(Parte 1 de 11)

Autodesk Inventor 1

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 1

Autodesk Inventor

1 - O QUE É O Autodesk Inventor

O Autodesk Inventor é um software para projetos mecânicos em 3D paramétrico. Com o Autodesk Inventor é possível utilizar todos os dados 2D que a empresa possui, facilitando dessa forma a transição entre o ambiente 2D para o 3D. O Autodesk Inventor é uma ferramenta de projeto de fácil aprendizado, sendo possível conseguir tirar proveito da ferramenta logo no primeiro dia de sua utilização. Com a melhor compatibilidade com o formato DWG do mercado, a tecnologia adaptativa, o desempenho excepcional no nível de grandes conjuntos e o fluxo de trabalho intuitivo, o Autodesk Inventor é a mais promissora tecnologia de projeto para a indústria mecânica desde 1985, sendo criado pela mesma empresa que inventou o projeto em computadores pessoais (AutoCAD).

2 - INTERFACE – AMBIENTE DE TRABALHO

O Autodesk Inventor possui uma Interface de trabalho muito simples e lógica, disponibilizando somente as ferramentas necessárias conforme a necessidade e o trabalho que o usuário está desenvolvendo. Quando se cria um modelo, montagem, apresentação ou desenhos somente as ferramentas específicas do ambiente são disponibilizadas. O Panel Bar altera seu contexto conforme a fase do projeto que se está trabalhando.

Menu Bar Nesta barra encontram-se os menus verticais, onde se encontram alguns comandos comuns para aplicativos Windows (File, Save, Save Copy As, Open, Print, etc).

Standard Bar Nesta barra encontram-se os comandos mais utilizados durante os projetos e também todos os comandos para visualização.

Menu Bar Standard Bar

Panel Bar

Browser Bar Área Gráfica

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 2

Panel Bar Nesta barra encontram-se as ferramentas de trabalho. Conforme o ambiente em que se trabalhando, aqui são disponibilizadas somente as ferramentas específicas do ambiente. Ex: Quando se inicia um novo modelo (Part), o Panel Bar contém uma série de comandos de esboço (Sketch). Quando se encerra o esboço (Finish Sketch), o Panel Bar altera automaticamente para as ferramentas de modelamento (Features). Deste modo, são apresentadas poucas ícones simultaneamente, conforme as necessidades do usuário, tornando assim a interface do programa de fácil compreensão e acesso. O Panel Bar possui dois modos de apresentação: Expert e Aprendizado. O modo de aprendizagem mostra as ferramentas com sua respectiva descrição, enquanto que o modo Expert mostra somente os ícones das ferramentas. Por default (padrão) o Panel Bar é apresentado no modo aprendizagem. Para alternar entre os modos, clique com o mouse na barra azul (Panel Bar) e ligue ou desligue o modo Expert. Caso o Panel Bar seja fechado, para abri-lo novamente vá ao Menu Bar VIEW Æ TOOLBAR e selecione PANEL BAR.

Browser Bar Quando um sólido é modelado, nesta barra é mostrada as características adicionadas ao modelo. A estrutura da peça é apresentada graficamente como uma “árvore de modelo”. Ao trabalhar no ambiente de montagem, o Browser exibe a estrutura das peças e sub-montagens contidas na montagem principal. Quando um arquivo é iniciado, o Browser encontra-se praticamente vazio. Caso o Browser Bar seja fechado, para abri-lo novamente vá ao Menu Bar VIEW Æ TOOLBAR e selecione BROWSER BAR.

Context Menus Complementando as Barras de Ferramentas, clicando com o botão direito do mouse, são mostrados menus com diferentes ferramentas, conforme o comando em execução.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 3

3 - TIPOS DE DOCUMENTOS

O Autodesk Inventor atribui para cada tipo de arquivo criado em seus ambientes um tipo de extensão. Veja o quadro abaixo para melhor entendê-las.

