O COMPRESSOR É O EQUIPAMENTO DO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO QUE REALIZA:

  • O COMPRESSOR É O EQUIPAMENTO DO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO QUE REALIZA:

  • 1) A ASPIRAÇÃO DA VAPOR DE REFRIGERANTE EM BAIXA PRESSÃO, NA MESMA TAXA EM QUE É PRODUZIDO NO EVAPORADOR;

  • 2) COMPRESSÃO, AUMENTANDO SUA PRESSÃO, PRODUZINDO VAPOR SUPERAQUECIDO;

  • 3) DESCARGA DO VAPOR EM ALTA PRESSÃO E TEMPERATURA NO CONDENSADOR.

COMPRESSORES ALTERNATIVOS - PISTÃO

  • COMPRESSORES ALTERNATIVOS - PISTÃO

  • O REFRIGERANTE É ADMITIDO NA CÂMARA DE COMPRESSÃO PELA VÁLVULA DE SUCÇÃO;

  • O VIRABREQUIM TRANSFORMA O MOVIMENTO ROTATIVO DO MOTOR EM MOVIMENTO LINEAR;

  • A CRUZETA GUIA O MOVIMENTO DO EIXO DO PISTÃO;

  • O PISTÃO COMPRIME O REFRIGERANTE, QUE É RETIRADO DA CÂMARA PELA VÁLVULA DE DESCARGA;

  • O ESPAÇO OCUPADO PELAS VÁLVULAS IMPEDE O CURSO TOTAL DO PISTÃO, FAZENDO COM QUE PERMANEÇA UMA PARTE DO FLUIDO DENTRO DA CÂMARA.

COMPRESSORES DE UM ESTÁGIO REALIZAM UMA ÚNICA COMPRESSÃO NO REFRIGERANTE.

  • COMPRESSORES DE UM ESTÁGIO REALIZAM UMA ÚNICA COMPRESSÃO NO REFRIGERANTE.

  • COMPRESSORES DE DOIS ESTÁGIOS RECEBEM O AR EM UM CILINDRO E DEPOIS PASSA PARA O SEGUNDO CILINDRO. AMBOS ESTÃO LIGADOS AO MESMO VIRABREQUIM.

  • POSSUEM GRANDE APLICAÇÃO NA CLIMATIZAÇÃO, USADOS EM CONDICIONADORES DE AR, MAS TAMBÉM PODEM SER USADOS PARA OBTER TEMPERATURAS BAIXAS (-35ºC) EM PROJETOS DE MÉDIO PORTE, E PODEM MANIPULAR GASES NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS.

COMPRESSORES ALTERNATIVOS – DIAFRAGMA

  • COMPRESSORES ALTERNATIVOS – DIAFRAGMA

  • A FAIXA AMARELA, OCUPADA PELO FLUIDO DE TRABALHO (NORMALMENTE, UM ÓLEO), É COMPRIMIDA POR UM PISTÃO;

  • A COMPRESSÃO DO FLUIDO DE TRABALHO CAUSA A COMPRESSÃO DO DIAFRAGMA, A FAIXA AZUL, PROVOCANDO DESLOCAMENTO DELE;

  • ASSIM, O REFRIGERANTE PODE SER COMPRIMIDO PELO DESLOCAMENTO DO DIAFRAGMA.

  • POSSUEM GRANDE APLICAÇÃO NO TRABALHO COM GASES PERIGOSOS OU CORROSIVOS , POIS ISOLAM COMPLETAMENTE O GÁS COMPRIMIDO, NÃO HAVENDO CHANCES DE MISTURA COM FLUIDOS.

SÃO COMPRESSORES CUJO ESCOAMENTO OCORRE NA DIREÇÃO DO EIXO DO ROTOR;

  • SÃO COMPRESSORES CUJO ESCOAMENTO OCORRE NA DIREÇÃO DO EIXO DO ROTOR;

  • SÃO FORMADOS POR DISCOS QUE POSSUEM PALHETAS MÓVEIS EM SEU ENTORNO, E A CARCAÇA QUE COBRE ESSES DISCOS POSSUI PALHETAS FIXAS;

  • AS PALHETAS MÓVEIS ACELERAM O GÁS, ENQUANTO AS FIXAS DIMINUEM A VELOCIDADE, MAS AUMENTAM A PRESSÃO DO GÁS;

  • CADA PAR DE PALHETAS MÓVEIS E FIXAS CONSTITUI UM ESTÁGIO;

  • OS COMPRESSORES AXIAIS SÃO FABRICADOS GERALMENTE COM MÚLTIPLOS ESTÁGIOS, COM 8 A 16 ESTÁGIOS.

