A indústria da comunicação no Brasil - ABAP

A indústria da comunicação no Brasil - ABAP

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Em meio a tantas mudanças nestes últimos 5 anos, algumas inspiradas por nós e outras com as quais tivemos de conviver, eis aqui a publicidade brasileira, sempre tão atenta aos negócios de seus clientes, olhando um pouco mais para o seu próprio: a Indústria da Comunicação Publicitária. Ou, melhor dizendo, a Indústria da Comunicação, já que não existiria uma sem a outra.

Nossa indústria é formada pelos meios de comunicação, fornecedores de serviços especializados e agências de publicidade. E, assim como os membros de qualquer outra indústria, vivemos uma relação íntima e legítima.

Somos nós -as agências- que coordenando e agregando ao talento de muitos milhares de profissionais, vendemos, planejamos, criamos, produzimos, veiculamos, conferimos e faturamos quase toda a publicidade que se faz no Brasil. E somos nós a ponta-de-lança na competição por clientes frente aos muitos concorrentes da publicidade.

É um trabalho importante. Especialmente se considerarmos que a esmagadora maioria dos veículos de comunicação existentes no Brasil, para produzir e distribuir informação livre, esteio da democracia, depende fundamentalmente da receita publicitária. Ou exclusivamente dela.

Então valeu o esforço para levantar estes dados sobre a nossa indústria e certamente vale dar uma boa olhada neles. Assim como fazemos para os nossos clientes, conhecer o negócio é o primeiro passo para mantê-lo competitivo.

E já que somos publicitários, não vamos perder a oportunidade: de todas as formas de incentivar vendas, a publicidade não é só a mais eficaz. É também a única que incrementa vendas ao mesmo tempo em que constrói marcas fortes, menos dependentes de preço, promoção e distribuição.

Dalton Pastore Presidente Nacional

CERCA DE 4.0 AGÊNCIAS NO BRASIL, EMPREGANDO 30.0 PESSOAS

RegiãoTotal por Região% por Estado Norte 133 3.4%

Agências de Propaganda Certificadas pelo CENP - Conselho Executivo de Normas Padrão

Fonte CENP

Propaganda 14,9

Promoção de Vendas5,0

Eventos 2,3

Merchandising 2,0

Marketing Direto1,9

Pesquisa de Mercado1,7

Patrocínio 1,4

Internet (apenas publicidade)0,9

Marketing Social0,7

Fonte: Interscience

OBS: os números reais de cada segmento podem ser um pouco diferentes, principalmente internet, pois a projeção é feita levando-se em conta 100 grandes anunciantes. Estes aplicam mais em internet que o restante do mercado e podem estar empregando veículos de mídia para fazer eventos, promoções, patrocínios, marketing direto. Por outro lado, anunciantes menores tendem a investir mais em produção de peças gráficas e em formas alternativas de comunicação.

Promoção de Vendas 16%Merchandising 6,7%

Marketing Direto 6%

Pesquisa de Mercado 5,3%

Patrocínio 4,5%

Internet 3% (apenas publicidade)

Marketing Social 2,3% Outros 0,6%

Fonte: Intermeios/Interscience

(*) R$ 31 Bilhões. Os números do Projeto Intermeios tradicionalmente aceitos pelo mercado, foram projetados segundo pesquisa da Interscience que abrange todos os meios de comunicação.

CRIATIVIDADE QUE MOVIMENTA MAIS DE 30 BILHÕES*

15 BILHÕES DE REAIS APLICADOS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Fonte: Projeto Intermeios

Investimento Bruto em Mídia10,8

Valor Extrapolado 12,0 Produção Comercial 2,8 Total 14,8

Mídia Exterior 2,7% TV por Assinatura 1,7%

Fonte: Ministério das Comunicações

Rádio

Emissoras de Rádio Dezembro de 2002

Região Total

Nordeste 848

Centro Oeste 404

Número de Jornais Brasileiros - Ano 2002 Região Total

Norte 57

Nordeste 139

Centro Oeste174

Jornais

Circulação em 2002 6,972 milhões de exemplares

Fonte: ANJ / Anuário Brasileiro de Mídia 2003

Televisão

Geradoras: Globo, SBT, Bandeirantes, Record, Rede TV!, CNT, Gazeta de São Paulo, MTV, Rede Educativa.

Fontes: Ministério das Comunicações / Mídia Dados 2003

RegiãoNúmero de Emissoras

Norte 34

Nordeste 78

Centro Oeste52

Sudeste 160

Emissoras de TV

Fontes: ANER / ANATEC / Mídia Dados 2003 Revistas Técnicas

Revistas

Circulação dos títulos filiados ao IVC - 2002: 16,165 milhões de exemplares.

