Tratamento de Imagens - Photoshop

Tratamento de Imagens - Photoshop

(Parte 1 de 4)

tratamentoimagem@redegazeta.com. br tratamentoimagem@redegazeta.com. br

Nos últimos anos, com a evolução da tecnologia, a indústria gráfica vem reproduzindo cores com boa qualidade.

O profissional de computação gráfica sabe que é necessário aprender além de manipular um computador. Hoje é essencial para este profissional saber o que é necessário para diferentes condições de impressão e como obter separações de cores que resultem em boas reproduções.

Apredendo o que é necessário, você poderá sempre realizar boas reproduções coloridas. Tenha sempre em mente:

Limpo e brilhante, cliente constante Sujo e gris, cliente infeliz

Esta frase deve ser seu princípio orientador para conseguir reproduções coloridas boas e limpas.

Fonte: Separação de cores em desktop: como obter boas reproduções em cores

Lineatura

Lineatura

((LPI (Lines per InchesLPI (Lines per Inches ououPontosPontosporporpolegadaspolegadas). ).

LineaturaLineatura dede impressãoimpressão ,, quantida de quantida de dede fios(linhasfios(linhas) de) de umaumaimpressãoimpressão) )

Pontos de 50% em diferentes lineaturas. Maiores lineaturas implicam em maior proximidade dos pontos.

Diz respeito à norma de inclinação das cores. Para impressão de fotos quatro cores básicas fazem parte do processo, preta, cyan, magenta e amarela. Além de reticulada, cada tonalidade possui uma inclinação específica e, neste caso, é de obrigatoriamente 30º de uma cor a outra, exceto o amarelo que é de 15º. Respeitando está regra básica evita-se o conhecido Moiré, ou seja, a distorção da imagem.

InclinaçãoInclinação dada retícula(AMretícula(AM ) )

Resolução Resolução

Ajustar os parâmetros para resolução depende diretamente das condições de impressão(Quadro abaixo).

Resolução Resolução

A relação DPI/PPI, normalmente para cada DPI de impressão recomenda-se de 1,4 a 2 PPI de captura. Exemplo: para uma impressão gráfica com 150 DPI, a captura digital(cIamara ou scanner) deve gerar um arquivo com 240 a 300 PPI.

GanhoGanho dede ponto ponto

As especificações do tipo de papel em que o trabalho será impresso influenciarão na motagem do arquivo, principamente, no tocante à lineatura e subseqüente resolução das imagens e respectivo ganho de ponto.

Meias-tintas Meias-tintas

“Posicionamento dos pontos de meias-tintas.”

Escaneamento(PEscaneamento(P /B) /B)

Para obter um bom arquivo P/B é recomendável digitalizar a imagem em RGB. No Photoshop converter para grayscale.

Escaneamento Escaneamento

No escaneamento de impressos(revistas, jornais, postais, etc) procure sempre o filtro adquado para cada tipo, no software do scanner. Este procedimento ameniza o moiré da imagem. No exemplo acima uma imagem escaneada sem o filtro adquado.

Escaneamento(MoiréEscaneamento(Moiré ) )

Dá-se o nome de moiré à trama que surge quando se sobrepõem duas retículas em um ângulo. Quanto o menor ângulo, mais marcante o moiré.

Escaneamento Escaneamento

Exemplo da mesma imagem anterior escaneada com o filtro adquado para impressos(imagens reticuladas).

Além das dicas anteriores, também é importantante observar: •Se o vidro do escaner e original estejam limpos sem digitais ou sujeiras. Este procedimento evita retoques futuros no Photoshop. •Escanear somente a área da imagem que realmente irá ser utilizada. •Não utilize uma resolução maior do que aquela que você realmente vai precisar, isto aumenta o tempo de digitalização e não trás nenhuma melhora para imagem impressa. • Salve as imagens digitalizadas como TIF(sem compactação LZW) ou EPS.

Escaneamento Escaneamento

Espaço de cor Espaço de cor

Gamut de cor de vários dispositivos e programas: A - Cores perceptível pelo olho humano B - Espaço de cor programas(Família Adobe) C - Dispositivos

Sof twar e

Adobe Photoshop é um programa de retoque e tratamento de imagens mais utilizado por profissionais e pessoas com aptidões artísticas que vêem na tecnologia uma forma de explorar sua criatividade.

Considerado por muitos como o mais versátil software para Desktop Publishing, o Adobe Photoshop permite manipular imagens de diversas maneiras, trabalhando com as mais utilizadas extensões de arquivos gráficos.

TratamentoTratamento dede

ImagemImagem (Conf. CMYK)

(Conf. CMYK)

Photoshop CS2 Photoshop CS2

No Photoshop CS2 a opção encontra-se no menu Edit- Color settings.

Configuração Photoshop

Working space - Define o espaço de cores a serem usadas para a configuração. Todas as conversões serão feitas entre esses espaços de acordo com a opção escolhida na área “Conversion Options”.

RGB - Escolher o espaço de cor RGB padrão para ser utilizado nas conversões. As opções recomendadas são: Adobe RGB (1998) e

ColorMatch RGB. Estes espaços englobam outros os Gamuts,evitando que sejam feitas conversões, e portanto, haja perda Gamut.

Evite usar sRGB, pois é um modelo espaço reduzido, normalmente utilizado para internet.

CM YK - Permite escolher o espaço de cor CMYK para conversão. No caso de configuração para jornais, ou criação de Perfil personalizado, a opção “Custon CMYK” é indicada para configurar ganho de ponto, tipo de papel, máximo de preto e tintas.

Gra y e Spot - Definir a maneira como será visualizada.

Col or Maanagement Policies - Usado para gerenciar cores no Photoshop.

(Parte 1 de 4)

Comentários