SÃO COMPRESSORES CUJO ESCOAMENTO ENTRA PARALELO AO EIXO E SAI EM SENTIDO PERPENDICULAR AO MESMO;

  • SÃO COMPRESSORES CUJO ESCOAMENTO ENTRA PARALELO AO EIXO E SAI EM SENTIDO PERPENDICULAR AO MESMO;

  • É FORMADO POR: ENTRADA, ROTOR, DIFUSOR E COLETOR;

  • A ENTRADA PODE POSSUIR PALHETAS FIXAS PARA DIRECIONAR O ESCOAMENTO;

  • O ROTOR POSSUI PALHETAS QUE, DE ACORDO COM O FORMATO, CEDEM ENERGIA CINÉTICA AO FLUIDO E DIRECIONAM O ESCOAMENTO PERPENDICULARMENTE AO EIXO;

  • O DIFUSOR DISSIPA ENERGIA CINÉTICA, MAS CEDE ENERGIA DE PRESSÃO AO ESCOAMENTO;

  • O COLETOR ACUMULA AR PRESSURIZADO.

A GRANDE APLICAÇÃO DSTES EQUIPAMENTOS É NO SISTEMA DE TURBOCOMPRESSÃO EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA;

  • A GRANDE APLICAÇÃO DSTES EQUIPAMENTOS É NO SISTEMA DE TURBOCOMPRESSÃO EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA;

  • POSSUI APLICAÇÃO EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO DE MÉDIO PORTE, NA PRODUÇÃO DE 400 TR, EM MÉDIA;

  • É MAIS UTILIZADO PARA SE OBTER PRESSÕES MAIS BAIXAS (SE COMPARADAS ÀS PRESSÕES ALCANÇADAS POR COMPRESSORES DE FLUXO AXIAL) EM FAIXAS AMPLAS DE FLUXO MÁSSICO;

  • AS FORMAS DAS PALHETAS DO ROTOR E O MATERIAL DO QUAL ELAS SÃO FEITAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA DETERMINAR A PRESSÃO DE EJEÇÃO DO FLUIDO.

É FORMADO POR DOIS ROTORES ACOPLADOS, UM MACHO (PERFIL CONVEXO) E UM FÊMEA (PERFIL CÔNCAVO), SEPARADOS POR UMA PELÍCULA DE ÓLEO PARA EVITAR O CONTATO DIRETO METAL-METAL;

  • É FORMADO POR DOIS ROTORES ACOPLADOS, UM MACHO (PERFIL CONVEXO) E UM FÊMEA (PERFIL CÔNCAVO), SEPARADOS POR UMA PELÍCULA DE ÓLEO PARA EVITAR O CONTATO DIRETO METAL-METAL;

  • COM O GIRO DOS ROTORES, AUMENTA O VOLUME ENTRE OS LÓBULOS, QUE É PREENCHIDO COM GÁS SUCCIONADO, E A ENTRADA É FECHADA;

  • NO FINAL DA SUCÇÃO, OS LÓBULOS COMEÇAM A SE ENCAIXAR, COMEÇANDO O PROCESSO DE COMPRESSÃO;

  • A DESCARGA DE AR COMPRIMIDO É DETERMINADA PELA LOCALIZAÇÃO DA CÂMARA DE DESCARGA. O VOLUME DE GÁS NOS ESPAÇOS ENTRE OS LÓBULOS NA PORTA DE DESCARGA É CHAMADO DE VOLUME DE DESCARGA.

SÃO UTILIZADOS EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL, UTILIZANDO AMÔNIA E OUTROS GASES;

  • SÃO UTILIZADOS EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL, UTILIZANDO AMÔNIA E OUTROS GASES;

  • SÃO APLICADOS EM MOTORES AUTOMOTIVOS, MAS SÃO MENOS EFICIENTES QUE OS TURBOCOMPRESSORES;

  • POSSUI POUCAS PARTES MÓVEIS, DIMINUINDO O DESGASTE MECÂNICO DAS PEÇAS;

  • SÃO MUITO USADOS EM PROCESSOS UTILIZANDO AR COMPRIMIDO QUE NECESSITAM DE AR EM PRESSÕES RELATIVAMENTE BAIXAS.

SÃO FORMADOS POR DUAS ESPIRAS, UMA ESTÁTICA E OUTRA MÓVEL, CADA UMA MONTADA A UMA PLACA PLANA CIRCULAR E ESTÃO DEFASADAS DE 180º;

  • SÃO FORMADOS POR DUAS ESPIRAS, UMA ESTÁTICA E OUTRA MÓVEL, CADA UMA MONTADA A UMA PLACA PLANA CIRCULAR E ESTÃO DEFASADAS DE 180º;

  • A ADMISSÃO É REALIZADA ENTRE AS DUAS ESPIRAS, COM A ENTRADA DE REFRIGERANTE PELAS ABERTURAS LATERAIS, QUE SÃO SELADAS PELO MOVIMENTO RELATIVO ENTRE AS ESPIRAS;

  • A COMPRESSÃO OCORRE DURANTE O MOVIMENTO DO EIXO ROTATIVO, QUE REDUZ O VOLUME ATÉ UMA PRESSÃO MÁXIMA;

  • TODOS OS PROCESSOS OCORREM SIMULTANEAMENTE, DURANTE UMA ROTAÇÃO DO EIXO. A DESCARGA OCORRE NO PONTO MÁXIMO DE PRESSÃO, E OCORRE ATRAVÉS DE UMA PEQUENA ABERTURA LOCALIZADA NO CENTRO DA ESPIRAL FIXA.

