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A função principal dos mancais é dar sustentação ao eixo da turbina.

· São normalmente de rolamento para as pequenas turbinas • Para as grandes unidades são do tipo hidrodinâmico

• São também projetados para contra-balancear o empuxo axial ao longo do eixo provocado pelo diferencial de pressão entre os estágios da turbina.

• Empregam-se mancais axiais para manter as folgas restritas entre os componentes estacionários e móveis da turbina

São distribuídos, normalmente, um em cada extremo do eixo da turbina com a finalidade de manter o rotor numa posição radial exata, permitindo que o mesmo gire livremente com um mínimo de atrito.

· Os mancais de apoio suportam o peso do rotor e também qualquer outro esforço que atue sobre o conjunto rotativo,

• Estes mancais são normalmente de rolamento para as pequenas turbinas enquanto que para grandes unidades estes são do tipo hidrodinâmico.

• São na grande maioria mancais de deslizamento

Mancal radial de deslizamento constituídos por casquilhos revestidos com metal com lubrificação forçada (uso especial); • melhora sua refrigeração

• ajuda a manter o filme de óleo entre eixo e casquilho

• São bipartidos horizontalmente casquilho superior que cria uma cunha de óleo forçando o eixo para cima mantendo-o numa posição estável

· Os casquilhos dos mancais de apoio podem ser de aço, bronze ou ferro fundido, porém sempre revestidos internamente por uma camada de metal patente.

• Os moentes do eixo (regiões de trabalho dos mancais radiais) devem ser usinados de maneira a apresentar um ótimo acabamento superficial;

Ø qualquer irregularidade poderá prejudicar a formação da cunha de óleo essencial ao bom funcionamento do mancal.

Ø Algumas vezes esta região recebe uma deposição eletrolítica de cromo, conhecida como “cromo duro”, que permite obter um ótimo acabamento superficial e uma excelente resistência ao desgaste.

• Posicionamento axial do conjunto rotativo em relação às partes estacionárias da máquina

• Pela manutenção das folgas axiais.

• Deve ser capaz de responder ao empuxo axial atuante sobre o conjunto rotativo da máquina, que é mais acentuado nas turbinas de reação.

• Em turbinas de pequena potência o mancal de escora resume-se a apenas um rolamento em conseqüência do esforço axial ser pequeno.

• Para as turbinas de uso especial, usam-se mancais de deslizamento, cuja construção mais conhecida é a Kingsbury,

Ø consiste em dois conjuntos de pastilhas oscilantes, revestidas de metal patente, que se apóiam um em cada lado de uma peça solidária ao eixo, o colar (anel) de escora.

oscilantes dos mancais de escora são também revestidas de metal patente.

• O colar de escora, sobre o qual se apoiam as pastilhas, pode ser integral com o eixo ou não.

Ø No primeiro caso o seu material será obviamente igual ao do eixo.

Ø No segundo caso o colar de escora poderá ser de material diferente, ou receber um tratamento térmico diferente, visando aumentar sua dureza e diminuir seu desgaste.

Uma vez que a turbina opera normalmente entre condições de vapor estáveis, as variações da carga devem ser atendidas por meio do controle da vazão de vapor admitida na máquina.

Esta função é executada, automaticamente, pelas válvulas de controle de admissão, sob controle de um dispositivo, o regulador (governador).

Como funciona?

· O regulador é ligado ao eixo da turbina (diretamente ou por meio de uma redução)

• Deve girar, portanto, a uma rotação igual ou proporcional à rotação da turbina,

• Sentirá as flutuações da carga por intermédio de seu efeito sobre a velocidade da turbina.

Quando ocorra, por exemplo, um aumento de carga;

• Se a vazão do vapor permanecer inalterada, haverá uma queda da velocidade da turbina,

• Então o regulador sentirá esta queda de velocidade e comandará uma abertura maior das válvulas de controle de admissão,

• Haverá a passagem de uma vazão maior de vapor, necessária ao aumento da carga,

• Restabelecendo assim a velocidade inicial.

Existem dois tipos básicos para as válvulas de controle de admissão:

Construção “Multi-Valve”

Na construção “Multi-Valve” o controle da admissão de vapor é feito através de várias válvulas,

• Em paralelo,

• Cada uma alimentando um grupo de expansores.

• A abertura destas válvulas é seqüencial

Como funciona? pequena, e estaria aberta, total ou parcialmente, apenas uma válvula, alimentando, portanto, apenas um grupo de expansores, permanecendo bloqueados os demais grupos.

vão sendo abertas, em seqüência, as demais válvulas, alimentando outros grupos de expansores

• Na condição de carga máxima, todas as válvulas estarão totalmente abertas e todos os expansores recebendo vapor.

Esta abertura seqüencial permite que, à medida que a vazão total de vapor cresce, para atender ao aumento da carga, a quantidade de expansores que está recebendo vapor cresça proporcionalmente.

Ø A vazão de vapor através de cada expansor em operação, pode ser mantida constante, e igual à sua vazão de projeto, a despeito das flutuações da carga.

Ø Isto aumenta bastante a eficiência da turbina, principalmente em condições de baixa carga.

seqüencial, são também conhecidas, devido à sua função, como válvulas parcializadoras.

• Em turbinas de uso especial usa-se a construção “multi-valve”, pois permite obter uma melhor eficiência para a turbina e um controle mais preciso.

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