* Dados referentes até novembro de 2003

Editoras 770 Títulos 1.676 Segmentos 63

Páginas de Publicidade

Salas de Cinema

Fonte: Anuário de Mídia Meio & Mensagem 2004 / Filme B

Outdoor

Região Locais Cartazes Norte 938 1.692

Fonte: Central de Outdoor

Salas de Cinema

Região Nº Norte 27

Nordeste 129

Centro Oeste129

Sudeste 866

Mídia Exterior

Fonte: Anuário de Mídia Meio & Mensagem 2004

Empresas

Região Nº Norte 0

Nordeste 17

Centro Oeste9

Sudeste 193

Atividades Número de empresas

Pessoal ocupado

Gastos com pessoalReceita Bruta

A Pesquisa Anual de Serviços- PAS 2002 estima os dados da totalidade de empresas de pesquisa, publicidade, serviços fotográficos, rádio e tv. A Pesquisa Industrial 2002 informa os dados dos jornais, revistas e publicações com cinco ou mais pessoas ocupadas.

A indústria da comunicação segundo o IBGE. Pesquisa Anual de Serviços /Pesquisa Industrial 2002

PAGAR IMPOSTOS

Os Impostos Segundo o IBGE.

O quadro abaixo, até o primeiro subtotal, demonstra o valor de impostos pagos por todas as empresas de serviços relacionados à comunicação, segundo a Pesquisa Anual de Serviços-PAS 2002. O item "Jornais, Revistas e Publicaçãoes" contempla empresas com 5 ou mais pessoas ocupadas segundo a Pesquisa Industrial Anual 2002. O imposto de renda só é computado pelas empresas que declaram pelo simples.

ALUNOS EM QUASE 500 CURSOS

A INDÚSTRIA DA COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: MAIS DE 150.0 Educação Superior

Fonte: INEP/MEC

Graduação Números

Cursos Matriculados Concluintes

Comunicação Social (redação e

Noticiário e reportagem100

Cinema e vídeo111024

Produção editorial 1 89 16

Pesquisa de mercado100

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS Produção - Som e Imagem

Fonte: Anuário de Propaganda Meio & Mensagem 2004

Computação e informática

Empresas Nº

Incubadoras

Provedores de Internet 29

Internet / Multimídia

Criação e Produção 107

Softwares e Hardwares64

Computação Gráfica 54

Editoração Eletrônica 47

Efeitos Especiais6

Imagens - Digitalização7 Total 314

Principais Estados por Quantidade de Estabelecimentos - 2002

UF Estabelecimentos Empregados

Gráficas

A Indústria Gráfica faturou R$15,5 bilhões em 2002

Fonte: Estimativa DECON/ABIGRAF 2001/2002 Fonte: Anuário de Propaganda Meio & Mensagem 2004

Fotografia e Serviços de Apoio à Criação

Fonte: Anuário de Propaganda Meio & Mensagem 2004

Empresas Nº

Fotografia - Equipamentos e

Produtos 4

Fotografia - Estúdios110

Fotografia - Laboratórios29

Fotógrafos 163

Banco de Filmes2

Banco de Imagens48

Desenho - Artigos e Materiais8

Ilustradores 32

Modelos - Agências20

Mock-Up - Maquetes10 Total 426

Empresas Nº

Animação

Desenho - Produção 21

Dublagem e Legendagem16

Casting - Agências45

Pós - Produção15

Produção Independente 65

Consultoria e Serviços 2

Som - Aluguel de estúdio12

Som - Produtoras152

Vídeo Tape - Produção118

Equipamentos

Locação e Vendas 70

Laboratório

Cinematográfico 4

Filmes - Produtoras190 Total 710

Hábitos de Mídia / Consumo dos Meios Segundo a Marplan (2003), de um total de 35.853 pesquisados, temos o seguinte resultado:

O CONAR - Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária foi fundado em 1980 com a finalidade de impedir que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento ao consumidor ou a empresas. Constituído por publicitários e profissionais de outras áreas, o Conar é uma organização não-governamental que visa promover a liberdade de expressão publicitária e defender as prerrogativas constitucionais da propaganda comercial. Sua missão inclui principalmente o atendimento a denúncias de consumidores, autoridades, associados ou formuladas pelos integrantes da própria diretoria.