SÃO COMPRESSORES COM DESEMPENHO MENOR DO QUE OS COMPRESSORES DE PARAFUSO E OS CENTRÍFUGOS;

  • SÃO COMPRESSORES COM DESEMPENHO MENOR DO QUE OS COMPRESSORES DE PARAFUSO E OS CENTRÍFUGOS;

  • SÃO APLICADOS EM GELADEIRAS E SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO DE EDIFÍCIO QUE NÃO EXIGEM GRANDE DESEMPENHO DE OPERAÇÃO;

  • PODEM SER UTILIZADOS EM UNIDADES FABRIS DE ATÉ 60 TR;

  • EM APLICAÇÕES NOS DIVERSOS SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO, O SCROLL CHEGA A SER MELHOR QUE OS SEMI-HERMÉTICOS;

  • PRODUZEM POUCOS RUÍDOS E VIBRAÇÕES.

SÃO EQUIPAMENTOS QUE COMPRIMEM O AR POR MEIO DE UM PISTÃO ROLANTE (EMPURRADO POR UM CONJUNTO LÂMINA-MOLA), QUE POSSUI UM ROLO EXCÊNTRICO MONTADO COM EIXO COINCIDENTE DO CILINDRO (CÂMARA DE COMPRESSÃO);

  • SÃO EQUIPAMENTOS QUE COMPRIMEM O AR POR MEIO DE UM PISTÃO ROLANTE (EMPURRADO POR UM CONJUNTO LÂMINA-MOLA), QUE POSSUI UM ROLO EXCÊNTRICO MONTADO COM EIXO COINCIDENTE DO CILINDRO (CÂMARA DE COMPRESSÃO);

  • TODO O CONJUNTO DO CILINDRO OPERA SUBMERSO NUM BANHO DE ÓLEO. A VÁLVULA DE SUCÇÃO E A DE DESCARGA SE LOCALIZAM PROXIMAMENTE À RANHURA DA LÂMINA, E A DESCARGA OCORRE NUM ESPAÇO ACIMA DO NÍVEL DE ÓLEO, DIRETAMENTE PARA O CONDENSADOR;

  • INSTALA-SE UMA VÁLVULA DE RETENÇÃO PARA EVITAR RETORNO DE VAPOR NA DESCARGA DO COMPRESSOR;

  • POR GERAR POTÊNCIA DE, APROXIMADAMENTE, 7000 Btu/h, É MAIS UTILIZADO EM GELADEIRAS E EQUIPAMENTOS DE MENOR PORTE, COMO CONDICIONADORES DE AR PEQUENOS E MÁQUINAS DE BEBIDAS.

EM ATIVIDADES ENVOLVENDO REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO, O COMPRESSOR É O COMPONENTE QUE CONSOME MAIOR QUANTIDADE DE ENERGIA, INFLUENCIANDO BASTANTE NOS CUSTOS DA ATIVIDADE. PARA QUE SE POSSA SELECIONAR OS MELHORES EQUIPAMENTOS , DEVE-SE ATENTAR PARA OS SEGUINTES ITENS:

  • EM ATIVIDADES ENVOLVENDO REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO, O COMPRESSOR É O COMPONENTE QUE CONSOME MAIOR QUANTIDADE DE ENERGIA, INFLUENCIANDO BASTANTE NOS CUSTOS DA ATIVIDADE. PARA QUE SE POSSA SELECIONAR OS MELHORES EQUIPAMENTOS , DEVE-SE ATENTAR PARA OS SEGUINTES ITENS:

  • TIPO E EFICIÊNCIA DO COMPRESSOR

  • O NÚMERO DE EQUIPAMENTOS EM FUNÇÃO DA CAPACIDADE DE REFRIGERAÇÃO NECESSÁRIA DEVE ATENTAR PARA O ESPAÇO DISPONÍVEL

  • AMBIENTE DE INSTALAÇÃO

  • CONDIÇÕES OPERACIONAIS LIMITES

  • A CONFIABILIDADE DO EQUIPAMENTO: COMPRESSORES COM NÚMERO REDUZIDO DE PEÇAS SÃO MAIS CONFIÁVEIS QUE OS DE ELEVADO NÚMERO DE PEÇAS

