Estudo de Caso - Jones Soda

Estudo de Caso - Jones Soda

FAC - FACULDADES CEARENSES

Publicidade e Propaganda – PP52 – 2008.2

Marketing Promocional – Profª Bertha

Equipe: Mara Régia, Elane e Wilianne

Entrega: 03/09/08

ESTUDO DE CASO (em tópicos)

JONES SODA: manutenção da fidelidade ao nicho de mercado

  1. Entendimento do mercado e das necessidades dos clientes.

    1. Necessidades, desejos e demandas dos clientes.

A empresa observou que seus clientes não precisavam de um novo sabor de refrigerante, seu trunfo foi fazer com que seus clientes participassem ativamente da escolha de seus produtos.

    1. Ofertas de mercado – produtos, serviços e experiências.

A empresa ofereceu para seus clientes refrigerantes com nomes malucos, rótulos fosforescentes e sabores nada tradicionais. Tudo isso a partir do seu site, por onde coletou e tabulou comentários e votos.

    1. Valor e satisfação para o cliente

Ela buscou usar a “estratégia de valor único”, onde seus clientes se sentem satisfeitos, pois a empresa faz com que seus clientes se satisfaçam com o relacionamento direto que eles têm na linha de produção.

    1. Trocas e relacionamentos

A empresa usou a internet como principal meio de troca com seus clientes, como recebia milhares de fotos resolveu lançar o myJones que oferecia aos seus clientes pacotes de 12 garrafas customizadas de refrigerantes com suas próprias fotos e mensagens por apenas 34,95 doláres.

  1. Elaboração de uma estratégia de marketing orientada para o cliente.

    1. Seleção de clientes aos quais servir

A Jones Soda conhece o seu nicho, ela se direciona a jovens compradores entre 12 e 24 anos de idade que gostam da atitude irreverente e inusitada da marca.

    1. Escolha de uma proposição de valor

Enquanto seus concorrentes mais tradicionais trabalham produzindo um produto para todos, a Jones Soda reconhece a importância de criar várias ações customizadas para ficar em sintonia com seu público-alvo.

    1. Orientações de administração de marketing

      1. Orientação de produto

Ela usa essa orientação quando transforma os votos e comentários de seus clientes em novos produtos.

  1. Preparação de um programa e plano de marketing integrado

O plano de marketing usado pela empresa foi gerar um mix de marketing interativo, tanto ao usar a internet para colher informações como usar veículos nos mais diferentes lugares.

  1. Construção de relacionamentos com o cliente

    1. Gestão de relacionamento com o cliente (observar pontos)

Esse é um relacionamento de integração entre ambas as partes, seus clientes se satisfazem ao ver suas mensagens que foram encaminhadas pela internet para a Jones saírem nas garrafas de refrigerantes. Outro ponto era a distribuição de brindes, pois enquanto seus clientes pegavam os brindes o consultor observava o que mais fazia sucesso, para posteriormente ser agregado valor aos seus produtos.

  1. Capturar valor dos clientes

    1. Criação de fidelidade e retenção do cliente

Os clientes da Jones Soda se sentiam seduzidos pela vaidade ao poder ver um produto com a sua cara, assim criou-se um vínculo crescente, pois sempre seus clientes enviavam fotos e mensagens.

    1. Crescente participação do cliente

A empresa buscava sempre ouvir seus clientes, além da internet e das ações que fazia.

    1. Construção de relacionamentos certos com os clientes certos

A Jones construiu um relacionamento satisfatório com seu nicho, pois direcionou a sua produção não a meros produtos iguais os da concorrência, e sim, no que a concorrência talvez pensasse que não faria sucesso.

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA.

    1. Missão da Empresa.

É proporcionar a emoção pra valer e ser fiel ao seu público sempre.

    1. Estabelecimento de objetivos e metas

- Direcionar as suas ações de marketing para realização do desejo do seu público fiel. Tornar – se uma marca com o produto irreverente e inusitado.

- Atrair grandes parceiros no âmbito de distribuição e varejo.

- Manter um pequeno e crescente grupo de clientes fieis.

    1. Desenvolvimento de portfólio de negócios.

A criação dos sabores é inovada a cada data comemorativa. Esta empresa adotou uma postura criativa e inovadora ao colocar em seus rótulos fotografias enviadas por seus consumidores, transformando-os num espaço de expressão daqueles que consomem e se identificam com o produto.

  1. Criação de parcerias para construir relacionamento com o cliente.

Com seu considerável crescimento no mercado, empresa fez parcerias com grandes varejista para melhor distribuição de seus produtos e este lhe redeu um receita anual de 34 bilhões de dólares.( Target e Starbucks).

  1. Estratégia de Marketing centrada no cliente

- A empresa faz varias ações para ficar em sintonia com seus clientes como; ações no seu site web, rótulos personalizados e veículos recreativos, com um único objetivo de se manter em contato estreito com seu público.

- Web Sites: Disponibiliza no site espaço para os clientes darem suas sugestões para nomes, cores, pensamentos, citações e sabores não tradicionais.

- Rótulos personalizados: Os consumidores entram no site da empresa, se cadastram e enviam fotos que são selecionadas quase que semanalmente para integrar a enorme galeria de rótulos impressos pela marca. Depois de enviar sua foto, o consumidor passa a consultar ansiosamente o site para ver se sua imagem foi selecionada.

- Veículos recreativos: São dois veículos que percorrem as ruas norte-americanas mantendo um contato estreito com seus clientes de 12 a 24 anos. Os veículos são decorados e passam nove meses ano visitando os locais freqüentados que vai desde a pista de skate no meio do nada a grandes competições de esportes radicais .

  1. Os 4P`S OS DO MARKETING

  2. Produto

    1. A empresa soube explorar de forma tão competente a relação da embalagem com a internet . O mais importante é que a relação da embalagem (rótulos personalizados) com a internet é que definiu toda a estratégia da empresa.

  3. Praça

    1. Possui parceria com grandes distribuidores: Target e Staburcks.

    2. Eventos esportivos radicais e vendas no varejo e pela internet.

  4. Promoção

    1. Lança pacotes especiais, com sabores especiais, para as principais datas comemorativas: natal, dia dos namorados e outros.

    2. A empresa percebeu que havia clientes que queriam tanto ter sua Jones Soda com o seu próprio rótulo que a empresa viu nisso uma oportunidade e criou um novo produto( myjones). Por apenas US$ 34,95 mais o frete, você recebe em sua casa uma caixa com 12 garrafas com o rótulo que enviou. Aí o movimento não parou mais.

    3. A sua não foi selecionada? Tudo bem, encomende 12 frascos com suas fotos, feito só para você.

  5. Preço

    1. Bem acessível, o pacote com 12 garrafas customizadas de refrigerantes com suas próprias fotos e mensagens custavam 34,95 dólares.

ESTUDO DE CASO - JONES SODA: manutenção da fidelidade ao nicho de mercado 4

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