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Burrinho Pedrês, Notas de estudo de Literatura

Análise do conto

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010
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Compartilhado em 14/09/2008

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felipe-valente-4 🇧🇷

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Baixe Burrinho Pedrês e outras Notas de estudo em PDF para Literatura, somente na Docsity! O BURRINHO PEDRÊS www.portuguesdobrasil.net 1 ANÁLISE DO CONTO “O BURRINHO PEDRÊS”, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA . Elaborado por: Carla Lins, Luciana Pires, Mariana Pereira, Roberta Binatti, Rodrigo Araújo e Tatiana Mattos / 2005.2 1. ANÁLISE INTRÍNSECA DO CONTO 1.1. Linguagem No conto “O Burrinho Pedrês”, Guimarães Rosa trabalha com jogo de palavras, trocadilhos e associações inesperadas de imagens, trabalha os aspectos sonoros e dá um caráter nitidamente poético à sua prosa. Guimarães Rosa utiliza em sua obra vários processos estilísticos, que dão singularidade aos seus textos, ele explora o linguajar regionalista e com o ritmo, apela para os aspectos auditivos. O autor faz uso de ortografia própria, divergente em muitos pontos da ortografia oficial. Sua invenção lingüística abrange o nível semântico, o sintático e o fonológico. Ele cria palavras, descobre associações imprevistas entre elas e reproduz ruídos. No conto encontram-se alguns exemplos de neologismo, tais como: “... Josias foi o mais desfeliz, porque foi jogado para tudo quanto era lado...” (p.33) “... o tremendo assobio dos vórtices de caldeirões, circulares, e o choro apressado dos rabos- de-corredeira borborinhantes.” (p.78) “ Desinvoca, Leofredo, fasta o seu macho para lá!” (p.25) Como exemplos de sons e ruídos, têm-se: “... e o poldro – hop plá! – esconde o rabo e funga e desanda...” (p.28) “Tremendo, este córrego da Fome! Em tempo de paz, não passa de um chuí chocho – um fio.” (p.44) “... mesmo prestes assim para surpresas más. – Tchou!...Tchou!...Eh, booôi!...” (p.38) “ Muitos mugiam. – Cou! Cou! Tou! Tou!...” (p.45) “ –Que óte! Que ú!...” (p.42). O autor utiliza ainda supressões, tais como: “- Foi p’r’os infernos!... Foi p’r’os infernos!... (p.57) Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now. O BURRINHO PEDRÊS www.portuguesdobrasil.net 2 “Me deixa eu ir-s’embora para trás!” (p.67) “Há-há... Grudou as pernas no santantônio, firme!” (p.29) “Eh, e o Badu? Qu’é do Badu?!...” (p.26) “ – Não falei, compadre seô Major?!...” (p.31). 1.2. A narrativa O conto é construído a partir de uma narrativa onisciente, em terceira pessoa, onde o narrador dá voz própria e encantamento ao texto, acentuando sua dimensão mítica, repleta de casos misteriosos e fantásticos e, também sua dimensão poética através de uma verdadeira orquestração sonora feita com as palavras. Na trama desse conto, há uma alternância de narrativas secundárias. 1.3. Tempo da narrativa O tempo da narrativa é o físico ou cronológico, a história acontece no decorrer de um dia, conforme foi narrado no próprio conto: “Mas nada disso vale fala, porque a estória de um burrinho, como a história de um homem grande, é bem dada no resumo de um só dia de sua vida. E a existência de Sete-de-Ouros cresceu toda em algumas horas – seis da manhã à meia-noite – nos meados do mês de janeiro de um ano de grandes chuvas [...]” (p.18) 1.4. Ambiente da narrativa A narrativa acontece num ambiente físico, representado pelo vale do Rio das Velhas, no centro de Minas Gerais. O ápice da história ocorre na travessia do córrego da Fome. 1.5. Personagens As personagens do conto são planas e tem-se como protagonista o burrinho Sete-de- Ouros. Antagonistas: Major Saulo, João Manico e Francolim Ferreira. Personagens secundários: Zé Grande, Silvino, Benevides, Leofredo, Tonico, Badu, Sebastião, Juca Bananeira, Josias, Tote, Sinoca, Zeferina, Raymundão, Vadico, Neco Borges, Valô Venâncio, Leôncio Madurera, Baldeúno, Martinho, Crioulo Barbeludo, Negrinho, Zacarias, Aristides, Binga, Maricota, Maria Camélia, Quilitano, Mulatinho Campista e Viriato, Salathiel. Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.
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