  • CARACTERÍSTICAS DO MOTOR ELÉTRICO

COMPRESSORES PRIMAX, COM APLICAÇÃO EM PEQUENAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS, CAPAZ DE PRODUZIR APROXIMADAMENTE 140 m³/h DE AR COMPRIMIDO, POSSUI CUSTO DE R$ 13700,00

  • COMPRESSORES PRIMAX, COM APLICAÇÃO EM PEQUENAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS, CAPAZ DE PRODUZIR APROXIMADAMENTE 140 m³/h DE AR COMPRIMIDO, POSSUI CUSTO DE R$ 13700,00

  • COMPRESSOR DE 4 CILINDROS E 250 PCM, DIESEL , POSSUI CUSTO DE R$ 19000,00

  • COMPRESSOR ELÉTRICO A PARAFUSO DE 900 PCM, POSSUI CUSTO DE 25000,00

  • COMPRESSORES DE GELADEIRA CUSTAM CERCA DE R$100,00

  • COMPRESSORES PARA CONDICIONADORES DE AR DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS MAIS RECENTES POSSUI CUSTO DE, APROXIMADAMENTE, R$ 1400,00

  • UM COMPRESSOR FRIGORÍFICO SABROE COM MOTOR DE 125 hp POSSUI CUSTO DE R$ 23000,00 (USADO). PORÉM, OS PREÇOS VARIAM BASTANTE COM O MODELO, POIS EXISTEM COMPRESSORES FRIGORÍFICOS SABROE NA FAIXA DE R$ 11000,00.

OS COMPRESSORES SÃO EQUIPAMENTOS DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO, POIS SÃO AS MÁQUINAS DE MAIOR GASTO PARA ADQUIRIR E MAIORES CONSUMIDORES DE ENERGIA NO CIRCUITO DE REFRIGERAÇÃO. POR ISSO, OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DEVEM SER BASTANTE ESTUDADOS, PARA QUE SE POSSA TOMAR UMA ESCOLHA SATISFATÓRIA PARA O SISTEMA QUE SE DEVE MONTAR.

  • OS COMPRESSORES SÃO EQUIPAMENTOS DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO, POIS SÃO AS MÁQUINAS DE MAIOR GASTO PARA ADQUIRIR E MAIORES CONSUMIDORES DE ENERGIA NO CIRCUITO DE REFRIGERAÇÃO. POR ISSO, OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DEVEM SER BASTANTE ESTUDADOS, PARA QUE SE POSSA TOMAR UMA ESCOLHA SATISFATÓRIA PARA O SISTEMA QUE SE DEVE MONTAR.

  • EM RELAÇÃO AOS CONDICIONADORES DE AR, NOTOU-SE QUE OS COMPRESSORES SCROLL TRAZEM GRANDES BENEFÍCIOS, POIS SÃO BASTANTE SILENCIOSOS E GERAM POUCAS VIBRAÇÕES.

  • OS COMPRESSORES DE PARAFUSO, APESAR DA ROBUSTEZ, POSSUI UMA VANTAGEM EXCELENTE DE POSSUIR POUCAS PEÇAS, O QUE DIMINUI A NECESSIDADE DE MANUTENÇÕES.

  • OS COMPRESSORES DE DIAFRAGMA SÃO MUITO BONS PARA OPERAR GASES MAIS PERIGOSOS, POIS O SISTEMA DE VEDAÇÃO É MUITO EFICIENTE. PORÉM, SÃO APLICÁVEIS A PEQUENOS SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO E REFRIGERAÇÃO.

  • AS TECNOLOGIAS MAIS AVANÇADAS PARA REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL DE PORTE MÉDIO ESTÃO INVESTINDO BASTANTE EM TURBOCOMPRESSORES, INOVANDO NA REFRIGERAÇÃO DE FRIGORÍFICOS.

http://www.fem.unicamp.br/~em672/aulas_5-6.pdf, EM 11/09/08

  • http://www.fem.unicamp.br/~em672/aulas_5-6.pdf, EM 11/09/08

  • http://www.nteditorial.com.br/revista/Guias/ver.asp?RevistaID1=1&PatrocinadorID=186&GuiaID=17, 12/09/08

  • http://www.skf.com/portal/skf/home/industries?contentId=0.094998.098321.098334.098464, EM 12/09/08

  • http://www.radiofrigor.com.br/telas2/pagina.asp?id=3&sub=5&aa=20 EM 14/08/08

  • http://www.eqp.com.br/maisinfo.asp?aid=3329, EM 15/08/08

  • APOSTILA DE REFRIGERAÇÃO, PROF. DR. JORGE E. CORREA, PP. 18-28.

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