(Parte 1 de 7)

Manual do Usuário CALDsoft6

1. Introdução 5 Instalação 5 Instalação e descrição de funcionamento do programa servidor de licença flutuante 5 Chave de segurança 8 2. Calculando uma peça 9

Impressão por pontos 14
Impressão por Coordenadas X e Y 15
Impressão por cotas 16

Definindo a espessura da chapa 9 Selecionando o material da chapa 9 Definindo o tipo de peça 10 Salvando os dados de entrada da peça 12 Verificando resultados 13 Pestana 3D - Visualização em 3D 13 Pestana Planif – Visualização da Planificação 14 Imprimindo em escala 17 Pestana Distâncias 17 3. Nesting 18

Materiais 32 Impressora 3 Configurações 34 Campo de informação (variáveis do usuário) 34

3D 35 Salvando suas configurações (Backup) 36 6. Impressão e Criação de formatos: 37

Importar formatos em dxf 38 Variáveis internas do sistema 39 Legendas de Impressão 43 Imprimindo planificação somente na primeira pagina 4 7. Algumas figuras do CALDsoft 45

Curva de gomos 46 Curva com redução 47 Entendendo o método da triangulação 48 Tronco de cone 49 Esfera 51 Pás de ventilador Centrífugo 54 Entendendo os dois métodos de planificação de transições retângulos para redondo 57 Módulo super transição 59 Assistente de trajetória de curva 61 8. Custos 73

Importar planificações retangulares de arquivos textos tabulados 8 Importar planificações de arquivos DXF/DWG 89 1. Flex 91

Este é o Manual do Usuário, guia para a utilização do Sistema CALDSOFT - Software de Caldeiraria, capacitando a administrar cálculos e gerenciar planificações dos mais variados tipos de peças, utilizadas em caldeiraria.

· Todas as dimensões das peças, digitadas nas suas respectivas telas de entrada de dados, devem representar as medidas externas.

• As linhas de traçados devem sempre ficar para o lado externo da peça, no momento da dobra.

OBS: Neste manual poderão existir figuras que diferem das apresentadas no CALDSOFT, mas sendo que as mesmas aqui incluídas são meramente ilustrativas, não afetando o correto entendimento para a utilização do programa.

Uma grande vantagem do sistema CALDSOFT é a forma como ele foi concebido, elaborando cálculos precisos, utilizando matemática analítica para a planificação de peças em caldeiraria, bem como o seu gerenciamento completo.

Capítulo 1INTRODUÇÃO

Para instalar o CALDSOFT, siga as seguintes instruções: 1º PASSO:

Coloque o CD no drive e espere o autorun ser executado. Então escolha a língua desejada, português ou inglês, e instale o programa.

2º PASSO: • Definir a resolução mínima de vídeo do seu sistema em 800x600 pixels

Clique botão Iniciar / Configurações / Painel de Controle deverá aparecer a seguinte tela:

Abra o ícone Vídeo, e na pestana Configurações altere a opção Área da Tela para a resolução de 800x600 pixels, ou superior.

Em seguida clique em Aplicar e depois OK.

3º PASSO:

Agora você deverá definir o ponto(.) como separador decimal do Windows.

ponto(.) como separador decimal

Na janela Painel de Controle, Abra o ícone Configurações Regionais (um dos dois ícones que foi mostrado na figura da pagina anterior). Na pestana Número, encontre o campo Símbolo decimal e defina o Já no campo Símbolo de agrupamento de dígitos digite vírgula (,) ou deixe-o em branco.

Em seguida clique APLICAR e depois OK

Devido a Linguagem de Programação (Padrão Americana) não codificar a vírgula (,) como Separador Decimal, os Cálculos apresentarão erros, portanto, torna-se importantíssima à alteração deste item!

Se tais mudanças não ocorrerem, ao inicializar o Programa CALDSoft, você será surpreendido pelos seguintes avisos:

· Instalação e descrição de funcionamento do programa servidor de licença flutuante

O modo de licença flutuante da CALDsoft é bem simples e de fácil instalação. Basta instalar o programa servidor (CALDsoft HL Server) e plugar o HardLock REDE para o Servidor estar configurado. Após a instalação toda vez que o computador for iniciado ele executará o programa servidor de licenças.