As denúncias são julgadas pelo Conselho de Ética , com total e plena garantia de direito de defesa aos responsáveis pelo anúncio. Quando comprovada a procedência de uma denúncia, é sua responsabilidade recomendar alteração ou suspender a veiculação do anúncio. O Conar não exerce censura prévia sobre peças publicitárias, já que se ocupa somente do que está sendo ou foi veiculado.

O CONAR é uma entidade exemplar, respeitada internacionalmente. Foi o primeiro organismo do gênero na América Latina e seu modelo serviu de base para os “Conares” do México, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai.

O CENP - Conselho Executivo das Normas-Padrão da Atividade Publicitária foi criado em 1998 pela indústria da comunicação para normatizar as relações comerciais entre veículos, agências de publicidade e as empresas anunciantes.

O CENP é formado por dois Conselhos: O Conselho Executivo, seu principal gestor, que reúne vinte e dois representantes das entidades fundadoras e o Conselho de Ética que é constituído por 6 Câmaras que julgam processos relativos à quebra de práticas éticas e comerciais entre os agentes da publicidade e recomendam as sansões cabíveis em caso de condenação.

O documento básico do CENP, que define as condutas e regras para o mercado foi incorporado por Decreto, em 2002, à Lei 4.680/65 - a chamada “Lei da Propaganda” - que regulamenta a atividade publicitária e a profissão de publicitário.

A Lei 4.680/65 recebeu, nos quase quarenta anos de existência, pareceres de eminentes juristas como Vicente Ráo, Saulo Ramos, Ives Gandra Martins, Paulo Brossard e Fernando Fortes, confirmando sua legitimidade e a sua importância para o ordenamento do negócio da publicidade no Brasil.

Respaldado por lei, o CENP vem conseguindo êxitos expressivos na sua missão de tornar realidade a máxima criada por ele: “Sem regras, não há negócio”.

ABAP. 5 ANOS A SERVIÇO DAS AGÊNCIAS DE TODO O BRASIL.

Capítulos Capítulos em Organização Associadas Ausente Sede Nacional

Amazonas Pará

Roraima Amapá

Maranhão Ceará Piauí

Rio Grande do Norte

Paraíba Pernambuco

Alagoas

Sergipe Bahia

Acre Tocantins

Goiás Brasília DF

Minas Gerais Espírito Santo

Rio de Janeiro São Paulo

Paraná

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Rondônia

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

ABAP Alagoas

Bruno Martins Gonçalves Ferreira Presidente

ABAP Amazonas Edson Gil Costa Presidente

ABAP Bahia

Sidônio Cardoso Palmeira Presidente

ABAP Ceará

Eduardo Odécio C. Almeida Presidente

ABAP Goiás

Marco Antonio Chuahy Presidente

ABAP Minas Gerais Francisco Castillo Presidente

ABAP Pará

Pedro Galvão de Lima Presidente

ABAP Paraíba

Genival Ribeiro Presidente

Presidente Nacional Dalton Pastore

Vices-Presidentes

Valdir Siqueira Daniel Barbará Paulo Cabral Junior

Diretores

José Luiz Madeira

Hiram Silva de Souza Geraldo Alonso Filho Luiz Leite

Diretor Executivo Decio Vomero

ABAP Paraná Kal Gelbecke Presidente

ABAP Pernambuco

Severino Queiroz Filho Presidente

ABAP Piauí

Cândido Gomes Neto Presidente

ABAP Rio de Janeiro

Caio Valli Presidente

ABAP Rio Grande do Norte

Ricardo Antônio Rosado de Holanda Presidente

ABAP Rio Grande do Sul

Alfredo Henrique Schertel Presidente

ABAP Santa Catarina

Christiane Hufenüssler Presidente

ABAP São Paulo

Luiz Lara Presidente

• África Publicidade • AGE Comunicações • Agnelo Pacheco Propaganda • Almap/BBDO Comunicações • Artplan Comunicação • Carillo Pastore Euro RSCG • Contemporânea Ltda. • DCS Net • Denison Brasil Publicidade • DM-9 DDB Publicidade • DNA Propaganda • DPZ Propaganda - RJ • DPZ Propaganda - SP • F/Nazca S&S Publicidade • Fischer América Comunicação - SP • Giovanni, FCB - SP • Grey Brasil • J. Walter Thompson Publicidade- SP • Leo Burnett Publicidade • Lew, Lara Propaganda e Comunicação • Loducca Publicidade • Lowe Ltda. • McCann-Erickson Publicidade • Neogama Publicidade • Ogilvy Brasil Comunicação - SP • PPR Publicidade • Publicis Salles Norton Publicidade - SP • SMP&B Comunicação • SNBB / Nova Agência • Talent Propaganda • Taterka Comunicações • TBWA/Brasil • Y&R Propaganda • Ampla Comunicação • Competence Comunicação e Marketing • D+ Brasil Comunicação • Duda Mendonça Propaganda • Exclam Propaganda • Giovanni, FCB - RJ • J. Walter Thompson Publicidade - RJ • Lage & Magy Publicidade • LINK / BAGG Comunicação e Propaganda • Makplan Marketing • Master Publicidade • RC Comunicação • 3.2 Publicidade • 3 Propaganda • AC Propaganda • ACAUÃ - Propaganda e Marketing • Advance Comunicação e Marketing

