundo exemplo faremos uma figura utilizando arcos e funções trigonométricas. Esboço inicial das 3 planificações diferentes:

Passo 1: definir as 3 variáveis espessura E1=25.4, E2=19 e E3=12.7

Passo 2: definir as 5 variáveis necessárias: A = 600 , B = 400, R=1000, F=240 e H=300

Passo 3: definir as planificações diferentes:

Passo 4: definindo a planificação “Suporte”, para isto clicar na listagem das planificações sobre esta planificação (veja se na barra inferior da tela a mensagem será: trabalhando com a planificação ‘suporte’)

Definindo os pontos da planificação ‘Suporte’

Os pontos 1,2,3 e 4 são de fácil determinação, porém os pontos 5 e 6 necessitam de alguns cálculos auxiliares:

A/2 R1

Vamos criar as variáveis auxiliares: Alfa = ase(A/2/R)*180/3.14159265

Isto é Alfa = ArcoSeno ( (A/2) / R ) em radianos, e multiplicado por 180 e dividido por Pi para converter para graus.

R1 = R * cos (Alfa) GAP = R – R1 X = H - GAP

Alfa

Para acrescentar uma variável auxiliar basta clicar no “+”, em variáveis auxiliares, entrar com o nome da variável e então clicar em “Montar Cálculo” para criar o cálculo desejado. Você pode utilizar nos cálculos as variáveis já criadas anteriormente.

Ponto X Y 1 0 0

2 A 0 3 A H-E2 4 0 H-E2 5 A/2 X-E2+R1 6 A/2 X-E2-GAP

Definindo as linhas da planificação ‘Suporte’ linha Ponto ini Ponto fim 1 1 2

Definindo o arco da planificação ‘Suporte’ arco Ponto de centro Ponto de borda Ângulo percorrido

Todo arco é definido por um ponto de centro e um ponto de borda, mais um ângulo percorrido pelo arco, medido em graus iniciando no ponto de borda e percorrendo um sentido anti-horário.

· Inserindo informações extras:

Na pestana INFO você pode definir algumas informações em forma de texto que serão apresentadas no CALDsoft6 (inclusive impressas nos desenhos).

Dica: Para digitar a coordenada Y do ponto 4 (que é igual a do ponto 3) você pode digitar somente =3, que o programa entende como sendo igual ao digitado na coordenada Y do ponto 3

§ Como instalar um novo formato

Terminando o desenho da nova figura clique em Arquivo\Empacotar. Então será criado na pasta saída (CALDsoft) um arquivo . tar (Ex:flangeratangular.tar) então passe esse arquivo para a pasta download que o CALDsoft quando for iniciado irá reconhece-la automaticamente.

Mais informações sobre como criar figuras no CALDsoft6 podem ser sempre adquiridas no CaldClub em nossa pagina da internet. Lá você também pode baixar novas figuras feitas pelo nosso grupo ou por outros usuários.

Capítulo 5 _ CONFIGURANDO O CALDSOFT

Para personalizar o seu CALDSoft6 na tela de escolha clicar em Arquivo\Configurações e escolha o que você gostaria de personalizar.

· Materiais:

Nessa pestana você irá alterar os materiais e também criar os seus próprios materiais. Como exemplo utilizaremos o Polipropileno que possui 1.2 de densidade. Se você quiser você também pode alterar o default dos materiais trocando o primeiro item da lista pelo item mais utilizado pela sua empresa.

Dados: armazena os dados da sua empresa Materiais: adiciona e altera os materiais

Impressora: adiciona os dados de sua impressora – Somente é importante caso deseje imprimir em escala.

Configurações: altera as configurações principais do CALDsoft.

3D: altera o 3D do “Gerenciador”.

Obs: a densidade não possui unidade e é a relação do peso específico do material desejado pelo peso específico da água.

d polipropileno = PE polipropileno / PE água d polipropileno = 1200 kg/m3 / 1000 kg/m3 d polipropileno = 1.2

· Impressora:

Aqui você irá cadastrar a(s) sua(s) impressora(s) colocando o nome, fator de correção e a Relação Horizontal/Vertical. Estas definições somente são necessárias se você desejar imprimir as planificações em escala exata. É normal em peças de caldeiraria leve e de pequenas dimensões imprimir em plotter as peças em 1:1 para servir de molde para o traçador cortar a peça.

O fator de correção também deve ser usado para corrigir o tamanho impresso no papel em relação ao tamanho definido nos formatos. Ex: se no formato você definiu uma linha com 100 m e na impressão ela possui 98 m o fator de correção para essa impressora é 98/100 = 0.98.

A Relação Horizontal/Vertical é um fator que ajusta o eixo horizontal em relação ao eixo vertical do papel, pois é comum os equipamentos de plotagem terem desgastes e não manterem as mesmas dimensões nas 2 direções distintas.

Veja mais sobre impressão no capítulo específico sobre o assunto.

· Configurações: Aqui você fará a configuração das principais opções do CALDsoft, elas estão listadas logo abaixo:

• Campo de informação (variáveis do usuário):

Aqui será onde você vai definir as variáveis do usuário para que sejam mostradas (e completadas) na hora do cálculo da peça, é aqui também que se define o padrão para completá-las automaticamente.

(Parte 4 de 7)

Comentários