3

FUNCIONOGRAMA

Nome completo – seuemail@gmail.com

Resumo: Este artigo mostra uma poderosa estrutura de organização indispensável para qualquer empresa, como se organizar, analisar e detalhar uma empresa. Uma estratégia de negócio que facilita a compreensão da dentro da empresa.

Palavras-chave: funcionograma, estrutura, análise, situação, solução.

Introdução

O tema “Funcionograma” aborda a necessidade de organização interna de um empresa, com intuito de detalhar as tarefas realizadas de cada componente do trabalho, da qual se originou um órgão no organograma. Geralmente é o chefe da empresa que deve construir essa estrutura, além do controle necessário para evitar transtorno com funcionários negligentes ou sobrecarregamento de um funcionário, um dos aspectos mais importantes além de estabelecer o detalhamento da função, é o controle de analisar a situação, assim podendo achar soluções práticas para melhoria da empresa, constatar resultados lucrativos.

Análise sobre Funcionograma

O Funcionograma é usado geralmente pelas empresas, tendo como finalidade o detalhamento das atividades realizadas por cada função, o funcionograma é uma etapa anterior ao organograma: ele indica como as várias funções de empresa se agrupam, subordinam e coordenam. Uma área organizacional - uma caixinha de organograma, uma gerência ou diretoria - pode agrupar uma ou mais funções. Diferente do organograma que apenas mostra a nomenclatura de cargos e hierarquia.

É evidente que nessa estrutura um funcionário exerça tarefas especificadas, para evitar sobre carregamento ou negligencia do trabalho. Como no organograma, isso facilita o entendimento do trabalho total.

O chefe adota o funcionograma como medida, para o uso exclusivo em sua ambiência interna. É óbvio, que esse funcionograma pode ter múltiplas utilidades, inclusive para processos de racionalização, análise da distribuição do trabalho, padronização de atividades e fluxos, estudo de layout pode dizer, por exemplo, se a função atendimento a clientes se subordina à Diretoria Comercial ou a uma área de operações, mas não diz quantas gerências de atendimento existirão, pois isso não é função do funcionograma e sim do organograma, é fácil distinguir os dois.

Definido o funcionograma desejado para a empresa, passa-se ao desenho do organograma. A essa altura a discussão de papéis e responsabilidades de indivíduos específicos já estará subordinada à lógica definida para a nova organização.

Segundo o autor Antonio Cury, não existe organização perfeita, deve-se levar em consideração os seguintes pontos na hora de realizar um novo funcionograma, no caso de haver alguma e ter que refaze-la.

Mudando o Planejamento da Estrutura

A mudança é um processo complexo, exige diversos aspectos a serem analisados, como a ambiência organizacional, envolvendo problemas estratégicos, táticos e operacionais, além de levar em consideração a cultura da empresa, você não pode apenas trocar a função de um funcionário, se não for analisado com cuidado este funcionário demoraria tempo até se integrar as novas tarefas, não é tão simples como mover uma peça de xadrez.

Em termos de estrutura cada alternativa tem seus pontos fortes e fracos, que devem ser minuciosamente pesquisados, basicamente definir desde o inicio quais os objetivos da empresa, assim o processo da mudança pode ser positivo.

Conclusão

O Funcionograma procura dar uma idéia geral das missões de cada órgão da empresa, de fato é uma estrutura simples de ser construída, este modelo é usado internamente na empresa, com objetivo de ter controle, organização, estratégias e táticas operacionais. Conclui-se neste artigo que para todas as tarefas realizadas por cada funcionário seja supervisionada por um superior de cada setor, caso contrário isso só funcionará na teoria e consequentemente a empresa não sairá do mesmo lugar.

Referências:

Araújo, Luis. Organização, Sistemas e Métodos : e as Modernas Ferramentas de Gestão Organizacional. 3 ed. São Paulo: Atlas,2007.

Cury, Antonio. Organização Métodos : Uma visão Holística. 8 ed. São Paulo: Atlas,2007.

K2ACHIEVEMENT. Organização - Menu de Funcionogramas. Disponível em <http://www.k2achievements.net/cgi/public/cgilua.exe/web/templates/htm/K2/view.htm?editionsectionid=32&user=reader&infoid=72> Acesso em: 6 de julho de 2008, 23:40.

Comentários