• Agência 3 Comunicação • Agência Multiface de Propaganda • AMC Publicidade • Antares Publicidade

• Armação Propaganda • Aroldo Araújo Propaganda • Art&C Comunicação • Artecetera Propaganda

• Asa Comunicação Integrada • ATB Comunicações • Base Propaganda • Bete Rodrigues Comunicação e Marketing • Borges Publicidade • Briza Propaganda • Cannes Publicidade • Casa da Criação Propaganda • Casablanca Comunicação • Cavassani Publicidade • Central Business Comunicação • Chama Publicidade

• CMC Comunicação • C-Mix Comunicação • Colucci & Associados Propaganda • Comunicação Carioca

• Conceito Comunicação Integrada • Contexto Propaganda • Creatto Comunicação • D&M Comunicação

• Dilema Comunicação • Diler & Associado • DIM Propaganda • DLM Propaganda • DMC Propaganda • DMD Associados e Propaganda • Duck Comunicação • E21 - Agência de Multicomunicação • Eclética Comunicação • Engenhonovo Publicidade • Escala Comunicação e Marketing • ETCO Comunicação • Exitus Publicidade

• F3 Propaganda • Fallon PMA • Faz Propaganda • Fischer América Rio Comunicação • For Comunicação

• Fórmula Grey Comunicação • Futura Marketing e Propaganda • Galvão Propaganda • GCA Comunicação

• Ghirotti Publicidade • Ghirotti & Cia • Giacometti Propaganda • Globalcomm Comunicação & Marketing

• Griffo Comunicação • Gruponove Comunicação • Heads Propaganda • Hoje Comunicação e Publicidade

• ID Propaganda e Marketing • Idéia 3 Comunicação • Identidade Comunicação • Internad Publicidade • Ítalo Bianchi Comunicação • JL Comunicação • Jobast Comunicação • Jomeri Propaganda • Leiaute Comunicação e Propaganda • Loducca Comunicação • Luz Publicidade • Magic Publicidade • Mago Comunicação • Mais! Comunicação • Mallmann Marketing • Maria Publicidade • Mart Pet Comunicação • Marta Lima Comunicação • Martins e Andrade Comunicação • Matisse Comunicação de Marketing • McCann-Erickson Publicidade - RS

• McCann-Erickson Publicidade - RJ • Mendes Publicidade • Mercúrio Publicidade • MG Comunicação • M-51 Criatividade Estratégica • MPM Propaganda • Mural Propaganda e Marketin • New Trade Propaganda • Nort West Publicidade • Nova Forma Agência de Propaganda • NW3 Propaganda e Marketing • O&M Comunicação • Oana Publicidade • Objectiva Comunicação • OCP Propaganda • Ocre Propaganda e Marketing • Octopus Comunicações • Ogilvy Brasil Comunicação - RJ • Opus Múltipla Comunicações • Parla Comunicação • Pejota Propaganda • PG Comunicação • PNA Publicidade • Portal Comunicação Integrada • Prime DBBS Publicidade • Prisma Propaganda • Prócion Propaganda • Produto Propaganda • Propague Comunicação • Publicidade Archote • Publicis Salles Norton Publicidade - RJ • Publivendas Comunicação - BA • Publivendas Comunicação - MG • Publivendas Comunicação - PE • QG Comunicações • QG Sul Propaganda • Quality Comunicação • Radiante Marketing • Raio Propaganda & Marketing • Rede Interamericana de Comunicação • Register Publicidade • Rino Publicidade • Rocha Propaganda e Marketing • Ronson Publicidade • S.A. Propaganda • Saga Publicidade • Saviezza Propaganda e Publicidade • Sempre Propaganda • Sette Graal Comunicação • Símbolo Comunicação e Marketing • Síntese Comunicação & Marketing • Six Propaganda • SLA Propaganda • SLM Comunicação & Marketing • Slogan Propaganda • SMA Propaganda e Marketing

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