Tratando fotos para jornal

Tratando fotos para jornal

(Parte 1 de 6)

A propaganda, além de ser arte e ciência, depende profundamente da técnica para cumprir seu objetivo. De nada adianta a genialidade criativa na concepção de um conceito se, na transformação do conceito em mensagem publicitária perdese a capacidade de encantar e despertar o desejo. Assim, a capacidade de reproduzir com fidelidade as formas, texto e cores que compõem a mensagem publicitária, torna-se elemento central do sucesso ou insucesso de qualquer mídia.

Com o objetivo de compartilhar técnicas para elaboração de trabalhos de alto nível, buscamos o desenvolvimento de um padrão de qualidade de reprodução gráfica, apresentado nas páginas seguintes. A idéia é somar ao processo criativo a fidelidade entre concepção e o produto final. Este manual é o resultado da parceria entre empresas que acreditam nesta fidelidade como diferencial competitivo e absorção de novas tecnologias como elemento chave do sucesso empresarial.

Todos nós ganhamos com os anúncios digitais, tanto no tempo quanto no custo de produção e, principalmente, na qualidade final de nosso produto. Isso representa satisfação para quem lê, agilidade para quem produz e retorno para quem anuncia.

É importante que, antes do envio de seu primeiro arquivo digital, seja feito um contato com nosso suporte técnico através do “Disque Anúncios” para esclarecimento de qualquer dúvida que ainda possa existir, evitando assim problemas e garantindo a qualidade do seu anúncio.

Não deixe de visitar o nosso novo site w.gazetaonline.com.br/anunciosgazeta.

Nele você encontra informações sobre nossa empresa e nossos produtos. Além, é claro, de todas as futuras atualizações deste manual no formato PDF disponíveis para download.

A Rede Gazeta espera estar contribuindo positivamente para o seu sucesso. Caso você tenha alguma crítica ou sugestão, não hesite em entrar em contato conosco. Além do Disque Anúncios (0XX 27-3321-8345), você pode utilizar o e-mail: anunciosgazeta@redegazeta.com.br.

1Preparando materiais para o anúnciomanualgráfico

Os originais

A qualidade das imagens, fotos ou logomarcas reproduzidas em uma mídia gráfica depende da qualidade dos materiais que você digitalizar.

Assim, use fotos com boa revelação e ampliação, cromos ou negativos de fotos digitalizados em scanners de cromo. A digitalização de cromo ou negativo de fotos, feita em scanners de cromo, melhora a qualidade da imagem, mas não exclui a necessidade de tratamento.

Atualmente, vêm sendo utilizadas imagens de câmeras fotográficas que as digitalizam e salvam em arquivos JPG. A qualidade vem melhorando mas toda imagem dessas câmeras deve passar pelo mesmo processo de tratamento de imagens de qualquer outra foto. Elas captam a foto em 72 dpi e com um tamanho default. O tamanho deve ser reduzido e a resolução aumentada proporcionalmente no Photoshop.

Assim, escolha fotos com boa resolução e foco, tanto em papel como em cromo, evitando digitalizar material já impresso (revistas, cartões, folhetos), pois isso pode acarretar moiré e sua impressão sairá com um quadriculado nas imagens.

Notícia AgoraA Gazeta

Imagens que sofrerão algum tipo de ampliação ou redução, a resolução de escaneamento deve ser calculada com a seguinte fórmula:

RF = F x 2 x L onde:

RF = resolução final F = fator de ampliação (ou redução) L = lineatura da retícula

Exemplo: Qual a resolução de escaneamento de uma imagem que será impressa com 40% do seu tamanho original e 100 de lineatura na retícula?

Temos: F = 40% ou 0,4 e L = 100 Portanto, RF = 0,4 x 2 x 100 ou RF = 80 PPI

2Digitalizando materiais para o anúnciomanualgráfico

Para “escanear”

1. No mercado existem vários tipos de scanners. Os melhores são os que possuem a placa SCSI para ligá-los ao seu computador. Os scanners paralelos são mais limitados quanto à captação de imagens com resolução maior.

2. Se vai digitalizar um cromo ou negativo de foto, procure um bureau que faça esse escaneamento, se você não tiver um scanner de cromo.

3. Mantenha limpo o vidro do scanner de mesa que você usa. Também não deixe impressões digitais nas fotos ou cromos.

4. Todo scanner tem um programa e nele você deve preparar o scanner para a digitalização para papeljornal: a. Resolução de entrada: 200 dpi cor e 170 dpi P&B b.Cor: RGB - para foto cor

Grayscale: para foto P&B Obs. Se uma foto cor será utilizada P&B, digitalize em RGB e converta para grayscale no Protoshop (na pág. 1 explicamos por que e como) c. Ampliação: O tamanho que a imagem será utilizada no anúncio

5. Digitalize as imagens salvando como TIF (sem compactação LZW) ou EPS, nunca JPG. 6. Caso você queira digitalizar uma imagem a traço (sem tons de cinza), use 800 dpi para o bmp Obs. Alguns jornais usam a tabela abaixo para calcular a resolução de ampliação. Isso fica a seu critério.

Notícia AgoraA Gazeta

3Tratando as fotos para o anúnciomanualgráfico

Tratamento de Imagens

1. As fotos em estado bruto, após digitalizadas, precisam sofrer correções tonais e ajustes de cor e contraste para que sejam reproduzidas adequadamente em papel-jornal.

2. O Photoshop é reconhecidamente o melhor programa de tratamento de imagens. Por isso ele é adotado por quase todos os grandes estúdios de arte do mundo. Mas quando ele é instalado na sua máquina, sua configuração original nem sempre é a mais adequada para tratar imagens para jornal ou outros impressos. Assim, vamos preparar o seu Photoshop para isso:

CONFIGURAÇÕES DE CORES

2.1. Abra o Photoshop 5. 2.2. Clique em ARQUIVO CONFIGURAÇÕES RGB

que estava junto deste Manual no siteDê OK.

2.3 Abrirá a tela abaixo. Nela clique em carregar e selecione o arquivo RGBSETUPJORNAL.ICC

Se você preferir, selecione item por item desta janela e marque as especificações abaixo. Dê OK.

Gama: 1.80 Ponto branco: personalizar:

X=0,3457Y=0,3587

Primárias: personalizar:

Notícia AgoraA Gazeta

3manual gráfico

CONFIGURAÇÕES DE CORES

2.2. Clique em ARQUIVO CONFIGURAÇÕES CMYK

2.3 Abrirá a tela abaixo. Nela clique em carregar e selecione o arquivo CMYKSETUPJORNAL.API que estava junto deste Manual no gazetaonline.com.br/anunciosgazeta. Dê OK.

Tratando as fotos para o anúncio

Cores da Tintas: SWOP(Jornal) Aumento de ponto: padrão: 30%

Notícia AgoraA Gazeta

Se você preferir, selecione item por item desta janela e marque as especificações abaixo. Dê OK.

Tipo de Separação: GCR

Composição de preto: Médio

Limite de Tinta Preta: 80%

Limite Total das Tintas: 250% Intensidade de UCA: 0%

3manual gráfico

(Parte 1 de 6)

Comentários