A comunicação entre CALDsoft6 e o servidor se dá através da rede do tipo TCP/IP. O número máximo de computadores suportados por servidor é de 250 e eles deverão estar utilizando a mesma máscara de rede. A porta 57344 do micro servidor deve estar aberta a comunicação, pois é através dela que ela acontece.

O número de licenças flutuantes varia de 1 a 250. Esse número indica a quantidade de computadores que poderão utilizar ao mesmo tempo o CALDsoft6. Caso, por exemplo, sua empresa tenha uma licença e esta já está sendo usada por alguém, só quando esta pessoa fechar o CALDsoft6 outra poderá utilizar essa licença. Quando não há licenças disponíveis o CALDsoft6 lhe apresentará esta mensagem (ao iniciar):

Para instalar o CALDsoft6 HL Server basta utilizar o CD de instalação do CALDsoft6 enviado a você. · Chave de Segurança

É necessária a instalação da Chave, pois sem a mesma, o Programa CALDSOFT funcionará somente no modo demonstração, portanto, a Chave é a segurança do seu software, impedindo a pirataria deste investimento, entretanto, sendo instalado na parte externa do equipamento deve ser considerado como patrimônio da empresa.

• Ver o Termo de Garantia. (final do Manual)

Instale a Chave fornecida junto com o programa, em qualquer entrada USB ou na saída da impressora do seu computador, e sobre ela o cabo da sua impressora local. Isso não prejudicara o desempenho da sua impressora.

Capítulo 2 _ CALCULANDO UMA PEÇA

· Definindo a Espessura da chapa

Para a execução de um cálculo, é necessário inicialmente definir a espessura da chapa. Esta escolha é feita em uma listagem que está no canto inferior direito da tela principal. Esta tabela que contém as respectivas espessuras, é montada em relação as chapas comercializadas no Brasil, a partir da espessura 0.4mm (#28) até 31.8mm (1 ¼”) e também chapas no padrão milimétrico.

• Selecionando o material da chapa:

Entretanto se o cálculo necessitar de outra chapa que não consta na tabela, ainda no campo Espessura da Chapa, indicar a opção <Outra medida>.

Para escolher um material, definido anteriormente, localizar na barra de menu superior da tela principal, em Funções / Alterar Material a alternativa desejada.

O material definido sempre estará destacado com um símbolo Ö e também será indicado entre parênteses ao lado do texto Espessura da Chapa na tela principal.

Estarão disponíveis cinco tipos de materiais lembrando que sempre o primeiro material da lista será o default (que se não for especificado qual o material será usado, ele será o selecionado)

OBS: Note que existem dois materiais livres. O programa já oferece três padrões, mas todos esses poderão ser alterados pelo usúario, veremos isso no capítulo “Configurando o CALDSOFT”

· Definindo o tipo de peça:

Para definir o tipo da peça a ser usado deve-se apenas clicar sobre o botão correspondente da figura na tela principal ou sobre a figura.

Para calcular uma peça usaremos como exemplo a figura Curva direta. Após clicar sobre o botão da figura aparecerá a tela “Dados da peça calculada”, lá preencha os campos obrigatórios e se quiser preencha os campos de informações configuráveis.

Após preencher os campos obrigatórios, você pode preencher os campos opcionais com os dados da peça ou clicar no botão Padrão que preencherá os campos com o padrão do usuário (mais à frente veremos como estabelecer esse padrão no capítulo “Configurando o CALDSOFT”).

desenho já especifica onde fica cada campo, depois de completar é só clicar no botão calcular

Após isso clique OK, e então aparecerá a tela de para que você digite os valores da peça, o próprio

Código: Número da peça Qtde: Quantidade de peças a ser calculada

Campos obrigatórios

Campos de informações configuráveis

(Parte 1 de 7)

Comentários