Extensão do arquivo Ícone do arquivo Tipo de Arquivo ipt Arquivo de Peças/Arquivo de chapas (modelo 3D) iam Conjunto (modelo 3D ) idv Arquivo de configuração de visualização ipj Arquivo de Projeto idw Desenho (2D) ipn Apresentação (Vista Explodida) ide Componente inteligente de catálogo

4 - SKETCH

Na maioria dos casos, qualquer modelo 3D começa por um esboço chamado de 2D (sketch). A partir deste esboço inicial, é criada uma forma base, através de uma das muitas funções (features) que o Autodesk Inventor possui. A esta forma base, vamos adicionando novas formas até alcançarmos a forma desejada para o modelo. Obs: É possível também iniciarmos o modelamento com geometrias importadas, superfícies ou modelos sólidos.

4.2 - Spline () Cria curvas 2D usando o comando Spline por definições de pontos.

Depois de feita a Spline, clique sobre a mesma e então são mostrados os pontos selecionados pelo usuário para criação da curva.

Procedimento para alterar a posição de um ponto na Spline.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos w.mapdata.com.br 4

Selecione a Spline, em seguida clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ponto que terá a posição alterada, mantendo o botão pressionado arraste o ponto até o local desejado. Isso faz com que a geometria inicial da Spline seja modificada.

Procedimento para mover uma Spline.

Spline sejam alteradas); então mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado arraste a Spline

Para movimentar uma Spline, o usuário deve selecioná-la. Em seguida deve clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a curva, não deve clicar sobre os pontos (para evitar que a posição ou a forma dos pontos da

Procedimento para redimensionar uma Spline.

Para redimensionar a Spline o usuário deve selecionar a mesma e em seguida clicar com o botão esquerdo do mouse sobre um ponto mantendo ao mesmo tempo a tecla Alt pressionada. Mova até a localidade desejada e então finalize a operação.

Com o Sketch ativa, pode-se ajustar a Spline utilizando algumas ferramentas complementares.

4.2.1 - BOWTIE

Deve-se clicar com o botão direito sobre a Spline e em seguida selecionar uma ou mais opções do subgrupo Bowtie para ajustar a geometria selecionada. As opções dentro do subgrupo são: Handle, Curvature e Flat.

Handle – Selecionando a opção Handle automaticamente será criada uma linha tangente ao ponto selecionado na Spline. Então será possível ao usuário controlar as curvas da Spline através dos pontos gerados ao longo da linha tangente a Spline que fora criada.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos w.mapdata.com.br 5

Curvature – O usuário deve selecionar a opção Curvature dentro do subgrupo Bowtie e então será criada uma linha tangente ao ponto, e uma outra linha acompanhando a curva. A partir destas duas linhas o usuário pode controlar tanto o raio como o comprimento do arco da Spline. Para que seja feito este ajuste o usuário pode movimentar manualmente os pontos ou então cotar a distâncias entre eles.

Flat – Cria uma linha de ajuste sobre o ponto da Spline. Está linha é criada com curvatura zero (raio infinito da curvatura)

4.2.2 - FIT METHOD Deve-se clicar com o botão direito sobre a Spline e em seguida selecionar uma ou mais opções do subgrupo

Fit Method para ajustar a geometria selecionada. Opções de Fit Method são: AutoCad, Smooth, e Sweet.

AutoCad – Cria uma Spline usando alguns métodos de AutoCad. Smooth – Cria uma Spline continua e mais suave também usando métodos de AutoCad. Swwet – Cria uma Spline com melhor distribuição da curvatura.

4.3 - Circle ()

Cria círculos a partir de um centro e de um raio ou então tangente a três linhas. O comando pode ser usado nos ambientes de 2D Sketch, Montagem (Assembly) e Desenho (Drawing).

Center Point Circle – Cria um círculo definido a partir de um ponto central e em seguida por um ponto que definirá a distância do raio. O primeiro clique do mouse define o centro do círculo, o segundo clique define a distância do raio do círculo. Será apresentada uma restrição de tangência quando o segundo clique for sobre uma linha, um outro círculo, um arco ou sobre uma elipse.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 6

Tangent Circle – Cria um círculo tangenciando três linhas. O primeiro clique determina o ponto de tangência entre o círculo e a primeira linha. O segundo clique determina a tangência entre o círculo e a segunda linha. O terceiro clique determina a tangência entre o círculo e a terceira linha. O terceiro clique determina também o diâmetro do círculo.

(Parte 1 de 11)

Comentários